O Futuro é a Liberdade

Discussões sobre Software Livre e Sociedade

Ubuntu 9.10 ou superior – Modem Claro 3G E226 “conecta mas não navega”

Posted by Paulo em 16/03/2010

Essa dica foi para a Claro, mas acredito que possa funcionar para outras operadoras, apenas alterando os endereços IP para servidores de DNS abertos como o OpenDNS (208.67.222.222 e 208.67.220.220) ou o do Google (8.8.8.8 e 8.8.6.6). O mesmo problema parece acontecer também com outros modems, como o Huawei E156, de vez em quando.

Artigo original em: http://www.softwarelivreparana.org.br/modules/news/article.php?storyid=3264

em 2010/3/16 10:10:00 (12 leituras) Notícias do mesmo autor

Se você tem um Notebook ou Netbook com Ubuntu 9.10 ou superior e modem Banda Larga Claro 3G E226 e apesar de estar conectado mas não navega, vamos a solução que usei.

Esta solução usei tanto no meu Notebook Toshiba com processador Pentium Dual Core, como no Netbook Acer com processador Atom Z520 2GB RAM e HD 250 GB, tudo funcionando perfeitamente.

Moro em Curitiba, Paraná, estou com o meu Notebook, Ubuntu 9.10 e Modem Claro 3G E226, ao ligar o NB o modem conectava mas não navegava.

Na configuração IPv4 estava como Automático (PPP), conectava mas não navegava, fiz o procedimento abaixo e tudo ficou OK:

No Ubuntu vá para o Menu: Sistema > Preferências > Conexões de Rede

Com a janela de Conexões de Rede aberta

Selecione “Banda larga móvel” e em seguida a operadora Claro 3G

Clique em Editar e em seguida na aba “Configurações IPv4”.

Escolha a opção “Somente endereços (PPP) Automático” com os seguintes IPs:

Para Curitiba usei esses IPs:

* Servidores DNS: 200.169.116.22
* Pesquisar Domínios: 200.169.117.252

* Servidores DNS: 200.199.201.23
* Pesquisar Domínios: 200.199.201.24

Conecta e navega perfeitamente tanto no Ubuntu 9.10 como no Ubuntu 10.04 Alpha 3 (em teste) no meu Notebook Toshiba e Netbook Acer.

Agora teste a velocidade de sua conexão banda larga 3G, usando o Speed Test da COPEL, clique aqui ….

Vamos compartilhar as nossas experiências.

Free Software Furush

Anúncios

9 Respostas to “Ubuntu 9.10 ou superior – Modem Claro 3G E226 “conecta mas não navega””

  1. Lucas said

    caríssimo auto, uso Ubuntu 10.04 a cerca de 2 meses em meu netbook, venho desde então sempre conseguindo driblar a falta de suporte das empresas de hardware com ajuda das comunidades, mas esse seu artigo foi o que se aproximou mais de minha duvida. Parando de enrolação uso uma versão baseada no Ubuntu chamada LE 4.0 do mec, a unica diferença e que a mesma usa o KDE.E tenho um modem huawei e156, consequir dribar esse problema usando o discador da vivo, feito para o modem e176 ae consequir conectar e blz, mas precisei formatar novamente meu netbook, apartir dai instalei novamente o mesmo discador( que baixei de um site) e o modem conecta, porem não navega, segundo intendi isso deve ser um problema de dns o ip, mas o meu gerenciador de rede no caso o networlk manager o link de configuração de banda larga 3g não estar ativo. contudo gostaria de utilizar o mesmo discador que possuo atualmente.

    agradeço desde já a sua ajuda.

    • Lucas said

      vale citar que navega mais so se eu iniciar o navegador como root, mas isso não é aconselhável pois eu estaria dando permisão a tudo.

    • stellarium said

      Boa madrugada, Lucas.
      O modem huawei e156 funcionou sem nenhuma “gambiarra” comigo desde a versão 9.04, via network-manager. Foi plugar e sair navegando.

      O fato de que você navega como root é uma pista. Faça os seguintes teste:

      1 – Abra uma janela do terminal;
      2 – Veja a saída do comando: ping uol.com.br (se funcionar, o problema é com o navegador);
      3 – Veja a saída do comando: ping 8.8.8.8 (se funcionar e o comando acima não, o problema é no /etc/resolv.conf);
      4 – Digite o comando: sudo gedit /etc/resolv.conf;
      5 – Verifique se existem linhas começando com a palavra “nameserver”;
      6 – Caso não existam, inclua as seguintes linhas:

      nameserver 8.8.8.8
      nameserver 8.8.4.4

      7 – Salve o arquivo e repita os testes.

      Caso ainda persista o problema, peço que inscreva-se na lista de usuários do Ubuntu-br (https://lists.ubuntu.com/mailman/listinfo/ubuntu-br) e coloque sua dificuldade lá. Os voluntários responderão suas dúvidas com mais rapidez.

      Abraço

  2. Rodrigo said

    Eu moro em criciuma Santa catarina,só que mais afastado do centro em um bairro chamado demboski,de fato melhorou a navegação abre tudo quanto é site agora,porém para efetuar downloads ele continua congelado em 1kb/s,tem ideia do que pode ser?
    E se não chjega a UMTS aqui normal,tem como puxar sinal para ca,ou é impossivel?

    • stellarium said

      Boa noite, Rodrigo.
      Você pode conferir a cobertura da Claro nesse endereço: http://www.claro.com.br/. Clique no menu Cobertura >> Cobertura Nacional. Escolha sua cidade e dê seu endereço completo. Aparecerá um mapa da sua região com a área de cobertura 3G. Se você estiver próximo a uma região de cobertura, digamos, até uns dois ou três quilômetros, é possível que você consiga alcançar a antena mais próxima, com as antenas que sugiro neste blog. Caso contrário, vai precisar de um suporte técnico mais capacitado.

      Abraço.

  3. Rodrigo said

    Boa tarde!
    Gostaria de saber se tem como fazer esta mesma configuração no windows eu uso um modem 3g claro E226 e ele só pega na minha região a internet com luz verde (EDGE)que é uma conexão muito lenta quando levo meu note mais ao centro ele funfa em UMTS que é rapido pacas,esta configuração melhora?
    ate quantos de veocidade em area interior?
    E tem como colocar uma antena externa no alto para puxar sinal?onde se vende? quantos é?aguardo retorno…

    • stellarium said

      Boa tarde, Rodrigo.
      Se você for na seção Dicas 3G desse blog, encontrará respostas para todas essas perguntas. Apenas não posso te responder como configurar o modem no Windows, porque não utilizo esse sistema há mais de 5 anos.

      Abraço.

      • Rodrigo said

        Bom dia!
        Olhei as dicas do blog e fiz ate aquele refletor com garrafa pet,de fato aumenta as barras de antena,porem ele continua em EDGE,que até para navegar em algumas horas é bom,mais para fazer downloads é um sacrificio,baixa a 2 kb/s tipo um arquivo de 120kb leva 40 minutos -_-‘
        ele possui aquela entrada para antena externa o modem,certa vez li algo sobre colocar um fio ali coaxial ali em seu blog só que não achei mais,se eu engatar ali quais são as chances de eu queimar o modem?
        Seu blog é 10 cara e sua gentileza em responder as perguntas também,até mais.

      • stellarium said

        Olá Rodrigo.
        Você não informou que cidade/região está, mas pode estar pegando apenas EDGE porque, talvez sua região não tenha cobertura 3G. Verifique no site da sua operadora a área de cobertura 3G.
        Quanto à sua pergunta, a possibilidade de queimar o modem é quase nula. A potência de transmissão dele é muito pequena. O cuidado que você deve ter é o de não curto-circuitar o conector. Esse é a única situação que talvez, numa situação hipotética, possível, mas nem mesmo provável, seu modem poderia queimar.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: