O Futuro é a Liberdade

Discussões sobre Software Livre e Sociedade

Dica: Ubuntu – Como remover arquivos inúteis do sistema.

Posted by Paulo em 05/12/2009

É muito comum instalarmos coisas que, às vezes, nem sabemos o que são e para que servem. Também é comum instalarmos coisas que encontramos por aí, e depois, esquecemos que instalamos. Por vezes, instalamos uma atualização de kernel e as antigas continuam no sistema, ocupando espaço. O resultado é que o sistema começa a se encher de lixo e nosso precioso espaço de HD começa a ficar pequeno.

Para nos ajudar na tarefa de vasculhar o HD à procura de arquivos desgarrados, o Ubuntu vem com um aplicativo chamado de Mantenedor do Sistema. Ele varre o sistema à procura de arquivos obsoletos ou que não estão mais sendo utilizados por nenhum programa, ou ainda, que não foram executados por um período de tempo considerável (não me perguntem quanto).

Ele é simples de usar e evita o trabalho de fazer o serviço manualmente através de uma janela de terminal. Para acessá-lo, clique em Sistema –> Administração –> Mantenedor do Sistema. Seu Linux pedirá a sua senha de usuário para administração do sistema.

Essa janela será aberta:

Na primeira vez que é rodado, o programa demora um pouco para abrir porque faz uma análise do sistema para verificar se existem correções a serem feitas. Caso encontre, mostrará na coluna da esquerda uma lista de arquivos que não estão sendo utilizados pelo sistema. Na coluna do meio recomendações de configurações e, na coluna da direita, serão sugeridas ações para melhorar a performance do sistema.

Cada item das listas tem uma caixa de verificação marcada. Você pode escolher o que vai executar, ou não, de acordo com a sua necessidade.

Clicando no botão “Fazer as tarefas selecionadas”, o programa apresenta uma janela de aviso:

Clicando no botão “Remover pacotes”, uma tela de evolução da limpeza:

Logo em seguida, o programa faz uma nova leitura do sistema para verificar se encontra mais alguma coisa. No final ele apresenta o seguinte aviso:

Clique no botão “OK”, e feche o programa.

Pronto! Seu sistema ficará sempre como novo se você adquirir o hábito de fazer isso de vez em quando.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: