Microsoft admite violação de GPL e reeditará ferramenta do Windows 7 sob licença de código aberto
Posted by Paulo em 14/11/2009
Essa veio via tweeter de uma pessoa que começou a me seguir ainda agorinha. Tá saindo do forno agora:
A matéria saiu ontem na Zdnet: http://blogs.zdnet.com/microsoft/?p=4547
Tradução Livre:
Postado por Mary Jo Foley
A Microsoft oficialmente confirmou em 13 de Novembro — poucos dias após disponibilizar o download de uma ferramenta para o Windows 7 que contém código aberto impropriamente licenciado — que a empresa cometeu, de fato, a violação dos termos da GNU/GPL.
A Microsoft disponibilizou o Windows 7 USB/DVD Download Tool da Microsoft Store em 10 de Novembro depois de relatar no blog “Within Windows” de Rafael Riveraque encontrou o que parecia ser código aberto na ferramenta. A inclusão de código aberto não é um proibição, mas a decisão da Microsoft de colocar uma licença restritiva, não aberta na ferramenta que incorpora o código é. (A ferramenta USB que a Microsoft disponibilizou em 22 de Outubro é desenhada para auxiliar usuários de netbooks na atualização do Windows XP para o Windows 7 de maneira mais fácil.
De um post no blog do gerente da comunidade de código aberto da Microsoft, Peter Galli:
“Depois de verificar o código em questão (incorporado à ferramenta USB), agora podemos confirmar o fato (a inclusão indevida de código licenciado pela GPL v2), no entanto não foi intencional de nossa parte. Quando contratamos um terceirizado para desenvolver a ferramenta, compartilhamos a responsabilidade uma vez que não detectamos o problema em nosso processo de revisão do código. Nós estamos, inclusive, conduzindo uma revisão de outros códigos disponibilizados na Microsoft Store, e este foi o único incidente dessa natureza que pudemos encontrar”.
Galli disse que os planos da Microsoft de disponibilizar o código fonte e os binários da ferramenta sob a licença GPL v2 “e também tomar medidas para aplicar o que aprendemos dessa experiência para a revisão de códigos no futuro”.
Sei….
Deixe um comentário