O Futuro é a Liberdade

Discussões sobre Software Livre e Sociedade

Papa vírus de pendrive

Posted by Paulo em 23/11/2009

Se você usa GNU/Linux e está cansado de colocar seus pendrives em máquinas Windows infectadas com vírus, e depois ter de formatá-las constantemente, SEUS PROBLEMAS ACABARAM!!!

Uma ótima dica de Fabiano Caixeta Duarte, postada no site Dicas-L, ensina como fazer para proteger seus pendrivres usando um pequeno script que você pode copiar e colar em um arquivo de texto.

Você pode até oferecer o serviço de “limpesa e proteção de pendrives” para seus amigos e conhecidos que usam Windows. A solução do Fabiano, segundo o próprio, não só identifica e remove o vírus, como impede que o pendrive seja infectado novamente. Abaixo, o início do texto do Fabiano, mas o resto você vai ter de ler no Dicas-L. Vale a pena dar uma lida no texto disponível em: http://www.dicas-l.com.br/dicas-l/20091007.php.

Dispositivos USB de armazenamento de massa (pendrives), amplamente utilizados nos computadores pessoais e corporativos, são frequentemente infectados por vírus executáveis em sistemas operacionais da Microsoft.

Até onde pude observar, os vírus de pendrive se aproveitam do mecanismo de execução automática (AutoRun/AutoPlay) presente em sistemas operacionais da Microsoft. Este mecanismo utiliza um arquivo chamado autorun.inf que é lido no momento em que uma mídia removível é montada pelo sistema operacional.

Uma das informações constantes do arquivo autorun.inf é a localização absoluta do arquivo infectado dentro do pendrive.

O Papavírus identifica o arquivo infectado e o remove, bem como remove o arquivo autorun.inf. Além disto, para evitar que o pendrive seja infectado novamente, o papavírus aplica um simulacro de vacina que consiste na criação de um diretório autorun.inf que recebe os atributos oculto e somente leitura. A existência deste diretório impede que um vírus crie um arquivo com o mesmo nome, proporcionando uma espécie de imunização.

2 Respostas to “Papa vírus de pendrive”

  1. papalocos said

    QUERO SER O MAIOR RAKIER CRIADOR DE VIRIOS TO NEM LIGANDO PRO PROBLEMAS TO DISPOSTO A GUASE TUDO POR FAFOR QUERO SABER DO MINIMO DO MASIMO EU QUERO SABER DE TUDO OQUE VC PODER ME AJUDAR FALA AI QUERO CRIAR VIROS LOCAOS POR FAFOR EU AKI EMAI=GG-GAR@HOTMAIL.COM
    VAI QUERO VER OQUE VC SABE PRA ME ENSINAR

    • stellarium said

      Em primeiro lugar, procure não gritar. Em segundo lugar, estudar para poder comunicar-se de maneira a ser compreendido é fundamental. Em terceiro lugar, eu não ensino a “fazer vírus” e eu me importo com os problemas. Software livre tem muito a ver com o bem estar dos outros, da comunidade, da sociedade, com o bem do próximo, e nada a ver com “ser hacker pra fazer vírus”. Por último, eu me preocupo com o que meus alunos vão fazer com as coisas que eu ensino. Portanto, se você quer “ser hacker pra ferrar com os outros”, esqueça. Não tenho nada pra te ensinar. Aprenda a ser mais humano, mais ético, e pensar mais socialmente, ao invés de pensar maneira egoísta, que eu penso em te ensinar algo.

      Tenha um ótimo dia.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: