O Futuro é a Liberdade

Discussões sobre Software Livre e Sociedade

Recuperando o GRUB após crash de atualização de kernel…

Posted by Paulo em 03/07/2009

Hoje, estava fazendo não-lembro-o-quê na web e fui incomodado por uma mensagem do Gerenciador de Atualizações sobre algumas atualizações de não-lembro-o-que…. Como de praxe, mandei atualizar sem pensar muito, nem ver o que, exatamente ia ser atualizado.

3g Está com problemas em configurar seu modem no Linux?
Tem problemas de conexão e sinal baixo?

Se você mora na região de Curitiba, eu posso ajudar.
Deixe um comentário neste post que entrarei em contato.


Bookmark and Share

Alguns minutos depois o sistema me pediu pr dar boot. Foi instalado o kernel 2.6.28-13-generic. Pensei: “Ixi, tem atualização de kernel… Saco! vou ter de configurar minha placa wireless de novo”. Terminei o que estava fazendo, mandei dar o boot e saí pra tomar um café. Quando eu voltei, um frio percorreu minha espinha inteirinha: mensagem em modo texto na tela:

Error 11: Unrecognized device string

Pressione uma tecla para continuar…

Mais um boot e caí na mensagem de erro novamente. Pressionei a tecla e a máquina entrou em loop: tela do Grub,  mensagem de erro, tecla.

Mais que depressa, pensei se começava a chorar, a rezar ou a praguejar. Mas minha confiança no GNU/Linux foi mais forte.

Como tenho uma partição Windows na máquina, pois, além de ter vindo nela quando comprei, é útil para algumas coisas (como nesses casos). Dei boot por ela. Funcionou… menos mal! Entrei na internet, baixei uma imagem de um live CD do Ubuntu e gravei num pendrive com o unetbootin-windows-357. Dei boot pelo pendrive e consegui acessar as partições. UFA! Nenhuma dado perdido.

Lendo as opções na tela do Grub, encontrei a opção da letra “c”, ou seja, entrar no prompt do Grub.

Grub >

Nesse prompt, digitei “help” e me foi apresentada uma lista de opções. Pesquisando um pouco na web, encontrei vários fóruns onde se tratava do assunto da recuperação do grub. Baseado neles, entrei com o seguinte comando:

grub > find /boot/grub/menu.lst

(hd0,4)

grub > reboot

Quando a máquina caiu novamente na tela de opções do Grub, escolhi editar as opções de boot do kernel mais novo (opção “e” com o cursor sobre o kernel que se deseja alterar). No editor coloquei na linha root

root (hd0,4)

Salvei, saí e mandei carregar esse kernel. A partir daí, tudo funcionou perfeitamente. Quando o boot terminou, editei o arquivo /boot/grub/menu.lst e coloquei o parâmentro (hd0,4) em todas as linhas relacionadas à partição linux da minha máquina. Não alterei nada das outras.

Conclusões:

Isso serve pra mostrar que fazer as coisas automáticamente sem um senso crítico pode causar sérios problemas.

Também serviu pra mostrar que o sistema é muito robusto e não falha por qualquer problema. Apesar de não ter acesso imediato, minhas informações estavam guardadas e seguras. Um pouco de paciência e pesquisa (alguns minutos) serviram para resolver a situação e fazer tudo voltar ao normal.

Por último, mostrou a importância de ser ter um pendrive ou liveCD para emergências. Com ele foi possível, não só verificar a integridade do HD, mas também acessar à internet. Se eu tivesse um na hora, não precisaria usar meu Windows para ajudar a resolver o problema.

Deixe uma resposta

 
