O Futuro é a Liberdade

Discussões sobre Software Livre e Sociedade

A saída para o MySQL seria um fork?

Posted by Paulo em 15/12/2009

Às vezes o mundo open source parece meter os pés pelas mãos. No início de 2008, a MySQL AB foi vendida para a Sun Microsystems pela bagatela de 1 bilhão de dólares. A Sun prometeu, e cumpriu, manter o banco de dados e o suporte, inclusive mantendo a licença aberta. Agora, quase dois anos após, a Sun está em vias de ser comprada pela Oracle, a maior concorrente do MySQL e a maior interessada em fazer com que ele suma do mapa.

Num ato de desconfiaça e desespero tardio, o criador do MySQL, Michael Widenius, pede à comunidade open source que faça pressão sobre a UE para que não aprove a união das duas empresas, desconfiado de que as intenções da Oracle não sejam tãopuras como a empresa vem anunciando. A despeito das promessas de manter os investimentos no banco de dados. Acontece que “manter investimentos” não significa manter o código, nem manter a licença aberta. O medo de Widenius é que a Oracle feche o código e mate o MySQL, o que seria uma perda enorme para o mundo Open Source.

Vivendo e aprendendo: a cultura do código aberto é incompatível com monopólios. A Oracle nunca foi santa e, mesmo tendo dado suporte a vários projetos open source, ainda é uma empresa que visa o lucro dos acionistas, não o apoio à comunidade. A insinuação da Oracle tem sido que, mesmo que isso aconteça, a comunidade poderia manter o código, ou seja, a própria Oracle parece já antever o futuro do MySQL.

É triste, mas o futuro do MySQL parece ter muitas nuvens negras.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: