O Futuro é a Liberdade

Discussões sobre Software Livre e Sociedade

Dropbox: Coisas legais que dá pra fazer com ele.

Posted by Paulo em 13/09/2010

Dropbox

Apesar do Ubuntu ter uma ferramenta de drive virtual, o Ubuntu One, a crítica mais contundente que se faz a ela é: só funciona no Ubuntu 9.04 ou superior. Isso é um incômodo para quem trabalha em equipes multiplataforma e quer compartilhar arquivos com pessoas que usam outras distribuições Linux, MacOS e Ms Windows. Uma opção mais flexível é o Dropbox (http://www.dropbox.com), um sistema de drive virtual livre e com uma opção de gratuidade muito boa.

O que é?

Trata-se de um serviço que oferece um espaço em servidores na Internet para que você possa guardar, sincronizar e compartilhar arquivos. Primeiro você se cadastra no site http://www.dropbox.com, depois instala um pequeno aplicativo que sincronizará uma pasta em seu computador com o servidor na Internet. Tudo o que for colocado nessa pasta será automaticamente copiado para seu espaço na internet. O serviço oferece espaço gratuito de 2 GiBi e, se você indicar pessoas, para cada uma que se cadastrar você ganha um espaço extra de 250 MiBi, até o limite de 8 GiBi.

O básico

O básico que o Dropbox pode fazer é backup. Se você tiver um problema no seu HD e perder seus arquivos, eles estarão seguros na Internet. Simplesmente resolva o problema da máquina sem se preocupar com backups de seus arquivos pessoais. Mas tem mais:

Coisas legais que dá pra fazer

A revista Info Exame de Agosto sugeriu algumas aplicações interessantes que, na verdade, constam das aplicações disponíveis no Wiki do Dropbox:  http://wiki.dropbox.com/TipsAndTricks. Das mais simples, às mais geniais:

1 – Sincronize arquivos entre vários computadores – Você pode configurar a mesma conta em vários computadores, assim, você pode ter o mesmo conteúdo atualizado em todas elas. É o fim do protocolo PdPL-PdPC (Pedrive-pra-lá, Pendrive-pra-cá). Imagine que você esteja editando um texto no final do expediente e não dê tempo de terminá-lo. Salve-o na sua pasta e reabra-o em casa, na comodidade do seu lar, ou em seu notebook quando em viagem. O computador que você está usando não tem o aplicativo instalado? Não tem problema. Acesse o site, entre na sua conta e baixe o arquivo. Edite e faça o upload. Simples assim.

2 – Recupere versões anteriores de seus arquivos – Algumas vezes, inadvertidamente, deletamos ou perdemos as versões originais de arquivos modificados. Mas, no Dropbox, você pode recuperá-las. O sistema guarda um histórico da sua atividade. Assim, se você perceber que fez algo que não devia, basta retornar a versão anterior com três cliques do seu mouse. veja como fazer aqui: https://www.dropbox.com/help/11

3 – Compartilhe pastas com seus conhecidos – Você pode compartilhar pastas com outras pessoas. Assim, é possível montar esquemas de trabalho colaborativo, sem a utilização de softwares complicados. Por exemplo: imagine que uma turma de faculdade use o esquema tradicional, onde o professor manda todo texto importante por e-mail. Sempre existem aqueles que não leem e-mails com frequência, ou aqueles cujas caixas postais sempre estão lotadas, ou ainda, aqueles que simplesmente não recebem porque alguém digitou um caractere errado em seus endereços, na lista de e-mails da turma. Com o Dropbox, tudo isso acaba. O professor simplesmente copia o arquivo para a sua pasta compartilhada com a turma. Todos recebem, a não ser que não tenham acesso à internet ou não tenham computador. É possível, inclusive, controlar a data de entrega de trabalhos, já que a movimentação fica disponível para todos os que compartilham a pasta. Lá fica registrada a data, a hora e a identidade de quem fez cada alteração no sistema.

4 – Sincronize suas configurações de aplicativos – Normalmente, aplicativos como o navegador, o cliente de e-mail, entre outros programas armazenam suas configurações pessoais em pastas no computador. Agora, coloque essas pastas dentro da pasta do Dropbox e faça com que todos os computadores tenham as mesmas configurações. Se mudar em um, muda em todos de uma vez.

5 – Salve seus jogos em uma máquina e continue a jogar em outra – Basta salvar seu jogo na pasta do Dropbox, ir para outra máquina, abrir o jogo e recuperar o jogo salvo na pasta.

6 – Publique arquivos – O Dropbox possui uma pasta pública de arquivos. Tudo o que for colocado nela fica disponível para a Internet, bastando você fornecer o link. Para obter o link, clique com o botão direito sobre o arquivo que você quer compartilhar (ele deve estar dentro da pasta Public), vá na opção “Dropbox” e escolha a opção “Copy Public Link”. Cole o link em seu navegador, ou mande para alguém acessar. Com essa funcionalidade, também é possível…

7 – Faça seu site pessoal no Dropbox – Agora imagine que o arquivo que você vai compartilhar seja um arquivo chamado “index.html”. Quando alguém acessar o link que você mandou, verá a página que você criou no arquivo acima. Por exemplo, veja a página que eu criei no Dropbox neste link: http://dl.dropbox.com/u/755426/index.html

8 – Mantenha seu currículo sempre atualizado e disponível – Utilizando a ideia do item anterior, você pode colocar seu currículo na pasta pública. Atualize-o e ele estará disponível atualizado na Internet.

9 – Inicie o download de um torrent automaticamente em outra máquina – Configure seu programa de torrent para abrir automaticamente arquivos .torrent colocados na pasta do Dropbox. Assim, um programa de compartilhamento via torrent (Bittorrent, por exemplo) em uma máquina começará a fazer o Download do arquivo assim que vocẽ o colocar na pasta de outra máquina.

10 – Faça o monitoramento remoto de uma webcam – Configure seu programa de captura (no Ubuntu dá pra fazer isso com o VLC) para salvar o fluxo num arquivo na pasta do Dropbox. Se a pasta for pública, você poderá ver a webcam pelo navegador. Se a pasta for privativa, você pode assistir à webcam pelo seu reprodutor de vídeo preferido.

11 – Crie seu próprio repositório de pacotes .deb – Veja aqui a ideia genial: http://wiki.dropbox.com/TipsAndTricks/HostDebRepository

12 – Instale o Dropbox no seu smartphone – O Dropbox tem versões para Linux, MacOS, Windows e, também, para iPhone, iPac e Android. Com os aplicativos certos, você pode ter acesso aos seus arquivos de praticamente qualquer lugar: http://www.dropbox.com/anywhere

Seria ótimo que o Ubuntu One fosse tão versátil quanto essa ferramenta, mas não é.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: