O Futuro é a Liberdade

Discussões sobre Software Livre e Sociedade

Porque Gmail (Google) e não Hotmail (Microsoft)?

Posted by Paulo em 22/01/2010

Parece que a paranóia de segurança tomou mesmo conta do pessoal do Google depois dos ataques do governo chinês aos seus servidores (e aos de mais 30 empresas norte americanas). Recentemente, o Google mudou o sistema de autenticação de usuário da porta 80 (HTTP) para a porta 443 (HTTPS), uma porta criptografada. A opção já existia, mas agora se tornou padrão. Hoje recebi um e-mail, provavelmente automático, contendo o seguinte:

Eu concentro meus e-mails no Gmail e recebo minhas mensagens de outros serviços (Hotmail e Yahoo) através de uma facilidade que o Gmail oferece para isso. Eu estava acostumado a receber essas iscas para páginas contaminadas, mas fiquei surpreso ao ver que o Gmail detectou o malware e o Hotmail não.

O fato reflete as recentes declarações e atitudes de ambas as empresas a respeito de como a segurança de seus clientes deve ser tratada: O Google tomou medidas de proteção e prevenção. Steve Balmer, CEO da Microsoft,  declarou que “somos atacados todos os dias de diversas partas do mundo, eu acredito que o resto do mundo também. Não vemos nada de alarmante nesse fato“. Esta é a diferença entre o Gmail e o Hotmail.

Se a atitude é reflexo dos valores e cultura de cada empresa, então usuários de produtos e serviços da Microsoft devem começar a ficar muito preocupados.

Deixe uma resposta

 
