O Futuro é a Liberdade

Discussões sobre Software Livre e Sociedade

Existe uma maneira mais rápida de encontrar respostas?

Posted by Paulo em 15/07/2009

Suas dúvidas respondidas em questão de horas!

Suas dúvidas respondidas em questão de horas!

Muitos iniciantes, mesmo alguns velhos de guerra, no Linux têm uma dificuldade muito grande de conseguir ajuda e, principalmente, respostas para as suas dúvidas. A maneira mais frequente de procurar ajuda é via fóruns e listas de discussão, entretanto, a velocidade dessas respostas costuma ser bastante lenta, além do que, a maioria não consegue se expressar de uma maneira que a pessoa que responde consiga identificar prontamente o que ele precisa. Adicionado a isso, as pessoas que respondem o fazem voluntariamente. Isso quer dizer que não há um compromisso com o tempo de resposta, nem com a qualidade dela. São pessoas que, como a que pergunta, também estão em processo de aprendizado e, muitas vezes, utilizam o tempo livre para responder às perguntas. Frequentemente, encontramos nessas listas e fóruns pessoas que não têm a delicadeza de lembrar desses detalhes, tanto na hora de perguntar, quanto na hora de responder. Assim, alguns se sentem agredidos por pessoas que perguntam de forma agressiva ou “melodramática”. Outros se sentem ofendidos por serem tratados com indiferença, por não terem suas respostas imediatamente, por não saberem como perguntar e terem sua atenção chamada pelos demais, etc.

Haveria para esses “apressadinhos” uma maneira mais fácil e rápida de conseguir respostas, sem correr o risco de passar vergonha num fórum ou lista? A resposta é SIM!

Na verdade, um bom roteiro para encontrar respostas seria:

1 – Procurar no Google, no Yahoo!, ou outra ferramenta de busca de sua preferência termos relacionados com o problema seguido da palavra “linux” ou da palavra referente à sua distribuição. Por exemplo: “Ubuntu”.

– Abrir várias páginas dessa pesquisa em paralelo e ir “garimpando” aquelas que se mostrarem mais promissoras.

– Em caso de páginas em outros idiomas nos quais a pessoa não esteja familiarizado, procurar utilizar um tradutor online e utilizá-lo em uma janela separada.

2 – Procurar nas páginas de suporte da sua distribuição, em FAQs e em sites de suporte gratuito. Por exemplo:

https://help.ubuntu.com/

http://brdesktop.org/cdd/wiki/FAQ

http://www.vivaolinux.com.br/

3 – Fazer uma coleção dos tutoriais, dicas e truques antes de começar a tentar resolver o problema.

4 – Antes de postar uma pergunta num fórum ou lista, passe algum tempo observando o comportamento das pessoas que perguntam e que respondem. Assim pode-se identificar os indivíduos “difíceis”, os “ocupados”, os “objetivos”, os “polêmicos” e os que estão lá só pra aparecer e medir conhecimentos (sim, também tem muito disso).

5 – Antes de postar, procure no histórico da lista se já não houve alguém fazendo perguntas sobre o mesmo assunto anteriormente, pelo menos, nos últimos seis meses. Normalmente, as ferramentas de busca das listas não são muito aprimoradas, mas vale a pena, já que muitos dos que respondem ficam ofendidos por responderem a mesma coisa para três ou quatro pessoas num espaço de tempo pequeno, e a resposta pode não ser amigável. Isso também é considerado uma regra de etiqueta para esses fóruns/listas.

5 – Se decidir postar uma pergunta, seja claro e objetivo: nada de títulos como “Socorro!”, “Alguém sabe…”, “Podem me ajudar?”, e outros. Use um título que descreva resumidamente o problema. Afinal, se você procurou na lista por tópicos relacionados ao seu problema, viu como dificulta procurar por títulos pouco específicos. Assim, o próximo que procurar algo semelhante, encontrará o seu caso mais rapidamente e, provavelmente, não precisará postar a pergunta de novo.

6 – Não pergunte genericamente e forneça o maior número de informações possível. Perguntar “Como faço para meu modem funcionar?” é bem diferente de você informar a configuração da sua máquina, qual distribuição está usando, qual versão, qual modem está tentando instalar (fabricante, modelo), quais passos já deu para tentar fazê-lo, quais as referências que seguiu antes de postar a pergunta, quais as mensagens de erro, etc.

7 – Procure se enturmar. Pode ser que a pessoa que esteja te ajudando more no apartamento em frente ao seu e você não saiba. 🙂

8 – Se tudo mais falhar… Bom não tem como isso tudo falhar, a não ser que você realmente tenha muito pouca paciência. Como a paciência é uma forma de fé (já diziam os filósofos antigos), sem fé você não vai resolver problema algum.

3g Está com problemas em configurar seu modem no Linux?
Tem problemas de conexão e sinal baixo?

Se você mora na região de Curitiba, eu posso ajudar.
Deixe um comentário neste post que entrarei em contato.


Bookmark and Share

Anúncios

2 Respostas to “Existe uma maneira mais rápida de encontrar respostas?”

  1. hola amigos,sinceramente les felicito por el sitio que tienen es exelente,como puedo preguntarles es que les hago la siguiente pregunta:Tengo el siguiente problema con una conecccion de internet 3g modem zte mf 110 linux ubuntu 10.0
    windows xp pro sp3 todo en el mismo disco empresa claro argentina ex CTI.Bajo windows todo funciona bien pero cuando paso a linux,en el momento que se conecta, todo bien pero a veces no hay señal,entonces me tengo que conectar via windows y despues pasar a linux y se conecta solo.Como desconozco el motivo es por ello ,que les pregunto a uds cual puede ser el problema de tal falla.Les mando un abrazo josé costa

    • stellarium said

      Hola José
      Gracias por el aliento.
      Dos cosas:
      1 – Ud está utilizando una versión *beta* de Ubuntu, por esto puede ser que tenga problemas.
      2 – Que quieres decir con “no hay signal”? Unas veces mi modem conecta pero no logro navegar por que el Network Manager no actualiza el fichero /etc/resolv.conf. Tengo que editarlo a la mano y incluir las lineas:

      nameserver 208.67.220.220
      nameserver 208.67.222.222

      o estas:

      nameserver 8.8.8.8
      nameserver 8.8.6.6

      Como la situación ocurria con frequencia, tengo hecho un script en shell con un icone en la pantalla. Quando miro que no estoy navegando, acciono el script que actualiza em fichero. Puede ser que este sea lo que acontece con su modem.

      Abrazo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: