O Futuro é a Liberdade

Discussões sobre Software Livre e Sociedade

Melhorando a conexão 3G: Repetidores de sinal

Posted by Paulo em 25/11/2009

Já há algum tempo não posto nada sobre o assunto da conexão 3G, e ainda estava devendo um artigo sobre os repetidores de sinal. Então estou pagando minha dívida hoje.

O que são repetidores de sinal?

Imagine que você está numa fazenda a 50 km da antena de celular mais próxima. Seu celular (ou seu modem) não conseguiria conectar nessas condições, nem se você subisse no telhado. Por esse motivo, fazendas no interior desse Brasilzão utilizam antenas direcionais de alto ganho para captar o sinal da ERB mais próxima e fornece-lo a um aparelho, através de um cabo. Isso tira completamente a mobilidade do aparelho.

Imagine, então, que fosse possível pegar esse sinal da antena e transferi-lo para outra antena, dentro de casa. Do lade de fora da casa você tem uma torre, ou um cano (como nas antenas de TV) com uma antena direcional (que só pega sinal de um lado), apontada para a ERB. Um cabo conectado a essa antena desce pelo cano (ou torre), entra para dentro da casa e, ao invés de ser c onectado ao seu celular (ou modem), seria conectado a uma outra antena (omnidirecional, ou seja, que transmite para todos os lados), que retransmitiria o sinal captado pela antena externa no ambiente interno.

Isso é possível?

Sim, é possível. Tem duas maneiras de se fazer:

1 – através de um repetidor passivo, ou seja, ele não atua ativamente no sinal para amplifica-lo. Ele apenas pega o sinal recebido e o entrega à antena interna para que distribua internamente.

2 – através de um repetidor ativo, que nada mais é do que um amplificador de sinal bidirecional, que pega o sinal da antena externa e o amplifica antes de entregá-lo à antena interna e vice versa.

Vejam bem, estamos falando aqui de um tráfego bidirecional, ou seja, não basta captar o sinal da ERB e entrega-lo no celular (ou modem). É necessário fazer o inverso também: pegar o sinal gerado pelo modem e entrega-lo à ERB. Então temos três situações:

1 – O sinal da ERB é bom, mas o sinal do modem é fraco. Isso acontece, por exemplo, quando recebemos o sinal da ERB reflatido em algum obstáculo, como prédios ou morros. Nesse caso, não há como resolver o problema com repetidores passivos. É preciso uma amplificação real do sinal do modem para que a ERB o “ouça”.

2 – O sinal da ERB é fraco porque está distante. Neste caso, é possível jutilizar um repetidor passivo, mas tudo vai depender da distância e do nível de sinal. Eu diria que para distâncias de uns 4 ou 5 km (talvez mais, dependendo da qualidade das antenas, cabos, conectores, soldas, etc.), poderia ser uma solução viável.

3 – O sinal da ERB é fraco porque há obstáculos. Neste caso, é muito possível a utilização de um repetidor passivo, porque podemos encontrar um local próximo onde o sinal seja bom, instalar a antena externa e levar o sinal através de um cabo até o local onde o sinal é fraco, sem necessidade de amplificação ativa.

Soluções

No primeiro caso, A solução necessariamente passa por um repetidor ativo, ou seja, um amplificador que aumentará o sinal em ambas as direções. Tais soluções são caras, mas muito eficientes. De qualquer forma, antes de fazer qualquer investimento numa solução dessas, é extremamente recomendável que você consulte um técnico experiente como eu (:D) para fazer uma avaliação do local e sugerir as possíveis soluções (ativo, passivo, tipo de antena, local de instalação, etc). Sugiro isso, não por purismo, mas por prudência (se você gosta do seu dinheiro) às vezes é melhor pagar um técnico para te dizer que não vai dar certo, do que comprar o equipamento e depois descobrir que ele não vai servir de nada.

No segundo caso, dependendo das condições, é possível utilizar um ou outro. No geral, quanto maior a distância, pior o sinal e maior a possibilidade de você precisar de um amplificador. Novamente, só um técnico vai poder dizer qual a melhor solução.

No terceiro caso, é possível apelar para gambiarras mais econômicas mas, se você não quer ter dores de cabeça, novamente, chame um técnico.

Tipos de antenas

As antenas direcionais podem ser de vários tipos. Os mais populares são as Yagi, as parabólicas e as setoriais (ou de painel). Não importa muito o tipo da antena, mas importam suas características elétricas. O que você tem de verificar antes de comprar são: ganho, impedância e faixa de frequências de utilização.

Ganho – Uma antena, a priori, não amplifica um sinal. Quando dizemos que uma antena tem um “ganho”, na verdade é uma comparação dela com um tipo de antena chamado “isotrópica”, ou seja, que recebe sinais de todas as direções e não amplifica nem atenua nada. Na prática esse tipo de antena não existe e o que mais chega perto disso são as antenas omnidirecionais de um quarto de onda de ganho único. Portanto, podemos a grosso modo (muito grosso mesmo), dizer que uma antena que tem um “ganho”, na verdade recebe melhor “tantas vezes” em relação a esse tipo de antena. Antenas direcionais sempre têm um “ganho” maior do que antenas omnidirecionais. Isso acontece porque o seu desenho “transfere” as características omnidirecionais de uma antena comum para um único lado. Ou seja, é uma antena omnidirecional que foi “trabalhada” para que concentrasse toda a sua “força” de um único lado, de forma que os ganhos unitários das outras direções se “somem” em uma única direção.

Impedância – Não vou explicar aqui o que significa o termo. Apenas vou dizer que as impedâncias da antena, do cabo utilizado e da outra antena (ou da entrada do amplificador) devem ser as mesmas. Caso contrário, todo o trabalho corre o risco de não dar o resultado esperado, pra não dizer que não vai funcionar de jeito nenhum. A impedância mais utilizada para antenas de celular é 50 ohms, portanto, nada de usar cabos de antena de TV (75 ohms) pra fazer as conexões.

Faixa de frequências – Toda antena é construída para funcionar numa determinada frequência, com uma variação pequena para cima ou para baixo. A mesma antena pode ser utilizada para frequências múltiplas da frequência original (uma antena para 2,4 GHz pode ser usada para 1,2GHz ou para 4,8 GHz), mas suas características eletromagnéticas mudam, o que altera o ganho e, consequentemente o funcionamento. Portanto, use a antena certa para a frequência correta. No caso do 3G no Brasil, a maior parte dos locais é servido pela frequência de 2,1 GHz.

Vamos à prática!

Procure adquirir antenas de boa qualidade ou, se desejar construí-las, seja bem criterioso.

Antenas: Abaixo você pode ver exemplos de antenas Yagi, parabólica, setorial e omnidirecional.

Yagi com radome de proteção

yagi_com_radome

Yagi sem radome

Yagi sem radome

Setorial

Setorial

Parabólica

Parabólica

Omnidirecional

Omnidirecional

Macetes:

1 – O comprimento do cabo entre a antena externa e a interna (ou amplificador), deve ser um múltiplo da metade do comprimento de onda da frequência utilizada. No caso dos 2,1 GHz, o comprimento do cabo deve ser múltiplo de 5,47 cm, ou o,o547 metros. Procure ser exato. Um tantinho a mais, ou a menos, pode ser a diferença entre dar certo ou não.

2 – Procure utilizar conectores soldados. Cada conexão gera uma perda de 1dB, aproximadamente. Se você não utilizar adaptadores, só nos conectores das antenas externa e interna serão 2dB de perda. Quanto maior o cabo, maior a perda. Se você não prestar atenção nesses detalhes, todo o ganho obtido pela antena pode ser perdido no cabo e nas conexões.Além disso, conexões mal feitas geram ruídos que interferem no sinal. Portanto, não bobeie.

3 – Se houver sobras no cabo, procure eliminá-las. Não enrole a sobra. Por dois motivos: o cabo excedente diminui o sinal nas pontas e a espiral pode agir como um indutor, alterando alguma característica do sistema.

4 – Se for necessário utilizar adaptadores, utilize o seguinte critério: o cabo mais fino é sempre o menor. E quanto menor, melhor.

5 – Na antena externa, procure isolar bem o conector com fita de autofusão e cola de silicone. Se chover e entrar água no conector, não tem santo que vai ajudar. Você terá de desmontá-lo, secá-lo e montá-lo novamente, dessa vez do jeito certo. Conectores externos têm uma facilidade enorme de oxidarem gerando mal contato. Por isso, seja muito cuidadoso nessa parte.

Repetidores ativos (amplificadores).

Quem mora em fazenda, com certeza já conhece esses aparelhos. São equipamentos que pegam um sinal vindo de uma antena externa e amplificam, disponibilizando-o em um ambiente interno (e vice-versa).

Um exemplo desse tipo de aparelho está na foto abaixo. Mas lembre-se: são equipamentos de um custo razoável, portanto, pode tornar alto o custo total (acesso, modem, antenas, torre ou mastro, cabos e conectores, amplificador, instalação e assistência técnica). Portanto, avalie bem se vale a pena o custo para o benefício que tudo isso pode trazer.

Repetidor amplificador de sinal celular

Repetidor amplificador de sinal celular

Esquema de ligação

Esquema de ligação

A diferença entre o esquema amplificado acima para o repetidor passivo, é que neste último, o cabo de descida vai direto na antena interna. Com certeza alguém vai perguntar se dá pra usar antenas caseiras com esse esquema. A resposta é sim. No entanto, se você for utilizar um amplificador como na figura acima, isso pode ser entendido como violação da garantia do produto. Não há contra indicações no caso do repetidor passivo.

About these ads

232 Respostas to “Melhorando a conexão 3G: Repetidores de sinal”

  1. Rafael said

    Opa, por favor, só gostaria de melhorar o sina dentro do meu apartamento, tem lugares que pega ruim, e em outros fica caindo… dificilmente aguém consegue se comunicar aqui, operadora TIM 3G. Grato

  2. PHILIPPE de La Riotterie said

    Bom dia

    Moro em um sitio a 2 kms da cidade de Maranguape. Para ter internet da GVT (35 mega) tive que adquirir uma torre de 30 mts. A altitude de minha propriedade e 192 mts. Recebo sinal da GVT de uma cidade Maracanau (+ ou -) 10 kms em linha reta. No trajeto não tem nenhum predio ou qualquer obstaculo que impeça o sinal. Envio de Maracanau o sinal atravez ManoBridge 25DBi e o recebo com outro igual.Transmito o sinal para area da casa, escritorio e area de lazer do sitio atravez de um wirlessI OIW 2421-G de 2,4 Ghz – Grade 21 dbi. Neste trajeto so recebo sinal entre 18 a 20 Mega. O que é razoavel. Agora gostaria de resolver o problema de telefonia. Minha mulher tem 1 4G Samsung e eu 3g Samsung. Temos chip da Oi e da tim sendo o sinal muito ruim. A antena fica a 50 mts da casa. Qual sua orientação e sugestão. Sempre que uso o telefone devo procurar aonde me posicionar para melhor recepção do sinal. Tenho um celular rural que a cada vento devo redirecionar a antena e não estou mais usando. Agradeço sua atenção

    • Paulo said

      Já que você tem uma rede de dados boa, sugiro que vc pense em uma Rede Virtual Pessoal e VOIP. Assim você teria na propriedade rural um telefone com o mesmo número da sua propriedade na cidade.

      Abraço.

  3. Marco said

    Olá gostaria de entrar em contato com vc poderia me passar seu telefone para conversarmos quero contrata lo

  4. Jeferson Assis said

    Olá, seu post é fantástico e tem muito material que pode ajudar diversas pessoas, meus parabéns!

    Gostaria de uma ajuda:

    Possuo uma fazenda no interior de MS, e nela gostaria de ter sinal da TIM. Já possuo uma antena que recebe sinal Vivo e Claro via cabo, mas por conta da frequência não recebe TIM.

    Sabendo que as frequências de Claro e Vivo são 850mhz, e TIM 900mhz (voz) e 2100mhz (3G) adquiri um repetidor de ambas TIM no AliExpress (http://pt.aliexpress.com/item/Drop-ship-2014-LCD-Dual-band-high-gain-GSM-3G-signal-repeater-GSM-900-GSM-2100/2032196059.html), mas o problema é que só encontro antena externa que capte sinal 900mhz ou 2100mhz, nunca uma Dual Band de ambas. Se puder me orientar a comprar alguma que capte ambas as frequências eu ficaria extremamente grato.

    *A antena fica a 10km do local onde desejo sinal e às vezes consigo alguns vestígios de conexão mesmo sem antena externa*

    Se puder me informar também se com o 3G (2100mhz) eu conseguiria efetuar ligações de voz. Obrigado!!!

  5. antonio carlos da silva said

    paulo moro a seis kilometros da cidade em uma chacara e queria mandar o sinal da internet da cidade para a chacara qual as antenas que eu tenho que comprar …e se da pra mandar o sinal do meu telefone fixo tambem ….pra chacara ….

  6. AMILTON JOSÉ DE ALMEIDA said

    Prezado Paulo. Tenho um Repetidor de Sinal 850 MHZ. Vejo que existe o DIVISOR DE SINAL que permite a instalação de mais de uma ANTENA INTERNA no Repetidor. Isto certamente proporciona ganho de sinal. Tenho três ANTENAS EXTERNAS que funcionam em 850 MGZ, Portanto, compatível com a frequência do REPETIDOR. Gostaria de saber se posso, usando outro DIVISOR DE SINAL, acoplar as TRÊS ANTENAS EXTERNAS no REPETIDOR. Haveria ganho de sinal, com aumento de DBI ? AMILTON

  7. rodrigo said

    paulo tenho uma yagi de 9 dbi de 5 elementos no total q uso com repetidor 850mhz da vivo sp. Eu tenho uma duvida ! Sera q eu poderia estar alongando esta antena pra se obter mais ganho? tipo montando um pedaço com mais 4 elementos e emendar a frente da original?

    • Paulo said

      Pode.

      • rodrigo said

        Ok paulo ! Outra duvida. Tambem possuo outra antena q esta parada, é uma painel de 15,5 bdi q era usada na telefonia fixa rural tem frequencia de 1850 a 1900mhz ! Sera q funcionaria no repetidor 850 mhz ?

      • Paulo said

        Se for passiva, é possível que funcione.

  8. jose silva said

    oi é que nao estou conseguindo achar o repetidor de sinal ativo para celular tem como mim manda um link ou o numero de referencia dele

  9. Fábio Oliveira said

    Olá tudo bem? Aqui na minha cidade a frequência da vivo é 850 MHZ. qual o comprimento correto do cabo? Entre 7 e 15 metros, qual o tamanho exato? no caso de um dipolo fechado qual medida correta? Desde já agradeço. Fábio Oliveira.

  10. Samuel said

    Ola a frequência de minha operadora é de 900/1800 mhz gsm comprei um repetidor de 900 mhz de 55dbi mais especificamente este equipamento aqui

    ( http://i01.i.aliimg.com/wsphoto/v0/1135267421/Display-LCD-Mini-GSM-900Mhz-Mobile-Phone-Signal-Booster-GSM-repetidor-de-sinal-sinal-de-celular.jpg_220x220.jpg )

    já possuo uma antena na frequência correta e um celular que funciona com 4 barras de sinal, mais apos instalar o repetidor, ele ligou mais não apareceu nenhuma barra de sinal no display do equipamento e não funcionou! Vc saberia me dizer oque pode ter acontecido de errado?

    • Paulo said

      Boa noite.
      Sem ter acesso às instalações e equipamentos, não poderia dizer o que aconteceu de errado.
      Abraço

    • rodrigo said

      veja se as frequencias de trabalho do seu aparelho celular se consta 900mhz ! talvez vc usava um cabo direto ligando a antena ao aparelho mais esse estivesse operando em 1800mhz dados e voz apenas ! Ou va tambem nas seleçoes de rede do aparelho e va mudando de rede até achar a mesma do repetidor

  11. Alexandre said

    Olá! Tenho um claro fixo e quero aumentar e repetir o sinal para poder utilizá-lo em minha empresa. Esse repetidor serve: http://www.dx.com/pt/p/gse-ifb2100-gsm-wcdma-two-frequency-bands-mobile-phone-signal-booster-repeater-silver-179680#.U9z4dvldV8E ??
    Obrigado!

  12. guilherme said

    site com informações de repetidor celular e instalação;

    http://www.signalhelper.com.br

  13. João Domingos Rodrigues said

    Caro Paulo, bom dia. Resido em Botucatu (SP), na zona urbana, Todos os celulares meus e da minha família são TIM, pós pagos, mas não conseguimos captar o sinal dessa operadora dentro da minha casa, isso há mais de 10 anos. Em todo e qualquer lugar, fora da minha casa falo normalmente, inclusive em qualquer parte do Brasil. Minha pergunta é se haveria possibilidade de instalar um forma de repetição dos sinais dessa operadora para que todos os celulares pudessem funcionar em casa. Gostaria de saber onde é sua base de trabalho, para saber se poderia contar com sua ajuda ou então a indicação de alguém que poderia realizar esse trabalho para mim.
    Muito agradecido.
    João Domingos Rodrigues

  14. mauro flaviano said

    no meu sitio é cercado por montanhas coloquei uma antena externa só fica na emergência
    ,subo a serra 2 km e pega todas a operadoras sem antena, qual antena é melhor

    • rodrigo said

      o ideal seria vc comprar uma omni direcional alto ganho ! No mercado livre achei uma em torno de 150.00 que trabalha em todas frequencias de 850 a 2100 menos com 4G ! Mais o ideal seria descobrir se realmente ha algum sinal onde a antena esta instalada.

  15. Leonardo Lima said

    bom dia eu comprei um repetidor direto da china de 850 MHZ da china porem eles me enviou o produto de 900 mhz, que não funciona da mina região se tiver aquem ai que tem um de 850 MHZ quiser fazer uma troca é so entrar em contato o repetidor esta novinho na caixa sou de patis MG proximo a Montes Claros. emai: ll.leonardolima@live.com. bom dia

  16. André Luis Dias said

    Olá Paulo beleza moro em ribeirão pires SP mas minha sogra mora numa roça no norte de minas na cidade de brasilia de minas MG distante 100 km de Montes Claros MG e a roça dela fica a aproximadamente indo por dentro por estrada de terra a 18 km da ERB e indo por fora por rodovia 25 km da ERB em Brasilia de Minas MG acredito que a frequencia da vivo da tim e da claro esta na casa de 900 a 1800 mhz não sei se pega 3g nesta frequencia acredito que seja 2g se eu comprar um amplificador de sinal da aquario que opera na faixa de 1800 mhz e uma antena externa quadriband mais cabo de descida 15 m eu vou conseguir sinal de ceular e 3g? aguardo seu comentário pois estarei passando férias lá e quero instalar o celular na roça me mande resposta meu email é andreluisdias2007@hotmail.com

    • Paulo said

      Olá, Andre.

      …a roça dela fica a aproximadamente indo por dentro por estrada de terra a 18 km da ERB e indo por fora por rodovia 25 km da ERB em Brasilia de Minas MG…

      E em linha reta? Tem morro na frente? Árvores? Mato?

      …acredito que a frequencia da vivo da tim e da claro esta na casa de 900 a 1800 mhz não sei se pega 3g nesta frequencia…

      É melhor ter certeza antes de comprar qualquer equipamento. 3G, normalmente, é 2100 MHz. No interior, as operadoras costumam instalar os refugos mais obsoletos que vieram de ERBs antigas nos grandes centros. Pode ser que o equipamento deles em Brasilia de Minas, seja um desses refugos. A melhor maneira de saber é usando o seu celular na cidade e verificar se tem 3G (pessoalmente, eu duvido, porque estive em Mutum/MG, há alguns anos e 3G lá era quase impossível). A Vivo, no interior de Minas, é um horror.

      • Deynver said

        E possível pois morro na mesma localidade e coloquei em minha casa e funciona muito bem, mas so funciono através de uma antena que eu mesmo fiz e por coincidência morro meus pais moram na mesma localidade meu e-mail e deynver@yahoo.com.br qual quer coisa manda uma mensagem la e nos falamos

  17. Flavio said

    Boa noite, tenho um repetidor de sinal de 55db e consigo falar muito bem a uns 3..4m dele.. se eu comprar um repetidor de 85db essa distancia vai aumentar?? Conseguirei falar de mais longe??

    • rodrigo said

      tenho um de 55 db também q uso com 3g da vivo 850mhz interior de sp e ele atinge um raio de 10 metros ao redor mesmo com paredes ! Mais no gsm não funciona mais q 3 metros como acontece com o seu ! Tenta mudar seu aparelho pra 3g ou vice versa . Pode ser isso o problema

      • Flavio said

        Obrigado Rodrigo, entao eu teria que trocar a antena tb… colocar tudo 3g… minha antena e repetidor sao gsm…

      • RODRIGO said

        se vc usa um celular gsm atualmente que tambem seja 3g tente ir nas configuraçoes de rede e mude para 3g ou UMTS ! senao for empreste um aparelho 3g de alguem da mesma operadora sua e faça um teste !

      • rodrigo said

        diga pramim oque tá escrito na etiqueta do repetidor e operadora que vc usa e estado que vc está?

  18. Benedito said

    Boa noite! Moro na area rural em uma cidade de MG, estou na divisa com estado de SP. nesse local possuo tanto sinal MG gsm e 3g Operando nas frequencias 850/2100. Alem de pegar sinal da tim e claro do estado de SP que nao sei qual frequencia seria. Independente dos sinais captados do estado de SP, minha duvida é sobre o do MG. Tenho aparelhos gsm e 3g. Existe algum tipo de amplificador quadri band, que eu possa transmitir esses 2 sinais simultaneamente gsm e 3g?

    • Paulo said

      Bom dia, Benedito.

      Não sei te dizer. Eu até poderia fazer essa pesquisa pra você, mas no momento estou extremamente atarefado. Sugiro que você procure no Google com os mesmos termos da pergunta que me fez.

      Abraço.

  19. rodrigo said

    Comprei um repetidor 60 db pra vivo ele vem com uma etiqueta marcando cdma- 860 pois comprei especificamente pra usar no gsm 850 mhz da minha cidade ! instalei tudo certo mais ele não pega o gsm mais q 2 metros d distância e sómente quando chaveio o celular para UMTS ele fica excelente até do lado de fora de casa mesmo com paredes ! E o vendedor tinha garantido q servia para o gsm ! Minha dúvida é a seguinte sera q esses dois sinais provem de torres ou antenas diferentes ? Terei q instalar outra yagi externa apontada para uma torre específica gsm ? Não sei ! Oque vc acha disso?

  20. TIago said

    Boa tarde, uma pequena duvida.
    Eu tenho uma antena e um repetidor de sinal de 2100Mhz, a operadora que uso é a OI, na minha região ela usa a frequência de 1800mhz. Com essa antena e amplificador eu consigo efetuar ligações da minha operadora ?

    Desde já agradeço.

  21. rodrigo said

    ola. Comprei um repetidor 850 mhz direto da china e o aparelho vem com rosca tipo sma na entrada e saída! Sendo assim eu gostaria de saber se posso utilizar o mesmo distribuidor de 3 vias usado em antena de tv pra instalar duas omnis internas ? E o cabo tem q ser 50 ohms mesmo?

    • Paulo said

      Não pode. Tem de ser um distribuidor para a frequência que você está usando.

      • rodrigo said

        outra dúvida amigo ! Posso aumentar o tamanho de uma antena yagi 850 mhz (comprada) pra melhorar o desempenho? A q tenho tem 9 dbi e um total de 5 elementos contando o refletor e o dipolo

  22. Saulo said

    Trabalho em um hospital na área do subsolo e o sinal aki não pega, a não ser proximo a uma janela lateral, pega duas barras da vivo e da tim, gostria de saber o que devo fazer para poder amplificar esse sinal para pegar na área toda onde trabalho, na verdade a area tem 20 x 20 metros e não tem obstáculo, mas devido a laje só tem esse lugar perto da janela que pega bem o celular, ajude-me.

  23. Everton said

    Incrível o seu post. Vou mandar refazer o meu cabo na loja especializada que tem aqui em Brasília. Peço apenas uma ajuda: você diz que o tamanho do cabo faz diferença e que deve ser “um múltiplo da metade do comprimento de onda da frequência utilizada”. Ora, minha antena é de 850 (vivo), meu mini repetidor aquário também é 850 (vivo). A minha dificuldade é que tenho sinal que fica oscilando no celular e quando estou em ligação ou ela fica cortando a voz ou cai em pouco tempo. Que vou mandar fazer outro cabo isso eu vou, mas o amigo poderia me dizer qual seria a especificação deste cabo e seu tamanho? Antecipo os agradecimentos.

  24. leniton souza said

    Amigo. Tenho um problema que è o seguinte. A onde eu moro so pega oi meu sogro tem uma antena da vivo que è conectada ao celular eu queria saber se tem algum jeito de conectar esse cabo q esta no celulae em um repetidor de sinal e jogar o sinal da vivo pela casa inteira?? Sera que tem como??

  25. leonardo said

    Olá!
    Minha situação é a seguinte: dentro da minha casa o sinal do celular é ruim, na parte de trás inexistente, agora, na minha laje o sinal é excelente tanto de voz quanto o 3G.
    Gostaria de melhorar o sinal de voz dentro da casa mas sem gastar muito. Pesquisando na internet vi que as antenas internas e externas não são o gasto maior do projeto e, sim receptores que chegam a 1300 reais facilmente,.
    Alguém conhece um receptor barato ou alguma outra forma de melhorar o sinal dentro da minha casa?
    OBs.: .só encontro receptor caro, com alcance acima de 500 m², é muita forte , minha casa tem 130 m².

    Grato,
    Leonardo

  26. alaor martins said

    Caro amigo.tenho uma antena de 20 db.ja acesso internet da oi, mas fica caindo..moro ha 10 km da torre.o que vc indica para melhorar meu sinal.muito agradecido.mas como vc disse nao podemos gastar sem saber onde ou em que produto correto.

  27. alaor martins said

    Caro amigo.tenho uma antena de 20 db.ja acesso internet da oi, mas fica caindo..moro ha 10 km da torre.o que vc indica para melhorar meu sinal.muito agradecido.

  28. Tarciso Douglas said

    Bom dia, tenho uma parabolica dessas que vc postou a foto no inicio do topico, tem como interligar em em uma homidirecinoal para usar com a rede OI, se sim como faço, soudo o cabo da antena externa na homidirecional? se poder me ajudar ficarei muito grato, Obrigao

    • Paulo said

      Bom dia. Se você não tem conhecimento técnico sobre como conectar um cabo a uma antena, sugiro que procure um técnico em eletrônica ou telecomunicações. Conexões como essas são sensíveis e qualquer erro pode significar que nada vai funcionar.

  29. lucas gustavo said

    boa noite. estou com uma duvida enorme eu tenho uma roça em esmeraldas município de belo horizonte e tenho 2 números no meu celular um a vivo 3g e um da oi, sei que o 3g de ambas funciona na frequência de 2100 mhz mas nessa frequência eu posso fazer ligação ou vai ser só pra internet? obrigado.

    • Paulo said

      Boa noite.

      Só internet. No entanto, se a conexão for boa, da pra usar o Skype ou o Hangout na versão paga pra fazer ligações. Inclusive é mais barato.

  30. Rogéria Bravo said

    Boa tarde,

    Como não entendo nada de repetidor de sinal, estou com uma duvida enorme, espero que vc possa me ajudar:
    No Sitio do meu sogro o celular tem sinal com tecnologia 3G. Para eu colocar um repetidor de sinal ele tem que ter tecnologia 3G tambem ou nao precisa?

    Atenciosamente,

    Rogéria

    • Paulo said

      Boa tarde,

      Sim, precisa.

      • jose AMORIM said

        nao precisa , a tecnologia nao interfere …. pode ser cdma 2g 3g desde que as caracteristicas de frequencias estejeb dentro dosm parametros dea operadora.
        vendo esses repetidores esta em torno de 390.00 conf freq. meu e m a i l e
        amorim657 arroba yah….

      • Paulo said

        Sim, Precisa. 3G é um padrão de comunicação de dados. GSM é um padrão para comunicação de voz (que pode ser usado para dados). A tecnologia interfere, SIM, no equipamento utilizado, uma vez que ele não é composto só pela antena, mas também por amplificadores e decodificadores.

        Abraço.

  31. donizeti said

    Paulo, bom dia! Preciso de uma orientação. Na minha roça, tenho antena 20 dB, cabo comum de 10m que acompanhou o kit da antena (aquario) e um celular (2 chip) com entrada para antena externa. O sinal de barras mostrado no visuor é cheio – com 5 barras, mas, não consigo completar ligações e nem receber. Antes de instalar a antena num tubo com 8 metros altura, fiz um teste com ela conectada ao cabo de descida, ambos sobre sobre o teto do meu carro (o cabo ainda enrolado). Consegui conectar e falar com nitidez. (?????) O engraçado é que a antena é própria para frequencia da Vivo. Qdo (por algum motivo) não há sinal da Vivo, o sinal da Oi (que não mostra sinal – normalmente) fica com todas as barras indicando sinal maximo … Mas, assim como da Vivo, tambem não consigo completar chamada e nem receber. Alguem comentou que pode ser o cabo de descida – trocar por um de maior isolação tipo rg 058 (50 ohms). Procede?

    • Paulo said

      Sim, procede. E também as conexões que podem estar aml feitas, com mal contato, oxidação, etc.

  32. Carla Zago said

    Olá, Paulo!

    Minha mãe mora em Campo Magro, na área rural, (região metropolitana de Curitiba) e sofre bastante para usar o celular pois é muito difícil conseguir sinal e mesmo quando se consegue, as chamadas ficam “recortadas”. Você acreditaque esse repetidordesinal resolveria o problema dela? E Ela poderia pensar em usar uma internet 3G, a partir daí?
    Se afirmativo, você atende em domicílio, para indicar marcas, modelos, necessidade de antena e inclusive instalação local?
    No aguardo,

    Carla

  33. Ola Paulo. Preciso de uma assessoria para resolver problema de sinal de celular. Moro em Embu das Artes – SP a 3km da antena. O sinal varia muito e fico sem sinal a maior parte do tempo. Voce faz atendimento local?

  34. Ana Lucia said

    Ola Paulo. Que bom que tem gente explicando como as coisas funcionam na internet…. isso sim é democratizaçao da informaçao!!! rs
    Moro em área rural no sul de minas e no telhado da minha casa consigo pegar 3g no meu cellular (q utilizo como modem). Gostaria de retransmitir esse sinal pra dentro de casa e já tenho uma antenna Yagi sem radome da Aquario. Se eu comprar um repetidor de sinal deve funcionar para usar a internet 3g dentro de casa? Perguntei à Tim qual a frequencia da rede 3g e disseram de 1900 a 2100 Mhz no Brasil. Vc sugere algum repetidor? Achei esse no Mercado livre: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-536262800-repetidor-de-sinal-de-celular-2100mhz-pac-gratis-brasil-_JM – agradeço sua ajuda.

  35. boa tarde! sou do interior da Bahia. tenho uma chácara ha 50 km linear da cidade que tem a operadora vivo eu coloquei uma antena de 17dbi o sinal no celular fica cheio e aparece o nome da vivo porem não não consigo fazer ligação,segundo um funcionário da vivo apesar do sinal ficar cheio mais é fraco e não consegue chegar até a torre.o que posso fazer para conseguir efetuar ligação? um amplificador de sinal resolveria?

  36. joaquim said

    Boa Noite Paulo.

    Tudo bem?

    Estou na situação conforme MAPA – Joaquim descrito abaixo.

    Onde: O Ponto A é onde esta instalada a torre da operadora. Observe que ela esta bem abaixo do Ponto B que fica a uns 10 quilometros de distância, sendo que nesse ponto B com o Tablet ou Notebook consigo ver a torre la embaixo e pego sinal perfeitamente com as 5 barrinhas. O Problema é que a minha casa no sítio fica no ponto C, que fica abaixo do ponto B e portanto não consigo pegar sinal da Torre da Operadora.

    Pergunto: É possível eu instalar um Kit Solar, usar um modem e uma antena e conseguir repetir o Sinal para o Ponto C que é minha casa e fica há 600 metros de distância do ponto B, o qual tenho visada perfeita no ponto C (minha casa)?

    Obrigado,

    Segue o Ma-Joaquim descrevendo e mostrando a situação:

    MAPA – Joaquim

    Ponto ( A ) ao Ponto ( B ) ; mais ou menos uns 10 Kilometros de distância – linha reta
    Ponto ( B ) ao Ponto (C ); 600 metros de distância – linha reta

    (B)
    Ponto
    De ( C )
    Visada CASA

    (A)
    Torre
    Da
    Operadora ( Tim; Claro)
    3G – Frequência 2100 Mhz
    Extrema-MG

    • Paulo said

      Olá. Vc não enviou o mapa. De qualquer form a resposta é sim. Tem um post nesse blog que mostra como fazer isso. Veja na seção 3G.

      Abraço.

      • joaquim said

        Obrigado Paulo. É que não estou conseguindo colar o mapa.

        Mas vai dar para conseguir sinal. Vou instalar um kit solar onde recebo sinal e repetir o sinal para minha casa onde tenho visão perfeita de onde vai ficar instalado o kit solar, onde vai repetir o sinal depois de instalados as antenas e equipamentos necessários.

        Vou ver como vai ficar depois te peço umas dicas.

        Abraço,

        Joaquim

  37. Boa Noite.

    Prezado Paulo, parabéns pelo conteúdo aqui divulgado. Achei muito pouco sobre o assunto na Web e aqui está tudo muito bem explicado.

    Gostaria de contar com sua ajuda para entender e sanar uma aparente falha num sistema de repetição ativo que instalei aqui em casa. Li atentamente todas as respostas, mas não encontrei nada semelhante.

    Moro em Jundiaí/SP, numa área afastada do centro da cidade (Bairro Medeiros) onde tinha sinal da Vivo (aprox. 40%) somente no quarto frontal da casa no piso superior, toda a parte de baixo sinal insuficiente.

    Desta forma, montei o seguinte sistema:

    Antena Externa (Aquário 800 MHz 14 dBi):

    http://www.aquario.com.br/?action=produto&id=57#!prettyPhoto%5Bgallery2%5D/0/

    Repetidor (Xeng Xiang CDMA980):

    http://www.aliexpress.com/store/product/LCD-Display-W-CDMA-980-Signal-Booster-WCDMA-3G-Signal-Amplifier-3G-Mobile-Phone-2100Mhz/802723_1136259093.html

    Divisor de Sinal (3 vias):

    http://pt.aliexpress.com/item/Ditrect-Marketing-3way-splitter-Frequency-800-2500MHz-Splitters-For-3G-CDMA-GSM-Mobile-Phone-Booster-Repeater/909991189.html

    Antenas Internas:
    01 – Aquário Antena Celular Omnidirecional de Teto – para a área interna da casa

    http://www.aquario.com.br/?action=produto&id=183

    01 – Antena Direcional Painel – para a área externa (quintal) da casa

    http://pt.aliexpress.com/item/Indoor-wall-hanging-mounting-antenna-800-2500MHz-panel-antenna-mobile-signal-booster-repeater-directional-antenna/1519284679.html

    Cabos:
    – 5 metros da antena externa ao repetidor
    – 1 metro do repetidor até o divisor
    – 5 metros do divisor a antena cogumelo
    – 10 metros do divisor a antena painel

    Bom, sistema montado e funcionando muito bem para VOZ, os aparelhos quando em sinal EDGE indicam 100% de intensidade, porém quando mudam para 3G passa a variar, 20%, 30%, 70%, mas nunca os mesmos 100% do EDGE.

    Saberia me ajudar a entender pq essa variação do sinal 3G?

    Confesso que estou um tanto frustrado, pois conheci esse tipo de sistema na fazenda do meu tio no interior de SP, onde ele usa um kit da Aquário (http://www.aquario.com.br/?action=produto&id=173) que com uma única antena interna (essa do kit) tínhamos um constante sinal 3G indicando 100% de intensidade e muito boa velocidade de dados.

    Já testei diferentes combinações e posicionamentos para as antenas internas, mas o máximo que consegui é passar a ter somente sinal EDGE (ainda em 100%).

    Tenho a expectativa de algum pequeno ajuste (posso ter feito algo errado) poderia resolver isso.

    obs: como esse repetidor possui um LCD, creio ter conseguido o melhor apontamento possível, pois todas as barrinhas estão cheias.

    Desde já, agradeço a atenção.

    Alessandro Vidotti

    • Paulo said

      Olá Alessandro.

      Da sua descrição, apenas o fato da Aquário afirmar que uma antena para a faixa de 800 MHz funciona para 3G me pareceu bastante estranha. De fato, no Brasil, algumas operadoras, em algumas áreas, utilizavam essa frequência para 3G, mas acho que hoje em dia todas já usam a faixa de 2100 MHz. De resto, se não houver problemas com as conexões, me parece perfeito. Obviamente, sem estar no local e ver o que está acontecendo fica mais complicado de te dar uma resposta mais precisa.

      Abraço.

      • Paulo, muito obrigado pelo retorno.

        Olá só, pelo que pesquisei e os vendedores de repetidores confirmaram, nos aparelhos celulares o 3G e o Edge operam na faixa de 850 mhz (no caso da Vivo) e os modems desta oepradora, esses sim, operam seu 3G na faixa dos 2100 mhz. Desta forma o sistema que eu adquiri nao serviria para os modems.
        Será que isso está errado e por isso não tenho um sinal 3G estável?

        Obrigado

      • Paulo said

        É bem provável.

        Abraço

      • amorim said

        ola amigo desculpa estar entrando na sua pergunta, mais pude notar que seu repetidor e de 2100 e a vivo ta operando em 850mhz ; por isso nao ta pegando tanto modem qto cel tudo em 850;ok abs

  38. Daniel said

    Olá! Qual a frequência da Claro no Rio Grande do Sul? Seria 850 para GSM e 2100 para 3G?

    Obrigado!

    • Paulo said

      Ola
      No momento estou realmente impossibilitado de fazer a pesquisa no Google por você. Estou num local onde o acesso à internet é realmente precário. Se precisar de uma resposta mais rápida, por favor, faça a pesquisa no Google, ou aguarde meu retorno dentro de uma semana.
      Abraço

  39. Daniel said

    Olá! Qual a frequência utilizada pela Claro no estado do Rio Grande do Sul? As informações nos sites são muito contraditórias. Preciso comprar um repetidor ativo com a frequência exata de GSM e 3G. Até onde entendi, um 850/2100 funcionaria para a Claro no RS. Estou correto? Obrigado desde já.

  40. Parabéns pelo trabalho Paulo, muito bom! uma dúvida, quando meu celular marca que tem 3G c 3 barras, sendo que aqui na região o 3G da claro é 2100, como fica a voz? tbem em 2100? se não, as 3 barrinhas se referem a qual sinal? de voz ou 3G, grato, Cesar.

    • Paulo said

      Obrigado, Cesar.

      Ótima pegunta. O GSM não funciona na mesma frequência do 3G. É menor (em torno de 900 MHz). O 2G é um método de transmissão de dados em GSM (EDGE). Portanto, as barrinhas se referem ao GSM (e consequentemente o 2G/EDGE). O indicativo 3G mostra que está disponível, mas não indica a qualidade do sinal.

      Abraço

  41. sr.stellarium, boa tarde. retirei o modem 645 e instalei um roteador d-link dwr 512 com anteninha que acompanha o kit. estamos nos comunicando. pretendo instalar a antena externa 2117 de 17 dbi com cabo rgc213 via adaptador cf 395.pretendo medir sinal da antena como esta e depois com antena 2117. qual aplicativo devo usar, pode ser o MDMA?? ABRAÇOS VÔ CHICO.

    • Paulo said

      Boa noite, Chico
      Não sei te dizer qual programa usar. Fazem 10 anos que não uso M$ Ruindows, só Linux. Abraço.

  42. sr.PAULO, boa tarde em tempo. a antena YASI apresentada aki tem RADOME??. é uma deste tipo ( 2117 de 17 dbi ) que tenho. abraços do francisco.

  43. sr.PAULO, boa tarde e que tenha junto aos teus um feliz 2014 e que continue com este entusiasmo de ENSINAR a nos leigos.?? tenho um modem 645 ( sem entrada para antena externa) ligado atravez de um cabo USB de 5m fora da casa. funciona com sinal na média de -85db. – tenho um roteador dwr 512 uma antena externa 2117 de 17 dbi e um caco coaxial n. RGC213.pretendo liga-lo e substituir o tal 645 ( que não deve ficar ligado ao LEO )ó tenho tanbem um kit adaptador para caqbo e antena -cf-395 tudo para freq.2100Mhz. posso PREGAR FOGO?? -FRANCISCO.

  44. Allysson Oliveira said

    Olá Paulo,

    Muito bom o seu artigo mas tenho uma dúvida…
    Meu pai mora no interior do Ceará num sítio a uns 5KM de distância do centro da cidade (onde fica a ERB)…
    O sinal da TIM é razoável e internet apenas EDGE. No centro da cidade o 3G (HSDPA) funciona normalmente…
    Um amplificador de sinal (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-498101482-amplificador-repetidor-celular-850900-1800mhz-2100mhz70db-_JM) melhoraria o sinal da TIM para voz e inclusive o sinal do modem para funcionar em 3G?

    Grato pela ajuda,

    Állysson

  45. Manoel Miranda said

    Olá,

    moro em Santarém-PA e quero fazer um serviço a 84km da cidade. Tem uma torre no meio da floresta que pega sinal GSM e 3G. Só pega esses sinais lá em cima, na torre, claro não é nenhum rapel rsrsrsrs, mas tem várias escadas e plataformas até chegar o topo. Quero repetir o sinal 3G no solo. Vale esse mesmo esquema da figura para o meu caso?

    • Paulo said

      O que exatamente significa “pegar sinal”? Você consegue falar com o resto do mundo lá de cima?

      • Manoel Miranda said

        Sim. Falar e acessar a internet.

      • Manoel Miranda said

        Tem uma antena de celular na torre e apenas no alto dela é possível efetivar uma ligação (GSM) e acessar a internet(3G).

      • Paulo said

        Sugiro usar um repetidor ativo.

  46. Olá sou de Poção de Pedras – Ma, e tenho uma antena da marca Eurocel de 15dbi, preciso urgentemente instalar um celular rural em um povoado que fica a 19 km da cidade onde pega o sinal da claro. So que la tem morros e não sei se vai da certo. Próximo de onde vou tentar instalar o celular tem uma fazenda que pega, só que fica a mais próximo da cidade.
    A pergunat é: Qual o melhor telefone, o da Intelbras ou Aquarios? e como saber se dar certo.

    Abraço

    Emanuel

    • Paulo said

      Não sei te dizer qual telefone usar

      Não tem como saber se vai dar certo sem testes de propagação.

      Você precisa de assessoria técnica pra fazer testes de propagação.

  47. ANDRÉ said

    Boa Tarde,

    Gostaria de solicitar sua ajuda, se possível. Por favor ! ! !

    Comprei um repetidor 900mhz (http://dx.com/pt/p/gsm900-890-915mhz-935-960mhz-cell-phone-signal-booster-amplifier-94504)
    antena Aquários 14dbi 900mhz (http://www.aquario.com.br/?action=produto&id=60), realizei a instalação normalmente.

    A barra de sinal no celular melhorou significativamente ao ligar o repetidor, porém, mesmo com o sinal excelente no celular o mesmo não receber e nem realiza chamadas. Quando tento realizar uma chamada aparece a seguinte mensagem: ERRO DE CONEXÃO.

    _ Localização: Interior do Ceará
    _ Distância da Torre: aprox. 5km

    Agradeço desde já pelas informações.

    • André said

      Sr. Paulo,
      Daria para analisar as informações passadas acima e dar a sua opinião em relação ao problema que esta acontecendo. Por favor !!!

    • André said

      Boa Tarde ! ! ! Paulo,

      Em relação ao técnico foi minha primeira opção, porém no interior não existe.
      Muito obrigado pela atenção e disponibilidade para ajudar.

      Agradecido.

      • Ricardo Rocha said

        Eu tive um problema semelhante e acho que pode ser duas alternativas, isso se você não tiver solucionado ainda.
        Sinal da antena interna jogando o sinal na antena externa, e fazendo uma realimentação do sinal que prejudica o funcionamento normal.
        O sinal da antena interna tem de permanecer dentro de sua casa e não pode chegar na antena de fora.
        Pode ser que o sinal que chega na antena externa seja muito fraco e possa estar causando isso também.
        O repetidor é um amplificador e mostra a tela do celular cheia, porem o sinal possa ser insuficiente.
        Fui!

  48. Rafael said

    Paulo,

    a Vivo em minha região funciona em 850 Mhz. Os repetidores para 850 Mhz funcionam com uma frequência de DownLink de 824-849 Mhz e de UpLink 851-894.

    A minha pergunta é: Eu poderia utilizar um repetidor de 800Mhz (824-894 MHZ) CDMA? Mesmo a rede sendo GSM?

    obrigado.

    • Paulo said

      Olá Rafael.

      Boa pergunta. E minha resposta é “depende”. Se o repetidor que você estiver pensando em utilizar fizer a decodificação e a recodificação do sinal digital, não vai funcionar. Por outro lado, se seu repetidor apenas pegar o sinal de rádio (a parte analógica, sem tratamento) e amplicá-lo, é bem possível que funcione.

      Abraço.

  49. Antonio said

    Boa tarde! Por favor uma dica. Moro em uma chácara que fica a uns 6 km. da torre da vivo. Consigo receber o sinal de celular em dois pontos da casa, sendo um mais forte. Tenho um modem 3G vivo ( não tem entrada para antena externa) que oscila muito, principalmente das 19:30 as 00:00 hs.
    Se vc. puder me dar uma dica fico muito agradecido.

    abraço

    antonio

  50. venicio said

    Quanto custa um repetido desse
    onde eu morro só pega claro e é muito ruim o sinal

  51. Rafael Torri said

    Boa noite! primeiramente parabéns pelas dicas! Estou tentando solucionar o meu problema.
    Moro a 15Km da torre de transmissão, mas acredito que o sinal é refletido por um morro, tenho um repetidor de 70db e uma antena direcional de 15db. O sinal está sempre bom no 3G, mas quem recebe minha ligação ouve minha voz toda cortada, no 2G também tem bastante sinal, mas não realiza ligações (erro de conexão com a rede). o que pode estar causando esse problema? A frequencia está correta (850mhz, vivo RS)
    Obrigado

    • Paulo said

      Boa tarde, Rafael.

      Primeiro, acho que você está confundindo duas coisas diferentes: 2G e 3G são padrões para comunicação de dados, não para comunicação de voz. Para voz,seu celular utiliza o GSM. Afrequência para quase todas as operadoras e regiões no 3G é de 2100 MHz. Umas poucas usam 950 MHz. o GSM utiliza quatro bandas (frequências) diferentes, dependendo da operadora e da região. Portanto, é bom verificar qual é a banda utilizada pela sua operadora na sua região.

      O medidor do aparelho mede o sinal recebido da torre da operadora, que utiliza potências da ordem de dezenas de watts. O seu aparelho transmite na ordem de centenas de miliwatts, que pode não ser suficiente pra chegar na torre. Por isso você ouve bem, mas seus amigos te ouvem mal.

      Abraço

      • Rafael Torri said

        hummm, mas porque quando eu escolho no aparelho apenas a rede umts ele funciona bem, quando escolho a rede gsm ele fica sem sinal ou somente emergência? Detalhe: 3G 2100mhz e GSM 850/1800mhz. Meu repetidor é 850mhz

      • Paulo said

        https://en.wikipedia.org/wiki/UMTS

        https://en.wikipedia.org/wiki/GSM

      • agnaldo serrano said

        RAfael, seu equipamento esta com antenas muito proximas, distancia as antenas, ou coloque tela de galinheiro com aterramento entre o visual da antena externa e interna, isto que faz a voz falhar chama-se redundancia de sinal, é o sinal que entra de volta na outra antena e lhe dá a sensação de 5 pontos perfeitos, na verdade menos ponto funciona melhor quando o sinal chega fraco a erb. abraço agnaldoserrano@hotmail.com

    • Estou com um problema semelhante a este tenho um repetidor 1800mhz da aquário com antena yagi com radome em uma empresa quando ligo ouço a pessoa normalmente mas a pessoa me ouve muito mal cortando a voz já pensei em mudar o repetidor para uma área mais aberta por conta de ter uma antena omnidirecional.
      Porém no mesmo suporte externo existe uma outra antena Yagi sem radome isso causa interferência? porque se causar colocarei a antena em outro local.

      • Paulo said

        O radome não interfere, ou interfere muito pouco. O que ocorre é que seu transmissor está com pouca potência.

  52. junior said

    ola meu caro…
    so esclarece uma duvida si possivel :
    os produtos vendidos no Site do Dx.com sao bons , pq em vista dos vendidos no brasil a diferença preço e demais. estou afim comprar um repetidor ( frequencia vivo ) de 70 dbi , p colocar em uma antena de 20 dbi em uma area rural .

    grato…

    • Paulo said

      Boa tarde.

      Se são bons ou não, você só vai saber quando chegarem. No início da minha experiência com o dx.com, recebi alguns itens que não funcionaram. Outros, superaram minha expectativa. A política de devolução e trocas deles funciona direitinho, nunca tive problemas em trocar itens defeituosos, ou que não atenderam minha expectativa. Demora, mas funciona. No geral, eu recomendo o dx.com, sim.

  53. Josias said

    Ola, Gostaria de tirar uma duvida. Tenho uma casa distante da cidade em linha reta 45km, onde hoje possuo uma antena rural cdma(20dbi) vivo. Na cidade temos o sinal gsm de 4 operadoras vivo, claro, tim e oi.
    O que ocorre é que segundo a vivo o sinal cdma vai ser desativado.
    Já comprei outra antena de 20dbi gsm, e liguei a mesma a um celular, pegou 3 picos de sinal de claro e da oi, porem não consegui falar.

    Votei a antiga antena cdma e estou procurando outras soluções já pensei ate em comprar na china radio monocanal.

    o que vc me sugere ?

    Obs.: não possui nenhum obstaculo entre os dois pontos.

    • Paulo said

      Eu sugiro que você procure assessoria profissional.

      45 km é muito longe pra qualquer solução amadorística.

      Abraço.

  54. Renato said

    Uso celulares Tim e OI, mas que nao tem boa recepção em meu apartamento, a a nao ser que va para a Janela. Moro no Rio de Janeiro. Gostaria de saber , qual o repetidor de sinal e outros materiais poderia comprar no dealextream, que me posssibilitasse a resolver este problema de sianl em minha residência.

    • Paulo said

      Oi Renato.

      Não tenho como dizer isso. Sei que o Rio é uma cidade cheia de morros, edifícios grandes e muita floresta (a não ser que você more na Barra da Tijuca). Sem ver as condições do local onde você está fica impossível te dar qualquer dica. Desculpe.

      Abraço.

  55. jean said

    ola eu tenho um celular ligado a uma antena pois aqui o sinal e muito ruim mas nese metodo funciona bem o aparelho fica cheio de sinal e fala muito bem,entao eu comprei um repetidor amplificador de sinal afim de nao depender de mais cabos, entao utilizei a mesma antena no repetidor e ele amplificou o sinal certinho todos nosos aparelhos fiacaram com o maximo de sinal so que mesmotendo sinal os aparelhos nao conseguem realizar chamadas e nem recceber . equando eu ligo a antena de novo no celular ele funcina normal mas ja no amplificado nao, sera que vc podia me ajudar com alguma dica?????

    • Paulo said

      Bom dia.

      Suspeito que o amplificador que você comprou não é para a mesma faixa de frequência dos aparelhos, ou para a faixa utilizada pela operadora, mas não tenho como garantir sem observar o que acontece.

      Abraço

  56. Fabricio said

    Bom dia comprei uma antena yog de 20db de ganho para por na fazenda aconteçe que eu estou pegando sinal maximo na emergencia do aparelho e ele nao consegue ligar voçe pode me ajudar???

    • Antena said

      Ou você comprou antena pra frequência errada, ou tá apontando ela pra torre de outra operadora.

    • Elias said

      Uma ressalva quanto ao comprimento do cabo: dependendo do material e da impedância do cabo, o sinal viaja em velocidades diferentes no condutor. Já que a frequência é constante e v = lambda * f , o comprimento de onda lambda não é igual ao da onda se propagando no vazio porque a velocidade não é a mesma, e portanto é necessário recalcular o lambda de acordo com o tipo de cabo utilizado para determinar o comprimento ideal do cabo. Pode ser que a importância desse cálculo seja amortizada se for feito o casamento de impedância de todas as partes, mas não tenho certeza.
      No mais, achei seu artigo bastante informativo e as informações bastante consistentes. Muito bem!

      Fica a dica de que, para telefones Android, é possível entrar nas configurações ocultas e conferir qual é a frequência GSM que eles estão utilizando. No meu Galaxy S, encontro essas configurações digitando *#*#0011#*#*. Determinar a frequência utlizada pela sua operadora na sua região pode ser útil porque algumas operadoras utilizam duas bandas para a comunicação GSM (e mais outra banda para o 3G). Até onde eu saiba, a Tim e a Oi usam as frequências GSM de 900Mhz e 1800Mhz, então é necessário determinar qual a frequência utilizada pela sua operadora na sua região pra escolher o amplificador ativo adequado. Eu pretendia comprar um amplificador de 900Mhz porque ele é mais barato, mas pude conferir que a Tim utiliza o sinal de 1800Mhz na minha região e o amplificador de 1800Mhz é mais caro. :(
      Pode ser que um amplificador de 900Mhz amplifique (com eficiência que não posso determinar, pois não disponho da curva ganho x frequência do amplificador) o sinal de 1800Mhz porque ele é múltiplo, mas meus conhecimentos limitados não permitem afirmar com certeza.

      • Elias said

        Ê merda, postei como resposta a outra pergunta, e não como postagem independente. Se puder desmembrar essa resposta anterior da pergunta na qual ela ficou aninhada, fico grato.

      • Paulo said

        Sem problemas

      • Paulo said

        Obrigado pela contribuição, Elias.

        O amplificador de 900 MHz não serve para 1800 MHz porque existem filtros ativos dentro do equipamento. Diferentemente de elementos passivos, como a maioria das antenas.

        Abraço.

  57. Sanderson said

    Por favor gostaria de saber se você poderia responder uma pergunta: Tenho uma Internet de 5 MB dividido para 4 PC (2 PC e 2 Notebook) mas ela baixa como se fosse de 5 MB não sendo compartilhada, mas meu adaptador de rede quebrou, tive que comprar outro e nenhum funcionou direito,pegavam o sinal fraco e quando ia jogar jogos online caia a internet, então meu cunhado decidiu que iria comprar um Repetidor de sinal, compramos e tal, mas quando pego internet do Repetidor De Sinal, ela é muito lenta para Download, mais a velocidade de Upload está normal, ou seja, tenho que me conectar na outra internet mesmo com sinal baixo par baixar as coisas, mas de um tempo atrás não consigo mais me conectar nela, e agora oque faço para o Download da internet ficar legal?! as vezes ele fica bem rápido mas é muito difícil, e quase nunca, estou querendo baixar um jogo (Forsaken) Mas é 3 GB e se for com essa net lenta, vai demorar MUITO! e agora quem poderá me ajudar? Eu sei que a pergunta foi grande mas, se poder, POR FAVOR RESPONDE!

    • Paulo said

      Boa tarde.

      A princípio me parece que alguma coisa foi alterada no ambiente onde você colocou seu computador. Se antes funcionava e agora não funciona mais, mesmo com adaptadores de rede novos, é porque há algo mais interferindo. Eu sugiro que verifique se sua máquina não está apoiada em superfícies metálicas, ou próxima demais de paredes. Verifique, também, se não há bebedouros ou tambores de líquidos no caminho (isso atrapalha o sinal). Em último caso, troque o seu access point.

      Abraço

  58. Rafael said

    Moro em uma área rural e utilizo uma antena Yagi para captar o sinal da VIVO. Fica perfeito, Sinal completo. Porém, o cabo de descida está ligado a um telefone celular de mesa.

    Hoje tive uma ideia e gostaria de saber de voce se é possivel que funcione.

    Minha Ideia:
    * Ao Inves de ligar a Antena Yagi no telefone, ligaria em uma antena OmniDirecional movel da Aquario (http://www.aquario.com.br/?action=produto&id=71). Assim o sinal que estava indo para o telefone seria Radiado por toda minha casa e entao eu podeira utilizar meu celular Comum e meus pais tambem.

    Daria Certo? Obrigado

    • Paulo said

      É possível. Mas você só vai descobrir se tentar, né? ;-)

      • Rafael said

        Infelizmente não deu certo. Acho que a antena omni era muito fraca.

    • Jonathas said

      Rafael, estou no mesmo dilema que você! Colocando uma antena omnidirecional não vai resolver, pois o sinal captado pela antena externa é muito fraco e não tem potência suficiente pra ser irradiado pela antena externa. Aí entra o amplificador, temos que instalar um amplificador RF na faixa de UHF entre a antena externa e a antena interna. O sinal captado pela antena externa será amplificado e enviado a antena omnidirecional com força suficiente para ser irradiado. Mas nem tudo é um mar de rosas, não podemos usar um amplificador UHF comum, pois o celular também se comunica com a torre em outra frequência e se esse sinal não for amplificado não vai funcionar, no máximo você só poderá receber chamadas. Pesquisei mais e o que precisamos é de um amplificador bidirecional, (repetidora de sinal gsm), é assim que se chama no mercado e é isso que estou procurando, pois no mercado isso é muito caro. Se o Paulo puder nos ajudar com algum projeto seria uma maravilha.

      • Paulo said

        Vocês podem encontrar o que precisam em sites como o dx.com. Nesse momento estou muito ocupado com meu TCC e com os preparativos para o fim do mundo =)

        Abraços.

  59. Andrey Monteiro said

    boa tarde amigo eu gostaria de contratar você para me dar uma consultoria por telefone e internet sobre esse assunto, pois eu monteie uma torre que fica a uns 30 km da cidade mais não ficou bom e agora vou montar outra a 50 km e dessa vez eu não posso fracaçar.

  60. diego oliveira said

    paul posso usar antena no meu celular mas a entrada da antena ficada atras da bateria como q eu vou engata

  61. josimar pereira said

    eu estou com um problema desejo estala uma repetidora onde moro mas o lugar eh montonhoso passa sinal mas não conseguimos conversa e o mesmo cai direto desejo instalar uma repetidora p/ sanar o problema e também se for possivel do meu povoado só que a distancia da minha cidade para outra fica a 10km que tipo de repetidora serve para eu comprar

    • Paulo said

      Boa tarde, Josimar.

      Não tenho como indicar uma solução para um caso como o seu. É preciso conhecer as condições e a geografia do local para dar uma opinião realista. No seu caso, assim como o de vários que já me pediram a mesma coisa, é procurar um técnico ou uma empresa especializada.

      Abraço.

  62. Airton said

    Desculpe me discordar de você em dois ítens do MACETES:

    No ítem 1, se o cabo , a antena e a carga tem a mesma impedancia ou seja é um sistema casado, o comprimento do cabo pode ser de qualquer comprimento, o que muda será somente a fase do sinal, e se não for comparativa em nada prejudicará.

    No ítem 3, as sobras de cabo devem ser diminuidas , mas quanto a enrolar não age como indutor já que o cabo é coaxial (blindagem) e devidamante aterrado, não causa campo eletromagnético como uma indutancia.

    Estou certo?

    • Paulo said

      Na teoria, eata certo com ressalvas. Na pratica, a teoria e outra ;)
      Ha a resistencia caracteristica do cabo alem do fato que ha perdas, mesmo com as impedancias casadas. A pratica comum de instalaçoes em telecom e nunca deixar loops nos cabos. Em telecomunicacoes, a teoria serve pra explicar a pratica, nao pra determina-la.

      Abraco.

      • donizeti said

        Correto! É incrivel como a teoria contrasta com pratica (em telecom)!

  63. Jeferson said

    Ola amigo,,,só me tira algumas duvidas.
    1-Eu posso fazer isso com antena de TV?
    2-A ultima explicação sua vc informa que “A diferença entre o esquema amplificado acima para o repetidor passivo, é que neste último, o cabo de descida vai direto na antena interna” ou seja eu posso ter a antena externa para celular,,, onde o cabo que desse dessa antena eu ligaria em outra antena Omnidirecional (interna)?
    Isso ajuda no sinal?
    Pois o repetidor de sinal o valor é bem alto!!!

    • Paulo said

      Olá

      1 – Pode. Se vai funcionar, isso só você vai poder dizer, depois de testar.
      2 – A antena interna é um pedaço do condutor interno do cabo exposto para fora da blindagem. O tamanho desse condutor depende da frequência usada na sua região. Você pode usar uma antena de rádio, dessas telescópicas, ligar no condutor central, e variar o tamanho da antena até encontrar o melhor desempenho. Lembre que a malha de blindagem tem de ser aterrada.
      3 – No dealextreme.com não me parece tão caro assim.

      Abraço.

  64. giovana said

    POR FAVOR, PRECISO DE INTERNET NA CHÁCARA ONDE MEUS PAIS MORAM E LÁ NÃO TEM FONE, SÓ A PROBOX QUE FUNCIONA, FICA 10KM DA CIDADE, É PERTINHO, TEM UMAS ANTENAS DA ABASE TELECOM (INTERNET A RADIO) UNS 5 KM DALI, E ELES DIZEM Q NÃO DARA PRA INSTALAR LÁ POR CAUSA DAS MONTANHAS ALI PERTO QUE ATRAPALHAM O SINAL. ENTÃO COMPREI UM MODEM MOBINIL 173 huawei DESBLOQUEADO, E USO COM O CHIP DA TIM, MAS É MUITO LENTO…..NÃO DÁ NEM PRA USAR O SKYPE, BAIXAR UM ARQUIVO NÃO DÁ. PENSEI EM INSTALAR ESSA ANTENA AQUARIO, MAS NÃO ENTENDO NADA, NÃO SEI COMO FUNCIONA, QUAL É A MELHOR, QUAL MARCA, O QUE FAÇO, VC PODE ME AJUDAR??? O QUE PRECISO FAZER LÁ PRA TEM UMA INTERNET DE BOA VELOCIDADE. obrigada desde ja.

    • Paulo said

      Bom dia, Giovana. Tudo bem com você?

      Em primeiro lugar, gostaria de pedir para não gritar. Textos em caixa alta, além de feios, são equivalentes a gritar segundo a netiqueta.

      Respondendo à sua pergunta: Não tenho como dizer o que fazer. Não conheço o local, não sei se tem obstáculos entre o local onde você quer colocar a antena e a torre da operadora, não tenho um mapa, não sei os recursos e as dificuldades disponíveis, enfim, não tenho condições de dizer o que fazer. Eu sugiro que você procure um profissional, ou empresa de telecomunicações pra te assessorar. Eu imagino que a Abase Telecom possa te assessorar, se você oferecer uma boa recompensa em dinheiro. Não há empresa o dinheiro não compre.

      Abraço.

  65. JUNIOR ALMEIDA said

    OLA BELO TRABALHO MUITO OBRIGADO SUPER ÚTIL, GOSTARIA DE SABER QUAL SUA PROFISSÃO E SE PODE CONTATAR VOCÊ OBRIGADO

  66. Guilherme said

    Olá. Procurei no blog infos sobre instalação de cabo usb com repetidor de sinal (cabo com amplificação) e não encontrei. Consegue me ajudar neste problema? Explico melhor: moro na zona rural e tenho sinal razoável de net (3G) do lado externo. Uso cabo extensor USB simples há 2 anos e vem funionando bem. O cabo extensor apresentou problema, aí comprei um com repetidor de sinal, mas não consigo instalá-lo. Ele tem um chip ASIC, que precisa de instalação. No manual do fabricante, diz que no Windows XP ele instala automaticamente, mas meu SO é o Ubuntu 10.04. Help me, please!

    • Paulo said

      Boa tarde, Guilherme.

      Eu não conheço esse cabo. Posso ajudar, mas preciso mais informações sobre ele. marca, modelo, ID do dispositivo USB, etc.

      Abraço.

      • Guilherme said

        Bom dia, Paulo. Primeiramente, agradeço pelo interesse em ajudar. Trata-se de um cabo USB que tem um chip ASIC indexado, o qual serve como um buffer de sinal, por isso é chamado de repetidor de sinal. São cabos USB vendidos até mesmo no mercado livre, para servir como extensor para modens 3G. Porém, o que vi no manual do cabo () é que este precisa de instalação, instalando automaticamente no windows XP. Porém, esta não é minha realidade, e não tenho idéia como instalar ele no ubuntu 10.04. Cfme infos do fabricante, “A extensão ativa opera como um transceiver: recebe, reconstitui e retransmite os sinais da USB para periféricos USB, com taxa de transmissão de 12 até 480 Mbps. Permite a conexão a longa distância, através de outros cabos e o cascateamento de mais 3 extensões iguais”. Segue link do manual, na página do fabricante (código do cabo é 11131) : http://www.labramo.com.br/pagina/downloads. Gratidão pelo interesse!

      • Paulo said

        Guilherme,

        O que você informou não ajudou em nada. Preciso saber o ID do produto e do fabricante. Abra uma janela do terminal e digite o comando:

        lsusb

        Identifique na lista que aparecer o seu extensor USB. Todo dispositivo é identificado por uma sequencia numérica do tipo AAAA:BBBB, onde AAAA identifica o fabricante e BBBB identifica o produto. Copie e o ID inteiro (AAAA:BBBB) e cole no Google. Você terá as respostas que precisa.

        Abraço.

  67. edson said

    como faço pra ter sinal onde tem broqueador de celular

  68. cosme said

    boa noite , bom a minha pergunta e simples ,eu tenho uma antena via radio aquaris 2500 voce pode me dizer se eu posso adapta essa antana no meu 3g oi ,se tive essa possibilidade por favor mande o toturial ok

    um abraço

    • Paulo said

      Poder, pode. So que eu nao envio tutoriaisem PVT. Tutoriais mostrando como fazer vc encontra na seçao Dicas 3G.

      Abraçp

  69. José Reis said

    Olá Paulo! Meus parabéns pelo teu trabalho e dedicação a esse vasto assunto e a essa gente que sempre precisa de gurus como você! Se for possívlel, pode me dizer qual a frequencia da TIM na região de Araucária? Grato!

  70. RODRIGO said

    Ola

    Primeiramente parabéns pelo post.

    Tenho uma pergunta a fazer.
    Tenho uma casa de pesca, la consigo captar sinal vivo cdma com uma antena externa mas com o cabo conectado ao celular certo,a pergunta é:com um repetidor de sinal consigo pegar esse sinal só que gsm ?Tendo em vista que nao da nem um sinal gsm sem antena?

    • Paulo said

      Olá
      Não sei te dizer. O sinal CDMA é fornecido por um equipamento diferente do sinal GSM. Esses equipamentos são instalados no container que fica ao lado da torre. Se a ERB não possui equipamento GSM, então não há como você receber esse tipo de sinal.
      Abraço

  71. cosme said

    parabens ,sua didatica e muito boa so tenho a parabenizar vc

    um abraço

  72. Carlos H. Kerschner said

    Bom dia, otimo topico é uma duvida que persiste a muitas pessoas. Queria saber se depois do repetidor ativo colocar um aplificador de 1w vou ter uma boa melhora de sinal nas antenas internas? e tb se tem alguma possibilidade de dar problema no repetidor?

    • Paulo said

      Bom dia.
      Como assim “depois do repetidor”? Trata-se de um circuito bidirecional, tanto transmite, quanto recebe. Você quer amplificar o quê? O sinal transmitido, ou o sinal recebido?

      Abraço.

  73. Antonio Carlos said

    Vc conhece algum aparelho celular que mede simultaneamente a frequencia e a intensidade do sinal?

  74. Pires said

    Parabéns pelo post, gostaria de saber quais seriam os valores de múltiplos para os cálculos das dimensões de cabos e antenas para a frequência 900 MHz. Obrigado…

  75. Elton Kraemer said

    Primeiramente, parabéns pelo post, amigo..muito bem elaborado!

    seguinte…tenho internet via rádio (1mb de conexão) na minha casa; uso dois roteadores wireless interno da GlobalTronik (com antena de 5dbi) e meu propósito, é tornar esta conexão “alcançável” externamente e a distâncias mais longas, que o convencional alcance interno – em torno de 20 a 50mts – (considere-se que, no local onde tenho esta net, não disponho de visada direta – há alguns obstáculos e interferências de sinais de outras antenas). Neste sentido, o que preciso, é obter sinal de internet (vinda da minha casa) quando eu estiver nas escolas onde trabalho, que ficam a um raio de 2 a 3km de distância. Eu faria esta conexão no smartphone Galaxy Sii (da Samsung), por conexão Wi-fi.
    Neste caso, o amigo saberia me informar que soluções técnicas eu poderia procurar para obter sinal de internet de boa qualidade na distância que eu referi acima?

    • Paulo said

      Em primeiro lugar, você vai precisar de uma licença da Anatel pra fazer isso. Acho que só por aí já desaconselho você continuar com a ideia. Não porque seja ruim, mas porque nossa legislação arcaica da década de 1940 não permite.

      Abraço.

  76. Fernando Lima said

    Primeiramente parabens pelo post, muito explicativo e direto.

    Tenho algumas duvidas, existe antena + equipamento que trabalhe com todas as frequencias das telefonias brasileiras?
    Pois estou fazendo um projeto desses para fazenda do meu sogro, porem se eu por um equipamento 900mhz, teoricamente so vai funcionar vivo, porem se eu colocar um 1800 so funciona claro tim e etc?
    e no caso das antenas para 3g? q funcionam em 2.1ghz? se eu for usar outra frequencia para outra telefonia vou ter problema?

    quais sao as marcas com custo beneficio bom de antenas e equipamentos?
    mecho muito com rede sem fio (wifi) estou entrando agora nessa parte e estou procurando sanar alguma duvidas, pois como em outros sistemas o sucesso de um projeto desse vem do casamento perfeito das especificacoes + qualidade dos componentes.
    O final do post e bem interessante, alertando sobre os cuidados na instalacao e etc, porem gostaria de algo mais tecnico e especifico, vc tem algum material para poder me indicar?

    desde ja agradeco a antencao,
    e parabens pelo site.

    • stellarium said

      Bom dia, Fernando.

      Obrigado pelo incentivo =)

      Acho que a maneira mais fácil de saber sobres os equipamentos é ir nos sites dos fabricantes (por exemplo, a Aquario) e fazer a pergunta direto ao pessoal de vendas deles. Em http://www.dealextreme.com você pode encontrar vários equipamentos interessantes pra isso, também (antenas, repetidores, amplificadores, etc.). Pessoalmente, eu não conheço nenhum equipamento que atenda às características que você precisa, porque essa não é minha área de atuação profissional, neste momento. Quando preciso resolver algum problema relacionado a isso, minha melhor fonte de pesquisa é o Google e a minha experiência profissional passada.

      Abraço

  77. Bon Jovi said

    Stellarium

    Então man…é que assim nao uso modem 3g meu problema é so o sinal mesmo do celular, na frente de casa pega dentro não, então queria so resolver isso.Pelo pouco que intendi eu teria q ter a antena exxterna para captar o sinal da operadora, e uma interna para distrubuir o sinal aqui dentro não é isso?Só nao sei qual antena posso fazer dentro e fora…queria intender isso pra correr atras das caracteristicas de cada operadora para entao poder fazer a antena….

    vlw

    • stellarium said

      “…eu teria q ter a antena exxterna para captar o sinal da operadora, e uma interna para distrubuir o sinal aqui dentro não é isso?”

      Acho que falei sobre isso na resposta anterior: Antena omni fora + cabo + antena omni dentro.

      Abraço.

  78. Bon Jovi said

    Boa noite

    Muito loko,sua reportagem…com muitas dicas.Ja vi que da pra resolver meu problema só tenho umas duvidas e gostaria de saber se poderia me ajudar.
    Aqui onde moro eh baixada, porem o sinal 3g tanto Claro, Vivo, Tim pegam, mas dentro da minha casa é fraco, o sinal Claro no meu quarto pega, mas sempre que pego o celular ele some, ja o da tim no meu quarto nem pega, porem ambos quando me desloco para a frente da casa ficam total podem assim fazer ligações.Gostaria de mudar isso em seu artigo vi que é possivel, gostaria de saber qual modelo de antena posso fazr para colocar no telhado da casa, e qual é o moelo para colocar dentro para direcionar o sinal.Ou se so com uma antena no telhado é possivel melhorar a recepção do sinal para os celulares.
    Esse modelo parabolica q vc mostrou na foto trabalhei com ele na Baixada Santista..pois sou tecnico de tv a cabo e la a Jet nao usa cabo e sim sinal a radio.para os canais e a internet então nós usavamos essa antena.mas la eram 2 uma para up outra para down no mesmo mastro se eu for usar este mdoelo para o celular tb é usado assim?

    obrigado pela atençao

    • stellarium said

      Sem ver o local e fazer um certo estudo, não tenho como dizer que tipo de antena é melhor. De maneira geral, sugiro que você instale uma antena externa (pelo que vc falou, talvez uma omnidirecional já seja o suficiente) e leve um cabo até o local onde precisa do sinal. Aí vc escolhe, dependendo do seu modem, se coloca uma omnidirecional de mesa, ou conecta direto no modem. Mas o que estou dizendo é especulação. Como já disse, não tenho como afirmar nada sem estudar as condições no local.

      Abraço.

  79. Luis Felipe Almeida said

    Amigo, boa tarde,

    Usamos um telefone vivo fixo com cabo de 10 metros RG 058 e uam antena externa 850 mhz 14 dbi. Usavamos tranquilamente, estamos a uns 10 km da torre. Mas a uma semana o sinal ficou muito fraco, não coseguimos mais receber nem fazer ligaçoes, sabe o que pode ter ocorrido, não aconteceu nada de anormal na região.
    Obrigado,

    • Luis Felipe Almeida said

      Melhorando a pergunta, a operadora é vivo.

    • stellarium said

      Boa tarde.
      Não sei o que pode ter ocorrido. Já verificou conectores, cabos? A antena não saiu da posição? Ninguém construiu um prédio bem na frente da torre? Árvores? Já reclamou com a operadora?
      Abraço.

      • Luis Felipe Almeida said

        Ja verifiquei os cabos, antena, aparelho, chip, tudo funcionou, parece que o sinal ficou fraco no local. A uns 500 metros o sinal esta normal. Verifiquei que estavamos usando uma antena 900 MHZ para a frequencia da vivo 850 mhz, funcionava com um sinal médio. Mas agora que o sinal não volta mais, comprei uma antena de 850 MHZ de 20 DBI, estou esperando chegar pra ver como fica.
        Abraçõ

  80. Ola, me ficou mais uma duvida sobre a antena de recepcao de sinal vindo da cidade que esta a uns 25km sem barreiras visuais se nao for o caso de se usar uma parabolica se usar uma antena como a 2100 mhz 17dBi para captaro sinal 3 G para a internet e ao mesmo tempo o sinal de celular da vivo e Tim principalmente e no caso desta servir as que serao de transmisao terao que ser do mesmo modelo ?!!!
    mais uma vez obrigado !
    Marlon Menezes

  81. moro numa fazendal na qual fica a 25 km da cidade de itajuba area essa que so recebe sinal da VIVO 2G, meu celular funciona bem com antena externa , mas minha internet apesar de ter sinal de 4 a 5 barras e muito lenta , bem mais lenta de quando estou com meu notbook na cidade . Dentro de propiedade num morro acima tenho visao direta da cidade de itajuba e la consigo um sinal bem forte de todas as operadoras .Gostaria de montar uma antena nesse morro com um repetidor de sinal com antenas direcionadas para duas localidades dentro da fazenda.( TIM , VIVO e OI)
    Posso colocar um repetidor normal ou seria melhor um ativo ?
    A torre podera receber as 3 antenas ( 1 recepcao + 2 para transmitir )?
    A antena de recepcao devera ser a parbolica devido a distancia de aprox 25 km ou pode ser uma normal ?
    os locais que vao receber o sinal nao ficam a mais de 1km da suposta torre sem barreiras .
    Os devidos receptores podem ser normais com pequenas antenas de recpcao ?
    e as antenas de transmissao sao que tipo ?
    Voltando a torre que tipo mde placa solar e bateria vc recomendaria para o repetidor ?
    Ficaria muito grato pela sua opniao !

    Marlon

  82. Sonia said

    Ola, achei super legal a sua reportagem. Onde moro não pega sinal de celular e nem internet, e preciso da ajuda de um tecnico. Sera que voce podera me indicar algum. Moro em Guaimbe perto da cidade de Marilia e Lins. Obrigada.

  83. Euller said

    Olá amigo,

    Desculpe se eu falar bobeira, más, não teria como fazer uma antena repetidora de sinal ao invéz de comprá-la?, andei procurando na internet, más não encontrei, e estes preços da antenas indústrializadas não sei se vai compensar… ….gostaria de testar antes, meu sinal aqui é da “OI” ou seja 2100mhz. é para o sinal no sítio, que dentro de casa não pega, e hora ou outra do lado de fora funciona.

    Estou acho, à mais de 5 km da antena mais próxima e quase no pico das montanhas.

  84. Leanderson said

    Pretendo montar um provedor de internet em minha casa, com o objetivo de enviar o sinal para cerca de 20 pessoas numa área de 7 km², tem uma torre da Tim a aproximadamente 1km de distancia da minha casa e o sinal é excelente, mas fiquei sabendo que essa operadora não disponibiliza o sinal 3G, é verdade?
    A operadora Claro também pega perfeitamente, porém o sinal disponibilizado é 2G. Gostaria de saber se haverá redução na velocidade da internet quando eu a enviar para as 20 residencias espalhadas em 7 km²?
    Você pode me indicar uma antena e o roteador wireless com a capacidade de enviar o sinal para todos sem que haja bruscas reduções de velocidade?
    Ficarei grato se me ajudar.

  85. Yan said

    Olá, eu moro no interior de santa catarina e na localidade onde moro não há sinal de celular de nenhuma operadora, porém no centro da cidade (mais ou menos 7Km de distância) há uma antena repetidora da TIM, não é uma antena como das outras cidades, é apenas uma repeditora mesmo; atras da minha casa há um pequeno morro com mais ou menos uns 15 metros de elevação em relação a minha casa, e lá nesse morro pega 2 ou 3 pontos de sinal da TIM, porém em minha casa e no restante da localidade não pega nada. O que eu poderia fazer para que funcionasse pelo menos em minha casa? existe alguma solução caseira? algum tipo de antena que posso construir sozinho em casa mesmo.. porque não tenho muitas condições de comprar estas antenas externas que fornecem sinal.
    agradeço desde já!

  86. Rafael said

    Olá, moro em zona rural e pretendo instalar um telefone em minha casa.
    Porem como muitos amigos vêm me visitar gostaria de oferecer o sinal de celular para que eles possam falar de seus aparelhos.
    Em minha casa o sinal de celular é nulo (nenhuma barrinha). Porém eu comprei uma antena externa e conectando o celular nela o sinal aparecia completo.
    Acontece que desta forma somente um celular receberia sinal (o que estuvesse conectado à antena). Li sobre os repetidores de sinal e vi que eles me atenderiam pois expandiriam o sinal, porem tal opção esta descartada devido ao alto custo de um repetidor.
    Minha duvida é a seguinte:
    Como o sinal na saida da antena externa é maximo, eu poderia ligar tal antena à uma antena Omni-direcional interna fazendo com que vários telefones recebam e realizem chamadas?

    Grato

    • stellarium said

      Bom dia, Rafael.
      Sim, eu acredito que funcionaria, sim. Faça um teste: Coloque um fio de uns 10 ou 12 cm de comprimento ligado ao pino central do conector do cabo da antena externa (tome cuidado para não encostar o fio na carcaça do conector, curto-circuitanto o cabo, pois isso impedirá o esquema de funcionar) e verifique quantas barrinhas seu celular marca próximo ao fio (sem encostar). Se aumentar, a antena funcionará, com certeza.

      Abraço.

      • Euller said

        Esta solução se funcionar gostaria de tentar… teria como fazendo uma das antenas aqui do forum inserir uma outra direcional nela… …amigo Stellarium fico no aguardo

      • Luis Felipe Almeida said

        Também queria saber se deu certo ligar uma antena externa YAGI a uma antena interna onmi. Qual conector usariamos? Ofereceria sinal para mais de um celular, poderiamos usar mais de um celular de uma so vez sem problemas?
        Abraço

      • stellarium said

        Como costumo responder sempre: você só vai saber se dá certo, se tentar =)

        Abraço.

  87. Rafael Leão said

    bom

  88. Alexandre said

    Olá, gostaria de saber quais seriam os valores de múltiplos para os cálculos das dimensões de cabos e antenas para a frequência 850 MHz. Grato…

  89. Daniel said

    Olá,
    Lendo alguns comentários, li uma resposta que diz para utilizar um roteador que converte o sinal 3G para wireless.
    Moro no interior do estado de São Paulo, na zona rural de Botucatu. Utilizo o 3G da Claro.

    Com o roteador, o sinal melhoraria? Com ele dá para utilizar o amplificador ou não?

    Grato!

    • stellarium said

      Olá, Daniel.
      Isso depende de como você pretende montar o sistema. A melhoria do sinal não depende do roteador, mas de como você fará com que o modem receba (e transmita) o sinal de maneira mais eficiente.

      Sim. Não vejo problemas em fazer com o roteador o mesmo que se faz com o modem conectado no PC. Não há diferença quanto a isso. No entanto, eu acho que utilizar um equipamento desses apenas encarece o sistema. O motivo do uso do roteador é compartilhar o acesso à Internet, não melhorar o sinal.

      • Daniel said

        Então, imaginei o sistema dessa forma:
        Utilizar uma antena setorial igual a mostrada na imagem acima e, para não perder a mobilidade pelo menos dentro de casa, usar um roteador. No caso, o roteador precisa necessariamente ser 3G?

        O ideal talvez seria usar um repetidor, mas me assustei com o preço, rs. Espero que com essa antena o sinal melhore, nem que seja um pouco.

      • stellarium said

        Boa noite, Daniel.

        Você tem opções mais baratas pra testar:
        1 – Utiliza um repetidor passivo ou…
        2 – Utiliza um refletor para modem sem conector de antena ou…
        3 – Utiliza um modem com conector de antena (como o Huawei E156) plugado num Desktop que compartilharia a internet através de uma rede wireless (com access point ou via ad hoc). Nesse caso você poderia conectar a antena direto no modem.

        Veja na seção Dicas 3G mais informações sobre essas opções.

        Abraço.

  90. renan said

    tenho um modem ztemf100, ele não te entrada para antena, e onde moro o sinal é muito fraco..qual seria a melhor solução?
    por favor me ajudem… vlw…

    • stellarium said

      Olá, Renan.
      Sugiro que você leia a seção Dicas 3G deste blog. Lá tem várias dicas pra melhorar o sinal de modems sem conector de antena.

  91. anderson souza said

    ola amigo,

    tenho uma antena yagi com cabo que vai conectado direto ao modem, funciona perfeitamente,o sinal de 0% foi para 70%, mas só da sinal para o modem, gostaria de saber qual antena colocar dentro de casa? seria a omnidirecional, que seria mais em conta pois o repetidor ativo é muito caro, e esta daria funcionaria tanto para o modem quanto para o celular, que não tem entrada para antena externa.

    desde já agradeço,

    aguardo retorno.

    • anderson souza said

      ainda aguardo retorno, por favor,

      colocando antena onmidirecional diteto com a antena externa da certo?

      • stellarium said

        Bom dia, Anderson.
        Se dará certo, ou não, você só vai saber se tentar. Eu sugiro que tente.
        Não há fórmula mágica. Se o sinal for suficiente pra compensar as perdas nos cabos e conexões, vai dar certo. Se não for, não vai dar certo e a melhor solução será o repetidor ativo. Não tenho como dizer se vai funcionar, ou não no seu caso.

        Abraço.

  92. gelson gomes said

    Carissimo, poderia me indicar um técnico para me ajudar com o aumento do sinal em Campo Magro, PR, cidade que faz divisa com Curitiba PR?
    Grato,
    Gelson

    • stellarium said

      Bom dia, Gelson.

      O e-mail que você informou está retornando que não aceita mensagens do Gmail. Favor informar um email para contato.

      Abraço.

  93. Igor said

    boa tarde amigo

    tenho uma antena parabolica de internet a rádio igual a da foto que tem no seu tutorial especificada como PARABOLICA, essas antenas trabalham, se nao me engano, na faixa de 2,4Ghz, sabendo que a faixa 3G da vivo é 2,1Ghz, por seres faixas próximas, será que consigo captar o sinal 3g para melhorar minha conexao no sitio, atraves de um modem 3g Mf645 ZTE, que nao possui entrada externa de antena, mas utilizando um adaptador por indução?? abraço

    • stellarium said

      É possível que funcione. Mas, como costumo dizer: você só vai saber se tentar :D
      Abraço.

  94. joice said

    Ola de novo..
    estou aqui para pedir mais ajuda.. encontrei o roteador indicado aqui e achei que iria me ajudar mas tenho uma duvida, se o meu computador for um macintosh ,ele tambem funcionara? perguntei na loja e eles nao souberam responder… e posso fazer uma rede com um windows e um mac atraves de um roteador? mais uma vez obrigado.

    • stellarium said

      Bom dia, Joice. Os roteadores utilizam padrões comuns a todos os tipos de computadores (para usar uma linguagem bem leiga). O mesmo roteador vai servir para Mac OS, Linux e Windows.

      Abraço.

  95. joice said

    Boa noite.Gostaria de fazer umas perguntas,pois não entendo muito de antenas.Moro na zona rural e comprei uma antena para modem 3G,que uso em um notebook,e ela funciona com o modem preso dentro de uma caixa que fica na antena fora da casa.O sinal melhorou muito mas fico presa na mesa pois da antena desce um cabo que fica conectado via usb no notebook. Esse seu esquema funcionaria no meu caso? ou é preciso ter o modem dentro da casa,no computador? Obrigado pela ajuda.

    • stellarium said

      Bom dia, Joice.
      Sim, funciona. Apenas recomendo que você utilize o repetidor ativo (o esquema no final do artigo). Será necessário instalar um cabo coaxial mais grosso, descendo da antena até o interior da sua casa para conectar ao repetidor. Dessa forma você poderia usar o modem conectado diretamente à USB do seu micro.
      Outra solução seria utilizar um roteador 3G que, basicamente, converteria a conexão 3G para WiFi. Nesse caso o modem seria conectado neste roteador e você acessaria à Internet pelo wireless do seu micro. Você precisa verificar qual solução seria mais barata. Eu acredito que o roteador seria mais barato porque pode-se encontrá-los na faixa de R$200,00 a R$300,00.
      Dê uma olhada nisso “https://www.kabum.com.br/cgi-local/kabum3/produtos/descricao.cgi?id=01:02:26:66:53″, e talvez entenda o que quero dizer.

      Abraço.

  96. karen said

    OLá! Moro a mais ou menos 7km de uma torre Vivo, mas como é interior o sinal é bem ruim. Gostaria de saber o que posso colocar para melhorar o meu sinal de internet e celulares da casa. Poderia colocar uma antena externa ligada por cabo a um repetidor dentro de casa (como no gráfico), isso resolveria o problema?
    Obrigada

    • stellarium said

      Olá Karen,
      Cada caso é um caso, mas se você não tentar nunca vai descobrir, não é? Eu sugiro que você experimente com uma antena interna antes de se aventurar com a externa que dá mais trabalho e ainda tem custos com cabo. Se melhorar com a antena interna, com toda certeza vai ficar melhor ainda com uma externa.

      Abraço.

  97. Claudio said

    Por favor, preciso de uma orientação.
    Nós fazemos transmissões ao vivo de eventos pela internet. Nos locais onde não há uma internet com linha física utilizamos o 3G, para o UPLOAD. Recentemente perdemos um bom contrato, por que no local nenhum 3G testado funcionou a contento. Trata-se de uma fazenda proxima a Curitiba onde seria realizado um leilão de cavalos de raça. Agora adquirimos um 3G vivo que promete dar mais ganho ao sinal, instalando-se uma antena externa no modem. A uns 7 km da fazenda sabemos que ha torres de telefonia móvel VIVO. Qual seria a antena mais indicada para este caso?
    grato
    Claudio MID TV

    • stellarium said

      Prezado Claudio,
      Antes de fazer esse investimento, procure saber se a operadora tem cobertura de 3G nessa área. a Vivo tem cobertura 3G na área metropolitana de Curitiba mas, por exemplo, na BR376 próximo a Tijucas do Sul já não tem mais. Eu sei que até, por exemplo, no posto da PRF em SJP tem 3G porque ja usei nesse trecho da estrada.
      O melhor e você testar levando o modem pra perto da antena e conectando. Se tiver cobertura, então procure uma antena profissional, já que a aplicação é crítica. Uma antena yagi da Aquario deve ser suficiente, entretanto, não recomendo esse tipo de acesso à internet para upload de vídeo. Isso porque o tráfego não é simétrico, ou seja, Se a operadora te diz que sua velocidade vai ser de 1Mbps, sua velocidade de upload vai ser mais ou menos 10% disso. Aí já viu, né?

      Abraço.

  98. Rômulo said

    Olá,

    Tenho uma duvida usando o esquema do terceiro caso.

    Se eu instalar uma antena que capte o sinal 3G (fora de casa), descer com o cabo e ligar direto em uma antena omnidirecional (dentro de casa), vou conseguir o sinal do celular dentro de casa?

    Obrigado

    • stellarium said

      Se você seguir as instruções à risca, vai. Se não observar qualquer detalhe, o resultado é imprevisível, mas é muito provável que não.

      Apenas uma lembrança: dependendo das condições do local onde você está, pode ser que um repetidor passivo não seja o suficiente. Você só vai saber se funciona, ou não, montando o sistema.

      • Rômulo said

        Muito obrigado pela resposta amigo.

        Vou fazer uns testes aqui antes com uma outra antena. Se der certo eu monto o esquema e posto aqui o resultado.

        Abraços.

  99. AMARILDO said

    Amigo, não leve em conta minha ignorancia… mas se puder me orientar… agradeço:

    Tenho uma casa de campo que o sinal do meu celular Claro fica bom em um determinado lugar (ao lado da casa 3 mts); e consequentemente meu modem também Claro D301 (3G HSDPA), fica com intensidade baixa (2G), mas consigo baixar email, MSN, Skype, enfim dá pra me virar.

    Que tipo de antena devo adquirir para poder utilizar meu celular e modem, dentro da casa ou na varanda, considerando que a torre fica à aproximadamente 12km da casa?

    Uma antena para melhorar a intensidade do celular, melhoraria também para o modem, certo?

    Aguardo retorno.

    Abraço.

    Amarildo.

    • stellarium said

      Amarildo,
      No seu caso, eu sugiro que você procure uma ajuda profissional pois antenas caseiras podem não dar o resultado necessário. O tipo da antena deve ser direcional (yagi, setorial ou parbólica), mas nesse caso a instalação vai influenciar muito o resultado final.
      Procure por “antena 3G” (sem as aspas) no Google e você poderá ver várias empresas que podem fornecer a assistência que você precisa.

      Abraço.

  100. [...] Melhorando a conexão 3G: Repetidores de sinal [...]

  101. Alberto Fugmore said

    Amigo,

    Achei bacana o post, vai ajudar bastante a galera que tá afim de uma solução para o 3G.
    Navengando na net encontrei a VH TELECON, os caras são bacana me deram um suporte legal. Para quem tá precisando de equipamento bom e barato segue o link http://www.vhtelecon.com.br

  102. stellarium said

    Um leitor atento me enviou um comentário em outro site alertando que a frequência utilizada para o 3G no Brasil é de 2,1 GHz. Ele está totalmente correto, portanto o texto já foi corrigido e os cálculos das dimensões da antena também.

    Desculpem a minha falha.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 499 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: