O Futuro é a Liberdade

Discussões sobre Software Livre e Sociedade

Configurando um mensageiro para rede local, sem servidor.

Posted by Paulo em 08/06/2010

Recentemente, resolvi contribuir para melhorar a comunicação interna no meu setor. Aqui somos 9 pessoas e trabalhamos em 5 salas separadas. Como a empresa é pública, recursos para instalar um simples ramal telefônico são extremamente escassos. Nosso setor tem 2 ramais e, cada vez que alguém liga para as pessoas que trabalham nas salas que não possuem ramal, alguém tem de parar o trabalho que está fazendo, levantar da cadeira e andar até a outra sala para avisar o destinatário da chamada.

Pensei, então, que um comunicador instantâneo seria interessante para poupar tempo e recursos das pessoas. Comecei a pesquisar por alternativas e, aliado ao fato de que estamos migrando as máquinas para o Ubuntu 10.04, tentei ver se já não havia alguma coisa nativa no sistema. Não poderia ser algo dependente de servidores externos como o Gtalk, ou MSN, porque o MSN é bloqueado na empresa, e o Gtalk ainda não é, mas pode ser a qualquer momento e sem aviso prévio. Portanto, a solução deveria ser independente de servidores.

Descobri que o cliente de mensagens instantâneas Empathy tem essa opção de comunicação: A opção de Buscar Pessoas por Perto. O único pré-requisito, é que todos os computadores que vão estar visíveis devem estar na mesma subrede, ou seja, não basta apenas terem IPs parecidos, mas a máscara de subrede também tem de ser compatível.

Vamos dar um exemplo pra ficar mais claro:

Vamos supor que a sua rede comece no endereço 192.168.0.0. Se a máscara for 255.255.255.0, o último endereço dessa rede será 192.168.0.255 e todos os endereços entre esses dois estarão na mesma subrede.

Agora imagine a mesma rede com a máscara 255.255.255.128. Isso significa que a rede está dividida em duas subredes, uma começando em 192.168.0.0 e terminando em 192.168.0.127, e a outra começando em 192.168.0.128 e terminando em 192.168.0.255. Os computadores que estão em uma subrede não se comunicam diretamente com os da segunda subrede, a não ser que haja um roteador entre elas, ainda que compartilhem switches, hubs, cabos, etc. Por esse motivo, o Empathy em modo “Busca por Pessoas por Perto”, não vai funcionar se as máquinas estiverem em subredes diferentes. E se em subredes diferentes não funciona, então, em redes diferentes muito menos. Por exemplo, se na mesma rede física você tem computadores com IPs 192.168.x.y e também computadores com IPs 10.x.y.z, eles não se comunicarão entre si, pelo mesmo motivo explicado anteriormente.

Então, assumindo que as máquinas têm IPs pertencentes à mesma rede e subrede, então passamos a configurar o Empathy para encontrar nossos companheiros.

Para começar, clique no botão do usuário, no painel superior, à direita e escolha a opção “Contas de bate-papo”:

A tela seguinte vai aparecer. Clique em “Não, eu só desejo ver as pessoas online por perto por agora”, e depois em “Avançar”:

Digite um nome, sobrenome e um apelido para aparecer na rede e clique em “Aplicar”:

Pronto, a primeira máquina está completa. Vamos para a segunda máquina. Faça o mesmo procedimento da primeira:

Note que já haviam outras contas configuradas nesse Empathy. Clique em “Adicionar”:

Escolha a opção “Pessoas por perto”:

Digite um nome, sobrenome e um apelido para aparecer na rede e clique em “Aplicar”:

Neste momento, você ficará disponível para que outras pessoas o vejam na rede:

Se o computador que configuramos primeiro (Paulo – LACE) estiver na rede, abrindo a lista de contatos do Empathy você poderá ver que o outro (Paulo – ACER) está disponível:

Agora é só clicar no contato e começar a conversar:

Trata-se de um comunicador simples e versátil, também com capacidade para transferência de arquivos, o que é uma “mão na roda” para pequenos grupos de trabalho. Ainda mais, considerando que existe uma versão do Empathy para o sistema das janelas, é garantia de que ninguém vai ficar de fora porque não tem um programa compatível.

Até a próxima.

3 Respostas to “Configurando um mensageiro para rede local, sem servidor.”

  1. Ky Tarado said

    cara, muito legal

    resolveu meu problema.

    valeu mesmo

  2. Sasá said

    Muito bom. É o que eu precisava para trabalhar com os meus alunos sobre o gênero bate-papo sem depender diretamente da internet.

    Valeu!

    ssss

  3. ramon said

    Show…ideal para ambiente corporativo!
    Pena que poucos possuem esse conhecimento…

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: