O Futuro é a Liberdade

Discussões sobre Software Livre e Sociedade

Saiu o Moblin 2.1, o sistema operacional da Intel para netbooks e nettops.

Posted by Paulo em 07/11/2009

Intel Moblin 2.1
Postado por Imad Sousou, e atualizado em 04 de Novembro de 2009

O Moblin™ Project Steering Committee anunciou hoje a versão 2.1 para netbooks e nettops baseados em processadores Intel Atom*. Esta versão do projeto inclui a maior inclusão de pacotes e de sugestões de clientes já feita até hoje. Nesta versão você poderá observar várias melhorias incluindo um navegador com funcionalidades melhoradas e suporte a plugins, melhorias na interface do usuário, suporte a conexões 3G, gerenciamento de interfaces Bluetooth*, suporte a vários idiomas e formatos de teclado, instalador de aplicações integrado ao Moblin Garage, melhorias no desempenho e na estabilidade, e melhores sistemas de ajuda e documentação.

myzone 2.1 screenshot

Faça o download da imagem do Moblin v2.1 e experimente a versão você mesmo, ou assita ao video Moblin overview, ou ainda, dê uma olhada nos screen shots.

Resumo das características do Moblin 2.1

Além das várias novas funções, essa nova versão do Moblin inclui várias centenas de correções de bugs e incorpora um sistema de feedback dos usuários para a comunidade de desenvolvedores. Melhorias mais refinadas e de performance foram conquistadas nessa nova versão. As novas funções incluem:

  • Navegador de Internet. Depois de muito trabalho, incluímos um novo navegador de internet que excedeu de longe a versão anterior do nosso navegador anterior em desempenho, e incluiu suporte total a novas funções como plugins e add-ons. Agradecemos muito aos usuários do Moblin e à comunidade de desenvovedores por suas contribuições.
  • Suporte a Modems 3G. Suporte a conexões 3G através dos modems Ericsson* MBM 3G. O suporte a modems de outros fabricantes está previsto para o futuro.
  • Integração com o Instalador de Aplicações. O Instalador de Aplicações do Moblin está integrado e fornece uma listagem lógica e categorizada de aplicações que você pode instalar. A lista de aplicações que aparece no Moblin Application Installer vem do Moblin Garage.
  • Clutter 1.0. Nesta nova versão do, apresentamos o Clutter 1.0, o framework de desenvolvimento de animações do Moblin.
  • Suporte a Bluetooth*. A descoberta de dispositivos Bluetooth* é suportada agora através do novo pinel na barra de ferramentas que suporta dispositivos de áudio, dispositivos de entrada de dados (mouse e teclado), transferência de arquivos por OBEX, e o uso de um celular com Bluetooth* como um modem 3G.
  • Gerenciador de Conexões. O Gerenciador de Conexões (ConnMan) teve modificações profundas, particularmente no desempenho e na confiabilidade. A nova versão do ConnMan agora suporta Ethernet, WiFi, WiMAX e 3G.
  • Suporte a Nettops. A escalabilidade da UI (User Interface) é garantida por um grande número de soluções nettop, incluindo a capacidade de mostrar as informações do painel Myzone baseado no espaço disponível da tela.
  • Melhorias no Mensageiro Instantâneo. Melhorias foram incorporadas ao configurador de contas do Mensageiro Instantâneo, a integração com o gerenciador de conexões, e o suporte a conexões transparentes com seus amigos ou com sua rede local.
  • Suporte a Métodos de Entrada de Dados. O suporte a métodos de entrada de dados está agora incluído em todo o sistema.
  • Localização. O Moblin está atualmente suportado pelos seguintes idiomas (Inglês, Português do Brasil, Espanhol, Francês, Alemão, Sueco, Finlandês, Coreano, Japonês, Chinês Simplificado, Chinês Tradicional). Nósntambém possuímos uma comunidade de tradutores (translation project) onde o Moblin é traduzido para outros idiomas..
  • Além disso tudo, o Moblin v2.1 inclui várias versões atualizadas de componentes de tecnologia chave que a comunidade de desenvolvedores do Moblin desenvolveu em colaboração com várias outras comunidades; Esses componentes incluem a versão 2.6.31 do kernel Linux, driver para Linux dos chips gráficos da Intel versão 2.9, X server 1.6.4, e Mesa 7.6. Também fornecemos documentação atualizada, sample code e atualizações para o Moblin SDK. Documentação detalhada para o Moblin UX está incluída em vários idiomas.

Compartilhe sua expericia conosco através do bugzilla ou da mailing list dos desenvolvedores.

Os arquivos imagem do Moblin necessitam de um netbook ou nettop baseado em processador Intel Atom*. Para maiores informações sobre os requisitos do sistema ou informações mais específicas sobre plataformas testadas, visite a página Moblin v2.1 netbook/nettop release notes.

Tradução livre de matéria em inglês disponível em: http://moblin.org/community/blogs/imad/2009/moblin-v2.1-project-release-netbooks-and-nettops-its-here

Imad Sousou
Moblin Steering Committee
e Diretor do Intel Open Source Technology Center

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: