O Futuro é a Liberdade

Discussões sobre Software Livre e Sociedade

Adeus Skype – Os 3 melhores substitutos livres

Posted by Paulo em 16/05/2011

Com a compra do Skype pela Microsoft, e as incertezas sobre a continuidade de versões do programa para uso em Linux, muitas pessoas estão procurando por substitutos para a ferramenta.

O post abaixo foi traduzido do Ostatic (http://ostatic.com/blog/bye-bye-skype-top-3-free-replacements) e apresenta 3 alternativas livres para o Skype.

Adeus Skype, Os 3 Melhores Substitutos Livres

por Susan Linton – 12 de Maio de 2011

telephoneO Skype sempre foi proprietário, portanto, os que preferem utilizar apenas Software Livre têm confiado em alternativas livres. Agora, com a compra do Skype pela Microsoft, os usuários de Linux já estão prevendo o fim para eles e procuram por alternativas, também. É verdade que a Free Software Foundation colocou a busca por um substituto do Skype como Alta-Prioridade na sua lista, por algum tempo.

A FSF sugere que as pessoas utilizem um dos três programas disponíveis para Linux e ajudem no desenvolvimento enviando relatórios de erros dos programas. Eles citam a espionagem da China nas conversas do Skype como sendo uma ótima razão para isso. Alguém aindaa duvida que a Microsoft não seja capaz de alguma coisa parecida? Portanto, mesmo que a Microsoft não dê aos usuário de Linux (e de Mac) as costas, Eu não confiaria neles, e em software proprietário nas minhas conversas telefônicas.

Uma lista bem extensa de alternativas já foi compilada na FSF, e alguns dos programas dela eu nunca ouvi falar. Mas vários deles são bem familiares.

1. Linphone – O Linphone um software de telefonia VoIP muito parecido com o Skype. Parece que a página da FSF precisa de atualização, porque o Linphone 3.4.0 foi lançado em Fevereiro de 2011. A página de notícias diz que “o principal ponto dessa nova versão é o suporte a várias chamadas simultâneas, com pausa, retomada e transferência de chamada.” O software é liberado sob a licença GNU GPL v2 e também há um suporte comercial. Ele vem em formato de binários para distribuições baseadas em Debian ou compilada do código fonte. Abaixo, uma amostra da tela retirada do site do Linphone:

 2. Ekiga – O Ekiga era conhecido como GnomeMeeting, que muitos já ouviram falar. O GnomeMeeting costumava vir com muitas distribuições e o Ekiga ainda vem em muitas. Portanto, verifique nos repositórios da sua distribuição. Ele oferece “aplicações de SoftPhone, Vídeo Conferência e Mensageiro Instantâneo através da Internet” e suporta SIP e H.323. O Ekiga é liberado sob uma licença GPL e vem com os binários para várias distribuições e com o código fonte. Abaixo, uma amostra do site do Ekiga:

 3. Empathy – “O Empathy é um programa de mensagens instantâneas que suporta conversas de texto, voz e vídeo e transferência de arquivos utilizando vários protocolos diferentes.” Este é, provavelmente, o mais conhecido software de comunicação, devido à sua inclusão no Ubuntu. A versão 3.1 foi lançada em 9 de Maio. O Empathy está liberado sob a licença GPL e vem com binários para o Ubuntu. Aparentemente, usuários de outras distribuições terão de compilá-lo a partir dos fontes. Abaixo, uma amostra do site do Empathy:

About these ads

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 448 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: