O Futuro é a Liberdade

Discussões sobre Software Livre e Sociedade

Neutralidade da net: por que você deve se preocupar com isso? – Internet – IDG Now!

Posted by Paulo em 21/02/2010

O que você faria se seu provedor o impedisse de utilizar o Gmail, obrigando-o a utilizar apenas o serviço de e-mail que ele fornece? Mudaria de provedor, provavelmente. Mas e se o provedor fosse o dono das redes por onde passam os seus dados e o de milhões de pessoas? Uma grande empresa de telecomunicações, por exemplo. Pois é exatamente a discussão que vem crescendo a cada dia a respeito da Internet e da liberdade de sua utilização pelas pessoas. A questão é profunda e polêmica. Uma reportagem muito boa feita pela ComputerWorld nos Estados Unidos e publicada no Brasil pelo IDG Now! mostra o que está envolvido nessa discussão e o que as grandes empresas de tecnologia e entretenimento estão fazendo para defender suas posições. Você, como cidadão e maior interessado, já que é a sua liberdade que está em jogo, deveria ler e começar a pensar no assunto.

Neutralidade da net: por que você deve se preocupar com isso?
Por Computerworld/EUA
Publicada em 18 de fevereiro de 2010 às 07h00

Decisão do Google de montar rede de fibras ópticas reacende a discussão sobre o tema, que tem sido alvo de tentativas de regulamentação nos EUA.

O plano recém-anunciado pelo Google de montar sua rede de fibras ópticas para internet de ultra-alta velocidade nos Estados Unidos reacende a discussão em torno da neutralidade da rede.

Tema que vem sendo debatido desde 2003 tanto pelo governo como pela indústria de telecomunicações, a neutralidade da rede envolve um amplo conjunto de questões, tecnologias e empresas.

Em sua essência, o movimento de neutralidade na rede, pelo menos nos Estados Unidos, refere-se aos esforços para manter a internet aberta, acessível e “neutra” para todos os usuários, provedores de aplicação e operadoras de rede.

Em teoria, isso significa, por exemplo, que uma operadora não poderia discriminar uma aplicação escrita por terceiro (como o Google Voice), obrigando seus usuários a utilizar apenas as aplicações proprietárias de que ela dispõe.

Veja a matéria na íntegra em: http://idgnow.uol.com.br/internet/2010/02/16/neutralidade-da-net-por-que-voce-deve-se-preocupar-com-isso/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: