O Futuro é a Liberdade

Discussões sobre Software Livre e Sociedade

Melhorando a conexão 3G: antena direcional caseira para locais com sinal muito baixo.

Posted by Paulo em 30/07/2009

Mais uma idéia para melhorar o sinal 3G em locais distantes, de maneira barata, é construir uma antena direcional, que pode ser instalada no lado de fora da residência apontada para a ERB mais próxima (Estação Rádio Base – antena de celular da operadora). Encontrei um artigo interessante sobre como construir uma antena aqui:

http://www.vivasemfio.com/blog/antena-caseira-biquad-antenna-construir/

Antena caseira

Antena caseira

A antena sugerida pelo autor do blog está dimensionada para 2,4GHz, portanto pode ser necessário redimensionar a antena para a faixa de frequência da sua operadora na sua região. Se você não tem a menos idéia de qual seja essa faixa, confira aqui:

http://www.gdhpress.com.br/blog/mais-sobre-as-frequencias-3g-e-as-operadoras/

Para a frequência de 2100 MHz, o comprimento de cada lado dos quadrados deve ser de 3,57 cm. Para 850 MHz deve ser de 8,82 cm.

O tamanho do refletor traseiro deve ser proporcional: 35 cm para 850 MHz e 14 cm para 2,1 GHz. A distância da antena para o refletor também é proporcional à metade do lado do quadrado (1,77 cm para 2,1 GHz e 4,41 cm para 850 MHz).

Se for usar o cabo conectado ao seu modem, procure comprar o conector correto (o que pode ser bem difícil) e use um cabo mais fino para conectá-lo (RG188, por exemplo). Claro que haverá um adaptador de bitola (dois conectores) no meio do caminho para mudar o tamanho do cabo. A vantagem disso é que todo o sinal captado é transferido para o modem. A desvantagem é a perda da mobilidade.

Se você não quer perder a mobilidade conectando um cabo no modem (além do que muitos modems 3G não têm conector de antena) e aceita uma certa perda de sinal dentro de casa, pode-se fazer um “repetidor passivo” da seguinte maneira:

Monte a antena de forma que o cabo coaxial (tipo RG58) chegue até um ponto ideal para você dentro de casa. O teto é um ótimo lugar. Decape um pedaço de cabo do mesmo comprimento do lado do quadrado acima e deixe o fio interno do cabo reto na vertical e exposto. Não esqueça de tirar a malha de blindagem e a folha de alumínio que envolvem o condutor central. Também não deixe a “antena interna” próxima a paredes ou peças de metal (o centro do teto seria o ideal). Pronto: este pedaço de condutor agirá como uma antena omnidirecional. A antena externa captará o sinal da ERB e o transferirá para a “antena interna” feita com o fio. A antena de fio captará o sinal do seu modem e o transferirá para a antena externa.

Isso funciona????? Pode funcionar e pode não funcionar. Mas se você achar que o investimento (alguns reais) e o trabalho (subir no telhado pra colocar a antena) compensam o risco de não funcionar, vá à luta!

Monte e use por sua conta e risco!!! Eu não testei nem uso tais adaptações. Há versões comerciais dessas antenas e custam em torno de 300 reais.

3g Está com problemas em configurar seu modem no Linux?
Tem problemas de conexão e sinal baixo?

Se você mora na região de Curitiba, eu posso ajudar.
Deixe um comentário neste post que entrarei em contato.


Bookmark and Share

About these ads

124 Respostas to “Melhorando a conexão 3G: antena direcional caseira para locais com sinal muito baixo.”

  1. Ilton said

    eu moro em Iraquara e não tem 3g, só na cidade vizinha, Seabra (sinal da vivo na frequencia 850mhz) a 49 km de distancia e em um lugar baixo. eu tinha uma antena rural de 900mhz de ganho de 14 dbi. EU simplesmente a coloquei em uma parabólica de peneira vasado no lugar da bengala e colei uma anteninha dessa sua feita com fio cobre em cima da antena de celular e raspei um pouco para dar contato bem perto da conecção do fio. quando eu testei o celular tava com 4 pontos do sinal 3g. porem no modem so pega 2 pontos. será se eu colocar outras anteninhas dessas sua interligadas o sinal melhora? pois já foi um milagre eu conseguir isso.

  2. Ilton said

    eu moro no município deIraquara

  3. Complementando meu Post anterior – O sistema Indutivo funciona. Sem querer, certa vez encostei o cabo que vem de um receptor digital de satélite, que estava programado em determinado canal, no cabo que estava vindo de uma parabolica para outro receptor. Este outro receptor estava no mesmo canal do outro. Pois bem, por indução, passou a jogar um sinal razoavel para o outro aparelho. Apenas cabo coaxial proximo a cabo coaxial ou seus conectores. Se fizer um sistema indutivo bom, vai funcionar. Eu estou para fazer uns testes.

  4. Ricardo said

    Bom eu estalei a antena sou de nova friburgo rj funcionou mt bem durante 4 meses agora tem sinal mas a velocidade da vivo nao passa de cem kbs e cancei de reclamar e rezumindo morri no prefu de 500reais da antena fora a mensalidade de cem reais por mes noba friburgo 3g nao ta boa

    • Paulo said

      Se funcionava e não funciona mais é porque alguma coisa no sistema como um todo foi alterada. Eu sugiro verificar todas as conexões a procura de oxidações e maus contatos, Também sugiro que verifique se a operadora não alterou a posição da ERB que serve a sua região.

      Abraço.

  5. Rapá, fiz a antena passiva (com a placa em papelão revestido de papel alumínio) e não é que melhorou um pouco o sinal?!?!!?!!!!?? Valeu pelas dicas…

    • José Messias said

      Essa sua idéia do papel alumínio, colado em folhas de papelão, recortado e colado, de modo a formar parabolóides, passa a ser + uma das minhas fontes de inspiração para meus experimentos do tipo Soluções Tecnológicas Desesperadas (STDs). Kkkkk. O fato é que em Pio XII – MA, onde moro, somente a VIVA (MORTA – o povo fala) tem rede local. Como a franquia do meu pacote de internet diária é de apenas 15Mb, vou usar tb o da OI (THAU). A cobertura é EDGE, e a ERB + próxima se encontra a + de 19Km.

  6. Moro no interior da Bahia, num local denominado Riachão de Utinga(Região I, Área 9 *Anatel), tenho uma antena da operadora Oi(antena Yagi 900 MHz), mas recentemente parou de funcionar, creio que a operadora tenha alterado a frequência, não sei. Queria informações sobre como cria antenas caseiras para cada operadora em minha região.

    As faixas de frequências do Serviço Móvel Pessoal (SMP) são alocadas nas bandas celulares da seguinte forma:
    • 850 MHz – bandas A e B
    • 900 MHz – bandas D, E e subfaixas de extensão (SE)
    • 1800 MHz – bandas D, E e subfaixas de extensão (SE)
    • 1900 MHz – banda L
    • 2100 MHZ – bandas F, G, H, I e J

    Região I – Área 9
    Vivo A, J, e L
    Tim B, C e SE
    Oi D, F e SE
    Claro E, I e SE

    Operadora Latitude Longitude Dist.(Km) Azim.(deg)
    Oi -12.0785 -41.09425 8.069 123
    Vivo -12.07861 -41.09417 8.082 123
    Claro -12.0779 -41.0934 8.11 122
    Tim -11.96594 -41.64481 53.715 279

    Aguardo respostas, desde já agradeço… Ótimo blog!

  7. caro sr. Dr. PHD. em CURIOSIDADE ,eu tambem sou membro honorário desse clube. eu moro distante da ERB. + OU _ 6KM. com o modem mf645 na janela tenho 3 risquinho e com cabo de 5m USB, um pouco acima da cumieira da casa pegua com 5 risquinho. posso invertir em antena externa?? grato abraços do vô chico.

    • Paulo said

      Com certeza :-)

      • Fábio Oliveira said

        Amigo desde já posso te adiantar que, o modem é essencial para o sucesso da conexão! Já testei vários modems e o que tive sucesso foi o “MF-622″! Testei esse 645, E3131, pera, E173, eles até que conectam, mas não conseguem fazer a transmissão de dados (ficam toda vida tentando abrir uma pagina) Faça a antena e coloque um bom reflector, por exemplo antena de grade, prato da sky ou mesmo parábola de alumínio de 1,50 mts que é a melhor. Te garanto que vai ficar satisfeito. Tô respondendo aqui da fazenda a cerca de 14Km de Vazante MG.

  8. eu queria saber como conectar uma antena rural eu um malden sem o molden ter entrada para a antena rural.

    • Fábio Oliveira said

      Conector por indução! Mas desde já te adianto a muita perca e não fica bom, o certo é com conector de pino mesmo. mas faça uma espiral com + ou- 5 voltas ligue uma ponta no positivo do cabo e a outra na massa e encoste no lado contrario do conector usb do modem. boa sorte!

  9. silvano said

    Amigo o meu negocio é o seguinte preciso fazer uma dessa pra pegar telefone celular no sitio dá certo
    comprei essa antena e não pegou http://www.macrodistribuidora.com.br/index.php?buscar&produto=21345&marca=11742
    será que essa sua dá certo amigo.

    • Paulo said

      0Não sei. Por que não experimenta?

      • Fábio Oliveira said

        Sim desde que antena seja na mesma frequência. De telefone celular 2g que é a frequência mais usada pelas operadoras é 900MHZ. É só fazer a antena pra essa frequência que é batata. Experimente e confira.
        Mas primeiro confirme se é mesmo 900 MHZ.

      • Para se usar internet via celular, pelo menos na minha cidade é complicado para zona rural. Vivo precisa ter um sinal razoável para conexão; Tim, sinal bom; Oi mesmo com sinal fraco conecta, mas peca na velocidade mesmo com sinal bom; Claro é melhor mesmo com sinal ruim, mas peca na empregabilidade(usa duas bandas, 900/1800 simultaneos), se for yagi chega a custar perto dos R$1000,00 com frete ou mais.

      • Já fiz esse teste com antena omni de base imantada, somente em 900, 1800 e dual.

  10. Fábio Oliveira said

    Montei esta antena pra 2.100mhz coloquei na ponta de um parábola 1,70 montei na posição vertical, coloquei cabo rg213 com 15mts e modem MF622 consegui bom sinal 3G a + ou – 25KM da cidade. Tenho conexão que dá pra rodar até video sem travar, moro em Patos de Minas.

    • Paulo said

      Obrigado por compartilhar sua experiência, Fábio. É isso que tento dizer aos leitores: se experimentarem e usarem a imaginação, não vão se arrepender com os resultados.

      Abração.

  11. Rodrigo said

    Eu queria fazer uma antena pra pegar uma rede wi-fi longe onde nao esteja bloqueada por senha! Isso é possivel? E como conecto a ponta do cabo no notebok? Tem algum adaptador?

  12. José Reis said

    Poderia me informar qual a freqüência da Claro e da TIM para a cidade de Araucaria, aqui do lado de Curitiba? Tentei pela internet, mas acabei em duvida sobre 900, 1800 ou 2400 mHz. Grato!

  13. luis monteiro said

    Boa noite.
    Gostaria de saber como posso melhorar a minha ligação wireless.
    Tenho um router zyxel fornecido pela operadora Sapo onde a ligação deveria ser de 12Mb download mas apenas atinge os 3Mb.
    Como tenho o router numa divisão e o computador noutra, sensivelmente a pouco mais de 5 metros, optei por comprar uma pen TP-Link TL-WN727N que me permitisse utilizar a internet sem fios mas, estou muito insatisfeito pois o sinal dá quase sempre fraco e mesmo em estado normal a velocidade de navegação é muito lenta.
    O que posso fazer para poder ter um acesso mais rápido e estável?
    Desde já agradeço a vossa opinião.

    • Paulo said

      Boa noite, Luiz.

      Curiosamente, eu tenho exatamente o mesmo problema na minha casa, mas ainda não tive disposição pra solucionar. Na minha casa tenho um router Dlink DI524. Para ser muito sincero, esse router é uma grande m…. Não conheço o router Zyxel que você mencionou, portanto não posso dar uma opinião sobre a sua qualidade. O que eu posso dizer é que estou tendo uma experiência boa com routers da TP-Link, em especial do modelo TL-WR941ND. Minha primeira suspeita recairia sobre o seu router, mas você pode tentar usar antenas de maior ganho, mesmo caseiras, como as mostradas na seção “Dicas 3G” deste blog. Outra dica é afastar o router de superfícies metálicas, garrafões de água, encanamentos metálicos, persianas e cortinas com elementos metálicos, etc.

      Muitas pessoas têm falado bem do refletor feito com garrafa PET. É mais uma sugestão. No meu caso, vou aguardar um pouco mais e comprar um router TP-Link, assim que o orçamento permitir.

      Abraço

  14. Victor Maestri said

    Boa noite, tenho uma Antena Parabólica direcional http://almalivre.files.wordpress.com/2009/11/parabolica.jpg , moro à 3 km da cidade, onde o sinal 3g é muito ruim, muito fraco, muito dificil de pegar, já intendi que devo conectar a antena até um repetidor passivo (a solução mais barata, e creio que resolve), mas gostaria de saber, se para que ela capte o sinal 3g da Claro (creio que 2100 mhz) eu devo fazer alguma modificação na antena e no repetidor passivo, ou é só colocar um cabo da antena até o repetidor passivo ?

    E outra pergunta, o Repetidor passivo, pode ser uma antena pequena de 5dbi que tenho, que usava em um roteador ?

    • Paulo said

      Boa noite.

      É só colocar o cabo, tomando um cuidado muito especial com as conexões, pois são os pontos mais críticos do sistema. O ideal é que ao invés de conexões, as emendas fossem soldadas. Não precisa fazer modificações. Quanto à sua antena de 5 dBi, pode usar, pois mal não vai fazer. Agora, se você achar que a coisa pode melhorar, experimente outras antenas.

      Como eu sempre digo ao pessoal: você só vai saber se funciona se testar.

      Abraço

  15. MEU CARO AMIGO EU TENHO UMA ANTENA DE TELEFONE CELULAR,NA CIDADE QUE EU MORO O SINAL DA VIVO SÓ CONSIGO CAPTAR O SINAL ATRAVES DE ANTENA, TEM COMO EU PEGAR O SINAL DA INTERNET ATRAVES DESTA ANTENA COM UM MOLDEM,DO MOLDEM JOGAR O SINAL PARA O ROTEADOR OU PRA O COMPUTADOR OU TEM QUE ADPTAR OU COMPRAR OUTRA PEÇA,MANDE RESPOSTA ESTOU NO AGUARDO.

    • Paulo said

      Boa tarde.
      Em primeiro lugar, por favor, não GRITE!
      Respondendo à sua pergunta: Seria bom descobrir com a sua operadora, se na sua cidade está disponível o sinal 3G na sua cidade. Caso contrário, melhor optar por outra alternativa de conexão. Agora, quanto a “jogar o sinal para o roteador ou para o computador”, não entendi o que você quer fazer exatamente. Pode ser mais claro?

      Obrigado.

    • Nilton Nakao said

      Na minha cidade não tem 3G, mas usei um modem com roteador e antena outdoor, fiz testes e ficou satisfatório usando o da Claro, Tim e me disseram que a Oi tambem testá com plano pre-pago. O modem utilizado foi Huawei B933 e o roteador DI 524(uma p….)

  16. eduardo said

    ola tudo bem?
    Sera que tem como você me enviar algumas fotos, passo a passo de como fazer esta antena ou algum video qualquer material que explique como fabricar a antena…
    Tenho um 3G da Tim e moro num lugar afastado do centro onde pega o sinal 3G akii so pega 2G e baixo.
    Agradeço se puder me ajudar..
    Obrigado…
    Eduardo

  17. Fernando said

    Boa tarde, tenho um modem vivo 3g e a conexão cai com muita frequência , o que eu poderei fazer para diminuir este problema, o sinal da vivo é bom

    • Paulo said

      Boa noite, Fernando.

      O seu caso parece ser mais de configuração do modem ou da conexão. Não há muito o que você possa fazer por si só. A melhor saída é ligar para o suporte da Vivo e reclamar.

      Abraço.

  18. manoel said

    poderia me dizer como fazer um adaptador de indunção?

  19. prezados colegas eu tenho parabolica nornal,e antenas sky ,gostaria que se puder me deem uma dica na minha cidade nem 2 g funciona tem dia que sim,ueria ver se da para aproveitar alguma destas antenas para o meu3 g

  20. marcao said

    Obrigado Lucio pela atenção imediata, realmente com fotos creio que chegarei ao resultado que voçe obteve, fico no aguardo, um abraço.

  21. marcao said

    Queria perguntar ao lucio que fez uma antena para 3G utilizando uma antiga antena da DIRECTV, ele escreve que inverteu o braço da antena, como? tem desenho? manda para meu e-mail marcoscherutte62@hotmail.com , não consegui entender como ele inverteu o tal braço que fica o LNB, obrigado, fico no aguardo o sinal aqui em PIEDADE/SP é terrivel.

    • Lúcio said

      Na verdade eu nem sei direito se o nome é LNB. Como a situação de sinal aqui era muito ruim, tentei tudo o que podia. E aí veio a idéia de fazer esta adaptação. Acho que você se refere ao modem 3g dentro da antena DIRECTV. Me corrija se eu estiver errado. Percebi que lá dentro tinha um um cruzamento de arame ou fio cromado grosso parecido com o projeto biquad aqui do site. Foi então que pensei: se eu puder concentrar o sinal da parábola neste local para o modem 3G em vez do que pra mim seria o elemento receptor da parabólica, então teria uma ótima amplificação. Quebrei o plástico branco desta peça (já havia quebrado e por isso percebi o tal arame cromado). Retirei os parafusos das braçadeiras da antena e fiz a inversão que proporcionou a colocação do modem 3G na posição correta. O sinal ficou ótimo. Amanhã vou subir na laje, desconectar a gambiarra toda e fazer umas fotos pois, como não sou técnico, não saberia explicar pra você de outra forma. Quando elas ficarem prontas, mando por e-mail. Até mais!

      • stellarium said

        Adoro esse tipo de gambiarra! Ainda mais quando não é feita por técnicos :-D

      • Andre said

        Nossa que legal gente, vcs poderiam me manda fotos também pois moro em sitio e o sinal da vivo é bem ruim, tenho uma parabolica, me mostre como posso usa-la para captar o sinal obrigado, E-mail: andre_abd@hotmail.com.

      • Monica said

        Lúcio, POOOOOOOOR FAVOOOORRR, me mande o vídeo de como se faz essa “gambiarra” com a antena de TV… Moro no sítio e o sinal aqui é PÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉSSIMO!!! Já comprei até uma ntena externa da VIVO que me custou os olhos da cara e não resolveu muito não… Quando você fizer o Vídeo, eu te peço encarecidamente que me mande por e-mail também…

      • Lucio said

        Olá Monica! Não é vídeo, não. É uma sequência de fotos com explicações. Vou procurar aqui e te envio. Não entendo bem a respeito de fóruns e não sei onde encontrar o seu e-mail. O meu é lucio@asadic.com. Me envie o seu para que eu possa mandar as fotos da gambiarra com a antena da sky. Abraços.

  22. jose rod said

    Kra, essas dicas de como construir uma antena e muito legal pra quem já entendi do assunto, mais, para um leigo, fica muito difícil.
    Vocês, quando forem ensinar alguém, têm que fazer como se fosse uma receita de bolo, primeiro dar-se os ingredientes e onde os comprar, depois passo a passo da montagem, como: onde e como montar cada peça detalhadamente. Só assim um leigo vai entender direito.
    Valeu vocês são de +.

    • stellarium said

      José,
      Você é a primeira pessoa que reclama depois de quase dois anos do post no ar. Você chegou, pelo menos, a clicar no link para o artigo original do autor, que está no meu post, e que contem o passo a passo para a construção da antena?

      Abraço

      • Reinaldo said

        Olá, boa noite!
        Não pude deixar de comentar sobre o que o Jose Rod colocou pois, na verdade, eu concordo com ele. Leio muitas coisas interessantes na Internet e, embora eu não me considere tão despreparado assim, encontro dificuldade em compreender certas explicações técnicas (sou leigo).
        Acredito que haja uma enorme lacuna entre quem explica e quem tenta entender e é praticamente impossível querer que todos estejam num mesmo nível. Que pena! Mas isso não tira nada do mérito do seu trabalho e de sua dedicação! Acho legal quem entenda tanto do assunto… parabéns!

      • stellarium said

        Reinaldo, vou exercer meu direito de discordar dos dois. E vou dizer porque:
        1 – Eu deixei claro no post que o artigo não é meu, e coloquei o link para o artigo original.
        2 – Quem teve dificuldade em entender a montagem da antena é porque não clicou no link que coloquei para o artigo original.
        3 – Qualquer termo não conhecido pode ser encontrado em detalhes em locais como a Wikipedia ou no Google. Inclusive desenhos detalhados de conectores e cabos.
        4 – Não se trata de uma questão de eu saber coisas e os “leigos” não entenderem. Trata-se de uma questão de atenção e de entendimento do que está escrito, e de um pouco de falta de iniciativa de colocar as coisas que não entendem no Google. Tanto é verdade, que não usei nenhum termo técnico no texto, além da identificação dos cabos, que é o mínimo necessário para que as pessoas consigam comprar o cabo correto nas lojas.

        O resto são termos como “quadrado”, “lado do quadrado”, dimensões em centímetros e frequências das operadoras (também com um link para outro post onde informo isso).

        Coloque qualquer termo desses no Google ou na Wikipedia e você verá que aparecem milhares de informações a respeito. Hoje em dia, nem o problema do idioma existe mais, pois dá pra usar o Google tradutor pra praticamente qualquer idioma no mundo.

        O próprio fato das pessoas chegarem a esse blog prova que elas pesquisam (pelo menos um mínimo) no Google. Então conhecem a ferramenta! Só falta usar um pouco mais =)

        Abraço

  23. Carlos Augusto said

    Gente pelo amor de Deus alguém sabe como colocar, puxar um sinal de celular a 50 KM´s de distancia nossa povoando não pega de forma alguma e sofremos muito com isso se alguém souber por favor me ajude, precisamos de uma antena de celular ou algum outro equipamento.

    • stellarium said

      Boa tarde, Carlos.
      Nos comentários abaixo tem os links de pelo menos duas empresas que fazem esse tipo de serviço. Elas não servem?
      Abraço.

  24. josue said

    gostaria que vc me informasse se tem com o celular galaxy com o android tem como saber a localização da torre mais prox de onde eu possa estar (em uma área rural) se ele me dar a direção da torre para que eu possa direcional a antena para a mesma? ou se tem outro algum aparelho que faz isso

    • stellarium said

      Boa noite, Josué.

      Não conheço maneira de fazer isso. Pode ser que haja algum aplicativo para android que faça esse serviço, mas não conheço.

      Abraço

    • Clesio Marques said

      Sempre uso um celular nokia com net monitor ativo nele, mas outros celulares, com modo de engenharia ativo dá pra saber qual torre está pegando sinal… Sempre uso nokias pq já estou mais familiarizado e já fica direto o net monitor dele no menu.

      No meu caso uso um nokia 3220, mas outros antigos dá também como até o 1100, só não testei nos novos se tenho como ativar isso. Trabalho com telefonia celular, mas é tanta coisa que não dá pra ficar fuçando em algo que já tá funcionando.

  25. Vinicius Amaral said

    Ligue para ( 21 ) 3046-5604 o nome da firma é ou melhor o site é http://www.frugtel.com.br esta firma instala repetidores para as operadoras de telefonia celular, após o projeto é doado para a operadora dar manutenção.

    Sds
    Vinicius

  26. jorge said

    ola moro em aguas mornas no municipio de santa catarina, pois bem la não pega nenhum cinal de celular, mais a 5 anos atraz comprei uma peça que funcionava com o celular antigo, mais agora não funciona mais, gostaria de saber sobre algum amplificador de sinal para que eu possa estalar na minha casa.

  27. Ricarda Boher said

    Olá, Passamos 2 anos procurando uma empresa para colocar internet no nosso sítio aonde produzimos e vendemos produtos orgânicos. Precisávamos urgente de INTERNET para poder emitir notas fiscais eletrônicas, contactar clientes e fornecedores e e-mail. Internet por satélite seria muito caro e lenta. Só esse pessoal resolveu nosso problema através do 3G RURAL.
    Nosso sitio, segundo eles fica a 9 Km da antena da vivo em outra cidade. Colocaram uma antena externa e um amplificador, só fornecemos o CHIP 3G da Vivo. O Aparelho jdistribui o sinal sem fio a uma distancia de 40 metros ao redor da casa. Sempre temos velocidade entre 800 Kbps e 1Mbps. Melhor impossível.. A pagina deles esta http://www.3grural.com para quem precisar.
    Ricarda Boher

  28. marcos said

    tenho um modem 3g modelo E171 da HUAWEI, onde fica a antena interna dele… para qu eu possa colocar um fio pra fora da carcaça…me ajude obrigado

    • stellarium said

      Olá.
      Sinceramente, não sei. Não possuo um modem desse tipo e modelo para abrir e verificar.
      Abraço.

    • Nilton Nakao said

      É muito trabalhoso, corre o risco de queima-lo, tem um modelo da mesma marca para ser acoplado com antena externa.

      • Paulo said

        Trabalhoso? Depende da sua disposição e da sua necessidade.
        Corre o risco de queimar? Definitivamente não.

  29. OLA MEU CELULAR SO CONSEGUE SINAL NUM RAIO DE 2KL FORA ISO FICA SEM SINAL EUM FOSTON FS 800T SE PUDEREM ME AJUDAR FICO GRATO.

  30. Alex said

    O mini moden de operadora vem com um cabinho, seu pudesse aumentar este cabo e por o modem num lugar alto, meloraria alguma coisa?

    • stellarium said

      Olá.
      Não tenho informação suficiente para responder essa pergunta. A melhor resposta que posso te dar, nesse caso, é: experimente.

      Abraço

    • Guilherme said

      Olha cara, depende do cômodo onde está o seu computador/notebook, se você puder testar com um extensor mexendo ele de centimetros de diferença para os lado, você consegue um sinal melhor.
      Igual aqui em casa, meu computador fica na mesa, e o melhor sinal da casa é na prateleira em cima da cama, eu boto o modem lá, obtenho sinal 3G e 98% de intensidade.
      Espero que ajude.

  31. Bruno CKS said

    Como posso amplificar o sinal do meu modem 3G HSUPA ZTE MF110 (VIVO), eu moro em Carajás-PA e aqui o sinal é muito instável, as vezes não abre nem o Google, será que alguém pode me ajudar??

  32. Marcelo Raisinger said

    Rapaiz..
    Seguinte, estou usando uma antena da Aquário (940MHz, se bem lembro) num modem Huawei 3G (2.1GHz). Isso por sí só já melhorou bastante o sinal, mas gostaria de acertar a faixa de frequência. Esta antena é formada basicamente de um “arame” com 2 voltas formando uma “mola” ou bobina. Pensei de cortar esta haste ou substituir por outra. Sabe de que comprimento deverei deixar esse arame? Em tempo, estou num barco, a antena TEM de ser ominidirecional e não to podendo comprar nada que o Sedex não entrega aqui dentro dágua :) Abraços!

  33. samuel said

    Oi !!Eu queria saber como posso fazer uma antena para meu modem 3G mais meu modem é um huawei E1553 e ele não tem a entrada para antena !!oq eu posso fazer ??se alguem tiver alguma resposta e poder meu mandar para meu email é samuelstiflers@hot….

  34. apacont said

    Fiquei até surpreso com a possibilidade de colocar uma antena caseira e conseguir uma melhoria de sinal, tentarei pois na sede de nossa associação de defesa do consumidor, utilizamos um modem zte mf622 da Oi, de manhã o 3G funciona perfeitamente dentro da velocidade, à tarde cai e as vezes zera. Muito grato pelas dicas. Os agradecimentos são da http://WWW.APACONT.ORG.BR. Abração.

  35. marcos kaom said

    parceiro a antena funciona com celular tanbem sem precisar d cabo

  36. Peter Frank said

    Ola, gostaria de sugerir a quem tem problemas com a velocidade e qualidade do sinal 3G que entrem em contato com a empresa Techzone Microeletronica (22) 25222653 ou email techzone@terra.com.br. Eles Tem um otimos equipamento para recepção e amplicaçao de sinal 3G. Morro em um sitio na cidade Duas Barras encravado em um vale, procurei todas as firmas provedoras de internet da região por mais de 3 anos sem que nenhuma pudesse me atender na minha nescessidade de internet. Já havia desistido. O pessoal da Techzone instalou seu equipamento e agora temos internet aqui a mais de6 meses com velocidade de 1 Mbytes.( máximo do 3G. Boa sorte Peter Frank.

    • Luis Mário said

      Peter, Estou com problema parecido no meu sítio da Mury/Lumiar e contactei a Techzone, mas achei o preço muito salgado. Voce se incomodaria de dizer o valor que voce pagou pelo serviço deles?

  37. marcio said

    eu queria saber dua coisa voçe faz essa antena para vender e que cabo que eu tenho que usar

    • stellarium said

      Boa noite, Márcio.
      Não, eu não faço pra vender.
      O cabo é coaxial de 50 Ohms. Eu sugiro o RG58 ou RGC58, mas você pode usar cabos mais finos. Apenas lembre que, quanto mais fino o cabo, menor comprimento que você poderá usar.

      Abraço

  38. Deyvid Hernandes said

    Oi !!Eu queria saber como posso fazer uma antena para meu modem 3G mais meu modem é um huawei E1553 e ele não tem a entrada para antena !!oq eu posso fazer ??se alguem tiver alguma resposta e poder meu mandar para meu email é deyvid_hernandes@yahoo.com

    Vlw

    • stellarium said

      Oi Deyvid. Na seção Dicas 3G, neste blog, você vai encontrar vários modelos para modems sem conector de antena.

      Abraço

      • Lucio said

        Boa tarde, Dayvid!

        Vi sua pergunta no fórum sobre antena para o modem huawei E1553. Ele não tem entrada para antena externa. Não sei se você já solucionou o problema. Caso não tenha solucionado, fiz o seguinte: abri o modem, soldei um fino de 80 cm mais ou menos com um RCA macho na ponta. Soldei no local onde há contato com uma pequena peça de metal que acredito ser a antena interna do modem. Se me lembro bem, esta parte do circuito impresso é retangular, ao lado de uma circular. Soldei apenas um fio (não soldei a malha) neste local. O fio era já era daqueles de áudio e vídeo. Cortei o RCA da outra ponta, fiz um pequeno furo no plástico, na direção do ponto de soldagem e passei o fio por este local (para ter como fechar depois). Este ponto onde fiz o orifício no plástico fica perto da saída USB do huawei, cerca de 1cm abaixo, do lado direito (olhando o modem de frente, onde aparece o led).

        Este procedimento me deu um ganho imediato de sinal, pelo simples fato de ter um fio no lugar da antena interna do modem. Como o local onde moro não está nem no mapa da operadora (Oi), este ganho não foi suficiente. Peguei uma antena antiga da DIRECTV (sky) e trouxe um cabo de 15m até a ponta do RCA macho. Soldei um RCA fêmea na ponta do coaxial (ignorei a malha) e obtive sinal para conexão. Apesar de já poder, depois de conectada esta antena externa, navegar na internet, o sinal ficava em 0%.

        Parti para a solução que me pareceu definitiva (modem na ponta da antena DIRECTV antiga (SKY). Recoloquei a antena interna do huawei no lugar (se você optar por este método, nem pense em soldar o fio porque vai dar um certo trabalho pra por tudo no lugar como era antes). Esta solução foi a seguinte:

        1) Peguei um extensor USB de uns 50cm e cortei no meio

        2) Cortei 5,50m de um cabo de rede de boa qualidade (porque o que eu tinha aqui perdia muito sinal) e soldei as duas metades do extensor nele, obedecendo as cores dos fios (o USB tinha as cores vermelha, preta, branca e verde, se não me engano). Como não houve correspondência total entre as cores dos cabos, usei o azul do cabo de rede para soldar o preto do USB e o laranja do cabo de rede para soldar o vermelho do USB. Feito isto, inverti a ponteira da antena SKY, retirei o LNB (não sei se é este o nome) e deixei o miolo de plástico totalmente oco. Aparafusei esta ponta invertida da antena e coloquei o modem na parte de trás (sem aquela tampa branca que aponta para a parábola).

        3) Conectei uma ponta do cabo USB de 6m ao modem e outra na entrada USB do micro. Coloquei a antena dentro do forro da casa (não houve necessidade de expor a antena, evitando chuva, sol, etc.). Posicionei em direção de onde o sinal ficou mais forte e consegui, finalmente, uma conexão segura. Agora o sinal oscila entre 42 e 100% (3 e 5 “palitos”) e não há desconexões na internet. A banda contratada da Oi, no meu caso é de 300Kbps. Obtive um download de 275K e um upload de 80K. Sei que é muito pouco, mas pra mim é o suficiente. Acredito que se a banda contratada fosse 1M, a velocidade de download e upload subiriam proporcionalmente. Impressionante é a estabilidade do sinal depois desta solução com a antena DIRECTV (SKY). Não posso garantir que o modem não sofrerá algum problema, desgaste, etc, pois faz pouco tempo que fiz esta “gambiarra”. Tome cuidado se for fazer algo semelhante.

        Não entendo nada de 3G, rede etc, mas foi o melhor que consegui para solucionar o problema de total ausência de sinal e impossibilidade total de conexão 3G.

        Importante:

        * Como há muita perda no extensor USB, o cabo deve ter o menor tamanho possível e a melhor qualidade que você encontrar no mercado.

        * Antes de fazer o cabo USB de 6m, comprei um pronto de 3m. Este, de 3m, não conseguiu levar o sinal do modem, na ponta da antena SKY até o micro.

        * Se for instalar sob sol e chuva, não esqueça de proteger o modem, lacrando tudo com silicone e, se possível, envolvendo-o com uma caixa pequena com ventilação forçada (uma ventoinha de gabinete o um cooler deve servir). Será necessário levar a alimentação até a antena (ventoinha) à parte. Seria interessante instalar a ventoinha na parte de baixo (por causa da chuva). Também é interessante verificar a temperatura de operação do modem, para não excedê-la.

        * Acredito que se existir algum amplificador de sinal USB, este fio de 6m poderá chegar a uns 15m ou mais.

        * Apesar da conexão ter ficado bem confiável, notei que fica oscilando entre UMTS e HSDPA (não sei o que isso significa).

        Boa sorte, caso resolva tentar esta solução.

        Lúcio.

  39. Mauro Félix said

    Infelizmente o meu modem não possue este plug de entrada como no exemplo em foto que você colocou.
    o modem é todo lizo com duas entradas para memory card ou chip HSUPA ZTE MF 110 é o modelo dele.
    aguardo por outro resultado, no demais obrigado.

    • stellarium said

      Boa noite, Mauro.
      Basicamente, quase tudo o que conheço a respeito desse assunto está nos posts da seção “Dicas 3g”, de maneira didática para pessoas que não possuem conhecimento técnico pudessem resolver seus problemas de maneira simples. Qualquer coisa além do que está lá depende de avaliação técnica. Como posso ajudá-lo?

      Abraço

    • anderson said

      !”mauro”! olha um pouco abaixo e você vai ver minha resposta com um link para quem não tem saida de antena externa

    • Lucio said

      Vi sua pergunta no fórum sobre antena para o modem huawei E1553. Ele não tem entrada para antena externa. Não sei se você já solucionou o problema. Caso não tenha solucionado, fiz o seguinte: abri o modem, soldei um fino de 80 cm mais ou menos com um RCA macho na ponta. Soldei no local onde há contato com uma pequena peça de metal que acredito ser a antena interna do modem. Se me lembro bem, esta parte do circuito impresso é retangular, ao lado de uma circular. Soldei apenas um fio (não soldei a malha) neste local. O fio era já era daqueles de áudio e vídeo. Cortei o RCA da outra ponta, fiz um pequeno furo no plástico, na direção do ponto de soldagem e passei o fio por este local (para ter como fechar depois). Este ponto onde fiz o orifício no plástico fica perto da saída USB do huawei, cerca de 1cm abaixo, do lado direito (olhando o modem de frente, onde aparece o led).

  40. Mauro Félix said

    Boa tarde!
    Sem dúvida nenhuma gostei muito das idéias e resultados por alguns relatados, mas a maior dúvida que possuo é como melhorar a velocidade e pelo menos a qualidade da minha conexão pois possuo um modem 3g VIVO (HSUPA ZTE MF110)moro em Manaus/Amazonas e minha conexão quase sempre é instável, e por vezes mal consigo efetuar uma atualização de meus antivírus e muito pior,é quando tento usar o Outlook para ver meus e-mails. É tão ruim sair de minha casa com meu Notebook a um shopping onde o meu modem de nota 5 passa pra 10.
    Você poderia me ajudar? lhe agradeço de coração, um muito obrigado e passe bem!

    Ass. Mauro Félix Teixeira

  41. anderson said

    eu uni esta antena com este adaptador de sinal por indução e ficou show parabéns pelo post

    http://mmnegreira.blogspot.com/2009/04/antena-3g-2-versao.html

    • Eu uso apenas um fio fino fixado no plug de entrada da antena de meu 3g. Está dando super certo. São mais ou menos 15 centímetros de fio e pronto. Sinal Show.

  42. o meu sinal e uma m…a quando eu chego em casa ele nao pega saio pra rua ele fica bom nao posso ficar todo tempo na rua isso que dizem que a vivo e a melhor

    • Nilton Nakao said

      dependendo do celular são ruins de sinal. os melhores que testei é LG ou Motorola, o consumo de bateria é alto. Normalmente os modelos mais simples são muito melhores de sinal.

  43. Bruno said

    Olá!
    Moro na região metropolitana de Curitiba, Fazenda Rio Grande. Tenho muito problema de sinal fraco para celulares de todas operadoras.
    Achei interessante a antena, caso veja que ela pode contribuir para o meu caso aguardo contato com instruções.

    Desde já, grato.
    Bruno. 41. 9914-XXXX

  44. alexandre said

    Alguém poderia me informar se consigo alguma antena ou empresa que melhore o sinal 3g em serra nevada – nova friburgo – RJ

  45. Marcos said

    Tenho um modem 3 da claro aquele que o Fautão faz uma propaganda de ser o melhor do país e se é o melhor imagina que porcaria são os outros, moro proximo ao centro de Recife e mim deixa irritado varias vezes, fazem propaganda mentirosas e agora adotaram um macete de dizer até 10mega e quando vc está usando fica caindo a conexção e o poder público que poderia fiscalizar deixa nos consumidores no prejuízo e como se sabe deve rende muito dinheiro para o governo de imposto e nem pespectiva de melhoras não existe.

    Entrei neste Site aprocura de alguma melhora na captação de sinais e o que vi é o caso ser igual aos meu, nenhum modem prestam bem como operadoras pessímas .

    • stellarium said

      O grande problema das operadoras é que seu objetivo é vender. Depois que venderam, o custo da briga com o consumidor é baixo em relação ao que geram de receita. Como a maioria não conhece seus direitos e qualquer levantadinha de voz do atendente (do tipo “Está no contrato que…”) já intimida. Quem compra não tem a menor noção do que está comprando. As especificações técnicas são difíceis de traduzir em linguagem simples e, se as pessoas as compreendessem, provavelmente pensariam duas ou três vezes antes de comprar, o que é ruim para os negócios. Além disso, manter o atendimento focado nas questões de “relacionamento”, ao invés de treiná-los nas questões técnicas para esclarecer ao clientes é caro e pode ser ruim para os negócios, como já expliquei. se até pessoas como eu, que possuem conhecimento e experiência, às vezes “embarcam nessa canoa furada” e somos obrigados a desenvolver “gambiarras” como essas desse post para contornar a deficiência do que nos foi vendido e evitar uma desgastante batalha em órgãos do consumidor, eu imagino que a imensa maioria, que não tem conhecimentos técnicos deva se sentir entre a apatia e a frustração.
      Apenas a título de curiosidade, Está tramitando no congresso uma lei que pode obrigar as operadoras a entregar pelo menos 50% da velocidade oferecida no contrato (ao contrário dos 10% de hoje). Resolve? Não. Primeiro porque redes 3G sofrem muito mais problemas do que redes a cabo ou fibra ótica (sombras, interferências, etc.). Segundo, porque É um absurdo, sob qualquer ponto de vista, pagar para ter 1Mbps e só receber 128 kbps (ou 512 kbps de acordo com o projeto de lei).
      É por isso que sou totalmente a favor da criação de uma empresa estatal para garantir o acesso à internet. Acesso à Internet não é mais uma coisa supérflua. É essencial. E como serviço essencial, não pode ser deixada à vontade dos interesses do “mercado”. Todos sabemos que o interesse de qualquer empresa é o lucro. Não interessa o quanto os serviços dessas empresas sejam do interesse da sociedade, seu foco sempre estará no lucro. Se o interesse da sociedade der lucro, ótimo. Se não der, deixa pra lá.
      A coisa é simples assim, ainda que muitos ainda defendam que essas empresas. O que eu acho o cúmulo da ignorância, ou da hipocrisia.
      Minha sugestão para o seu caso: procure sempre alternativas, nunca dependa de um único fornecedor (isso vale pra qualquer coisa, e é por isso que defendo muito o Linux e o software livre neste blog) e sempre esteja ciente dos seus direitos (e deveres) e dos meios disponíveis para fazer valê-los. E faça!
      Abraço.

  46. rafael said

    boa noite..sou de sp , estou indo pra polonia! nao tem cobertura no exterior?

    • stellarium said

      Boa noite, Rafael.
      Eu estive recentemente em Nova York. Achei muito mais prático utilizar as diversas redes wifi do que utilizar o acesso 3G de uma operadora brasileira lá. No exterior o 3G existe, mas você pagará tarifas de tráfego absurdamente caras. Eu sugiro uma das opções:
      1 – Contrate um pacote de dados de uma operadora local e leve seu modem desbloqueado, de forma que apenas precise colocar o chip da operadora de lá para funcionar.
      2 – Quando chegar lá, faça um mapeamento dos hotspots gratuitos, ou veja se há disponibilidade de hotspots pagos (costumam ser mais baratos do que pacotes de dados 3G).
      3 – Se você for a trabalho e ficar em hotel, ambos os locais provavelmente já terão algum tipo de acesso. Nos EUA eu consegui acessos gratuitos no hotel, na empresa, em um shopping próximo ao hotel e em locais de interesse, como a Times Square. Ao contrário de São Paulo, onde estive na terça-feira passada e não consegui acessos gratuitos nem no hotel (Formule1), nem no Shopping Morumbi, nem no aeroporto de Congonhas.

      É bom dar uma de esperto e sondar quais as opções mais em conta. Nos EUA eu fui com a ideia de comprar um pacote de dados 3G e descobri que não precisava. Pode acontecer o mesmo com você.

      Abraço.

  47. arnaud said

    Boa tarde,
    Eu estou morando no campo, 16 km em linha reta da cidade do centro da cidade de São José dos campos ( 12km de outros pontos da cidade), tem varias ERB ( site ANATEL), mas não sei qual eu estou pegando…como saber?
    Minha casa esta no alto comparado na cidade, mas tem 2 moro (com abaixada no meio) entre minha antena( esta 2M a cima do telhado) e a cidade. e poucas árvore em volta da minha casa
    Eu tenho um modem huawei 156 , uma antena Aquario Yagi(a maior, mas acho que não e 2,1GHZ), 10 m de cabo até o modem.
    Eu consigo uma conexão na rede EDGE VIVO, mas velocidade muita flutuante( entre 50kbps e 220 Kbps max).
    Eu tentei todas direçoes, monitorando com o software “mdma” do site “antenas 3G”, para ter um sinal maximum, com -65dbm, Mas a taxa de download não fica muita boa..
    Qual será a melhor solução para pegar a 3G ( será que as antenas parabólicas de “antenas 3G” funciona mesmo?), ou melhorar a velocidade na rede EDGE ?
    Coordenadas GPS da minha casa: lat: 23° 8′55.58″S, long: 46° 1′56.14″O
    -23.148755, -46.031650 ( google)

    Obrigado !

    • stellarium said

      Boa noite, Arnaud.

      Você não informou a distância das ERBs existentes das operadoras, mas entenda, haver ERBs por perto não garante o sinal 3G. É necessário que a ERB esteja equipada com os equipamentos necessários para isso. Levando isso em conta, e também que exista uma ERB equipada com 3G a 6 km de você (metade da menor distância até a cidade), eu diria que ainda é uma distância muito grande para um sinal 3G de qualidade. No seu caso, eu recomendaria fortemente que você contratasse uma empresa para fazer um estudo de como melhorar as condições (antenas, amplificadores, repetidores, etc.). Antenas caseiras e iniciativas próprias sem conhecimento técnico podem até melhorar, mas vai ser mais por sorte do que por conhecimento.

      Se você tiver dúvidas se o serviço/produto é bom, peça uma demonstração, ou para o fornecedor mostrar algum caso de sucesso (ir ao local ajuda a verificar a qualidade do serviço).

      Abraço

    • arnaud said

      Bom dia,
      obrigado pela resposta ;-)
      Na verdade, eu não sei qual ERB estou pegando, no melhor caso, estou 12km do ERB, mas pode ser 16 km…
      Qual tipo de empresa poder fazer esse tipo de serviço de avaliação do local?
      Sim a empresa “antenas 3G” quer vender as parabólicas deles, mas tenho duvida que funciona mesmo… ( tem testemnhos bom no site…mas vamos saber se e verdade !)
      Por enquanto eu consigo um sinal bom com a antena yagi, e só um pouco difícil para orientar( o menor Dbm, com o maior sinal não quer dizer a melhor taxa de transferência !), e as coisas mudam, tem que refazer à orientação de vez em quando.
      Obrigado,

  48. marcos said

    olha meu modem é e226;aki na minha cidade nao tem cobertura 3g..mas depois que comecei a coloocar o modem pro lado de fora colado na janela começou a pegar 3g,so que a antena so fika dois pontinhos,e a velocodade entre 250k e 320k,o que faço pra aumentar o sinal?e se subir mais pontinhos da antena a velocidade vai aumentar?minha net é da tim.brigado

  49. Helder said

    Boa tarde amigos adquiri um modem 3g da vivo e em varios lugares de Fortaleza-ce funciona muito bem , no entanto no meu apartamento a conecção da internet cai direto vcs me aconselhão a colocar uma antena externa para melhorar o sinal?

    • stellarium said

      Boa noite, Helder.
      É dificil responder sem conhecer o local, mas eu diria que você primeiro tentasse com as soluções internas, como o refletor feito de garrafa pet, ou o feito com a grade de ventilador de sucata, antes de partir pra instalar algo externo, já que sáo simples de fazer e podem dar bons resultados. Dessa maneira, você evita de matar uma formiga com um canhão, né?

      Abraço.

  50. Dilson said

    Boa noite amigo,quem sabe vc pode me ajudar,tenho uma antena 3g de 24dbi q comprei no antenas3g.com.br,as vezes consigo conexão 3g mas sempre q começo a usar ela passa pra edge,ja fiz de tudo,até uma torre eu fiz,teria como aumentar a potencia dessa antena?Um abração.

    • stellarium said

      Boa noite, Dilson.
      Você está usando uma antena de alto ganho, quase no limite das antenas Yagi. Não há como “aumentar a potência da antena”, mas existe uma maneira de melhorar as coisas. Você pode tentar um repetidor ativo conectado à antena. Há algum tempo postei um artigo sobre isso no blog (Melhorando a conexão 3G: Repetidores de sinal). Como você não deu detalhes do local onde está tentando a conexão, sugiro que pense nisso, no entanto, se o local tem características como muitos prédios, morros, distância da ERB mais próxima muito grande, etc., é possível que você precise de ajuda profissional para resolver o problema.

      Abraço.

      • guilherme said

        Alguém sabe dizer se tem algum software que diz de que ERB está vindo o sinal? ou então em que distância está a antena da ERB.

        Eu moro ao lado da antena e não tenho um sinal 100%. E ainda fica conectado em umts e as vezes entra em gprs. minha conta e na tim. meu modem e onda ms405. Eu descobri que ele tem entrada para antena externa, entao vou pesquisar umas antena para testar.

  51. joaquim adriano said

    como construo uma antena caseira para melhorar o sinal da minha internet 3g da oi que é muito fraca na minha regiao?

  52. joaquim adriano said

    alguem pode me ajudar ,tenho um mini modem da oi velox 3g de 1 mega mas minha internet é muito lenta acho que o sinal é fraco na minha regiao que fica em cruzeiro do sul acre. alguem pode me ajudar . o modelo é huawei 156c

    • stellarium said

      Boa noite, Joaquim.

      Sugiro que você procure uma empresa especializada para resolver seu problema. Na seção “3G” desse blog tem informações a respito de todas as suas perguntas.

      Abraço.

  53. João said

    Bom, minha dúvida é essa…Pq minha conexão fika quase perfeita, quando possui pouco sinal? (2 barrinhas, na vdd..) E quando possui 5 barrinhas (Máximo) ela fica horrivel, fika com uma taxa de transferencia péssima, não consigo abrir nenhuma página, ou seja, pior que internet discada… Alguém sabe pq disso? Se souber responder manda e-mail p joaozinhusama@gmail.com ou adc no MSN joao_alpena@hotmail.com

    • stellarium said

      Boa noite, Joao.
      As “barrinhas” medem tao somente a intensidade do sinal recebido. Ocorre que vc pode receber sinais refletidos em morros ou predios. Como o sinal que o modem manda para a antena da operadora tem de fazer o mesmo caminho de volta, pode nao chegar la. Nesse caso vc tem muitas barrinhas mas comunicacao pobre.
      Vc tambem pode ter poucas barrinhas e uma comunicacao boa porque o sinal deve ser direto e sem obstaculos. Nesse caso, a antena da operadora recebe o sinal do seu modem.

      Abraco

  54. bruno wirgues said

    estou procurando a pessoa que deixa este recado “Está com problemas em configurar seu modem no Linux?
    Tem problemas de conexão e sinal baixo?
    Se você mora na região de Curitiba, eu posso ajudar.
    Deixe um comentário neste post que entrarei em contato”
    quem for entre em contato comigo… estou com um probleminha de sinal 3g e moro na regiao metropolitana de curitiba…. e axo que vc tem a soluçao…. aguardo retorno….

  55. Matheus said

    Olá vou complicar um pouco a vida de vc’s..Rs..
    Bom eu moro em São Gonçalo específicamente no bairro Jardim República. As Erb’s divulgadas a partir do site divulgado http://www.sinal3g.com.br, há uma antena que fica há uma boa distância da minha casa, com morros em frente etc. A partir do site da anatel, descobri que há uma antena no Colubandê, que fica a uns 3 Km de raio de distância da minha casa, adicionando que a antena possa não estar no centro do Colubandê, logo a antena estará a um raio de 5Km no máximo. Bom meu modem é o EG162 da huauwei, a frequência dele é 1900mhz ao total, somente me conecto em EDGE, mas o sinal é muito lento geralmente dando muitas desconexões de página, por dados recebidos geralmente virem corrompidos pois a ERB geralmente está quase intrafegável pela quantidade de usuários. Nunca consegui me conectar em frequência de 1900mhz. Meu modem também não tem entrada de antena, dificultando mais ainda de obter um bom sinal. Será que há algum jeito de conseguir um melhor sinal para minha internet? Quem quer tentar ajudar essa causa quase perdida, mande um email para matheus.alves_brother.08@hotmail.com . Agradeço desde já pessoal!

    • stellarium said

      Bom dia, Matheus.
      Pois então, eu vou devolver a complicação pra você, no bom sentido, é claro… :-)
      Construa um dos modelos de refletores disponíveis nos outros posts do blog. Tem dois modelos para modems sem conector de antena:

      http://almalivre.wordpress.com/2009/09/02/melhorando-a-conexao-3g-refletor-para-melhorar-o-sinal/

      http://almalivre.wordpress.com/2010/01/18/melhorando-a-conexao-3g-outra-antena-direcional-caseira/

      Experimente uma delas, ou ambas, veja se melhora o sinal. Se melhorar, mas não o suficiente, é sinal que uma assessoria profissional pode resolver, ou seja, comprar uma antena comercial ou pedir para uma empresa fazer uma avaliação do local (pesquise por “antena 3G” no Google, sem as aspas, e você vai encontrar várias empresas que fornecem os produtos).
      Se não resolver, reclame com sua operadora, ou cancele o contrato alegando que a operadora não oferece cobertura na sua região, e parta para um ADSL, cabo, rádio ou outra tecnologia mais rápida na sua região.

      Abraço.

      • Matheus said

        Mas será que se colocar o esquema de colocar o modem dentro de uma panela, aumenta o sinal que consiga chegar até as Erb’s ou seja será que essa panela “puxa” uns 12 DBI?

      • stellarium said

        Que tal tentar pra descobrir se funciona? Se você tentar e funcionar, você responde à sua pergunta. Se não funcionar, também responde. :D
        Agora, se não tentar, nunca vai saber.

        Abração.

      • Matheus said

        E outra tudo bem se comprar uma antena, como irei conectar no meu modem já que ele não tem entrada para antena externa? Obrigado!

      • stellarium said

        Através de repetidores de sinal. Há dois posts nesse blog a respeito do assunto.

  56. [...] Melhorando a conexão 3G: antena direcional caseira para locais com sinal muito baixo. [...]

  57. julio campos said

    EU COMPREI A ANTENA MODEM3G DO SITE http://WWW.ANTENASVESPER.COM.BR
    FICOU ÓTIMO ,

  58. carlos alberto benicio da silva said

    ola boa noite ,estava navegando procurando antenas 3g pela net ai encontrei seu site,achei muito interessante a construçao da antema biquad caseira,se tiver como enviar o passoa a passo da construçao da antena,minha unica duvida foi após a construçao da antena tenho de instalar mais algum tipo de circuito ou outro tipo de placa para antena ,no caso quando voce diz tem de alimenta-la no caso voce quer dizer quando ela for conectada no modem,eu uso e226 huwaei meu plano é de 1mbps,da oi aqui no rio,qual a melhor placa refletora que voce me indica,no caso a materia prima para construi-la um exemplo:cobre,aluminio etc…,gosto muito construir as coisas é essa sua ideia chamou muito minha atençao,atenciosamente carlos alberto

    • stellarium said

      Olá,
      Passo a passo:
      1 – Compre:

      • um pedaço de fio de cobre rígido de 2,5 mm2
      • uma placa de circuito impresso virgem quadrada nas dimensões do projeto

      • um conector BNC fêmea de painel, um conector BNC macho para cabo (de preferência soldável para evitar mau contato)
      • quanto bastar de cabo coaxial RG58 (desde que seja no máximo 15 metros)
      • um conector para o modem que vc estiver utilizando.

      2 – Faça um furo no centro da placa de circuito impresso, na bitola da rosca do conector BNC fêmea.
      3 – Fixe o conector BNC fêmea no furo com as arruelas e porcas que vêm com ele.
      4 – Faça o biquad com o fio de cobre com a ajuda de um alicate de bico fino.
      5 – Solde o biquad no pino centel do conector BNC fêmea (como mostra a foto no post)
      6 – Confeccione o cabo com o conector BNC macho numa ponta e o conector próprio do modem na outra.
      7 – Você pode fazer mais furos na placa de circuito impresso para bolar um suporte para a antena.

      Se for colocar a antena do lado de fora da casa, lembre-se de isolar todas as conexões com cola de silicone e fita de autofusão.

      Abraço.

      • carlos alberto benicio da silva said

        ola desculpe pela demora da resposta,venho por meio desta agradecer pela atenção,seu site é muito instrutivo,descobri navegando na net,estão de parabens pelas dicas,fiz a antena sugerida ,não é que funciona,um grande abraço,sempre estou aqui vendo a dica de voces

      • stellarium said

        Eu que agradeço, Carlos.
        Se quiser sugerir outros temas, fique à vontade.

        Abraço.

  59. john ricardo said

    gostaria que me ajudaçe a resouver esse poblema de o sinal 3G da oi chegar na minha sala so 1 ponto e no meu quarto onde esta o computador so chega o sinal 2G 3 pontos

    • stellarium said

      Olá João.

      O que você chama de “dois pontos” e “três pontos” é o nível de sinal que o programa do modem indica quando você o abre?

      Você vai precisar fazer uma pequena pesquisa. Dê uma volta nas redondezas da sua casa (ou apartamento) e faça um croqui de um mapa, onde você vai colocar a posição da sua casa e a posição de todas as torres de celular que você encontrar num raio de 2 km. Coloque nesse mapa, também, todos os obstáculos entre a sua casa e as torres (morros, árvores, prédios, muros, etc.).

      Construa ou adquira uma antena direcional (pode ser aquela de garrafa pet que coloquei num dos posts do blog Alma Livre). Aponte a antena para a torre mais próxima (seguindo o mapa). Se não der certo, aponte para a segunda, e assim sucessivamente até você encontrar uma com um sinal aceitável para você. Se não der certo, aconselho você a adquirir uma antena direcional comercial.

      Lembre-se. Quanto mais obstáculos, pior o sinal. Por exemplo: eu trabalho num bairro com ótima cobertura, mas minha internet não funciona direito na minha sala porque o telhado do prédio é de zinco. Bebedouros, grades nas janelas, folhagens, etc. também atrapalham o sinal.

      Para distribuir o sinal dentro da sua casa tem duas alternativas:
      1 – Um repetidor passivo (que é barato e pode funcionar ou não);
      2 – Um roteador para modems 3G (que é caro – cerca de 400 reais – mas funciona como um roteador wireless comum, só que ao invés de uma porta ADSL, ele tem um conector USB para você colocar o modem).

      O repetidor passivo, nada mais é do que uma antena interna conectada à uma antena externa de alto ganho, por cabos coaxiais. Eu pretendo colocar um post mostrando como se faz em breve.

      Com o roteador, você pode colocá-lo no ponto onde o sinal é melhor e fazer uma rede interna wirelles para acessá-lo.

      Espero que isso possa ajudá-lo. Qualquer dúvida, fique à vontade para me perguntar.

      Abraço.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 448 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: