O Futuro é a Liberdade

Discussões sobre Software Livre e Sociedade

Software livre é a saída para fugir da espionagem oficial

Posted by Paulo em 13/09/2013

Matéria do Site Inovação Tecnológica mostra como é feito o moniotramento e a quebra de segurança de sistemas computacionais pelos EUA e Inglaterra e também como se proteger via Software Livre:

Software livre é a saída para fugir da espionagem oficial.

About these ads

4 Respostas to “Software livre é a saída para fugir da espionagem oficial”

  1. Fábio Oliveira said

    dá pra instalar facilmente o ubutu? e no caso do office? funciona nele?

    • Paulo said

      Sim, dá. As instruções para instalação estão no site oficial http://www.ubuntu.com.

      A instalação e atualização do sistema leva em torno de 20 a 40 minutos, dependendo das velocidades da sua máquina e da internet. Os principais programas, como LibreOffice, navegadores, multimídia, drivers, etc., já estão incluídos na instalação padrão. Programas adicionais podem ser obtidos na central de programas disponível no menu principal.

      Abraço.

  2. AIRTON BARROS said

    Sr. Paulo.
    Me esclareça as razões que fazem com que o software livre seja a saida para a prática desse absurdo.

    • Paulo said

      Bom dia, Sr. Airton Barros.

      1 – Diferente do software proprietário, que é desenvolvido em segredo dentro dos muros das grandes corporações, o software livre é desenvolvido pública e abertamente por voluntários organizados em comunidades na Internet.
      2 – Justamente por ter seu código aberto, qualquer pessoa com um mínimo de qualificação pode auditar o código e denunciar qualquer tentativa de desvirtuá-lo.
      3 – Grandes empresa que contribuem em projetos de Software Livre não conseguem impor suas agendas à comunidade como um todo. Quanto isso ocorre, a própria comunidade faz um “fork”, um projeto paralelo utilizando o mesmo código, e deixando a empresa delinquente sozinha.
      4 – Justamente por ter essa auditoria constante, feita por pessoas sem interesse comercial, pragas virtuais não são eficazes nos softwares livres. É por isso que quem usa Linux, por exemplo, não perde seu tempo com anti-vírus, nem com formatações constantes da máquina.
      5 – Há diversos softwares livres que podem ajudar a manter sua privacidade na Internet, que também estão disponíveis para o sistema proprietário mais utilizado, o Windows. Por exemplo, Tor, criptografia, etc. Mas, no software proprietário percebeu-se que são inúteis, quando as empresas de software entregam de bom grado, as chaves da sua máquina para agências de espionagem. Softwares Livre não possuem “portas dos fundos”. E quando possuem, elas são publicamente conhecidas.
      6 – Grandes empresas de software são controladas por grandes bancos, que também controlam os governos através da dívida. Comunidades de software livre não têm rabo preso com ninguém, porque o trabalho é voluntário e não envolve comércio.

      Isso é suficiente?

      Abraço.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 448 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: