O Futuro é a Liberdade

Discussões sobre Software Livre e Sociedade

Poderia o escândalo do Wikileaks levar a uma nova moeda virtual?

Posted by Paulo em 13/12/2010

Artigo original em inglês disponível em http://www.pcworld.com/businesscenter/article/213230/could_the_wikileaks_scandal_lead_to_new_virtual_currency.html

Poderia o Escândalo do Wikileaks Levar a Uma Nova Moeda Virtual?

Por Keir Thomas, PCWorld

Não é exagero dizer que o recente escândalo do Wikileaks balançou a Internet até os ossos. Não importa onde você se posiciona no debate, vários serviços simplesmente se recusaram a manter os negócios com o Wikileaks — tudo desde servidores de nomes de domínio até serviços de pagamento — e isso leva a muitas questões a respeito do quanto, realmente, a Internet seja robusta.

Hackers já começaram seus esforços para criar seu próprio sistema de DNS, que vai contornar o sistema de domínios oficial. Ele usa a tecnologia de compartilhamento “peer-to-peer” para contornar o problema, um dos favoritos dos hackers porque é impossível de regular.Mas e quanto a toda uma moeda baseada em tecnologia “peer-to-peer”?

Isso é o que o Bitcoin oferece, uma moeda virtual descentralizada que poderia tanto ser melhor ideia desde que aprenderam a fazer pão, ou apenas outro sonho maluco de hackers. À medida que o desastre do Wikileaks continua, começa a ser cada vez mais discutido por toda a Internet como uma alternativa ao monopólio do sistema de pagamentos online do PayPal.

O Bitcoin é uma criação do programador japonês Satoshi Nakamoto, e é real, uma verdadeira moeda através da qual você pode comprar bens e serviços, agora mesmo. Se você não acredita, dê uma olhada na seção Trade do site do Bitcoin.

Novatos podem ganhar Bitcoins fazendo o download do software cliente e rodando tarefas de processamento intensivo em seus computadores. Em outras palavras, quanto mais seu computador roda o programa cliente, mais Bitcoins você ganha. Ele roda escondido, e é educado para com os outros softwares, portanto, você não percebe que ele está lá. De acordo com as FAQ, a taxa atual de remuneração está em torno de 50 bitcoins a cada 3 semanas.

Os Bitcoins ganham valor pelo simples fato de que as pessoas estão preparadas para aceitá-lo como pagamento por bens e serviços. Isso soa como uma fraqueza, mas não é totalmente diferente das demais moedas como o Real, o Dólar ou o Euro. A única razão pela qual usamos Reais em nossas transações é porque lojas e fornecedores de serviços o aceitam como pagamento.Você pode acumular Bitcoins da mesma forma pode ganhar moeda no mundo real – através da oferta de bens ou serviços e aceitando Bitcoins como pagamento. Se o fizer, aumentará a integridade do sistema Bitcoin – algo que, como uma pessoa potencialmente rica em Bitcoins, é de seu interesse fazer.

Moedas virtuais não são uma ideia nova, obviamente. Aqueles com boa memória se lembrarão do Beenz.com e do Flooz.com, que apareceram no “boom” das ponto com e que quebraram a cara quando o século virou. Além disso, alguns jogos online oferecem suas pŕoprias moedas que têm taxas de câmbio virtuais para dinheiro real. No entanto, o Bitcoin é diferente porque não há um banco central ou qualquer outro tipo de controle. É descentralizado.Bitcoins são transferidos por indivíduos e empresas através da especificação de seus endereços Bitcoin. As transações viajam pela rede de compartilhamento criada por aqueles que rodam o programa cliente do Bitcoin.

Não há um único ponto fraco. Ninguém pode parar o sistema Bitcoin ou censurá-lo, a não ser que desligue a Internet toda. Se o Wikileaks tivesse solicitado Bitcoins eles teriam recebido suas doações sem pensar duas vezes.

Obviamente, você pode fazer o que quiser. Você pode ponderar, também, sobre o fato de que praticamente qualquer um, em qualquer país, pode enviar e receber Bitcoins sem nenhuma restrição.

Sua empresa deveria procurar receber Bitcoins? Isso depende do valor que você acha que isso tem, naturalmente, e vai depender do que você pode conseguir com os Bitcoins que você acumula — em termos de bens e serviços que podem ser comprados com os Bitcoins. A atual taxa de câmbio parece estar em torno de 20 centavos de Dólar por Bitcoin, e você pode trocar moedas, cortesia dos vários sites que permitem que os usuários vendam e troquem seus Bitcoins.

No entanto, puramente como uma intrigante ideia que pode indicar um futuro possível em uma Internet altamente regulamentada pelos governos, os Bitcoins merecem uma boa olhada.

Keir Thomas têm escrito sobre computadores desde o século passado, e mais recentemente, têm escrito vários livros de sucesso. Você pode saber mais sobre ele em http://keirthomas.com e no seu Twitter @keirthomas.

Anúncios

Uma resposta to “Poderia o escândalo do Wikileaks levar a uma nova moeda virtual?”

  1. UncleMe said

    1 Bitcoin agora já está valendo US$3,5 !!

    Aliás já tem gente vendendo aqui no Br também ( http://www.meubitcoin.com.br/ )
    Já dá de comprar de comida a ações na bolsa com bitcoin!
    Parece que a idéia tá pegando

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: