O Futuro é a Liberdade

Discussões sobre Software Livre e Sociedade

  • O Autor

    "Não existem impossíveis. Existem Impossibilitados." - Jorge Angel Livraga Rizzi - Filósofo Acropolitano

  • Anúncios

    Quintal do Seu Paulo

    • - Dicas sobre criação de aves.
    • - Chocadeiras de ovos sob encomenda.
    • - Venda de ovos e locação de chocadeira.

    Contato:
    (43) 9959-4462 e (43) 9667-8025

    email

  • Mais Acessados

  • Estatísticas do Blog

    • 1.723.620 hits
  • Login

  • @paulocwb2003

    Erro: o Twitter não respondeu. Por favor, aguarde alguns minutos e atualize esta página.

Instalei o Ubuntu. E agora? – parte 1

Posted by Paulo em 19/12/2009

Muita gente se pergunta isso logo depois de uma instalação. Como é que se faz aquilo que se fazia antes com o outro sistema? Como vejo o espaço do meu HD? Como me conecto à rede? Como navego na internet? Como converso com meus amigos no mensageiro? Como instalo os programas que preciso para fazer o que quero?

Se você é um desses que faz essas perguntas, este post é pra você.

Normalmente, quando recorremos aos fóruns e listas de discussão para solucionar uma dúvida, a grande maioria diz: “abra uma janela do terminal e digite…”. Vamos sugerir aqui uma série de softwares para resolver problemas simples (e outros nem tanto) de forma gráfica, sem ter de recorrer ao terminal para fazê-lo. Vamos mostrar como instalar, configurar e utilizar cada um deles.

  1. Aprendendo a usar a Central de Programas do Ubuntu.

A Central de Programas do Ubuntu é uma versão muito simplificada do gerenciador de pacotes Synaptic. A diferença é que o Synaptic gerencia pacotes individualmente e a Central de Programas gerencia programas completos e suas dependências de forma transparente.

Para acessá-lo, clique, no menu principal do Gnome, em Aplicativos → Central de Programas do Ubuntu. Uma janela como esta deve aparecer:

Os programas disponíveis estão agrupados em categorias, cujos nomes são exatamente aqueles que aparecem na lista do menu de Aplicativos. Se clicarmos, por exemplo, no ícone da categoria “Internet”, veremos uma lista de programas disponíveis. Alguns já estão instalados e outros não. Os que estão instalados estão marcados com um “v” dentro de um círculo verde no canto inferior direito do ícone do programa. No exemplo abaixo, o AMSN está instalado e os outros programas não.

Os programas vêm com uma pequena descrição da sua funcionalidade. Se você quiser ver mais detalhes, basta selecioná-lo e clicar na seta amarela que aparece na linha do programa selecionado. Aparecerá uma tela de descrição como a abaixo:

Para instalar o programa, basta clicar no botão “Instalar”. Será pedida a senha de um usuário autorizado a instalar programas, normalmente o usuário padrão da instalação. Digite-a e clique no botão “Autenticar”.

O programa será baixado e instalado automaticamente. E será marcado como “instalado” na lista de softwares disponíveis. Note que o botão “Instalar” aparece desabilitado para esse programa a partir de agora.



Clicando no botão “Internet” na parte superior da tela, voltamos para a lista de programas do grupo “Internet”. Após a instalação, o programa aparecerá na lista de programas da seção “Internet” do menu de “Aplicativos” do Gnome.

Uma resposta para “Instalei o Ubuntu. E agora? – parte 1”

  1. Acir said

    lembrando que roda e ubuntu 11.10

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: