O Futuro é a Liberdade

Discussões sobre Software Livre e Sociedade

URGENTÍSSIMOOOOOOO!!!!!!

Posted by Paulo em 12/07/2009

Hoje recebi um e-mail repassado por uma pessoa de confiança que dizia o seguinte:

URGENTISSSIMOOOOOOOOOOOOOOOOOOO!

Está circulando na internet uma nova fraude: Roubam seu endereço Hotmail, mudam a senha e, através do messenger e e-mail entram em contato com todos os seus amigos, obviamente fazendo-se passar por você.

Alterando, a senha você não terá como entrar nas suas mensagens para alertar os seus contatos. Fale com todos os seus amigos que NÃO ACEITEM o contato Sonia_cabrilis de Hotmail, porque é um virus que formata seu computador, e, se for aceito, por algum contato seu, automaticamente você estará infectado!

Copie e envie esta mensagem para todos os seus contatos !

PRESTE MUITA ATENÇÃO ! !!

Como se não bastasse, você pode receber um e-mail Power Point chamado ‘la vida es bella’ (‘la vita è bella’) que aparentemente é inofensivo, mas, NÃO ABRA DE MANEIRA NENHUMA E CANCELE-O IMEDIATAMENTE!!!! Se esse arquivo for aberto, seu monitor lhe mostrará uma mensagem que diz :’já é tarde demais, a vida não é mais bela!’. Em seguida você perderá tudo o que tiver no computador e o remetente da mensagem terá acesso ao seu computador em seu lugar; acessará seu e-mail e tudo o mais!

Esse é um novo vírus que começou a circular na rede sábado passado. Temos de fazer DE TUDO para bloquear este novo vírus!

A UOL já confirmou sua periculosidade e os software antivírus não conseguem detê-lo. O vírus foi criado por um hacker que se auto-define o ‘dono da vida’, e o seu objetivo é o de destruir os computadores domésticos para lutar contra a Microsoft; por isso usa a extensão . pps.

ENVIE ESTA MENSAGEM A TODOS OS SEUS CONTATOS. ASSIM, PODEREMOS AJUDAR UNS AOS OUTROS!!

Quer uma internet mais segura? Baixe agora o novo Internet Explorer 8. É grátis!

Sinceramente, eu não sabia se ria, se chorava ou se chingava. Aí resolvi usá-lo para esclarecer algumas coisas para os ingênuos internautas que ainda insistem em fazer uma “boa ação” e repassar esse lixo. Vamos lá:

Não estou criticando, apenas esclarecendo porque não vou mandar esse e-mail pra frente. Apenas gostaria muito que você mandasse minha resposta para trás “para todos os seus contatos, urgentemente, porque a UOL já confirmou que eu estou certo”:

1 – Eu não tenho o menor medo disso porque Linux não pega vírus de Windows, portanto estou imune. Linux pode ter, sim, vírus, mas os danos são mínimos se comparados aos que causam em Windows.

2 – Não aceito convites do MSN de quem eu não conheço. Se uma pessoa me pede pra adiciona-lo no MSN, o mínimo que pode fazer é mandar um e-mail se apresentando. Como não saberia nada da vida pessoal do dono do e-mail, a apresentação estaria cheia de bucacos e histórias mal contadas.

3 – A conta de e-mail que uso para o MSN não é a mesma dos meus e-mails pessoais, portanto, mesmo que seja roubada, o ladrão não vai ter acesso aos meus e-mails mais importantes e vai cair numa caixa postal cheia de e-mails não lidos e não respondidos. Além disso, todos os meus contatos estão replicados em outra conta de MSN que não uso, além de contas no Yahoo! e no Google Mensagens. Qualquer roubo de identidade seria neutralizado imediatamente.

4 – É por esse motivo que peço encarecidamente aos meus parentes, amigos e conhecidos para não mandarem e-mails para mim no hotmail.com, e sim no endereço que divulgo como pessoal.

5 – A mensagem de e-mail não é do meu conhecido, só foi encaminhada por ele, o que significa que ele pode apenas estar fazendo uma “boa ação”, mas que, na verdade, não ajuda em nada. Enviar a mensagem para “todos os meus contatos” só ajuda a encher a internet de lixo.

6 – Ele fala que se você aceitar o contato aciona um “vírus mortal que formata a máquina”. Ora, que interesse algum bandido teria em apenas formatar a máquina? O que eles querem é roubar as suas senhas e informações pessoais, além de usar sua máquina para disseminar os vírus que desenvolvem.

7 – O e-mail “A Vida é Bela” e afins têm anos de existência e não começaram a circular “no sábado passado”. Além disso, se sua máquina estiver infectada e você enviar o tal e-mail “para todos os seus contatos”, apenas está ajudando a disseminar o vírus.

8 – A soma de várias ignorâncias dá conhecimento? Eu acho que dá uma ignorância grande. Portanto, não são usuários comuns de computador que evitarão a disseminação de algum vírus. São especialistas em rede e segurança de informação, além de pessoas um bem informadas e que tenham um pouco de critério como os estou explicando aqui.

9 – Também fala que “a UOL já confirmou a periculosidade do vírus”. Que credenciais a UOL tem pra confirmar ou negar a periculosidade de um vírus? Eles são provedores de conteúdo e de acesso, não são especialistas em vírus. Os especialistas em vírus são Symantec, Panda, AVG, Avast, etc.

10 – A parte do “hacker que se entitula dono da vida” eu achei ótima, hilariante! Pode até ser que algum psicopata metido a programador faça algum vírus pra formatar a máquina, como os vírus de antigamente faziam. Mas hoje em dia isso é contraproducente. Seria mais inteligente que ele atacasse o coração dos sistemas Microsoft: servidores de grandes empresas e servidores de internet (que na sua imensa maioria são sistemas Linux). Isso realmente aconteceu, recentemente, na Bolsa de Valores de Londres, que decidiu voltar para os sistemas Linux, depois que as “soluções de segurança Microsoft” (o episódio da opção da substituição dos sistemas Linux da London Stock Exchange foi amplamente divulgado como “Caso de Sucesso” pela Microsoft… Tá aí o resultado) foram invadidas e perderam as informações de um dia de transações. Pra fazer isso, é mais fácil usar a máquina dos usuários como zumbi e mandar um vírus que infecte milhões de máquinas e, numa determinada data e hora, eles se juntem e iniciem um ataque ao alvo escolhido. É o que aconteceu por duas vezes na semana passada em computadores dos governos da Coréia do Sul e dos EUA. Formatar a máquina é coisa de crianças.

11 – Eu também combato a Microsoft (não só ela: Coca-Cola, McDonalds, Wal-Mart, Citibank, etc.), mas tenho um motivo muito bom pra isso: Eu não gosto de ser controlado pelos outros, principalmente, por uma grande corporação americana (ou de qualquer outro país) cujo único objetivo é ganhar mais e mais dinheiro e monopolizar o conhecimento e a informação dando um “fuck off” para as pessoas e para o meio ambiente. Eu luto contra a Microsoft tentando abrir os olhos dos meus amigos e parentes para o perigo de se usar seus softwares. Todo mundo usa e não se dá conta do tamanho da encrenca. Esse aí é apenas um pequeno exemplo da merda que pode dar. Muito pequeno mesmo. Se as pessoas fossem um pouco mais esclarecidas e não aceitassem tudo o que empurram em suas goelas, saberiam que estão ajudando a destruir o planeta, a destruir a Amazônia, a poluir, a gerar pobreza de milhões e a riqueza de meia dúzia, etc. Você não tem dinheiro e vive devendo? É pobre? Não teve “sucesso” na vida? Saiba que você não é o único responsável por isso. Por isso uso Software Livre.

12 – Acha que estou exagerando? Então assista os vídeos nesses links:
http://www.youtube.com/watch?v=lgmTfPzLl4E
http://www.zeitgeistmovie.com/
O primeiro é mais didático, até uma criança entende. O segundo é em inglês, mas tem legendas que você pode escolher no próprio site, e é mais complicado de entender. Aviso: Os evangélicos vão achar que é coisa do coisa ruim… E é mesmo, não o filme, mas a sacanagem que fazem no mundo, hoje em dia.

13 – A parte mais hilária do e-mail não está na mensagem, está numa propaganda da Microsoft logo após o final: “Quer uma internet mais segura? Baixe agora o novo Internet Explorer 8. É grátis!“. Isso é realmente de rachar o bico de rir!

Eu vivo falando de segurança na hora de navegar na internet e todo mundo me olha como um ET, achando que sou cauteloso demais, ou xiita do Linux demais. Agora tá aí a prova: se essa pessoa tivesse um mínimo de cuidado, usando Linux não pegaria vírus, e sendo discreto na internet, tendo dispositivos de camuflagem como os que criei, não seria alvo fácil de bandidos.

São coisas simples que dificultam a vida deles.

Essa foi minha resposta à pessoa que me enviou. Espero que isso possa esclarecer para mais pessoas.

3g Está com problemas em configurar seu modem no Linux?
Tem problemas de conexão e sinal baixo?

Se você mora na região de Curitiba, eu posso ajudar.
Deixe um comentário neste post que entrarei em contato.


Bookmark and Share

Uma resposta to “URGENTÍSSIMOOOOOOO!!!!!!”

  1. […] já postei aqui opiniões sobre o que acho a respeito de grandes empresas e monopólios, e porque optei por […]

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: