O Futuro é a Liberdade

Discussões sobre Software Livre e Sociedade

A mulheres no Ubuntu

Publicado por Paulo em 02/03/2010

Tradução livre da página http://ubuntu-women.org/

A Ubuntu-Women é uma equipe funcionando sob o Ubuntu para oferecer uma plataforma e incentivo para que as mulheres contribuam para o Linux Ubuntu, um software GNU/Linux livre e de código aberto baseado no Debian. Nosso papel principal será no sentido de complementar e ser o trampolim para o grande mundo Ubuntu-Linux. A associação é aberta a todas.

Um estudo financiado pela CE (2006) resumido no relatório Flosspols, indica que cerca de 1,5% dos membros da comunidade FLOSS eram do sexo feminino, contra 28% em software proprietário. O Censo Ubuntu (Junho 2006) também reflete uma relação similar do sexo feminino com 2.4% de mulheres de voluntariado ativo na comunidade Ubuntu.

A Ubuntu-Women é o primeiro passo na tentativa de promover a mudança através do aumento da visibilidade e da contribuição das mulheres fornecendo orientação e modelos de participação, e criando oportunidades para a colaboração com as voluntárias veteranas e novatas no Ubuntu. Temos como objetivo proporcionar uma oportunidade para as mulheres que desejem envolver-se na comunidade Ubuntu, aumentando assim a diversidade no Ubuntu-Linux através de:

  • Incentivo a participação feminina, por exemplo, aprendendo a criar novos softwares FLOSS (Ou renovar o existente), não somente para utilizar o GNU/Linux, mas para integrar sua base e aprender sobre ele.
  • Treinamento das mulheres em áreas específicas (como técnica, documentação, tradução e comunicação) assim, elas poderão ter a informação e o suporte necessário para dar esse novo passo, vencer as barreiras e dificuldades, e manter o aprendizado e o crescimento no mundo do Linux Ubuntu.
  • Oferecer oportunidades através do patrocínio de mulheres que desejem fazer apresentações técnicas, ou falar a respeito da sua experiência com o Ubuntu em seminários e eventos internacionais
  • Organizar festas hacker e “bar camps” para mulheres nos eventos sobre Linux.
  • Aumentar o número de mulheres que utilizam o Linux Ubuntu de maneira específica para cada país, oferecendo apoio a palestras em universidades locais,  grupos de usuárias locais e escolas, o que incentivará outros a participar.
  • Discutir abertamente os problemas enfrentados pelas mulheres, sua participação no Ubuntu (e no Linux) e como solucioná-los.

Para atingir os objetivos acima, nós atualmente:

  • temos um Programa de capacitação que segue a linha do Cada-uma-ensina-uma (Each-One-Teach-One), que é uma forma elegante de compartilhar conhecimentos e aprender algo com as outras na comunidade.
  • temos uma lista de e-mails para discussão de assunto relacionados.
  • temos um canal derun an IRC em #ubuntu-women no freenode.net

Junte-se a nós e se apresente, seus interesses ou o que desejar compartilhar com as outras! Já temos um grupo bem legal, de várias origens culturais e ocupações e você está convidada a participar do mundo Ubuntu!

About these ads

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 439 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: