O Futuro é a Liberdade

Discussões sobre Software Livre e Sociedade

Lançado o novo GNU/Linux Ubuntu 9.10 Karmic Koala

Posted by Paulo em 29/10/2009

Após grande espera, finalmente o Ubuntu 9.10 Karmic Koala foi lançado. Além de boot mais rápido e um novo sistema de áudio há algumas novidades interessantes:

Melhor suporte a modems 3G – Uma reivindicação grande da comunidade era o melhor suporte a modems 3G, o que foi atendido pela Canonical.

Ubuntu One integrado à área de trabalho – O Ubuntu One é um drive virtualde rede em servidores da Canonical. Um serviço gratuito para um volume de até 2GB de dados e que pode ser acessado de qualquer lugar. Uma mão na roda na hora de transferir arquivos grandes ou deixá-los disponíveis para outras pessoas.

Tomboy – Um sistema de recados e lembretes com agenda de contatos que funciona em conjunto com o Ubuntu One.

Os repositórios de arquivos foram todos remodelados e renidos no que se chama agora de Ubuntu Software Centre, com uma ferramenta de instalação e manutenção de pacotes mais fácil e agradável de utilizar.

O Ubuntu 9.10 Karmic Koala está disponível para download em www.ubuntu.com. No mesmo site você pode pedir um CD de instalação que será enviado gratuitamente, no endereço que você indicar, em qualquer lugar do mundo.

Entretanto, para os que utilizam o Ubuntu 9.04 Jaunty Jackalope, melhor esperar algum tempo antes de migrar para o novo Ubuntu. A migração pode ser feita via nova instalação ou acrescentando os novos repositórios na lista dogerenciador de pacotes Synaptic, ou ainda, aguardar um aviso de migração que costuma vir pelas atualizações automáticas do Ubuntu. Pela experiência que tenho, e por relatos de quem fez a migração hoje, algumas coisas ainda não estão funcionando a contento, como por exemplo, as adaptações do desktop para netbooks, também conhecido como UNR (Ubuntu Netbook Remix). Acredito que uns 15 dias são suficientes para essas correções apareçam nos pacotes de atualização e, finalmente, possamos usufruir dessa nova ferramenta oferecida pela Canonical.

O site do Ubuntu contém uma lista do hardware suportado oficialmente pela distribuição. Apenas a título de curiosidade, os netbooks suportados podem ser vistos aqui: https://wiki.ubuntu.com/HardwareSupport/Machines/Netbooks. Verifique se seu hardware é suportado antes de tentar a migração. Você pode ver outros tipos de hardware neste link: https://wiki.ubuntu.com/HardwareSupport/

Veja as minhas primeiras impressões sobre o novo Ubuntu neste post: https://almalivre.wordpress.com/2009/11/01/ubuntu-9-10-karmic-koala-netbook-remix-primeiras-impressoes/

Uma resposta to “Lançado o novo GNU/Linux Ubuntu 9.10 Karmic Koala”

  1. O linux ubuntu já pode ser baixado gratuiramente so site oficial e agora ele está bem mais fácil de usar, principalmente quem vem do windows.

    Como sabemos, o linux pode ser baixado gratuitamente do site oficial da distribuição. O problema é que a maioria é em ingles fazendo que que alguns usuarios se confundam na hora de baixar/conhecer a distro.

    Embora o linux esteja muito fácil de usar, ele assuta se você pegar a distribuição linux errada e incompatível com seu perfil, principalmente para quem vem do windows. (Imagina se alguem que praticamente não usa o computador pega um linux Slackware ?)

    De qualquer maneira, um ótimo site que eu achei na interternet é o Distribuições Linux . Lá tem os reviews de várias distros e dá pra um usuario escolher bem a distro que pretende usar. Caso você não possa baixa-lo por algum motivo, experimente Comprar CD do Linux no site: http://www.distribuicoeslinux.com.br

    Uma distribuição que eu adoro é o Opensuse: DVD do OpenSUSE

    Se você é usuário do windows, vale muito a pena experimentar o linux, e o melhor, nao custa nada. =]

    Enfim, essa foi minha dica, abraços.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: