O Futuro é a Liberdade

Discussões sobre Software Livre e Sociedade

Como pagar boleto vencido pela Internet?

Posted by Paulo em 04/10/2010

Artigo original disponível em: http://tecnocracia.com.br/806/como-pagar-boleto-vencido-pela-internet/

Como pagar boleto vencido pela Internet?

Manoel Netto em 25 de fevereiro de 2010

Há algum tempo, em meados do ano passado mais precisamente, descobri em uns fóruns na rede qual a técnica utilizada para “revalidar” um boleto vencido e, dessa forma, evitar enormes filas de bancos só para calcular multa e juros. Matemática básica eu sei fazer tranquilamente em casa, por que diabos deveria enfrentar filas? Foi quando criei uma versão pessoal, em JavaScript e feita de qualquer jeito, de uma futura webapp – que por falta de tempo só foi sair agora.

reBoleto : Pague boletos vencidos pela Internet

O reBoleto é uma mini-webapp que foi feita em umas horinhas de folga para não deixar o cérebro viciado. Programar estimula os neurônios, fica a dica. A ideia e a execução são super simples. O usuário que perdeu o prazo de pagamento de um boleto e não tem tempo ou paciência (ou ambos) para pegar filas intermináveis somente para calcular multa e juros por conta de 2 diazinhos de atraso, não precisa mais ranger os dentes. Baste acessar a página do reBoleto e preencher os dados para calcular automaticamente o valor que você deve pagar a mais. E não é só “ilson”, o reBoleto também vai exibir a linha digitável com o novo valor e a data de vencimento atualizada, permitindo a você pagar sua dívida sem enfrentar filas. Não é lindo?

Como utilizar o reBoleto

Ao acessar a página do webapp, você vai encontrar alguns poucos campos a serem preenchidos, tudo muito fácil e auto-explicativo.

1. Na primeira parte, você deve digitar o número do seu boleto, a parte numérica chamada “linha digitável”, formada por 8 sequências separadas por espaços ou pontos.

NOTA: os boletos de serviços como luz, água, telefone, não se encaixam nessa categoria, pois são modelos de convênio e podem ser pagos mesmo após o vencimento.

2. No campo “novo vencimento”, você deve preencher a data em que irá pagar o boleto, expressa em dia / mês / ano. Por padrão, essa data vem preenchida com o dia de hoje (hora do servidor, então pode haver diferença dependendo do horário).

3. Os campos seguintes são relativos às taxas pagas pelo atraso no pagamento. Normalmente, no documento existe a discriminação de um valor para a multa, que é fixo e um valor de juros, expresso em valor diário ou mensal. Para o reBoleto eu adotei o cálculo por dia, então, se o valor no seu boleto vier expresso por mês, divida-o por 30 e preenche o campo.

NOTA: para facilitar o cálculo, eu coloquei tanto o valor multa quanto juros em Reais (R$), então, se o seu boleto contiver valores expressos em percentagem, você deve fazer o cálculo antes de preencher os campos. Qualquer calculadora de 1 real ou a do seu sistema operacional (Windows, Linux, MacOS) possui cálculo de percentagem, então, fica muito fácil.

Após preencher os campos, basta clicar em “recalcular boleto” para saber o valor a ser pago e a linha digitável válida.

Observações importantes

1. Boletos de convênios não precisam utilizar esse mecanismo, eles normalmente podem ser pagos após a data de vencimento, e os valores devidos por atraso são adicionados na próxima fatura. É o caso das empresas de energia elétrica, telefonia, tv a cabo, água e gás.

2. Boletos de cartão de crédito também entram no quesito acima, embora o formato seja o mesmo do que abordamos no reBoleto. Por se tratar de fatura de crédito, as taxas por atraso são acrescentadas na fatura seguinte, junto com as taxas de crédito rotativo (fuja disso).

3. Alguns boletos onde há a instrução de que só podem ser pagos em agências bancárias, não funcionarão com esse sistema. O reBoleto gera a nova linha digitável, mas você não conseguirá pagá-lo via Internet. Isso é uma restrição do emissor do boleto e do banco, portanto, não há o que fazer. A sugestão é ir até um caixa eletrônico e pagar por lá, para evitar as filas das agências.

4. Ainda existem contratos de boletos pré-impressos aos montes. Nesses modelos, geralmente o emissor preenche valor e data de vencimento manualmente ou em máquinas de escrever. Não aconselho a utilização do reBoleto com esses documentos, pois geralmente a empresa emissora controla o pagamento pelo valor (usam geralmente os centavos do pagamento para identificar o cliente), ao invés do “nosso número”, utilizado na maioria das vezes.

Acesse, teste e deixe suas impressões aqui

Gostaria muito de saber das opiniões de vocês sobre o reBoleto. Tem alguma dica? Dúvida, talvez? Uma ideia de implementação? Vou adorar ouvir vocês e saber dos seus testes. Se puderem divulgar, também agradeço de monte.

reBoleto : Pague boletos vencidos pela Internet :)

NOTA (última, prometo): Não, o nome do app não tem nenhuma relação com uma certa dancinha que explodiu no carnaval da Bahia esse ano. Eu pensei nesse nome desde que fiz a primeira versão, antes de ouvir falar em “rebolation” ;-) .

2 Respostas to “Como pagar boleto vencido pela Internet?”

  1. Adriano said

    Este serviço funciona com boletos de lojas online?

    • stellarium said

      Olá.
      Qualquer pergunta sobre o Reboleto deve ser dirigida ao autor original no link citado neste post. Entretanto, se você leu com atenção o texto, viu que ele responde a essa questão.
      Abraço

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: