O Futuro é a Liberdade

Discussões sobre Software Livre e Sociedade

Restaurando o Grub no Ubuntu e enganando o Windows

Posted by Paulo em 13/07/2009

Tela do Grub

Tela do Grub

Interessante artigo publicado no site Dicas-L sobre como instalar o Windows XP em um disco slave e como usar o Grub para enganá-lo, podendo assim, instalar o GNU/Linux no primeiro HD.

Restaurando o Grub no Ubuntu e enganando o Windows

Colaboração: Wander Barbato

Data de Publicação: 12 de Julho de 2009

Tenho um computador com dual boot há algum tempo (Ubuntu + Windows), porém faz uns 2 anos que não uso mais o Windows nele. No entanto, outro dia formatei (sem querer) a partição do Windows e, como estava precisando de um espaço para meu /home, resolvi montá-lo nesta “nova” partição 🙂

Até aí tudo bem. Coloquei outro HD no micro e resolvi instalar o Windows, pois periodicamente preciso instalar e homologar alguns softwares “for Windows” que usamos na nossa instituição.

Como era de se esperar eu perdi meu Grub. Usei um Live CD do Ubuntu, conferi o arquivo de configuração do Grub e restaurei o mesmo (vide o artigo Como reinstalar ou restaurar o GRUB (http://www.dicas-l.com.br/dicas-l/20080330.php).

O problema é que o meu Ubuntu estava instalado no HD mestre (/dev/sda); já o Windows eu instalei no HD escravo (/dev/sdb). Descobri que o Windows só funciona se estiver instalado no primeiro HD (que maravilha, hein…).

Foi aí que descobri a opção map do Grub. No Grub, o primeiro HD é identificado por hd0, o segundo é identificado por hd1 e assim por diante. Na configuração do ponto de partida para o Windows (que está em hd1), eu acrescentei a linha de comando:

map (hd1) (hd0)

Dessa forma, quando é invocado o boot através do Windows, este comando mapeia hd1 em hd0, enganando o Windows.

Veja como ficou o meu arquivo de configuração do Grub (/boot/grub/menu.lst):

default 0
timeout 10
password –md5 senha_cifrada

# Boot pelo Linux
title Ubuntu 8.04
root (hd0,2)
kernel /boot/vmlinuz-2.6.24-24-generic root=/dev/sda3 ro quiet splash locale=pt_PT
initrd /boot/initrd.img-2.6.24-24-generic
quiet

# Boot pelo Windows
title Windows XP
rootnoverify (hd1,0)
map (hd1) (hd0)
makeactive
chainloader +1

O artigo original pode ser lido aqui: http://www.dicas-l.com.br/dicas-l/20090712.php

Restaurando o Grub no Ubuntu e enganando o Windows
3g Está com problemas em configurar seu modem no Linux?
Tem problemas de conexão e sinal baixo?

Se você mora na região de Curitiba, eu posso ajudar.
Deixe um comentário neste post que entrarei em contato.


Bookmark and Share

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: