O Futuro é a Liberdade

Discussões sobre Software Livre e Sociedade

Vice-presidente da Oracle apoia a revolução do software na histórica conferência internacional de aniversário do OpenOffice.org

Posted by Paulo em 02/09/2010

Na recém lançada revista Espírito Livre, edição 17, publiquei um artigo onde expresso minha opinião a respeito do pânico que tomou conta da comunidade do software livre, com respeito ao tratamento que a Oracle vem dando às comunidades. Basicamente, eu disse que a Oracle apoiará aqueles projetos de código aberto que estiverem de acordo com a estratégia de negócios da empresa.

A confirmação das minhas suspeitas veio no dia seguinte à publicação da revista. Vejam o que o Vice-presidente da Oracle, Michael Bemmer, disse ontem no Congresso Internacional do OpenOffice.org, edição do décimo aniversário do projeto, em Budapeste, Hungria:

Matéria original em http://www.broffice.org/oracle_declara_apoio_ao_software_livre_em+conferencia_internacional

O OpenOffice.org, o Open Document Format e os seus clientes são igualmente importantes”, disse nesta quarta-feira 01 de setembro, o Vice-Presidente e Gerente Geral da Oracle, Michael Bemmer durante a OpenOffice.org Conference, um evento internacional realizado anualmente. Embora Bemmer não divulgue detalhes da futura estratégia de sua empresa, ele deixou claro que o crescimento inexorável do OpenOffice.org continuará nos próximos anos, num discurso intitulado “Uma Década de Sucesso” na sessão da plenária da OpenOffice.org Conference, no edifício do Parlamento Húngaro.
O evento deste ano foi visto como o mais importante até o momento, pois a comunidade internacional de TI aguardava a primeira declaração da gigante norte americana Oracle, sobre o futuro do OpenOffice.org desde a aquisição da Sun Microsystems no início do ano.
Nyitrai Zsolt, Secretário de Estado de Tecnologia da Informação e Comunicação do Ministério de Desenvolvimento da Hungria, pediu aos participantes da conferência que tornem-se parceiros do governo na tarefa que “visa abrir as portas fechadas da administração para o mundo das suites de escritório desenvolvidas em código aberto.”

A presença de Nyitrai no evento indicou uma mudança radical na política de programas de código aberto do governo no país, que revelou John von Neumann, sem dúvida a figura mais importante na história da computação. Apenas dois anos atrás, o CEO da Microsoft Steve Ballmer foi convidado ao Parlamento pelo então primeiro-ministro da Hungria, Ferenc Gyurcsany. No entanto, a visita de Ballmer é mais lembrada pelo incidente em que ele foi atingido com ovos por um estudante local vestindo uma camisa com o slogan “Microsoft = Corrupção” durante uma palestra na Central European University de Budapeste.

Vários membros da União Europeia, incluindo os Países Baixos, França e Polônia, têm insistido sobre a utilização de softwares baseados em padrões abertos em todas as repartições públicas desde 2006. A UE apoia oficialmente a utilização de programas de código aberto desde 2002.

A adoção de programas de código aberto em multinacionais tem mantido seu notável ritmo de crescimento nos últimos anos. A IDC, empresa de pesquisa e consultoria em mercado de TI, calcula que as receitas com programas de código aberto vão ultrapassar 8 bilhões de dólares até 2013, com uma taxa anual composta de crescimento de 22,4%, colocando-o à frente de quase todas as outras categorias de software.

Cerca de 5.000 profissionais de TI trabalharam como voluntários no projeto OpenOffice.org desde que a Sun Microsystems lançou-o no outono de 2000. A mais recente versão da suite de escritório é usada por centenas de milhões de pessoas, com 15% a 20% market share, e está disponível em mais de 100 idiomas. Mais de 100 palestrantes e cerca de 300 pessoas estão atualmente na capital húngara para os três dias do evento, que foi organizado pela ODFA Hungary.

Maiores Informações:

The conference’s website:
http://www.ooocon.org

tradução/revisão: Rui Ogawa, Paulo S. Lima

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: