O Futuro é a Liberdade

Discussões sobre Software Livre e Sociedade

Netboot.me: Dê boot de qualquer máquina, a qualquer hora, em qualquer lugar

Posted by Paulo em 29/09/2009

Netboot.me“O Netboot.me é um serviço que permite que você inicialize, praticamente, qualquer sistema operacional ou utilitário, em qualquer computador com acesso à internet via rede cabeada (LAN), sem precisar saber, de antemão, o que você precisa inicializar. Se você consegue inicializar pelo Netboot.me, você nunca mais precisará atualizar seu disco de boot de novo.”

Esta é a frase inicial do site Netboot.me (http://www.netboot.me/). Mas o que raios quer dizer isso? A idéia simples: utilizando uma facilidade das BIOS de computadores mais recentes, que permite que estes inicializem um sistema operacional pela rede ethernet (o “famoso” BOOTP – opção de boot pela rede presente em quase todos os setups de BIOS atuais, também conhecido como PXE – Preboot eXecuting Environment). A idéia é usar o PXE para inicializar o computador pela internet, utilizando um kernel Linux básico e enxuto, mas em um ambiente gráfico com opções básicas de instalação de algumas distribuições Linux mais populares. A partir desse ambiente, o usuário poderia instalar qualquer distribuição Linux like, eliminando várias etapas no processo de instalação como baixar um arquivo ISO, gravar um CD/DVD, inicializar pelo CD/DVD e, só depois, dar início ao processo de instalação.

Entretanto, para máquinas que não possuem o recurso de boot pela rede ethernet, o Netboot.me possui uma opção de um CD ou pendrive inicializável. A vantagem disso é que você não precisa mais manter sempre um CD com a última versão da sua distribuição Linux predileta. Você precisa apenas ter um CD com o Netboot.me que buscará no repositório oficial, a última versão disponível. Você pode optar por essa modalidade e inicializar de várias maneiras: CD/DVD, pendrive/memory card, disquete e TFTP.

Outra facilidade do Netboot.me é a possibilidade de inicializar o sistema em um ambiente especialmente configurado para uma determinada tarefa. Por exemplo: imagine que você goste de um jogo, mas tem de alterar configurações de ambiente para rodá-lo, ou ainda, o sistema se torna lento ou instável. O Netboot.me permite a inicialização de um sistema preconfigurado para rodar esse jogo. Extrapolando para outros utilitários, imagine que você precise testaar uma determinada máquina ou um hardware novo, mas não dispõe de um software de teste. Inicialize pelo Netboot.me e rode o sistema de testes pela internet. As possibilidades são bastante grandes mas, embora as facilidades ejam boas, os desenvolvedores do Netboot.me ainda estão pesquisando maneiras de tornar essas transações pela internet seguras o suficiente.

Maiores informações, veja no site http://www.netboot.me/


Bookmark and Share

Deixe uma resposta

 
