O Futuro é a Liberdade

Discussões sobre Software Livre e Sociedade

Netbooks: Philco PHN 10001

Publicado por Paulo em 22/09/2009

Philco PHN 10001

Philco PHN 10001

“Tem coisas que só a Philco faz pra você”. Este slogan não poderia se encaixar tão bem, porém faltou um complemento à frase: “para o bem ou para o mal”. No caso do netbook Philco PHN 10001, é para o mal. O aparelho vem com a seguinte configuração:

  • Processador Intel® Atom Mobile N270, 1,60Ghz 512KB L2
  • Chipset e Gráficos Intel® 945GSE+ICH7-M
  • Memória de 2GB DDR2, 667MHz
  • Hard Disk (HD) de 250GB, 5400rpm, Serial ATA
  • Tela de 10.2″ LED panel (1024 x 600).
  • Web Cam integrada, 1.3 Mega Pixels
  • Áudio 2 x 1,5W, integrado com som estéreo
  • Leitor 4 em 1 para cartões de memória: MS, SD, MMC, PRO
  • Comunicação:
  • Rede Ethernet, 10/100
  • WiFi Wireless Lan 802.11 b / g
  • Bateria de 4 Células.
  • Portas de entrada e saída (I / O):
  • Três portas USB 2.0
  • Uma entrada para microfone
  • Um microfone interno
  • Uma saída para fone de ouvido.
  • Uma porta VGA, 15 pinos, para conectar ao monitor ou projetor.
  • Teclado ABNT 2 (Português)
  • Adaptador AC universal para 100-240V AC / 50-60 Hz, 35W com saída para 19V DC, tipo de 3 pinos para entrada AC, bivolt
  • Garantia de 1 ano.
  • Sistema operacional Linux.

E é nesse Linux que reside o “mal”. Fiz o test drive no mesmo dia em que fiz do Positivo Mobo White 1020, com uma máquina ao lado da outra. O que o Positivo me deu de surpresa, o Philco me deu de decepção. Apesar de ter um hardware invejável para uma máquina desse tipo, o produto vem com um obscuro Linux, do qual nem lembro mais que distribuição era. Uma área de trabalho horrorosa, com uma resolução de tela pequena, gráficos muito feios com janelas excedendo o tamanho da tela e com pedaços inacessíveis, e configurações de hardware feitas “nas coxas” (não consegui fazer funcionar nem a webcam, nem o wireless, no equipamento de demonstração das Livrarias Saraiva). Resumindo, parece ser um daqueles produtos em que, subliminarmente, o fabricante diz: “olha como eu sou bonito e baratinho! Eu venho com Linux, mas você pode tirar e colocar um Windows piratão que vai funcionar beleza!” Foi gritante a diferença de dois produtos do mesmo segmento, com configurações parecidas, porém, com “sabores” de Linux diferentes, bem como o esmero em oferecer um produto de qualidade e funcional para o cliente.

O equipamento é muito bom de hardware mas, se você quiser tê-lo completamente funcional sem ter de pagar pelo Windows, ou ir para a ilegalidade e colocar um piratão, instale Ubuntu, Fedora ou Mandriva nele. Se você é um usuário que não tem tempo para essas coisas, fuja desse produto. Há muitos deles com configurações semelhantes e sem essa “enganação de Linux” que colocaram nesse aí:

Philco PHN 10001

Philco PHN 10001 e seu horroroso Linux

Philco PHN 10001

Philco PHN 10001


Bookmark and Share

About these ads

31 Respostas para “Netbooks: Philco PHN 10001”

  1. jonni disse

    fora que esse philco em especifico nem montado pela philco é, quem tem um desse experimenta passar a unha no logo da philco da tampa do lcd, vai aparecer SIX, uma empresa de Curtiba-PR

  2. Rick disse

    Prezados, tenho um netbook PHN 10001 – PHILCO, e levei na única assistência técnica em Belo Horizonte, para trocar o cooler. Os “técnicos” ligaram o net em uma fonte superior e QUEIMARAM a placa mãe, depois queriam me cobrar a conserto. Eu registrei reclamação na PHILCO, que se limitou a dizer que é um problema meu com a assistência, contudo esqueceram que a assistência autotrizada é a PHILCO que treina e vende peças restritamente a eles. Assim, eu tenho duas alternativas, ou pago o conserto do problema que os técnicos da autorizada PHILCO causaram ou jogo o net no lixo e compro outro de outra marca. Fiquei com a segunda. PHILCO nunca mais. Tem coisas que só a PHILCO faz com você…..

  3. marta helena cimino disse

    meu net ,o modelo dele é 10303. Queimo a pçaca mae gostaria de saber o preço, se compensa. Ele tem um valor sentimental muito grande,ganhei de meu pai nao queria perde-lo.

  4. marta helena cimino disse

    ola, eu tenho um net philco que queimou a placa mae, gostaria de saber se consigo uma ,e quanto custa

  5. erasmo disse

    Por gentileza,

    alguém sabe como colocar para funcionar o leitor de cartões?
    uso o LinuxMint Debian.

    erasmo

  6. nando disse

    review patética

  7. Valki disse

    Eu tenho um, adoro ele. Infelizmente, depois de menos de 1 mês, minha avó sentou nele. É, coitado. Pior que era ela quem estava mexendo nele e colocou em lugar perigoso. A partir daí, a fonte deu problema (não sei se foi relacionado ou pura coincidência). Levei na assistência, na maior cara dura disse que não sabia pq ele não carregava. Demorou 2 semanas pra chegar as peças. O carinha “querido” da assistência demorou mais um tempo, e decidiu me fazer um IMENSO favor: Instalar o XP!!!!!

    Piratão, lógico. Imaginem a cara da pessoa, ao pegar o note depois de quase um mês, ligar ele, ver o XP (Cadê o Linux??? Eu até gostava dele), o cara não ter feito Backup dos meus documentos (porra, não fui eu que pedi o XP, minhas músicas, meus trabalhos da faculdade) e, quando eu chego em casa, o note não navega nem por cabo (isso sem falar que achei a trilha sonora e o filme do Batman na lixeira!!!!!).

    É, o note é ótimo, mas a assistência…

    Ahh, realmente, a qualidade sonora não é lá grandes coisas, mas se resolve comprando umas caixinhas de som (paguei 10 pila nas minhas) ou fones de ouvido.

    Apenas uma vez ele aqueceu demais (chegou a 57º), mas eu exigi bastante dele pra isso. Um cooler ajuda bastante (cerca de 50º, exigindo bastante dele). Ele nunca travou!

    Atualmente, depois de um ano da cçompra, em dias frios, o touchpad tem apresentado uma resposta lenta, mas só. Inverno passado ele não apresentou esse problema. Parece que vou ter que procurar outra assistência…

    Eu recomendo pra quem viaja bastante.

    A bateria dura até 2:30 (apenas ouvindo música e usando BrOffice).

    Não troco meu Philco PHN10001 por nenhum outro, apesar de que gostaria de voltar a ter o Linux.

    Ps.: Parece aqueles depoimentos de ex-drogados em programas de resolução de “problemas familiares” de tão comprido.

    • stellarium disse

      Obrigado por compartilhar sua experiência, Valki.
      Eu instalei o Ubuntu em um desses no último Flisol e funcionou 100%.

      Abraço.

  8. Ari Eduardo disse

    Tenho um Philco PHN10103 e imediatamente após a compra, instalei o Ubuntu 10.04 LTS. Estou muito satisfeito com o desempenho do netbook em conjunto com a disto. Tudo está funcionando 100%, inclusive o 3G.
    Eu gostei do equipamento.
    Abraços !!!

  9. stellarium disse

    Sábado passado, no Festival Latinoamericano de Instalação de Software Livre 2010 (Flisol 2010), em Curitiba, tive o prazer de instalar o Ubuntu 9.10 num netbook do modelo acima. Minha surpresa: todo o hardware foi detectado e configurado automaticamente. A parte ruim: a parte de som, apesar de ter funcionado, o nível e a qualidade de áudio não foi satisfatório. Como não tive tempo hábil para verificar a causa do problema, ficou a dúvida sobre o hardware do netbook ou sobre a compatibilidade 100% dele com os pacotes padrão do Ubuntu.

  10. [...] notado um aumento no número de visitas a outro post que coloquei sobre netbook Philco PHN10001 (https://almalivre.wordpress.com/2009/09/22/netbooks-philco-phn-10001/). Esse netbook vem (ou vinha) com uma distribuição Linux sofrível, no entanto, sei que ele [...]

  11. fabi disse

    comprei um philco phn 10103 com linux e passei para xp só que a primeira fileira do teclado não funciona, nem a internet sem fio, não sei o q fazer alguém pode me ajudar

  12. Nodge disse

    stellarium, diz onde adquiriste essa mesa por um preço otimo, aqui no Recife está muito cara!!!

    Nodge

    • stellarium disse

      Boa tarde, Nodge.
      Eu não tenho um Philco. O meu é um Acer Aspire One ZC5 adquirido na loja online do Walmart. Mas recomendo que você procure nos sites de comparação de preços que, com certeza, você encontrará o que procura.

      Abraço.

  13. sampaio disse

    Pessoal,
    Após um mês na assistência técnica, onde trocaram placa mãe, cooler e hard-drive, comecei a usar o netbook philco pnh10001 com o windows 7. O problema é que de vez em quando, logo após o windows se carregar, aparece uma tela azul dizendo que o windows teve de se desligar por questão de segurança. Estou imaginando que o problema é de HD pois no arquivo log de eventos há muitos registros de problemas no HD. Mas ainda não tenho certeza. Alguém teve esse problema e detetou a causa?
    Lá vai outra vez pro conserto.
    Tá danado.
    Sampaio

    • Vitor disse

      Tive problemas de tela azul com o windows xp pq a maquina superaqueceu…o netbook philco 10001 é é muito ruim.. a saída de ar dele fica na parte de baixo e o ar fica preso embaixo dele, ai ele esquenta muito…em uma semana de uso foi pra assistência técnica e trocaram a placa mãe…mas ainda esquenta muito. resumindo: péssima aquisição.

  14. Vitor disse

    Ahh era so trocer p windowws xp vista home e starte
    ou então vc entrava nesse site e baixava fodera, ubutun, mandriva o q vc q seja da impresa linux.

    Eu so sou um menino de 9 anos eu apredie mexer em pc no linux mas o window subistituio o linux porque a internet q eu comprei da tim n era compativeu com linux se quiser trocar ideisas me add no msn vitor 1999 dezembro (a) hotmail . com

    • Vitor disse

      a e o site e :http://br-linux.org/download/

    • stellarium disse

      Olá Vitor,
      Não existe uma “empresa Linux”. GNU/Linux é um programa de computador (assim como o Windows) desenvolvido por uma enorme comunidade de pessoas. Ao contrário do Windows que é desenvolvido por uma empresa chamada Microsoft.
      Se alguém te falou que a internet da TIM não é compatível com o Linux, mentiu descaradamente para facilitar a vida dele, não a sua. Eu tenho internet da Vivo (que é exatamente igual à da TIM) e funciona. Conheço gente que tem TIM, Claro, Oi, tudo sem fio e todos funcionam em Linux.

      Abraço.

  15. Jonnathan disse

    ja fiz manutenção em um netbook desses.. e posso afirmar ele eh muito bom..
    super leve, hardware muito bom e o teclado é excelente. se ele tivesse uma unidade de cd seria perfeito.
    para netbook ele é muito bom…recomendo!!!

    • Alexandre disse

      Esta informação que já foi realizada manutenção nele já dá para deduzir se ele é confiável. Meu note e net nunca foram para manutenção e olha que os utilizo bastante, o segredo é a marca e qualidade do produto…

      att

      Alexandre

  16. Tenho este netbook e não me arrependo, claro, utilizo WINDOWS XP SP3. O linux fenix é um horror!
    Quanto ao comentário do amigo que disse travar o netbook, ao passar de 2h ligado, isto não acontece comigo. Fico o dia inteiro ligado, navegando, rodando o photoshop para alguns trabalhos e dreamweaver para outros, e não tenho problemas.
    Muito bom custo X beneficio – ah, e para ficar melhor, nada que um bom monitor externo.

    • stellarium disse

      Obrigado pelo comentário, Fernando.
      Meu objetivo, aqui, é de dar uma orientação para quem deseja adquirir um equipamento. Depoimentos como o seu são muito importantes.
      Abração.

    • Jomar disse

      Fernando, como você fez pra instalar o xp nele? Aguardo resposta!

  17. sampaio disse

    Talvez o hardware não seja tão invejável.
    Comprei esse netbook da Philco há pouco mais de um mês e estava bem feliz, tudo funcionou bem. Mas quando comecei a usá-lo por um tempo mais longo (aprox. 2 horas) ele travava e não tinha como voltar a não ser desligando. Mas após desligar, se fosse imediatamente ligado de novo não voltava a funcionar. Se esperasse algum tempo com ele desligado e então ligasse de novo voltava a funcionar corretamente. Concluí que deveria ser superaquecimento. Liguei para a Philco solicitando que trocassem o aparelho. Mas não aceitaram. Tive que levar para uma assistência técnica autorizada. Eles resolveram pedir as seguintes peças: placa mãe, cooler e hd. Isso é: praticamente um novo computador. As peças ainda não chegaram e estou sem o computador que está me fazendo muita falta. Já vi em outro blog relato algo parecido. Acho melhor procurar mais informações antes de comprar um pois pode ser um defeito de projeto.

    • stellarium disse

      Olá Sampaio,
      Eu tenho um Acer Aspire One que teve os mesmos problemas que o seu. E conheço pessoas que também tiveram esses problemas com o Acer Aspire One e com o Asus EeePC. Achei que teria problemas com a assistência técnica, mas correu tudo bem e tive meu netbook de volta em 20 dias, dentro do prazo legal e do prazo prometido por eles. No entanto, comecei a verificar por que eu, e algumas pessoas, tivemos problemas e outras não. Descobri uma questão de hábito que influencia muito a ocorrência desse defeito: utilizar o netbook apoiado nas pernas, almofadas ou cobertas. É muito comum esse hábito quando estamos em casa, só que isso tampa as entradas de ventilação do netbook, causa elevação de temperatura e leva à queima do processador e de peças que geram calor no interior do equipamento. Não estou dizendo que é o seu caso, mas provavelmente foi a causa do meu problema e de boa parte das pessoas que tiveram o mesmo problema. A solução que encontrei foi comprar uma mesinha de cama (R$15,00). Antes do problema acontecer, sentia um aquecimento anormal do equipamento. Depois da compra da mesinha, não tive mais problemas.

      Abraço

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 439 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: