O Futuro é a Liberdade

Discussões sobre Software Livre e Sociedade

Netbooks: Qual a configuração ideal de um netbook para uso cotidiano?

Publicado por Paulo em 13/08/2009

NetbooksAdaptado do texto de Darren Gladstone, da PC World/EUA, sobre notebooks, disponível aqui: http://pcworld.uol.com.br/dicas/2009/08/07/qual-a-configuracao-ideal-de-um-notebook-para-uso-cotidiano/.
.
.
.
Convenhamos: um usuário comum de computador não precisa de um PC superpoderoso para acessar a internet, receber e mandar e-mails, editar documentos no Office e, nos momentos de lazer, ouvir músicas, assistir vídeos ou jogar algum joguinho. A situação é a mesma de quem busca um netbook cujo perfil de utilização seja este.Assim, antes de desembolsar seu rico dinheirinho na compra do seu netbook, avalie os itens abaixo. Eles irão ajudá-lo a encontrar o modelo ideal que irá resolver seus problemas sem causar um rombo em sua conta corrente.

CPU: Hoje em dia a maioria dos netbooks oferece um desempenho satisfatório para a maioria das tarefas do dia a dia. Além disso, as opções são poucas em termos de processadores: Intel Atom N270, Intel Atom N280 e Via C7M, na maioria dos casos. Recomendo não escolher equipamentos com o Via C7M por dois motivos:

  1. O desempenho é inferior ao Intel Atom e o preço dos equipamentos é muito semelhante;
  2. Há o perigo de incompatibilidades com sistemas operacionais como GNU/Linux. A Via é conhecida na comunidade Linux como uma das empresas mais avessas a dar suporte ao sistema.

Memória: A forma mais rápida e barata de melhorar a performance de qualquer computador é aumentar quantidade de memória RAM instalada. Atualmente a maioria das máquinas oferece entre 512 megabytes (MB) e 1 gigabytes (GB) de RAM. Quanto mais memória, melhor. Expandir a memória desses pequenos é possível, mas verifique se o modelo permite isso e qual o máximo de memória suportada por ele. A memória extra será fundamental para a longevidade do seu portátil.

Chip gráfico (GPU): Também não há muita opção nesse caso. Procure experimentar o equipamento que estiver comprando **antes** da compra. Verifique as configurações e os fabricantes dos diversos componentes e fuja de fabricantes como Via.

Tamanho e resolução da tela: A resolução de tela encontrada em 99% dos equipamentos é de 1024 x 600 pontos e raramente é possível visualizar gráficos em 3D. A excessão fica por conta do IdeaPad S10 da Lenovo que, segundo o fabricante, suporta gráficos em 3D. As melhores opções são os modelos com telas de 10 polegadas, no entanto, os modelos de 9 polegadas cumprem bem sua tarefa. Fuja dos modelos de 7 polegadas a não ser que você tenha menos de 10 anos de idade.

Bateria: Antes de definir este tópico, pense quanto tempo você fica longe de uma tomada. Na média, um netbook pode ter autonomias entre 2,5 e 8 horas com uma única carga. Na maioria dos modelos é possível comprar baterias adicionais com maior capacidade. Se não pretende passar muito tempo desconectado de uma fonte de energia, não se preocupe em adquirir uma bateria maior. Mas se não for este seu caso, procure por máquinas com baterias de maior capacidade, e evite confiar nas informações dos fabricantes sobre a duração delas – geralmente eles consideram a duração da bateria sem que algumas funções do notebook estejam funcionando (como reduzir o brilho da tela ou desligar o Wi-Fi).

Conectividade: Muitas das máquinas para tarefas cotidianas oferecem entre duas e quatro portas USB, leitor de cartão de memória Memory Stick/SD, webcam integrada, saída para fone de ouvido, porta VGA e conector ethernet. E sem exceções, estes netbooks possuem pelo menos plataforma wireless 802.11g para acessar redes sem fio. Há modelos com bluetooth e/ou modem 3G integrados, sendo que a venda de netbooks com modems 3G é, normalmente, casada com a aquisição de um plano de dados de alguma operadora.

Opções de armazenamento: A maioria dos netbooks está, atualmente, vindo com discos rígidos entre 60GB e 160 GB. A utilização de discos de estado sólido, como nos primeiros modelos está se tornando cada vez mais uma realidade. Já é possível encontrar modelos com 32 GB de disco em estado sólido. Esta opção, apesar de encarecer o produto, é muito mais segura do ponto de vista da integridade dos dados, além de muito mais econômica do ponto de vista de energia (leia-se: autonomia de bateria), já que não utiliza partes mecânicas móveis (motores e motores de passo), como nos discos rígidos tradicionais. De qualquer forma, é possível utilizar uma mistura dos dois métodos: uma máquina com disco rígido tradicional e leitores de cartões de memória e entradas USB para pendrives. Dê preferência para modelos com o maior número de entradas desses tipos possível. Não esqueça de verificar se o modelo tem saída para monitores VGA. Essa saída é bastante útil quando você quiser “transformar seu netbook em um desktop”, plugando um teclado, um mouse e um monitor de vídeo externos (sim, isso é possível!!)

Teclado e touchpad: É uma questão pessoal, mas modelos com teclas pequenas podem ser incômodos para pessoas com mãos grandes. O mesmo acontece com o touchpad. O melhor mesmo é experimentar na loja para decidir qual se adapta melhor ao seu caso.

Sistema Operacional: Existem modelos com GNU/Linux e Microsoft Windows XP. O suporte da Microsoft para Windows XP acabará em breve, o que significa que os usuários desse sistema operacional ficarão sem atualizações de segurança. Os netbooks, por definição, são máquinas com recursos mais modestos que os notebooks e, por esse motivo, não rodarão o Microsoft Windows Vista, nem o Windows 7 de maneira satisfatória, já que esses dois sistemas exigem máquinas com recursos maiores. Portanto recomendo a compra de equipamentos com GNU/Linux. Mesmo que você opte por comprar uma máquina com Windows XP, no futuro, considere instalar alguma distribuição GNU/Linux para não ficar a mercê de vírus, crackers e das decisões unilaterais da Microsoft. Atualmente, distribuições como Ubuntu, Fedora e Mandriva funcionam muito bem nesses equipamentos e, são fáceis de usar, têm suporte, estão quase totalmente livres de vírus e crackers, além de serem gratuitas.

O texto acima foi adaptado de um texto publicado pela PC Word. As análises e opiniões acima são de minha responsabilidade, não tendo a PC Word, nem o autor do texto original, qualquer responsabilidade sobre elas.

3g Está com problemas em configurar seu modem no Linux?
Tem problemas de conexão e sinal baixo?

Se você mora na região de Curitiba, eu posso ajudar.
Deixe um comentário neste post que entrarei em contato.
About these ads

125 Respostas para “Netbooks: Qual a configuração ideal de um netbook para uso cotidiano?”

  1. marcos disse

    Ola ganhei um mine netbook tela de 7 polegadas com Win CE 5.0 Megatron pc703 e gostaria de saber se da para instalar o Android 1.6 nele o Win CE e ruin.

  2. marcos disse

    Ola ganhei um mime netbook Win CE 5.0 703 Megatron gostaria de saber se daria para instalar o Android 1.6 nele o Win CE e muito ruin.

  3. Sara disse

    Boa noite a todos, ao ligar meu notbook mandiva linux cliquei em restauração via hd esperei instalar mais tava demorando muito então cancelei desde então a tela do not ficou preta com umas letras não sei o que fazer, alguém pode me ajuda?, obrigado!

    • Paulo disse

      Ligue para a assistência técnica. não há muito o que você possa fazer sem conhecimento técnico, nesta situação.

  4. victor zandamela disse

    boa noite, tenho um leptop hp core i5, que cortou o som pra as colunas do mesmo, mas ligando o cabo de som para o ampificador, o som sai normalmente. ja tentei configurar e ate trocar do sistema mas ainda continua. peco ajuda, o que faco

  5. Paulo, boa tarde.
    Tem horas que eu percebo que você se irrita com essas empresas que vendem lixo tecnológico.
    CCE, Positivo, Philco, Intelbras, Novadata, Amazon, Toshiba, Kennex e muitas outras são realmente marcas da pior espécie, mas temos uma marca campeão de problemas, sabe qual é?????
    Vai ganhar um doce se acertar.. kkkkk
    Eu respondo, é o usuário.

    Essa marca é a pior de todas, já ví várias “marcas” de usuário acabar com um note mesmo sendo top de linha, tirando a Apple que realmente depende de uma “marca” de usuário top de linha para acabar com ele também.
    Mas enfim, todas as marcas citadas por mim, realmente eu não recomendo e não compro, só se me der de graça.

    Percebo também que muitos dos post’s aqui são de pessoas na faixa de idade entre 15 e 25 anos, logo é repetitivo você dizer que não compre essa marca.

    Uma sugestão que dou a você, se me permite é claro, seria editar o texto listar as marcas top de lixo, fazendo uma breve descrição do porque não comprar.

    Talvez, assim os posts serão mais objetivos, as dúvidas serão mais especificas e etc.
    Já dei suporte, hoje corro disso, quando me perguntam, qual marcar comprar já digo assim.
    Apenas 5 em ordem de importância.

    Lenovo (Trabalhei na IBM, essa empresa preza muito por seu nome, logo quando venderam a base fabril, uma das coisas que deixaram bem claro para os compradores foi. Não manchem o nome IBM fazendo maquinas top de lixo, por favor!)
    HP
    ASUS
    ACER
    SAMSUNG ( aqui é válido destacar, comprar apenas maquinas de mediana à top, as maquinas de baixo desempenho não são boas.

    Fica a dica para as “marcas” de usuário do blog. (o computador não é feito de computador e sim de pessoas) e (não foi o computador que morreu, foi o usuário que o matou).

    Abraços, o texto que você postou é muito bom.

    • Paulo disse

      Boa tarde, Fernando.

      Tem horas que eu percebo que você se irrita com essas empresas que vendem lixo tecnológico.

      Quando a gente escreve num blog, ninguém que leia vê o estado de espírito de quem escreve. Essa é uma das coisas que o texto escrito não consegue passar. A “percepção” do sentimento é unicamente uma preconcepção de quem lê.

      CCE, Positivo, Philco, Intelbras, Novadata, Amazon, Toshiba, Kennex e muitas outras são realmente marcas da pior espécie, mas temos uma marca campeão de problemas, sabe qual é?????
      Vai ganhar um doce se acertar.. kkkkk
      Eu respondo, é o usuário.

      Respeitosamente, eu discordo. Veja bem: quando você compra uma TV, um microondas, ou mesmo um smartphone, vc faz algum curso ou tem algum tipo de treinamento pra mexer nele? Não. Por que alguém deveria fazer curso de informática pra aprender a mexer com o computador? O fato é que não só os computadores, mas os sistemas operacionais e os aplicativos como um todo são mal feitos, mal projetados e seguem uma linha básica: obsolescência planejada. Se algo funcionasse realmente bem, fosse realmente eficiente no que se propõe a fazer precisaria de atualizações de 30 em 30 dias? O fato é que todo mundo, desde o software livre ao proprietário, desde os Commodore 64 até os PCs top de linha de hoje, todo mundo faz uma coisinha meia boca pra vender, e depois solta outra, logo depois, com uma funcionalidadezinha que não tinha no anterior, só pro povão trocar de máquina ou de software.

      Ah! Mas ninguém consegue fazer algo que seja 100% na primeira! Mentira! É perfeitamente possível fazer algo bom de primeira. Um exemplo disso é o Boeing 737, uma máquina que existe desde a década de 1960. Já sofreu inúmeras atualizações, mas a célula estrutural básica é a mesma desde aquela época. Outro exemplo aeronáutico: o cargueiro Lockheed C130 Hercules, que voa desde a década de 1950. Quer um exemplo tecnológico: As sondas Voyager que estão funcionando desde a década de 1970. Quer um exemplo mais distante? Uma lâmpada incandescente que existe na casa do corpo de bombeiros de uma cidadezinha na Califórnia que funciona desde o final do século XIX (http://www.centennialbulb.org/). O usuário tem culpa sim: tem culpa de ser tolo o suficiente pra não exigir que os produtos que compra sejam bons mesmo. Tem culpa de aceitar facilmente que qualquer coisa dura pouco e é frágil demais pra ter longa vida.

      Percebo também que muitos dos post’s aqui são de pessoas na faixa de idade entre 15 e 25 anos, logo é repetitivo você dizer que não compre essa marca.

      Não tenho o costume de responder a mesma pergunta várias vezes. Pra falar a verdade, nem me acho no dever de responder nada, já que a informação que coloco aqui é o que eu tinha pra dizer, de graça e sem compromisso. Quem achar que serve pra si, fique à vontade. Quem achar que não, também. Se respondo é porque tenho tempo e disposição pra fazer. A maioria das perguntas a própria pessoa que as fez teria condições de encontrar a resposta com uma pesquisa rápida no Google. Mas a maioria acha que escrever um texto, clicar no botão enviar, esperar eu moderar o comentário, esperar eu ter tempo e saco pra responder, e perceber que a resposta nem sempre é a que ele gostaria de ver, é mais rápido. Vai entender… :-P

      Trabalhei na IBM, essa empresa preza muito por seu nome, logo quando venderam a base fabril, uma das coisas que deixaram bem claro para os compradores foi. Não manchem o nome IBM fazendo maquinas top de lixo, por favor!

      Então você sabe que a IBM quase faliu na década de 80 por ter tentado, sem sucesso, dar um golpe no mercado, né? O primeiro top de lixo da era do PC foi criado pela IBM e se chamava PCXT e era impulsionado por outro top de lixo chamado MS-DOS, que o Bill Gates praticamente roubou de um infeliz nos EUA (pagou uma merreca por ele, com dinheiro que recebeu adiantado da IBM, que acreditou que ele desenvolveria um sistema operacional para o seu novo Personal Computer). Computador esse que ela abriu o hardware para o mercado, fez a indústria toda produzir, pra depois tentar introduzir a tal tecnologia de micro canal que derrubaria todo mundo de uma vez. Deu com os burros n’água porque a indústria se uniu e criou tecnologias tão boas ou melhores do que a de microcanal, sem precisar abandonar a arquitetura. E é por isso que a arquitetura do PC, hoje, é de domínio público (hardware livre). A IBM se finge de boa moça, mas é uma grande !@#$%$#@!. :-)

      Obrigado pelo comentário, Fernando. É bom ver que ainda tem vida inteligente na web…

      Abração.

  6. ola boa noite comprei um netbook da sansung e gostaria de configura-lo sera q vc poderia me ajudar ?

    • Paulo disse

      Boa noite, Carolina.

      Vai depender do que você entende por “ajudar a configurar”. Se você vai usar Linux, posso tentar te ajudar. Caso contrário, não.

      Abraço.

  7. Anna Karollyne disse

    como eu faço pra virar a imagem do meu notbook android Airis kiro 10021 qundo eu abro o jogo ou os programas fica deitado a imagem.
    estou aguardando alguma resposta!

  8. RAFAEL SANTOS disse

    oi queria saber se meu note da positivo, se ele e capacitado para rodar combat arms.
    positivo Premium-Celeron(r)dual-core cpu – t3000 1.80GHz mem=2,00Gb

    MUITO OBRIGADO

  9. Geceano Freitas disse

    Puxa cara, minha namorada e eu compramos um net da Philco da mesma confiuração do da moça lá em cima. E aí vi lá em cima o que escreveu sobre a Philco. Mas você acha que para uso na faculdade, conexão com wi fi, criação de documentos (sistema operacional: linux mandriva. Pelo que vi você prefeqe Lixux a Windows né?). E voltando ao Philco. Você acha que ê ruim mesmo? Pesquisei muito, mas na net marcas como Acer, hp, asus, e outras q falou q são boas só tem indisponível. Parece conveniente pra eles. As outras marcas sempre estao esgotadas. E nas lojas físicas idem. Desculpe voltar voltar ao assunto. Obrigado por responder.

    • Paulo disse

      Oi Geceano

      Eu acho que num curto período de tempo vocês vão se decepcionar com o Linux que essa pilantragem da Philco instalou nesse notebook. E não é só isso: O Mandriva é uma distribuição Linux mantida por uma empresa que há poucos anos atrás declarou falência. Não há muitas notícias sobre o Mandriva nem na mídia especializada, nem nas mais ativas comunidades de software livre. O que vocês vão fazer? Vão instalar um Windows pirata, como todos os que passaram pela mesma experiência. Pior: Vão querer o último Windows 8 e não vão ler o que saiu na mídia internacional sobre ele.

      Voltando ao Philco: a mesma amiga que comprou e se decepcionou com ele, percebeu que depois de algum tempo, o infeliz deu defeito. Te tão aborrecida que ficou, preferiu comprar um Acer do que consertar o Philco. Esse notebook é uma bomba feita pra enganar as pessoas.

      Tire você suas próprias conclusões. Se quiser comprar alguma coisa que preste, vá você mesmo em lojas físicas e compre nelas. Pessoalmente, eu não compro mais computadores em lojas online.

      Abraço.

      • Geceano Freitas disse

        Resumindo Paulo, desculpe a ignorância, me diga se seria mais vantajoso instalar o windows, pois entendi que o windows é ruim e tal, mas você não fala muito bem do Linux. O que há a se fazer? Pode me ajudar?

      • Paulo disse

        Se for optar pelo Windows, Instale o Seven. Se preferir o Linux que, na minha opinião, é muito melhor, mais seguro e confiável, você vai ter de devolver essa máquina e comprar outra menos “exótica”.

        Abraço.

      • Geceano Freitas disse

        Ferrou então…rs. Problema é que andei tanto e não achei o Acer q era meu preferido… aí na necessidade comprei esse Philco. Mas mto obrigado por dispor do seu tempo para me responder cara.

      • Paulo disse

        Disponha.

  10. Gilson Oliveira disse

    Olá, amigo. Primeiramente parabéns pelos posts, são bem esclarecedores. Possuo um net hp mini com windows, e gostaria de instalar o linux ubuntu, que conforme suas declarações é mais seguro. Eu consigo fazer a mudança de programas?.

  11. rodrigo sousa disse

    amigos, meu netebook windows ce 6.0, estar com um defeito no seu display, a tela estar toda branca não aparece nada na tela, como eu faço para ajustar a tela???

  12. nycolas disse

    amigo por favor me responda tenho um netbook achei uma emória compativel em tdo mas …. é para notebook posso comprar ela e usar normalmente?abraços

  13. Imperatyvorv disse

    Cara arrumei um com um colega meu na troca de um ps2 e alguns jogos troquei pelo um notebook dell e um netbook sem marca meio chingling, ele usa android 2.2 CPU WM8650 800Mhz Tela : 7,00 pol 800*480 memoria ddr 256 mb e hd de 80 gb . Sera que ele funciona pelo menos um ubuntu ?

    • Paulo disse

      Cara, eu nunca tentei instalar linux num desses. Mas sei que alguns vêm com Windows CE e outros vem com Android. Portanto dá pra instalar Android neles, ou talvez o Ubuntu Mobile.

  14. Stella disse

    Ola boom diaa, estou querendo comprar um netbook pra usar na faculdade, o básico acessar internet e usar o pacote do office, principalmente o excel…. O que me diz desse modelo aqui: Netbook Philco Intel® Atom™ Dual Core N2600, 10D-B123LM, Branco Brilhante, 2GB, HD 320GB, 10″ LED, Webcam, Wireless e HDMI – Linux

    Aguardo resposta :)

    • Paulo disse

      Eu NÃO recomendo Philco. Eu recomendo Acer, Asus, Gateway (que é uma das marcas da Acer), HP, Lenovo e Samsung. Fuja de Positivo, Philco, CCE e outras marcas exóticas. Preste bem atenção: esse Philco que você quer comprar vem com o sistema operacional Linux. NÃO É WINDOWS, portanto, NÃO RODA EXCEL. Ele roda LibreOffice. OpenOffice, BrOffice e outros programas de escritório que, na minha opinião pessoal, são muito melhores do que o M$Office.

      Se a sua intenção é apagar o Linux e instalar o Windows, boa sorte pra você. Mas lembre-se que a Microsoft deliberadamente abre brechas no seu computador para que crackers invadam sua máquina e recolham dados sobre você. Não acredita? Leia as últimas notícias: http://redmondmag.com/articles/2013/06/14/zero-day-security-info.aspx

      Abraço.

  15. Evenaldo Leal de Sousa disse

    Boa tarde. Estou comprando um netbook com sistema operacional android 4.0 Gostaria de saber se esse sistema é bom ou não?

  16. Vanessa disse

    Olá, a resolução do meu netbook é 1024 x 600. Nunca vou conseguir abrir arquivos em pdf?

    Obrigada

    • Paulo disse

      Não há relação entre o fato da sua resolução ser 1024×60 e você não conseguir abrir arquivos em PDF. Pergunto: Você instalou algum programa que abra os arquivos pdf?

  17. viviane diniz disse

    Gostaria de saber como faço para acessa meu editor de texto, ele parou de responder , simplismente nao abre o aplicativo.

  18. Paula disse

    Boa Tarde!!
    Gostaria de saber se esse net é bom?
    Netbook 10” Android 2.3 c/ memória de 16GB, 4 USB, Wireless, Leitor de Cartões – KIRA N10021 – Airis
    vou usar pra navegar na net quando viajar, e meu filho tbm gosta muito de jogar, gostaria de saber se ele costuma dar problema, pode me ajudar? obg!!

  19. aline ribeiro disse

    Olá, boa tarde.
    Gostaria de saber se o net airis tem editor de texto ou tem como instalar.
    Obrigada.

  20. breno plaza disse

    meu irmao tem um airis kira e ele esta achando a internete muito lenta qual o melhor navegador para um airis kira ?

    • Paulo disse

      O Airis Kira utiliza o sistema operacional Android. Há vários navegadores disponíveis para esse sistema no play.google.com. O melhor é aquele que o usuário se sentir mais confortável e satisfeito. É questão de gosto.

      Abraço.

  21. Caio César disse

    Tenho um netbook HP MINI, e n consigo ver vídeos em HD no YouTube usando Google Chrome nem IE9. O vídeo fica lento, com a imagem distante do som. Tenho velocidade de 10 mega em casa, e a barrinha cinza fica meio distante da vermelha. O sistema dele é Windows 7 Starter, tenho o Adobe Flash Player 11. O que fazer pra conseguir ver vídeo em HD pelo YouTube ? Ajudem !!

    • Paulo disse

      O problema não é a sua velocidade da internet, nem seu sistema operacional. O problema é que o HP Mini não possui um controlador de vídeo que reproduza vídeos em HD. O mesmo acontece com um dos meus netbooks da Acer que roda Ubuntu. O que dá pra fazer é configurar o seu Youtube para converter os vídeos HD em uma resolução menor para que seja possível você assisti-los no seu netbook. Isso você faz nas suas configurações de perfil do Youtube.

      Abraço.

  22. PATRICIA RIBEIRO disse

    QUAL NETBOOK É MELHOR AIRIS OU HP ?

    • Paulo disse

      O melhor é aquele que melhor atender ao que você espera que ele faça, pelo menor preço. Então responda à pergunta “O que quero fazer com um netbook?”.

      Abraço.

  23. Bianca Santtana . disse

    Booa ttarde (: , esse netbook Airis Kira n10021 , ée bbom mesmo ?
    Tela:
    - Panorâmica TFT 10″
    - Resolução 1024×600

    Processador:
    - ARM11 iMAPx210 até 1.00 GHz

    Controlador gráfico:
    - Integrado (Memória Compartilhada)
    - Compatível com alta definição HD 720p

    Memória e armazenamento:
    - 512 MB DDR2
    - 4 GB NAND Flash (MLC)

    Conectividade:
    - 4 x USB 2.0 (compatível USB 1.1)
    - Leitor de cartões micro SD/SD-HC
    - Mini HDMI
    - WebCam 0.3 Mpix.

    Comunicação:
    - Rede sem fio 802.11bgn
    - Rede 10/100 Mb (RJ-45)

    Som:
    - Estéreo
    - Alto-falante e microfone integrados
    - Entrada e saída de linha

    Dispositivos de entrada:
    - Teclado 82 teclas
    - Touchpad + 2 botões

    Dimensões aproximadas (cm):
    - Largura: 24.66
    - Profundidade: 17.27
    - Altura: 2.45

    Batería e alimentação:
    - Batería de Polímero de Litio para autonomía 6 horas aproximadamente
    - Adaptador de corrente AC/DC

    Sistema Operacional e software:
    - Android 2.3
    - Suite Ofimática
    - Internet Explorer
    - Gestor de e-mail
    - Leitor PDF
    - Reprodutor Áudio/Video
    - Acesso ao Market para baixar aplicativos e jogo

    • Paulo disse

      Boa tarde.

      Bom pra quê? Tudo vai depender do que você espera de um netbook.

      Abraço.

      • Andréia Baia Prestes disse

        Olá, também tenho interesse em comprar um desse modelo, Para mim seria uso comum: carregar durante viagens, para produção e edição de textos, acessar emails, etc. Um dos recursos mais pesados seria o google earth, pois trabalho bastante com localização em mapas e coisas desse tipo. Para este tipo de uso, você diria que se trata de uma boa máquina?

      • Paulo disse

        Boa noite.

        Eu diria que você está no limite entre uma máquina dessas e um netbook mais potente. Pense no Airis como um tablet com teclado. O que você faz num tablet, faz nele. Não sei dizer se isso atende à sua necessidade.

        Abraço

  24. Carina disse

    Posso Instalar O Pacote Office No Netbook Airis Android 23 ?

    • Paulo disse

      Não. Não pode. A Micro$oft não oferece uma versão para Android porque querem que você fique presa ao Ruindows.

  25. Paulo Victor disse

    Oi!

    Bom, eu gostaria de comprar um netbook para usar internet, realizar trabalhos com planilhas, textos, slides, jogar alguns jogos bobos, assistir filmes em qualidade 720p e eventualmente usar CAD. O tamanho da tela não seria problema para mim, e acredito que o tamanho do teclado também não seria, a dúvida é quanto ao hardware. Por exemplo, gostaria de saber se eu poderia utilizar um browser de internet com umas 4 ou 5 abas abertas, junto com msn e um player de música sem o sistema ficar lento. Ou usar o CAD, sem o mesmo ficar lento, usar umas 2 ou 3 planilhas abertas, junto com um documento de word. Enfim, nenhum programa muito pesado, mas realizando multi tarefas.
    Fiquei interessado nesse netbook da asus: Eee Pc 1025C – Processador Intel Atom N2600 (Dual Core 1.6GHz), memória de 2GB DDR3 (máximo de 2GB), Hard Disk de 500GB SATA, WLAN 802.11 b/g/n@2.4GHz, tela de 10.1 polegadas LED Backlight WSVGA (1024×600) Screen, WebCam de 0.3 MP, leitor de cartões: SD, SDHC, MMC. 1x VGA, 3x USB 2.0, 1x LAN RJ-45, 1x HDMI, 1x Audio Jack (Headphone/Mic-In), bateria de 3 células, Windows 7 Starter

    É o que mais me agradou, embora o 1215B, com AMD C5, e chip acelerador de gráficos também esteja me dando algumas dúvidas.

    Conseguiria usar as funções citadas acima com o 1025C? Entre o 1215B e o 1025C, qual realizaria melhor as funções que desejo?

    Desde já obrigado!

    • Paulo disse

      Não sei como ele se comporta no Windows, mas no Linux Ubuntu, ele roda muito bem para o que você quer.

      Abraço.

      • Paulo Victor disse

        Obrigado!

        Mas o Ubuntu tem alguma limitação de compatibilidade com algum programa? Ou todos os programas que eu poderia utilizar no win 7 posso também utilizar no Ubuntu?

      • Paulo disse

        A pergunta está equivocada. Não é o Ubuntu que tem de ser compatível com algum programa. São os programas que têm de ser compatíveis com o Ubuntu.

      • Paulo Victor disse

        Ok, tentarei com o Windows. Caso contrário testo o Ubuntu!

  26. Gabillima__@hotmail.com disse

    Olá, gostaria de saber sobre um problema na tela do meu netbook emachine… a tela quando é manuseada acaba falhando o problema pode ser mal contato em algum fio da tela?

  27. Derlane Lima disse

    12445555 – Netbook 10,2″ Colors Atom 450 c/ Webcam
    Tela 10.2 “WXGA LED
    Backlight(1024×600)
    CPU Intel Atom N450 ® ™
    Chipset Intel NM10
    Memória 1GB DDR2 SO-DIMM
    Rede sem fio de dados WLAN 802.11 b / g 2.4GHz @ *Bluetooth2.1 + EDR *
    Hard Disk Storage 160 GB
    Câmera 1.3M Pixel
    Áudio Oi-Definition Audio CODEC stereo Digital Mic
    Entrada / Saída 1 x conector VGA 2 x USB 2.0 LAN 1 x RJ-45Jack 2 x Áudio (Fone de Ouvido / Mic-in) Leitor de cartão: MMC / SD (SDHC)
    Bateria 3 células Li-ion Battery Pack, 2.5hrs vida da bateria
    12445555 – Netbook 10,2″ Colors Atom 450 c/ Webcam
    Tela 10.2 “WXGA LED
    Backlight(1024×600)
    CPU Intel Atom N450 ® ™
    Chipset Intel NM10
    Memória 1GB DDR2 SO-DIMM
    Rede sem fio de dados WLAN 802.11 b / g 2.4GHz @ *Bluetooth2.1 + EDR *
    Hard Disk Storage 160 GB
    Câmera 1.3M Pixel
    Áudio Oi-Definition Audio CODEC stereo Digital Mic
    Entrada / Saída 1 x conector VGA 2 x USB 2.0 LAN 1 x RJ-45Jack 2 x Áudio (Fone de Ouvido / Mic-in) Leitor de cartão: MMC / SD (SDHC)
    Bateria 3 células Li-ion Battery Pack, 2.5hrs vida da bateria
    12445555 – Netbook 10,2″ Colors Atom 450 c/ Webcam
    Tela 10.2 “WXGA LED
    Backlight(1024×600)
    CPU Intel Atom N450 ® ™
    Chipset Intel NM10
    Memória 1GB DDR2 SO-DIMM
    Rede sem fio de dados WLAN 802.11 b / g 2.4GHz @ *Bluetooth2.1 + EDR *
    Hard Disk Storage 160 GB
    Câmera 1.3M Pixel
    Áudio Oi-Definition Audio CODEC stereo Digital Mic
    Entrada / Saída 1 x conector VGA 2 x USB 2.0 LAN 1 x RJ-45Jack 2 x Áudio (Fone de Ouvido / Mic-in) Leitor de cartão: MMC / SD (SDHC)
    Bateria 3 células Li-ion Battery Pack, 2.5hrs vida da bateria
    Vc indicaria este netbook para trabalho?

  28. Raquel disse

    Oie sera que você pode me ajudar,

    Quero comprar um net para usar na faculdade, fazer textos, trabalhos, entrar na internet, facebook (eu ja tenho um note, bem bom da Dell) , o net seria mesmo porque é leve fácil de carregar pois estou sempre correndo para la e para ca. Enfim, estou em duvida entre esses dois modelos, um é Android e não sei se é bom ou ruim e ninguém sabe me dizer se é ou não. Segue:

    1 Opção:
    12445555 – Netbook 10,2″ Colors Atom 450 c/ Webcam
    Tela 10.2 “WXGA LED
    Backlight(1024×600)
    CPU Intel Atom N450 ® ™
    Chipset Intel NM10
    Memória 1GB DDR2 SO-DIMM
    Rede sem fio de dados WLAN 802.11 b / g 2.4GHz @ *Bluetooth2.1 + EDR *
    Hard Disk Storage 160 GB
    Câmera 1.3M Pixel
    Áudio Oi-Definition Audio CODEC stereo Digital Mic
    Entrada / Saída 1 x conector VGA 2 x USB 2.0 LAN 1 x RJ-45Jack 2 x Áudio (Fone de Ouvido / Mic-in) Leitor de cartão: MMC / SD (SDHC)
    Bateria 3 células Li-ion Battery Pack, 2.5hrs vida da bateria

    2 Opção:

    Netbook AIRIS 10,0″ iMAPx210 ARM11, 512MB de memória, Leitor de cartões, Android 2.3 – Branco
    Códigos N10021
    Sistema operacional: Android 2.3
    Processador: iMAPx210 ARM11 até 1.0 GHz
    Tela: TFT 10?? Panorâmica (1024×600)
    WebCam: 0.3 Megapixels
    Memória: Interna: 4GB Flash / RAM: 512MB DDR2
    Bateria: Ion Lítio Recarregável com autonomia de até 7 horas
    Conectividade: Leitor de cartões micro SD.
    LAN: 10/100 Mb (RJ-45)
    HDMI: Saída mini HDMI
    Alto-falante: Integrado / saída para fone de ouvido
    USB: 4 portas USB
    Microfone: Integrado
    Funções Multimídia: Reproduz arquivos em formato: ASF, AVI, WMV, 3GP, MP4, FLV, BMP, JPG, PNG, TXT, MP3, WAV, m4a
    Documentos: Excel, Word, Power Point, PDF
    WiFi: 802.11bgn
    Dimensões Produto: 246,6mm L X 172,7mm P X 24,5mm A
    Peso Produto: 874 g
    Garantia: 1 ano
    Códigos de Barra: 8436042728527
    Peso Embalagem Primária: 1295 g
    Dimensões Embalagem Primária: 26mm L X 185mm P X 55mm A

    Muito Obrigada desde já!

    • Paulo disse

      Eu ficaria com a primeira opção.

      O Airis é muito bom pra quem pensa em mobilidade, mas pra edição de documentos em sala de aula, apresentações, etc, vai ser uma dor de cabeça. Pense no Airis como um tablet com teclado, ou seja, um smartphone grande com teclado. O outro, que você não citou a marca, é uma computador pequeno.

  29. Tailane disse

    comprei um netbook positivo,ate o momento estou gostando.Gostaria de saber como eu troco o sistema é windows 7?

  30. Bianca Santos disse

    Eu estou querendo comprar um netbook da Samsung a energia solar. Vi também que tem notebook samsung a energia solar, porém com processador Atom que é típico de netbook, será que estaria fazendo uma boa compra? Queria saber se seria uma boa compra pois ele tem instalado o Windows 7? Pretendo usar o aparelho para fazer trabalho do tipo docx, mexer nos emails e rede sociais, downloads, ver videos no youtube e tbm tenho mania de abrir mais de uma guia será que conseguirei fazer isto em um dispositivo Atom? Eu gostei pela durabilidade da bateria, mas como tô fazendo faculdade preiso de um de baixo consumo de energia pois trabalho com educação preciso fazer para casas e avaliações e estudo, então tem que abrir Adobe, será que dá?

    • Paulo disse

      Boa tarde, Bianca

      Eu tenho um netbook com um Atom 270 e outro com Atom 450. Ambos funcionam perfeitamente bem para essas tarefas. Entretanto eu uso Linux, que é um sistema mais leve e menos problemático do que o Windows. Meus filhos têm um Atom 450 com Windows 7. Eles reclamam muito de lentidão e travamentos. Enfim, acho que se você pretende usar Windows, ainda mais em versões mais recentes, você pode ter problemas. Com Windows XP já era um pouco difícil lidar com netbooks. Se você pretende usar Linux (Ubuntu, por exemplo) não precisa se preocupar com o desempenho.

      Abraço.

  31. Bianca Santos disse

    Eu estou querendo comprar um netbook da Samsung a energia solar. Vi também que tem notebook samsung a energia solar, porém com processador Atom que é típico de netbook, será que estaria fazendo uma boa compra? Queria saber se seria uma boa compra pois ele tem instalado o Windows 7?

  32. Tacio disse

    Olá ,estou querendo comprar um mini netbook ,aqueles baratinhos e que tem 7 polegadas ,eu vi que vc falou pra fugir dos de 7 ,mas eu queria saber se ele é satisfatório pra ver filmes em .avi e .wmv , baixar filmes e entrar na internet ,editar fotos e textos ,power point e excel ,autocad 2010 e tb jogar emuladores de mame e super nes ,eu só jogo games antigos ,nao sou chegado a era 3D dos games.
    a configuração dele é essa:
    mini netbook
    CPU: VIA 8650 800MHz
    Sistema Operacional: Google Android 2.2 Froyo
    Memória RAM: 256MB
    Armazenamento: 4GB
    Suporta Cartão de Memória MicroSD externo até 16GB
    Tela: 7 Polegadas TFT LCD Screen – Resolução Máxima de 800*480
    Internet: IEEE 802.11b/g (Wi-Fi), 3G e ADSL

    é possivel tb ,trocar o sistema operacional pelo XP e usar gravador de DVD externo nele? eu tenho aquele acessorio que vc adapta no hd do pc e liga via usb em qualquer pc ,será q ele vai aceitar tudo isso?
    muito obrigado ,vc é o cara

    • Paulo disse

      Bom dia

      A configuração que você passou é equivalente a um smartphone, desses mais baratos (LG P350 ou Sansumg Galaxy 5). Dá pra ver vídeos, talvez até filmes. Dá pra jogar os jogos para Android da Play Store. Mas não dá pra rodar jogos ou programas do Windows nele. Não dá pra rodar Excel, Power Point e Word e muito menos um Autocad. Dá pra navegar na Internet e fazer uma série de coisas legais nele, mas são coisas que você faria com um smartphone, não com um computador comum. Encare ele como um smartphone grande e com teclado.

      Abraço.

      • Tacio disse

        nossa ,então ele é um porcaria! se não da pra gravar dvd e rodar autocad é melhor comprar um notebook ou netbook usado barato.
        tipo ,eu vi no ML esses daqui que me interessaram:

        Notebook IBM Thinkpad R51
        tela de 14
        Pocessador Pentium M 1,70Ghz
        HD de 80GB
        Memoria 1,25GB
        Gravador de DVD
        o cara ta pedindo 350,00.

        …………………………………….
        NOtebook Acer Emachines E695
        Tela: 10.1″ LED
        Processador: Intel Atom N270 1.6GHz
        hd de 500 GB
        memória 1 GB
        gravador de DVD
        preço:400,00.
        ………………………………………………..

        Netbook acer tela 11,9
        Memória RAM:2 GB
        Capacidade do HD:250Gb
        velocidade do processador:Intel Atom 1,33 Ghz
        preço:500,00

        eu to procurando algo em torno de 250,00 a 450,00 no máximo.
        me ajuda aí mestre ,abraço

      • Paulo disse

        Não acho que seja uma porcaria. Acho que ele serve para um propósito, entretanto a propaganda deixa implícito que ele poderia substituir um computador comum, o que não é verdade. Existe um modelo da Airis que vem com Android 2.3, em uma configuração bem semelhante aos desses chineses. Tive a oportunidade de testar um em um supermercado aqui de Curitiba. Fiquei apaixonado por ele. Eu compraria, mas não pra fazer atividades que só um desktop realiza a contento, mas para viajar, ter acesso à Internet, Youtube, e-mails, bate-papo, etc. É mais do que suficiente e mais cômodo do que uma telinha de 3 polegadas de um smartphone.

        Também não disse que não dá pra gravar DVD. Dá, com um gravador de DVD externo. Mas, cá entre nós, vc ainda usa DVD? Já faz alguns anos que não uso mais depois que inventaram o pendrive e os aparelhos (DVD e TV) que lêem esse tipo de mídia. Depois que inventaram o Youtube e serviços de filmes online, assisto o que quero pela Internet, na hora que quero, pagando ou não. DVD é uma coisa incrivelmente antiga e obsoleta.

        Eu acho um engano querer rodar Autocad em um Netbook. Cada máquina tem a sua função e essa não é a função de um netbook. Logo você vai perceber que a tela é muito pequena pra trabalhar com detalhes. Outra coisa: Você está procurando por máquinas antigas e usadas no ML. Na minha opinião, entre pagar R$350 reais num IBM Thinkpad R51 (que faz anos que não é mais IBM e sim Lenovo) e pagar R$800,00 em 12 vezes num notebook novo, não tenha a menor dúvida que eu ficaria com o novo.

        Abraço.

  33. jesse disse

    Olá você esta de parabéns aprendi muito hj lendo a cada pergunta, cada resposta.

    Mas ainda tenho uma duvida eu tenho um netbok mini hp que pelo que li tem as mesma configuração do net da Elaine Macario 24/03/2011 às 20:15
    gostaria de saber se eu posso aumentar resolução do Intel Graphics Media Accelerator 3150 acima de 1024×600 para joga combat arms um jogo online

    A configuração é a seguinte:
    Bateria de 3 células de Lítio-Íon
    Bluetooth Sim
    Cache = 512KB L2
    Chipset = Intel ® NM10 + ICH8m
    Conexões = 3 portas USB 2.01, conexão VGA, 1 porta RJ-45, 1 saída compartilhada para fones de ouvido e microfone
    Conteúdo da Embalagem = Netbook, cabos, fonte, manual de usuário e bateria
    Cor HP Imprint lavanda com design cristal
    Dimensões aproximadas do produto (cm) – AxLxP 2,2-3,2×26,8×19,1cm
    Drives = Não possui
    Fornecedor = HP
    Garantia do Fornecedor = 12 meses
    HD = 320GB SATA (7200RPM)
    Mais Informações = Webcam com microfone digital integrado. Leitor de cartões de memória 2 em 1 – Secure Digital cards e MultiMedia cards
    Marca = HP
    Memória RAM = 2GB DDR3 (1 DIMM), expansível até 2048MB
    Modelo = HP Mini 210-2035BR
    Mouse = Touchpad com botão para ativar/desativar
    Peso líq. aproximado do produto (kg)= 1,3Kg
    Placa Mãe = HP não informa
    Processador = Intel® Atom N455 (1.66GHz, 512KB L2, 667Mhz FSB)
    Rede = 10/100
    Referência do Modelo = XX635LA#AC4
    SAC = (11) 4004-7751
    Sistema Operacional = Windows® 7 Starter
    Softwares inclusos = Microsoft® Office 2010 Starter Windows Live, Messenger Windows Live, Mail Windows Live Writer
    Som = Audio Dolby Advanced
    Teclado = 93% do tamanho convencional com 82 teclas
    Tela = 10.1″ WSVGA LED antireflexiva (1024 x 600)
    Voltagem = Bivolt
    Vídeo = Intel Graphics Media Accelerator 3150. Compartilha até 256MB de memória para gráficos
    Wireless = Sim

    • Paulo disse

      O chipset do meu netbook é igual ao seu. Tentei jogar Counter Strike nele e não rola. Também tentei jogar localmente jogos que precisam de aceleração 3D e também não rola. Pra você ter uma ideia, até mesmo o Tux Racer, que é um joguinho simples, mas que usa e abusa de gráficos 3D fica um pouco lento. Portanto, s seu objetivo é jogar, esqueça os netbooks. Você precisa de máquinas mais poderosas.

      Abraço

  34. Marcio Henrique disse

    Aeew Mano to em duvida
    mano vo comprar um NETBOOK INTEL ATOM 2GB 360GB de HD WINDOWS 7 i ETC
    será c ele ér bom so para eu USAR ~> INTERNET ~> TIPO ORKUT,FACEBOOK, TWITTER , MSN ii ESCUTAR MUSICA
    ér bom ou ñ ?
    ADD aeew o msn: marciohenrique2007@hotmail.com para mais duvidas =)

    • Paulo disse

      Tirando o Windows 7, o resto é bom.

      Desculpe, mas não uso o MSN. Somente o Gtalk.

      • Marcio Henrique disse

        sera c eer bom para usar internet ii baixar uns seriado?

      • Paulo disse

        Se não for em Full HD, rola. Em Full HD ele não vai exibir o filme, ou vai ficar travando. Pra filmes em Full HD, prefira notebooks com placas aceleradoras gráficas mais potentes.

        Abraço.

  35. lalau39 disse

    Eu não consigo usar um modem no netbook LINUX

  36. Allan disse

    bom dia, meu netbook ta configurado em ingles como eu passo para portugues?
    agradeço desde já!

  37. sidivania disse

    boa tarde, quero comprar um netbook,mas nao sei qual comprar, estou em duvida no philco e no hp? quero para digitar , mexer com fotos e usar internet. me dê uma orientação. a outra duvi é se compro pela internet ou pessoalmente numa loja?

    • stellarium disse

      Olá Sidivania,

      Fuja de Philco, tive experiências horrorosas com equipamentos dessa marca. Prefira HP, Dell ou Acer (não necessariamente nessa ordem). Compre em loja para poder testar antes de comprar. Só compre pela Internet se você conhecer o produto e tiver certeza do que quer. Em geral netbooks não são bons pra trabalhos que exigem detalhes. Eles são feitos para quem tem necessidade de mobilidade. Se você quer ter mais conforto para digitar e editar detalhes em fotos, prefira um notebook, com tela de 14 ou 15 polegadas. Notebooks com telas maiores são mais pesados e incomodam pelo tamanho.

      Abraço

  38. Grasiela disse

    Processador Intel® Atom™ N455
    Barramento DMI 2.5 GT/s
    Sistema operacional Microsoft Windows® 7 Starter
    Tamanho da tela 10,1″ (1024 x 600)

    Leitor de cartão SD, MMC
    Leitor biométrico não
    Webcam integrada sim
    Conexão s/ fio (wireless) 802.11n
    Portas USB 2
    Saída HDMI não
    Outras conexões microfone, fone de ouvido, VGA
    Placa de vídeo Integrada (384 MB de memória)
    Placa de som High Definition Audio
    Teclado Padrão Português
    Mouse Touch Pad
    QUERIA COMPRAR ESSE NETBOOK DA (CEE) O QUE VOCE ME DIZ É BOM EU POSSO VER FILME NELE E SE EU COLOCAR UM GRAVADOR EXTERNO EU POSSO BAIXAR PROGRAMAS NELE

    • stellarium disse

      Por favor, não grite.
      Filmes em baixa resolução você consegue assistir. Para filmes em FullHD, é melhor optar por um notebook com uma placa aceleradora gráfica mais potente. Não uso Windows, mas sei que o Windows 7 Starter só serve pra você passar raiva e instalar outro. Recomendo instalar Ubuntu 11.10.

      Abraço.

  39. Bruna disse

    Olá!

    Gostaria de saber se é possível usar fone e microfone no meu netbook, pois ele só tem entrada para fone.

    Obrigado.

    • stellarium disse

      Bom dia, Bruna.
      Se você me disser qual é o seu netbook, talvez eu possa te ajudar =)
      Abraço

      • Caroline disse

        Olá, gostaria de saber se é possível configurar a entrada do fone para microfone ? Meu netbook é o Hp Mini 110.
        Aguardo resposta ,
        Obrigada !

      • Paulo disse

        Boa noite.

        Se sua placa de som está com os drivers corretamente instalados, a entrada de microfone externo deve funcionar normalmente.

        Abraço.

  40. Leticia disse

    oi!

    Estou em dúvida entre dois netbooks, um aspire one da acer e um HP. Ambos tem 2gb de ram, hd de 250, e o proc. é n450.

    O Aspire one (AOD255) me dá mais informações: sei que não tem bluetooth e que tem uma placa Intel GMA 3150.

    O HP apenas diz o modelo:Mini 210-1025BR

    Vou usá-lo para trabalhar com editor de texto e outros progr. tipo office, acessar a internet e reproduzir videos em avi, mpeg, mov ou outros, conectado a um hd externo ou diretamente da internet com wifi(não estou esperando milagres do net pq tenho outra máquina em casa para edição de imagens- este vai ser o computador de usar na rua)

    Gostei das tuas opiniões e gostaria de saber se vc vê grandes diferenças entre um modelo e outro (o preço e as condições são iguais, e não consigo me decidir).

    Valeu e parabéns pelo blog!

    Abs,
    Leticia

    • stellarium disse

      Boa noite.

      Eu não recomendo netbooks para trabalhos frequentes de edição de texto. São pequenos e desconfortáveis para utilização contínua. Netbooks são adequados para quem precisa de uma combinação ideal de *mobilidade* com poder de processamento, ou seja, um dispositivo móvel o suficiente para não incomodar na bolsa mas com um poder maior do que um smartphone, ou um pad. O n450 é uma ótima opção de mobilidade, porque combina desempenho com baixo consumo. Mas não se deve entender por *desempenho” que ele seja capaz de fazer o que um Core i3, por exemplo, faz. Ele não vai fazer. O mesmo vale para o GMA3150. É um bom hardware gráfico *para netbooks*, mas não vai funcionar se você quer assistir vídeos em Full HD, na telinha do seu netbook. Muito menos se você pretende utilizar Windows.

      Se você quer assistir vídeos em Full HD e sentir-se confortável digitando textos por longos períodos, prefira um notebook, ou um desktop.

  41. Helen Roche disse

    Obrigada!

  42. Helen Roche disse

    Eu uso linux, to falando apenas da configuração da máquina.

    • stellarium disse

      A linha Z da Intel foi desenvolvida para MIDs (Mobile Internet Devices), que são dispositivos menores do que netbooks. Netbooks com este processador costumam perder em desempenho. O N470 é ligeiramente mais rápido do que o N450. Só que consome mais, o que se traduz em menos tempo longe da tomada. Comparativos em http://en.wikipedia.org/wiki/List_of_Intel_Atom_microprocessors.
      O que vai mandar para máquinas com Linux são os periféricos (Chipset, wireless, leitor de cartões de memória, chip de vídeo e bateria).
      Vídeo: GMA3150 tem alguma capacidade 3D e é “Linux friendly”. Fuja de SIS e GMA500 que não possuem um suporte adequado ao Linux. Veja algumas com parações de chips gráficos Intel comuns em netbooks em http://en.wikipedia.org/wiki/Intel_GMA.
      Wireless: Gosto dos chips Atheros. No início eram complicados de configurar, mas hoje o reconhecimento é automático no Ubuntu, Mint, Debian e Fedora (os que testei).
      Bateria: Procure baterias de seis células. Baterias menores significam menos tempo longe da tomada. Com o tempo de uso, a capacidade das baterias tende a diminuir. Por isso, mesmo que as baterias com mais células percam parte da capacidade, ainda estarão na frente de uma de 4 células nova.
      Dos três, o primeiro Sony me parece um pouco superior, considerando o tamanho do HD e da memória. Mas se mobilidade e compatibilidade com Linux são requisitos, fico com o Samsung. No seu caso eu procuraria ver alguns modelos da Acer, Dell, Philco, HP, entre outros, até encontrar uma combinação mais aceitável (mais memória, mais bateria, mais compatibilidade com Linux e menor preço).

      Abraço

  43. Helen Roche disse

    Desses três qual vc escolheria?

    Sony
    Características Principais:
    - Sistema Operacional: Windows® 7 Starter Edition autêntico[1].
    - Processador: Tecnologia de processador Intel® Atom(TM) N470 (1.83GHz[2]).
    - Memória Cache: 512KB
    - Tela: Tela VAIO de 10.1″ (1025 x 600)
    - Adaptador de Vídeo: Intel® Graphics Media Accelerator 3150.
    - Memória: 2GB DDR2 SDRAM[3].
    - Unidade de Disco Rígido (HDD): 320GB.
    - Slot para cartão de memória: suporta Memory Stick PRO HG (Duo Only) [4], Secure Digital (SD).
    - Ethernet: 10BASE-T/100BASE-TX com interface RJ-45.
    - Controle de Cursor: Touch pad eletrostático.
    - Teclado: QWERTY (Português).
    - Autonomia Estimada da Bateria: até 4,5 horas com bateria padrão[5]
    - Recursos de Comunicação e Segurança: Câmera e microfone integrados.
    - Outros recursos: Microsoft® Office 2010 Starter Pré-instalado, para você criar documentos à vontade e o Software Picture Motion Bronswer VAIO Edition, para você organizar suas fotos e fazer uploads para rede sociais em segundos.
    - Outras Interfaces: USB 2.0 (3), saída VGA, Saída para fones de ouvido, mic-in monoaural, DC In.
    - Conexão Sem Fio Integrada (Wireless): Bluetooth para unidades periféricas [6].
    - Dimensões (Altura x Largura x Profundidade): 2.6-3.2 cm x 26.8 cm x 18.2 cm.
    - Peso: 1,4 kg com bateria padrão.
    - Acessórios Incluídos: Bateria de íons de lítio, cabo de força, adaptador de CA.
    - Softwares fornecidos: Windows 7 Starter Edition autêntico, Picture Motion Bronswer VAIO Edition, WebCamp Companion, Microsoft Office 2010 Starter[7], VAIO Entertainmente Platform, VAIO® Control Center, VAIO® Update, VAIO® Recovery Center, VAIO® Help and Support, VAIO® Care, Adobe® Reader, Norton Internet Security (versão teste 30 dias).

    Samsung
    ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS
    Sistema Operacional Windows 7 Starter Editon
    Processador Intel ATOM™ Processor N450 (1.66 GHz, 667 MHz, 512 KB)
    Memória (RAM) 1 GB (DDR2 / 1 GB x 1) / Slots: 1 x SODIMM
    Placa Gráfica Intel GMA3150 (Int. Graphic)
    Câmera Integrada Web Camera
    Armazenamento HDD 160 GB (5400 rpm S-ATA)
    Ethernet LAN 10/100 LAN
    Wireless LAN 802.11 b/g/n
    Teclado ABNT 2
    Touch Pad Touch Pad (Scroll Scope, Flat Type)
    Tamanho 264 x 188 x 25.3mm
    Peso 1.24kg
    Conectores 1x VGA/ 3x USB / Multi Card Slot 3-in-1 (SD, SDHC, MMC)
    Sony

    Características:
    - Processador: Tecnologia de processador Intel® Atom Z530 (1.60GHz) [1].
    - Sistema Operacional: Windows® 7 Home Basic autêntico.
    - Memória Cache: 512KB, velocidade de barramento de 533MHz.
    - Tela: Tela de 8″ (1600×768) com Tecnologia LED
    - Adaptador de Vídeo: Intel® Graphics Media Accelerator 500.
    - Memória: 2GB DDR2 SDRAM [2]
    - Unidade de Disco Rígido (SSD): 128GB Flash [3].
    - Slot para cartão de memória: suporta Memory Stick PRO(TM), Secure Digital (SD) Card [4].
    - Ethernet: Ethernet 10Base-T/100Base-TX com interface RJ-45.
    - Controle de Cursor: Stick Pointer
    - Teclado: QWERTY (Português).
    - Autonomia Estimada da Bateria: até 4.5 horas com bateria padrão [5].
    - Recursos de Comunicação e Segurança: Câmera e microfone integrados posicionados ao lado da tela para captar melhor imagens em movimento [6].
    - Outros recursos: TV Digital Integrada / Tecnologia 1Seg – Para você assistir aos seus programas favoritos quando e onde estiver; Teclas inovadoras na tela para manuseio do mouse, Rotação automática para que você veja o conteúdo vertical ou horizontalmente, Sensor de movimento para mudar de página com um movimento suave para o lado.
    - Áudio: Intel ® High Definition Audio.
    - Outras Interfaces: USB 2.0 (2), saída VGA (no acessório VGP-DA10), saída para fones de ouvido, mic-in monoaural, DC In.
    - Conexão Sem Fio Integrada (Wireless): Bluetooth® para unidades periféricas [7].
    - Dimensões (Altura x Largura x Profundidade): 1,98 cm x 24,5 cm x 12,0 cm.
    - Peso: 604g com bateria padrão.
    - Acessórios Incluídos: Adaptador com entradas para rede e display externo (VGP-DA10), adaptador AC, bateria de íons de lítio, cabo de força.
    - Softwares fornecidos: Windows® 7Home Basic autêntico [8], Picture Motion Browser VAIO Edition, Microsoft® Office 2010 Starter [9], VAIO® Media Plus (TM), VAIO® Hardware Diagnostics, VAIO® Control Center, VAIO® Update, VAIO® Mobile TV, VAIO® Care, VAIO® Entertainment Platform, Adobe® Reader, Norton Internet Security (versão teste 30 dias), VAIO Webcam Companion, VAIO Help and Support.

  44. Helen Roche disse

    Essa configuração para um net é recomendada?
    Aguardoseu comentario.
    Obrigada!
    Helen

    Facilidades
    SISTEMA OPERACIONAL: WINDOWS CE 6.0
    Teclado padrão com touch Pad
    MONITOR TFT LCD 7.0 Resolução de 800 x 480
    CPU: VIA8500 300MHz
    MEMÓRIA: RAM 128 MB
    Standard 1GB NAND Flash
    SD / MMC extensão de armazenamento, extensão máximo de 16GB

    Conectividade
    REDE: Ethernet 10/100 MB, Wifi. Suporte IEEE 802.11.b / g
    Interface USB: USB2.0X 1
    Interface de rede: RJ 45
    2 Portas USB para Mouse e teclado externo
    Input: Built-in interface de entrada Mic
    Saída: HD Áudio, SRS som estéreo, fone de ouvido / saída de alto-falante
    Adaptador DC9V/2ª

    Entretenimento
    Suporta Pacote MSN
    Acesso às redes sociais
    Audio: 3.5mm/40mw X 2 saída do fone de ouvido estéreo, entrada 3.5mm/-56dBmic

    • stellarium disse

      Não. Esses são os netbooks xing-ling que os chineses querem empurrar pra nós com preços atrativos. Eles não têm HD, têm pouca memória, um sistema operacional sofrível, uma tela muito pequena e um processador horroroso. Fuja disso.

  45. Janine disse

    Bom dia, não sei se você pode me responder se se puder agradeço muito, estou querendo um netbook para a faculdade, mas meu livro vade mecum vem com um cd que eu gostaria de usar, só que net não tem entrada de cd, gostaria de saber se consigo copiá-lo no meu pc comum e passar para um pen driver, sem nenhum problema e ultiliza-lo normalmente?

    Atenciosamente
    Janine Vicente

    • stellarium disse

      Bom dia, Janine.
      Você tem a possibilidade cara: adquirir um drive de DVD externo e conectá-lo em uma porta USB do seu netbook.
      A possibilidade barata: extrair uma imagem do CD e gravá-la em um pendrive. Dessa forma ele deve se comportar como se fosse um drive de CD.
      E a possibilidade mais barata ainda: extrair a imagem de CD para a sua máquina e abri-la como se fosse um CD virtual. O Linux abre imagens ISO nativamente. No Windows será necessário instalar um programa para fazer isso.

      Abraço.

  46. rodrigo monteiro disse

    olá, tudo bem?
    estou com uma pequena confusão, e preciso da sua ajuda! comprei um netbook e ao chegar em casa, a internet esta muito lerda nele, a página não sai do google e quando sai, demora muito pra carregar, então decidi fazer um teste, pequei o notbook da minha irmã e conectei o mesmo cabo, o que estava no meu netbook, e pra surpresa minha a internet voa, é muito rápida, levei pro técnico ver, e chegando lá, ele tirou o cabo de rede de seu computador e plugou no meu netbook, tambem funcionou velozmente,abria todas as paginas em segundos, vc acha q pode ser a interne ou o computador?

    • stellarium disse

      Impossível dizer apenas com as informações que você citou. Mas como você mesmo disse: o netbook funcionou na rede do técnico. Se funciona lá, tem de funcionar na sua rede. Pra mim é configuração de alguma coisa.

  47. Helen disse

    Olá vi sua matéria a respeito dos nets, embora seja antiga vc ainda responde os comentários, por isso resolvi escrever.
    Gostaria de uma sugestão, tenho um notebook até q bem potente, mas é pesado e a bateria não aguenta muito tempo. Estou pensando em presentear minha filha com ele e comprar um netbook pra mim, porém queria saber se tem algum netbook hj no mercado que dê para editar videos, mexer com programas como corel, photoshop, cad. Preciso de algo mais portatil porém de qualidade,tenho analisado algumas maquinas mas não vi nada que me agradasse.
    Você poderia me sugerir algum net que aguente esses programas?

    Obrigada!

    • stellarium disse

      Boa noite, Helen.

      É possível que no futuro máquinas assim apareçam. O problema é que você precisa de uma máquina que está fora do conceito de “netbook”. “Netbook”, para a indústria, são máquinas leves e ultra-portáteis, de baixo custo e baixo consumo de energia. Você precisa de uma máquina para editar vídeos, usar programas de edição de imagens, desenho de engenharia, desenho vetorial, etc. Nada disso rodaria bem numa máquina com o hardware dos netbooks, porque são tarefas que exigem poder de processamento maior, ainda mais se você usa Windows, um conhecido devorador de recursos de máquina. Eu já usei editores gráficos vetoriais como o Scribus, editores de imagem como o Gimp, editores de vídeo como o Piviti, no meu netbook. Eu uso Linux Ubuntu e, para o que eu precisei, funcionou perfeitamente, porém, as telas dos netbooks não passam de 11 polegadas, o que é muito pouco pra trabalhar com esse tipo de programa, de forma satisfatória.

      Abraço.

  48. suelen disse

    O que voce tem a dizer sobre o Processador Intel Core i5?

    • stellarium disse

      Bom dia, Suelen.
      Não posso opinar sobre algo que não conheço. Sei que é o segundo top de linha da intel para notebooks, portanto deve ser bastante poderoso, mas é só o que sei.
      Abraço.

  49. Elaine Macario disse

    Boa noite, estou querendo muito comprar um netbook, analisei suas configurações citadas acima nas outras respostas, procurei mas o que eu achei bem próximo da configuração que você colocou acima.
    A configuração é a seguinte:
    Bateria de 3 células de Lítio-Íon
    Bluetooth Sim
    Cache = 512KB L2
    Chipset = Intel ® NM10 + ICH8m
    Conexões = 3 portas USB 2.01, conexão VGA, 1 porta RJ-45, 1 saída compartilhada para fones de ouvido e microfone
    Conteúdo da Embalagem = Netbook, cabos, fonte, manual de usuário e bateria
    Cor HP Imprint lavanda com design cristal
    Dimensões aproximadas do produto (cm) – AxLxP 2,2-3,2×26,8×19,1cm
    Drives = Não possui
    Fornecedor = HP
    Garantia do Fornecedor = 12 meses
    HD = 320GB SATA (7200RPM)
    Mais Informações = Webcam com microfone digital integrado. Leitor de cartões de memória 2 em 1 – Secure Digital cards e MultiMedia cards
    Marca = HP
    Memória RAM = 2GB DDR3 (1 DIMM), expansível até 2048MB
    Modelo = HP Mini 210-2035BR
    Mouse = Touchpad com botão para ativar/desativar
    Peso líq. aproximado do produto (kg)= 1,3Kg
    Placa Mãe = HP não informa
    Processador = Intel® Atom N455 (1.66GHz, 512KB L2, 667Mhz FSB)
    Rede = 10/100
    Referência do Modelo = XX635LA#AC4
    SAC = (11) 4004-7751
    Sistema Operacional = Windows® 7 Starter
    Softwares inclusos = Microsoft® Office 2010 Starter Windows Live, Messenger Windows Live, Mail Windows Live Writer
    Som = Audio Dolby Advanced
    Teclado = 93% do tamanho convencional com 82 teclas
    Tela = 10.1″ WSVGA LED antireflexiva (1024 x 600)
    Voltagem = Bivolt
    Vídeo = Intel Graphics Media Accelerator 3150. Compartilha até 256MB de memória para gráficos
    Wireless = Sim

    Fico no aguardo e agradeço pelas informações prestadas.

    • stellarium disse

      E qual é a pergunta?

      • Elaine macario disse

        A pergunta é se esta configuração esta boa para um netbook

      • stellarium disse

        Com exceção da bateria de 3 células, do sistema operacional e dos softwares incluídos, sim a configuração é boa. Com Windows 7 Starter, você vai pagar cerca de 200 reais a mais na máquina (é o valor do sistema operacional), e vai ficar com um sistema extremamente limitado (http://windows.microsoft.com/pt-BR/windows7/products/compare), o que vai fazer com que você, mais cedo ou mais tarde, pague mais uns 400 reais por um sistema mais completo, ou caia na ilegalidade da pirataria e, consequentemente, na exposição às mais diversas pragas digitais. Mesmo com o Windows original, sua exposição a elas já é considerável.

        Com o MsOffice “Starter”, você terá um pacote de escritório extremamente limitado (http://office.microsoft.com/pt-br/starter-help/introducao-ao-microsoft-office-starter-2010-HA010380218.aspx), com apenas o editor de texto e o programa de planilhas eletrônicas, o que fará com que você procure uma versão mais completa, com o editor de apresentações, o que vai custar, pelo menos mais uns 400 reais, ou cair na ilegalidade da pirataria, novamente.

        Reparei que ele não tem antivírus, nem outras proteções preinstaladas. O que vai fazer com que você baixe e instale da internet, versões gratuitas (por isso mesmo, mais limitadas) das ferramentas mais populares. Ter um antivírus e não saber usá-lo é a mesma coisa que não ter nada. Portanto, ou você paga alguém para limpar sua máquina de tempos em tempos, convive com eles (e compartilhe sua máquina com os mais diversos bandidos da internet), ou aprenda a usá-lo e a se proteger.

        Abraço.

  50. sirlene disse

    Olá amigo. Desde já gostaria de parabenizá-lo pelas respostas claras as perguntas de muitos desentendidos do assunto como eu. mas vamos ao que interessa. Comprei um net da Philco 2G, 250 HD, Wifi, e mais algumas epecificidades que não me recordo no momento, e esistema operacional Linux. todo mundo fala que e para eu mudar o sistema, já que a utilização dele principal será academica. o que vc me recomenda?

    • stellarium disse

      O Linux que vem com os netbooks da Philco é pra lá de sofrível. Parece feito para que o usuário tenha uma péssima experiência com o Linux e instale um Windows, mesmo pirata, na máquina.
      Eu recomendo que você instale o Ubuntu 10.10, ou aguarde até Abril para instalar o Ubuntu 11.04. Você terá uma experiência de uso muito melhor do que o Linux que veio com seu netbook e não precisará se preocupar com virus, licenças de uso, etc.

      Abraço.

  51. Amanda Caroline disse

    Gostaria de saber quais destas configurações são boas pra um netbook , para ser usado pra msn , orkut , fotos …
    ________________________________________
    NETBOOK ACER D250-1362 INTEL ATOM 1.6/2GB/250/10.1
    ________________________________________
    NETBOOK ACER EMACHINES 250-1500 ATOM 1.6/2GB/250/10.1
    ________________________________________
    NETBOOK ACER AO532H-2035 INTEL ATOM 1.66/2GB/250/10.1
    ________________________________________
    obrigada.

    • stellarium disse

      As configurações que você mandou não informa qual INTEL ATOM. Tem vários deles. Eu tenho um ACER AO532 rodando Ubuntu 10.04 e gosto muito dele. Uso ele pra tudo, ler e-mails, postar em blogs, jogar, assistir filmes, ouvir música, etc. Acho uma boa máquina.

  52. Chris disse

    Quero comprar um netbook .Gostaria que vc me informasse qual a melhor configuração.
    OBR

  53. KELLY disse

    Gostaria de comprar um netbook para acessar internet(orkut, MSN rs) brincar com fotos… basicamente isso.
    Fiquei interessada no Mini Netbook da Dell:

    Processador Intel® Atom® N270 (1.60 GHz, 512 KB L2 Cache, 533 MHz FSB)
    Sistema Operacional Windows® 7 Starter Original 32-bit em Português
    Memória 1GB DDR2 800MHz (2x512Mb)
    Disco RígidoDisco Rígido SATA de 160GB (5400RPM)
    Placa de Vídeo Placa de vídeo integrada Intel GMA 500
    Garantia1 ano de Garantia
    Peso e DimensõesPeso inicial (com bateria de 3 células): 1,2 kg.1 26,1cm x 2,68cm a 2,83cm x 26,1cm (LxAxP)

    O que vc acha? Seria compatível com o meu uso?
    Fico no aguardo.

    Atenciosamente,
    Kelly Nogueira

    • stellarium disse

      O artigo que escrevi já tem algum tempo e, de lá para cá, muita coisa mudou. Sugiro que você procure por processadores N330 ou N450, são mais rápidos e consomem menos.
      Sistema operacional Windows 7 Starter. Eu sou suspeito para falar, mas toda versão Starter é daquelas que você paga na hora da compra e depois tem de jogar fora e colocar outra pagando muito ou usando pirata. Se realmente quer Windows, o Premium é o mínimo. Se quer uma coisa que funciona sem te aporrinhar, use Ubuntu.
      Memória de 1GB e HD de 160 GB. Com Windows 7 é pouco e sua máquina vai ficar bem lenta. Se quiser mesmo Windows 7, aumente para 1,5 ou 2 GB, no mínimo. Para o Ubuntu essa quantidade está perfeita. Hoje pode-se encontrar modelos com HDs maiores por preços semelhantes.
      Bateria de 3 células. Para uma máquina que vai ficar pouco tempo desligada da tomada até está bom. Mas se você quer mobilidade real, prefira de 6 células. Alguns modelos da Asus conseguem ficar até 8 ou 10 horas sem recarregar. O meu Acer Aspire One com bateria de 6 células e processador N450 fica 5 horas. O outro com 3 células e processador N270 fica 1 hora e meia, no máximo.

      Espero ter ajudado.

      Abraço.

  54. Denise Rizzo disse

    Estou em Londres esta semana (de 26/07 a 02/08) e quero comprar um netbook aqui, o que você me recomenda. Usarei para quando viajar – trocar e-mail, usar o skipe e mais o que a configuração permitir.
    Grata,

    Denise

    • stellarium disse

      Para o que você deseja, qualquer um serve. Mas vamos ser um pouco mais criteriosos:
      !- os modelos que você vai encontrar aí são diferentes dos brasileiros. Eu sugiro:
      - Processador Intel Atom N330 ou N450
      - 1,5GB de memória, no mínimo.
      - 250 GB de HD
      - Telas de 10 ou 12 polegadas.
      - Bateria de seis células, no mínimo.
      - 3 portas USB.
      - leitor de cartões SD.
      - Porta Ethernet
      - Wireless 802.11 A, B e G.
      - Saída VGA.
      - Bluetooth.
      - Se possível, saída HDMI

      É provável que você não encontre tudo no mesmo equipamento, mas os itens até a saída VGA são obrigatórios.
      Quanto às marcas, sugiro nessa ordem: Acer, Asus, HP, Dell.

      Abraço.

      • Ednir disse

        nao consigo uma tecla que conresponda ao @ no meu net book ,tentei todas as tedlas e nada consigo..Podem me ajudar.
        eum net da marca Eee pc serie 1000
        Italiano
        Obrigada

      • stellarium disse

        Você não informou o sistema operacional que utiliza, nem o modelo de teclado que seu computador tem. Sem essas duas informações não é possível ajudá-la. Abraço.

  55. Ana disse

    Configuração?
    Netbook Samsung N315 Intel Atom N450, 2GB, HD 250GB, LCD 10″, Wireless, Webcam e Windows 7.
    É bom???

    • stellarium disse

      Olá, Ana.
      Com exceção do Windows 7 Starter que vem com a máquina, me parece uma boa configuração. Explico: Essa versão é uma versão extremamente limitada do Windows (também conhecida como “miserable Windows”), resumindo: Ou você vai xingar a máquina porque ela não consegue abrir mais de dois programas ao mesmo tempo (e não é culpa dela, é do Windows), ou vai querer instalar outro Windows e aí começam os problemas. Se for instalar outro Windows, mais uns R$300,00 a R$500,00, ou cai na pirataria. MsOffice? O netbook não vem com MsOffice (vem com uma versão de demonstração do MsWorks válida por 30 dias) nem com antivírus. Mais cedo ou mais tarde, querer esses programas e outros mais. Aí some mais uns R$1000,00 pela versão completa (ou R$400,00 pela versão de estudante), R$100,00 de antivírus + antispyware + anti-qualquer-outra-coisa. Ou, mais uma vez, cair na pirataria. O netbook desses vai custar entre R$1200,00 a R$1500,00. Se optar pela pirataria, ainda assim não vai conseguir fugir de gastar mais uns R$100,00 a cada seis meses pra consertar seu Windows, como é de praxe. Já que o sistema se degrada com o tempo.
      A máquina é compatível com o Ubuntu que, além de ser gratuito e legal, vem com todos esses softwares já por padrão, além de não precisar de antivírus, antispyware e anti-qualquer-coisa. Portanto, minha sugestão é que se você, durante o uso diário, perceber que seu Windows não está atendendo ao que você precisa, ao invés de gastar mais uma pequena fortuna em outros programas, ou cair na pirataria, considere instalar o Ubuntu. Há voluntários na comunidade que fazem isso de graça.

      Abraço.

  56. Ana disse

    Netbook da sansung é recomendável?
    Obrigada.

  57. andre disse

    Ola, tenho 2 perguntas:
    1. A primeira diz a respeito do anuncio de sinal baixo do linux: Finalmente alguem para trocar ideias a respeito de linux, comecei a usa-lo ha cerca de 3meses e to fazendo tudo “na raça” hehehe.
    Enfim, tenho roteador sem fio e uma placa wireless no pc. percebi que depois que instalei o ubuntu o sinal ficou mais fraco..

    2. Qual netbook voce recomenda? o plano é levar para o trabalho e o uso principal é digitação…

    grato
    andre!

    • stellarium disse

      Olá, André
      1 – Resta saber quem estava mentindo, o medidor do Windows ou o do Linux. Na verdade não dá pra termos uma noção real do nível de sinal apenas pelas barrinhas do indicador no Desktop. Entretanto, o Linux fornece um recurso de medição do nível de sinal através dos comandos iw, iwconfig, etc. Dê uma olhada nos man pages desses comandos e você verá que existe maneira de manipular o nível do sinal transmitido, bem como alterar o canal de comunicação e outros recursos. Pessoalmente, eu não acredito no medidor do Windows.
      2 – Estou preparando mais alguns posts sobre netbooks. Não gosto muito de indicar marcas e modelos porque, além de parecer tendencioso para uma determinada marca, não estaria sendo honesto com meus leitores. O que posso dizer são dos que já vi e tive boas experiências: Fujo de LG porque já tive problemas de compatibilidade com Linux e eles não dão a mínima para usuários de Linux. Gosto de Acer, Dell, HP. Tenho receio da Positivo. Já briquei com Asus, STi e Philco, mas não tenho muitos subsídios para emitir uma opinião. Para digitação, acho que vc vai passar raiva com uma tela tão pequena. Sugiro que vc encaixe um monitor externo e, se não acostumar com o teclado pequeno, encaixe um teclado USB. Para levar consigo, não tem coisa melhor. Visto que quase todos têm configurações bem parecidas, a escolha vai recair sobre aquele que você se sentir mais confortável em termos ergonômicos e econômicos.

      Abraço.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 439 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: