O Futuro é a Liberdade

Discussões sobre Software Livre e Sociedade

Estações Linux salvam companhia elétrica de ataque de vírus na Austrália

Posted by Paulo em 04/10/2009

broken_windowsArtigo original em inglês disponível aqui: http://www.theinquirer.net/inquirer/news/1556944/linux-saves-aussie-electricity

Tradução livre integral do artigo:

Pensamento rápido e software livre podem ter salvo um sistema australiano de fornecimento de energia, depois que seus computadores de controle do sistema foram infectados com um vírus.

Um vírus para Windows contaminou a rede local corporativa da Integral Energy e, de acordo com a Slashdot, o vírus espalhou-se para as consoles de controles dos operadores na sala de controle.

Pensando rapidamente, técnicos do departamento de controle de sistemas substituíram as máquinas com Windows por máquinas com Linux que eram usadas para desenvolvimento.

A mudança impediu que o vírus assumisse o controle de todas as consoles de operação na sala de controle.

Há várias investigações de governos ao redor do mundo sobre a segurança nas empresas de fornecimento de energia por causa do medo de que crackers, terroristas ou gerreiros cibernéticos de um país rival possam obter o controle de plantas de fornecimento de energia. Agora, parece que seus medos tornaram-se realidade.

Entretanto, em Oz poderia haver alguma preocupação de que máquinas Windows notoriamente inseguras têm sido utilizadas em sistemas críticos de infraestrutura. A Slashdot disse que os sistemas de controle da planta de fornecimento de energia atingida utilizava um servidor Solaris para um sistema de aquisição de dados, e que as consoles eram apenas terminais remotos desse servidor que rodavam ambientes gráficos. A questão é por que o sistema operacional escolhido para rodar os ambientes gráficos apenas para acessar uma base de dados em um servidor Solaris foi o Windows.

De acordo com o Sydney Morning Herald, muitas outras máquinas com Windows encontradas na Integral Energy estavam infectadas pelo vírus, mais de mil delas teriam de ser formatadas.

Um porta-voz disse que o malware não afetou o fornecimento de energia dos clientes ou os dados da empresa “contidos na rede de informação tecnológica da empresa”.

No entanto, consultores de segurança que vistoriaram a rede local da Integral Energy disseram que havia apenas uma “segregação ineficiente” ou “praticamente nada” entre a rede de uso geral da empresa e a rede supostamente segura e separada que monitora e controla a infraestrutura de fornecimento de energia.

O vírus foi identificado como sendo o W32.Virut.CF, que a empresa de segurança de computadores Symantec descreve em seu website como “particularmente perigoso contaminador de arquivos”.

Curiosamente, a assinatura utilizada para a detecção desse vírus está nas listas de programas anti-vírus desde fevereiro, logo, ele deveria ter sido detectado. Especulou-se que a Integral Energy não deve ter atualizado os seus softwares de segurança desde janeiro, ou antes.


Bookmark and Share

Anúncios

Uma resposta to “Estações Linux salvam companhia elétrica de ataque de vírus na Austrália”

  1. […] Estações Linux salvam companhia elétrica de ataque de vírus na Australia […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: