O Futuro é a Liberdade

Discussões sobre Software Livre e Sociedade

Governo decide: laptop educacional terá de usar software livre

Posted by Paulo em 13/02/2010

Via BR-Linux.org de Augusto Campos em 13/02/10
Enviado por Adilson Oliveira (adilsonΘlinux·com):

“Conforme reportagem no Valor Econômico de hoje:

“Durante a audiência pública do laptop escolar realizada nesta semana pelo BNDES, em São Paulo, nenhum assunto tomou tanto tempo quanto a definição do sistema operacional que rodará nos equipamentos. O governo já decidiu: o projeto não terá espaço para sistemas proprietários, isto é, software de companhias que não possam ter seus códigos manipulados. “Essa decisão não é apenas uma exigência do Ministério da Educação, é uma diretriz de governo”, disse José Guilherme Moreira Ribeiro, diretor de infraestrutura do MEC.

Representantes da Microsoft que compareceram à audiência protestaram, alegando que a escolha do sistema tem de ser “neutra” e que a opção deveria ficar a cargo de quem aderir ao projeto. O MEC respondeu que não irá interferir no que cada local decidir, mas alertou que a substituição do sistema poderia comprometer a garantia dos equipamentos.

A polêmica também envolveu a decisão do governo de não incluir no laptop o recurso de “dual boot”, um programa que permitiria ao usuário instalar dois sistemas operacionais no mesmo equipamento. “Isso elevaria o custo da máquina, além de exigir mais espaço para armazenamento de dados”, disse Ribeiro.

A Microsoft lembrou que, recentemente, o próprio MEC optou por comprar seu sistema operacional Windows para atender pessoas com necessidades especiais, já que o rival Linux não estava preparado para isso. “Por que o projeto decidiu excluir as pessoas que têm algum tipo de deficiência “, questionou um representante de parceiros da Microsoft. O MEC reconheceu que, de fato, não tinha sistemas livres preparados para atender a esses usuários. “Mas agora temos”, disse Ribeiro. “Hoje o software livre está absolutamente compatível com qualquer necessidade.” Além da Microsoft, as discussões também foram acompanhadas por outras companhias como Digibrás, AMD, Intel, Metasys, Lenovo, MStech, Simm e Positivo.”

Infelizmente o link só é válido para os assinante da publicação.” [referência: valoronline.com.br]

Uma resposta to “Governo decide: laptop educacional terá de usar software livre”

  1. Guilherme Pavanetti said

    Nossa! estava sendo neutro a vida inteira e nem sabia. Mas cansei da neutralidade. Comecei usando o firefox. Já consegui usar o Chrome e o Opera, mas não consigo voltar pro iexplorer. Agora vô comprar um note e instalá um linux.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: