O Futuro é a Liberdade

Discussões sobre Software Livre e Sociedade

Por que BrOffice? Dez anos de pura evolução

Posted by Paulo em 11/05/2010

Artigo original em http://www.dicas-l.com.br/broffice/broffice_20100511.php

Por Clóvis Tristão, Rochele Prass e Luiz Oliveira

Data de Publicação: 11 de Maio de 2010

Analisando o histórico das suítes (conjunto de programas) de escritórios disponíveis hoje no mercado mundial, o BrOffice.org vem se destacando nos últimos 10 anos como uma das alternativas eficientes no mercado, e com um grande diferencial, sem custo para o usuário. BrOffice.org, a versão nacional do OpenOffice.org, em sua última versão 3.2, que pode ser descarregado através do site http://www.broffice.org, tem evoluído em forma, conteúdo, importando documentos do Microsoft Office e possibilitando um ganho de produtividade. Tem a inicialização mais rápida entre as suítes existentes, suporta o formato de documento totalmente aberto (ODF) e lida com a maioria dos formatos proprietários com facilidade. Segundo análise estatística, sobre visitantes de 20 países, o OpenOffice.org possui uma fatia superior a 20% na Alemanha, Polônia e República Tcheca, e acima de 15% em Espanha, Itália e França. No Brasil fica em torno de 8%, com o BrOffice. Nos Estados Unidos, com apenas 9%. Canadá tem 11% de participação. Com o BrOffice.org 3.2, lançado em fevereiro, outro número surpreende: mais de 50% desses registros foram contabilizados a partir da disponibilização da versão 3.0, em outubro de 2008. De lá para cá, foram 2,6 milhões de downloads do aplicativo. Nos dias de hoje, já superou a casa dos 5 milhões de downloads.

Broffice.org é fácil de usar, instalar e aprender. É adequado para principiantes, intermediários e experts. A adaptação é rápida. BrOffice.org vai fazer pleno uso do que você já sabe e tem familiaridade através de telas e menus. Tem os programas Writer (texto),

Calc (planilha), Impress (apresentação), Draw (desenho), Base (para trabalhar com diferentes, fontes de dados e com arquivos textos comuns) e Math (editor de fórmulas matemáticas). Outro diferencial é o auxílio da comunidade BrOffice.org, para ajudar os iniciantes. O programa é desenvolvido, apoiado e promovido por uma comunidade com dezenas de milhares de entusiastas. Se detectada alguma falha no produto, em questões de horas a falha é corrigida e disponibilizada para a comunidade. Você pode encontrar e conversar com as pessoas que desenvolveram ou traduziram o software.

É um programa maduro, de alta qualidade e fácil utilização, e totalmente livre. Além disso, a licença de código aberto usado pelo BrOffice.org significa que essa liberdade não pode nunca ser tirada. Uma licença de software livre significa muito mais do que economia de recursos financeiros. Significa que você não precisa se preocupar com pirataria ou se a licença expirará em alguns dias. Para os responsáveis pelo gerenciamento e administração dos computadores, o software livre é uma grande conquista porque não há a necessidade de se preocupar com contrato de licenças.

Clóvis Tristão, Rochele Prass e Luiz Oliveira são membros da comunidade BrOffice.org e entusiastas do software livre.

Fonte: http://cpopular.cosmo.uol.com.br/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: