O Futuro é a Liberdade

Discussões sobre Software Livre e Sociedade

Exemplo de como as notícias são manipuladas: o caso da ciber-pirataria no Pentágono

Posted by Paulo em 30/05/2013

O vídeo abaixo, de autoria do Infowars.com, mostra bem didaticamente como cada cidadão pode filtrar e entender as entrelinhas das notícias que saem na grande mídia e na mídia alternativa.

Recentemente, o Pentágono informou que um grande número de informações sobre as principais armas utilizadas pelos EUA foi roubada por ciber-espiões chineses. Dois canais de notícias, o rt.com representando a mídia alternativa, e o Washington Post representando a grande mídia corporativa apresentaram a mesma notícia de formas completamente diferente.

O rt.com publicou a notícia enfocando o fato de que a segurança do Pentágono, supostamente a mais avançada do mundo, foi incapaz de impedir o roubo de sistemas de armas ultra-secretas por ciber-espiões chineses, o que mostra a vulnerabilidade e a incompetência dos militares norte-americanos de se defenderem em uma guerra cibernética real. A administração de Obama sabe disso e não tem tomado medidas para corrigir o problema, tendo, inclusive, reduzido o orçamento do Pentágono.

A abordagem do Washington Post foi totalmente diferente, tirando o foco da incompetência flagrante do Pentágono de se defender e movendo-o para a questão da segurança na Internet. Há hoje em dia uma grande pressão nos EUA e no mundo para a aprovação de leis que permitam a espionagem sem aviso prévio dos usuários da Internet pelos governos. PIPA, e CISPA são siglas bem conhecidas na Internet como projetos de lei que visam policiar a Internet e torná-la um curral fechado. O enfoque do Washington Post visa reforçar a opinião de que é necessária a aprovação de leis que restrinjam as liberdades das pessoas. No entanto, os ciber-ataques não têm nada a ver com o usuário comum da Internet. Os ataques (e a grande maioria dos ciber-ataques) foram feitos por militares sob as ordens de um governo. O próprio governo dos EUA e da maioria dos países do mundo possuem unidades de inteligências especialistas em guerra cibernética.

É ingenuidade pensar que grandes ataques como o que derrubou as redes bancárias dos EUA e Europa há poucos meses sejam feitos por “grupos de hackers” como Anonymous ou LulzSec. A maioria dos vírus de computadores também é desenvolvida por militares e agências de inteligência e não por “indivíduos anônimos mal intencionados”. É por isso que se vende computadores com Microsoft Windows instalado, e também é por isso que se faz uma grande propaganda pró Windows e contra sistemas como o Linux. Porque as pragas digitais são desenvolvidas especificamente para o sistema da Microsoft e porque o sistema de segurança e proteção do Linux e outros sistemas semelhantes é extremamente difícil de ser quebrado. Também é por isso que a grande mídia faz uma campanha de demonização dos “hackers”, que são apresentados como criminosos que invadem os computadores das pessoas, quando na verdade são eles quem desenvolvem sistemas seguros e os disponibilizam gratuitamente para quem quiser usar.

Isso mostra como a grande mídia, inclusive a brasileira, é totalmente manipulada pelos donos do mundo. Todas as notícias e programas que você assiste em qualquer canal de TV, todas as notícias que saem em revistas e jornais de grande circulação são minuciosamente desenhados para fazer com que você pense de uma determinada maneira.

Pare de de se envenenar com esse lixo!

 

 

About these ads

2 Respostas to “Exemplo de como as notícias são manipuladas: o caso da ciber-pirataria no Pentágono”

  1. Carolina said

    Estou começando a abir os olhos para isso. E ficando cada vez mais paranóica tambem… nunca consegui entender pq eles tem tanto interesse no que o cidadão comum faz e mexe! Quando leio uma noticia fico me perguntando quanto daquilo é vdd. Já nem assisto mais tv pq não há verdade em nada q é dito! Infelizmente não há pra onde correr e ficamos a merce dos fatos! Por onde vc acompanha as noticias?

    • Paulo said

      Há vários ótimos canais de notícias. No entanto, a maioria deles é em inglês:

      Russia Today – Canal de notícias norte-americano de propriedade do governo russo – http://rt.com/
      Voz da Rússia – Canal de notícias do governo russo – http://voiceofrussia.com/
      Press TV – Canal de notícias iraniano – http://presstv.com/
      Gilad Atzmon – Músico e militante político israelense – http://www.gilad.co.uk/
      Inforwars – Canal de notícias independente com base no Texas – http://www.infowars.com/
      Unfiltered News – Notícias garimpadas na mídia que não saem nos canais principais – http://www.realityzone.com/currentperiod.html
      The Huffington Post – Um dos mais conceituados jornais independentes dos EUA – http://www.huffingtonpost.com/
      Veterans Today – Jornal voltado militares e veteranos de guerra dos EUA – http://www.veteranstoday.com/
      Corbett Report – Blog do jornalista independente americano baseado no Japão, James Corbett – http://www.corbettreport.com/
      David Icke – Blog do jornalista e palestrista inglês David Icke, ícone dos chamados “teoristas conspiratórios” – http://www.davidicke.com/
      2012 The ‘Real’ Truth – Blog de Jean Haines, conhecida militante na mídia alternativa – http://jhaines6.wordpress.com/

      A partir desses, você vai encontrar muitos outras fontes. Você precisa ter a mente MUITO ABERTA, porque a maioria da informação que você vai encontrar vai desconstruir totalmente a “realidade” que você conhece, e mudar totalmente a forma como você vê o mundo. Só depende de você saber o quão profundo dentro da toca do coelho você quer ir… ;-)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 448 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: