O Futuro é a Liberdade

Discussões sobre Software Livre e Sociedade

Melhorando a conexão 3G – Precisa de ajuda?

Posted by Paulo em 25/08/2009

3GSe você mora na região de Curitiba, usa banda larga 3G, gostaria de melhorar a conexão mas não sabe a quem recorrer, entre em contato comigo.

Se você mora na região de Curitiba, usa GNU/Linux e está com problemas para configurar seu modem 3G, entre em contato comigo.

Vamos encontrar as causas e possíveis soluções para o seu problema.

Basta colocar um comentário neste post. Seu comentário e seus dados não serão publicados.


Bookmark and Share

26 Respostas to “Melhorando a conexão 3G – Precisa de ajuda?”

  1. Bom dia

    Gostaria de saber se você já utilizou a antena Aquario MD-2000 e o modem MF 823 LTE USB Modem para alguma configuração com 3g/4g
    Estou pensando em comprar ela, para ligar a um mikrotik e utilizar como link de backup.

    Obrigado

  2. Tomas said

    Olá amigo,

    Eu tenho uma chácara em Mandirituba, região metropolitana de Curitiba, e lá não pega sinal algum 3g, mas no centro de Mandirituba q fica a uns 20 km o 3g funciona normal, será que com uma antena externa eu conseguiria captar algum sinal na minha chácara??

    obrigado.

    • stellarium said

      É difícil responder a essa pergunta sem conhecer as condições do local. No entanto, os preços de antenas não são proibitivos e provavelmente valeria a pena você fazer um teste.

      Abraço.

      • Tomas said

        E teria alguma antena q vc recomendaria?

        abraço.

      • stellarium said

        Se você vier a Curitiba, dê uma passada na rua 24 de maio. Tem uma ou duas lojas ao lado da Eletrônica Universal que trabalham só com isso e eles podem te orientar. Pra uma distância dessas, eu diria que as melhores opções são uma Yagi ou uma parabólica.

        Abraço.

  3. Wellison said

    MODEM ZTE MF-645 = A PORCARIA. A saida para antena so aumenta o sinal de tv digital que naum presta…

  4. Wellison said

    Após muito apanhar consegui achar a maneira eficiente de usar o 3G. Vivo e Claro operando no estado do Parana na frequancia de 2100MHZ, portanto a melhor antena pode ser uma de wireless 2.4mhz com 24 a 25 dbi em media ( isso dependendo da sua distancia até a torre. Cabo curto de 1 metro e o adaptador conforme o modelo do seu modem 3G. Modem 3G que preste, ja estou no terceiro esses modem da Huawei não prestam duram em media uns 4 meses eu com um Sierra USB-305 hoje faz uma semana e notei que ele funciona melhor. Quem mora onde nao tem visada para torre ( obrigatorio senao nao funciona nem com milgare ) faz como eu, usa um roteador wireless e poe tudo onde da visada e direciona o sinal wireless para sua casa.
    Meu teste de velocidade hoje da Copel ta dando na media de 70 a 120ms de ping, 1,5 a 2,0 mbps download e 375 de upload

  5. MAURICIO RODRIGUES said

    Ola boa tarde, tenho um modem vivo 3g ZTE, moro no Pará minha conexao e uma droga chega nos miseros 5 kbps durante o dia a noite na madrugada ali pelas 03:00 chega a 10 kbps é muito lento temos como melhorar isso? tentei algo em como mudar o DNS mas na hora de conectar pelo novo atalho da erro e nao conecta. Aguardo tua resposta oops ajuda rs… obrigado desde-ja

    • stellarium said

      Boa tarde, Maurício.
      Não tenho como dizer com certeza se tem como melhorar porque não sei as condições geográficas do local onde você mora. Eu sugiro que você tente uma das antenas descritas nesse blog, tem algumas bem fáceis de fazer. Se não funcionar, sugiro que você procure assistência profissional.

      Abraço.

  6. Sandro said

    Cara eu não moro perto de você não, mais li alguns tópicos aki e eis minhas perguntas:

    Se eu encaixar um fio comum “wire-wrap” e esticar até, por exemplo, o ponto mais alto da casa (telhado) ele vai funcionar melhor?

    E se eu pegar um cabo dakeles de TV a cabo e plugar em uma antena antiga da sky consigo um sinal melhor?

    Quais riscos eu estou correndo tentando essas coisas? (o modem é do meu amigo)

    Conhece o modem 3G da Oi (Nokia Internet Modem) o meu parou de funcionar derrepente.

    • stellarium said

      Resposta 1: Não sei. Talvez sim, talvez, não. O mais provável é que não faça diferença.
      Resposta 2: Não. As antenas da Sky estão apontadas para o céu, onde não existem estações rádio base (ERBs) das operadoras de telefonia. Além disso, antenas de TV por satélite utilizam frequências totalmente diferentes das utilizadas pelo sistema 3G.
      Resposta 3: As potências geradas pelos modems 3G são muito pequenas. Duvido que haja risco à saúde, ou mesmo risco de queimar o modem. Mas, cada um tem sua opinião. Eu fiz meus testes com meus modems e eles estão funcionando até hoje. Também não tenho nenhum tumor maligno causado por exposição à radiação eletromagnética deles. Mas vai que vc dá azar, né? :)
      Resposta 4: Não conheço. Se você usa Linux, eu posso ajudar a descobrir o problema. Caso contrário, melhor chamar um técnico.

      Abraço.

      • Sandro said

        Poxa valeu cara, vou tentar algumas doideras aki, se der certo eu posto!

        PS: Uso windows, vista, starter…
        sei, pior que isso num da neah? :S

    • Victor said

      Caro,

      ideia maluca, tenho um modem da Vivo e o sinal é sempre fraco ou a trnafsrencia fica lerda, tambem tenho uma antena parabolica no telhado que esta sem uso, nunca foi desativada, so nunca mais foi usado o aparelho decodificador. Tem alguma forma de eu redirecionara a antena parabolica e transferir esse sinal para o modem da Vivo???? Detalhe fico em Curitiba em santa Felicidade onde não chega cabo nenhum, nem da Net, internet so via sem fio da Vivo ou outra operadora.

      • stellarium said

        Olá Victor.
        Vou te dar a resposta padrão: Você só vai saber se tentar. Mas o que você pretende? usar a antena e descer um cabo para ligar no modem, ou colocar o modem na antena e descer um cabo para o computador?
        Eu moro em Curitiba e posso de oferecer uma consultoria sobre o assunto, se te interessar. Basta responder a esse comentário.

        Abraço

  7. leo said

    vei moro em serrana minha net e vivo 3g mais nao pega 3g pega 2g oq eu fasso ?

    • stellarium said

      Se estou correto, Serrana fica a 15 km de Ribeirão Preto, uma região que, até onde eu conheço é muito plana. Eu acredito que não há problema algum em utilizar algum modelo de antena já mostrados nos diversos posts sobre o tema.

      Abraço

  8. Wellison said

    Ola Djones,

    Estou na luta pra melhorar meu sinal. Tenho o plano da Vivo e o modem ZTE MF-645 e o sinal 3G pega a uns 2 a 3 km de onde moro. Ja comprei a antena da Aquario CF-2117 e a wireless Artsat ART-80 e o cabo RGC-058 com o adaptador CF-185 da aquario. Estou apanhando pra achar o sinal, consegue me dar uma força? Sou de Campo Largo a 20km de CTBA…

    Abs

    • joildes gomes oliveira said

      meu amigo o adaptador cf-185 não dá conexão porque o plug é curto e a aquário informa no seu site que ainda não está disponivel no mercado este adaptador para zte mf645

  9. Wellison said

    Ola Djones,

    Estou na luta pra melhorar o sinal de 3G na minha chacara. Moro em Campo Largo a 20km de Curitiba.
    Tenho o modem ZTE MF-645 da Vivo, e comprei 2 antenas, a da Aquario Yagi CF-2117 e uma Wireless Artsat ART-80, to com os cabos e adptador mais ainda to com dificuldades pra achar o melhor local de ganho… Consegue me ajudar? Poderia ir ai em Curitiba te pegar pra ver c conseguimo arrumar o meu sinal la. Quanto cobraria?

    • Claudio said

      Olá! Ligue para a Tim, reclamando… e anote o número do protocolo.
      Depois ligue na ANATEL e e faça uma queixa contra a TIM, informando o número de protocolo.

      Só assim para resolverem esse problema. TB moro em Campo Largo e tive o mesmo problema!!!!

      • stellarium said

        Bom dia Claudio.

        A operadora do Wellison é Vivo. A casa dele fica no meio de três morros e a solução encontrada por ele foi bastante engenhosa. Espero poder postar o resultado no futuro aqui no blog.

        Abraço.

  10. uso modem Huawei E160 da TIM, e estou em São Brás, perto do Contorno Norte, meu sinal 3G é muito instável, caindo frequentemente para 2G.
    Tem o que fazer sem gastar uma fortuna para aumentar o sinal e a velocidade?

    • stellarium said

      Sim, tem o que fazer, mas isso exige uma avaliação das condições dos locais onde você utiliza o modem. Se você não souber como fazer isso, posso ir até o local e fazer essa avaliação pra você e dar sugestões de como contornar o problema. Eu morei próximo à sua região (perto do terminal do Campo Comprido) e tive os mesmos problemas e, apesar da minha ex-residência ficar bem próxima a algumas ERBs, tive de fazer umas gambiarras para poder melhorar o sinal.

      Abraço.

  11. Djones said

    Moro em Cachoeiras de Macacu-RJ. Região Serrana do Estado do Rio. E tenho um modem ZTE MF100 3G da VIVO.
    Mas minha conexão é muito ruim aqui.
    Tudo bem que aqui é Serra mas não tem um jeito de aumentar e melhorar a minha recepção?
    Já fiz a antena com garrafa pet e papel aluminio, mas não melhorou.
    Pode me ajudar?
    Até mais e desde já abrigado.
    Att;
    DJONES BRAZ.

Deixe um comentário

 
Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 447 outros seguidores

