Netbooks: YeeLoong8089
Posted by Paulo em 26/09/2009
Uma notícia muito boa, dada pelo Alexandre Oliva, que transcrevi neste post, foi o lançamento do primeiro netbook completamente livre do mundo. No post, Alexandre não deu detalhes técnicos, mas consegui informações neste site, que transcrevo aqui:
Trata-se de um netbook com tela de 8,9″, totalmente equipado com software livre (BIOS, drivers, Sistema Operacional) e com hardware livre, ou seja, ele pode ser desmontado, copiado, a cópia pode ser vendida, mas o conceito de “livre” implica que qualquer outro desenvolvimento a partir dele deva ser livre também.
Segundo o desenvolvedor, a Quanta Computer, o maior fabricante de notebooks em OEM do mundo (não dá para falarmos mais em “fabricante”, já que este pode ser qualquer um que queira fabricá-lo), diz que ele tem o melhor desempenho dessa classe de equipamentos, baixo consumo de energia (12 Watts para a versão equipada com drive SSD). É possível, ao contrário dos outros equipamentos móveis “não livres” do mercado, alterar as configurações de hardware, anexando módulos como disco rígido, wireless, câmera, bluetooth e GPS. Você pode escolher uma configuração que mais se adapte às suas necessidades evitando pagar por hardware que não utiliza.
Maiores informações: http://www.lemote.com/english/yeeloong9c.html
O desenvolvedor está à procura de empresas parceiras para produzir e comercializar este produto na América Latina. Quem souber de empresas interessadas, entre em contato com o Alexandre Oliva: lxoliva@fsfla.org
Características técnicas:
Components | Spec | notes |
CPU | STLS 2F(Loongson 2F) 800MHz, with integrated DDR2 controller and PCI controller | |
Chipset | Northbridge: integrated in CPU Southbridge: AMD CS5536 Graphics: SMI712 Network: Rtl8139 + RTL8187B(wifi) Camera: 300K pixel CardReader: Realtek RTS5158E |
|
Memory | SO-DIMM DDR2 512MB/1GB |
optional |
Storage | 160GB 2.5′ HDD or 2GB/8GB SSD | optional |
Panel | 8.9” TFT LCD 1024×600 | |
Extension | USB wifi | optional |
Interfaces | USB2.0x3, earphone+ MIC, SDx1, RJ45x1, VGAx1, DC-inx1 | |
Power | <12Watt 12V 3.5A DC Adapter | |
Enclosure | PC+ABS+IMR A/C | |
Size | 25.5×18.8×2.5cm | |
Keyboard | 80key 23.8cm | |
Weight | ~1Kg | Exclude external parts |
OS | Debian GNU/Linux + Lemote Education suites | Others includes: Mandriva, Sunwah, Slackware, Gentoo etc. |
Ednilton said
Pow, a notícia é animadora. Porém, essa placa de rede sem fio rtl8187b aí ferrou tudo. Eu tenho um dessas no meu laptop com Ubunutu 9.04 e o kernel 2.6.30-6 e simplesmente não funciona direito. Fica caindo, as vezes não conecta, é uma porcaria. E não é só no meu caso. É só dar uma buscada com rtl8187b e Linux no Google, que vocês vão ver que tem milhares de pessoas relatando problemas semelhantes com as mais diversas distribuições.
Ela é livre mesmo? Putz, tô começando a pensar que hardware livre é um furada!
Abraço!
stellarium said
Olá, Ednilton.
Eu uso um dongle wifi usb com o chip RTL8187 e não tive problemas de funcionamento com ele, a não ser que não consegui fazê-lo funcionar em modo ad-hoc. Talvez o problema com sua placa não seja do chipset, em si, mas tenha outras causas.
Abraço.