O Futuro é a Liberdade

Discussões sobre Software Livre e Sociedade

Onze softwares gratuitos para cuidar da gestão da sua empresa

Posted by Paulo em 05/11/2009

Mais uma matéria muito interessante da PC World. Nela o autor sugere uma lista de dez softwares livres para gerenciamento do negócio, gerenciamento de conteúdo e fluxo de informações.

É bom lembrar que, por exemplo, um ERP é composto de aplicativos e bancos de dados. Quando a empresa investe num ERP comercial, ela necessita adequar a infraestrutura de TI adquirindo novos servidores, sistemas operacionais, gerenciadores de bancos de dados, os pacotes do ERP, as licenças de uso, horas de consultoria de implantação e treinamento. Com o software livre, as licenças de uso, os sistemas operacionais, os aplicativos e os bancos de dados podem ser abatidos do custo. Parte desse custo será direcionado para as horas de consultoria e treinamento. Entretanto, após esse investimento inicial, restará apenas as manutenções periódicas dos bancos de dados e do desenvolvimento de aplicativos customizados. As atualizações serão gratuitas e, você pode mudar de fornecedor quando quiser, se não estiver satisfeito com o seu.

Ao contrário de soluções proprietárias, se você mudar de fornecedor, terá de mudar todo o sistema, também.

Se você é empresário e está buscando uma solução efetiva sem obrigar sua empresa a depender de um único fornecedor nem de uma tecnologia, pesquise por empresas de suporte que façam a implantação de softwares de gestão em código aberto.

Leia a matéria em: http://pcworld.uol.com.br/dicas/2009/11/04/onze-softwares-gratuitos-para-cuidar-da-gestao-da-sua-empresa

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: