O Futuro é a Liberdade

Discussões sobre Software Livre e Sociedade

BlueProximity: Use o bluetooth para bloquear/desbloquear seu computador com Linux

Posted by Paulo em 27/05/2011

Post original em Inglês disponível em http://www.webupd8.org/2011/05/blueproximity-use-bluetooth-device-to.html

O BlueProximity é uma aplicação que permite com que seu computador (Linux) seja bloqueado / desbloqueado automaticamente  utilizando-se um dispositivo bluetooth, como um telefone celular. É possível configurar a distância de acionamento da funcionalidade (que é uma aproximação, já que a potência do sinal não é sempre a mesma) e o tempo de acionamento e, quando o dispositivo for levado para longe do computador, o protetor de tela é acionado e o computador bloqueado. Quando o dispositivo bluetooth está próximo, ele desbloqueia automaticamente o computador, sem a necessidade de qualquer ação. Isso é útil, por exemplo, quando utiliza-se o Linux no trabalho e seja necessário bloquear o computador automaticamente quando é preciso ausentar-se por alguns momentos, etc.

Instalando o BlueProximity e incluindo-o à lista de permissões da bandeja do sistema

O BlueProximity deve estar disponível nos repositórios oficiais da sua distribuição favorita. No Ubuntu, instale-o através da Central de Programas ou pelo comando no terminal:

sudo apt-get install blueproximity
Apenas no Ubuntu 11.04 ou superior: Uma vez instalado, se você utiliza o Ubuntu 11.04 será necessário colocar o BlueProximity na lista de permissões da bandeja do sistema (área de notificação). Se desejar, é possível habilitar as permissões da bandeja do sistema para todas as aplicações  – veja este post para mais detalhes.

Se for necessário adicionar apenas o BlueProximity na lista já existente, siga os passos abaixo.

Para habilitar o BlueProximity, instale o pacote dconf-tools:

sudo apt-get install dconf-tools

Depois de instalado, pressione as teclas ALT + F2 e digite:

dconf-editor

Navegue em Área de trabalho > Unity > painel e, no final da lista, no valor da chave “systray-whitelist”, inclua: ‘proximity’ (não blueproximity!). Abaixo, está um exemplo de como essa chave deve se parecer:

['JavaEmbeddedFrame', 'Mumble', 'Wine', 'Skype', 'hp-systray', 'scp-dbus-service', 'proximity']

Reinicie o Unity (pressione ALT + F2 e digite “unity”) ou faça o logout e novamente o log in.

Configure o Blueproximity e seu dispositivo bluetooth

Habilite o bluetooth no dispositivo e certifique-se de que ele esteja visível (normalmente há uma opção para isso nas configurações do celular). Abra o BlueProximity e na aba “Bluetooth Devices”, clique em “Scan for Devices”. Depois de uns poucos segundos, seu celular será exibido na lista – adicione-o ao BlueProximity.
Agora é possível alterar as configurações em Preferências do BlueProximity mas as configurações padrão devem ser suficientes e o computador deve ser bloqueado automaticamente quando o aparelho for afastado ele.
Não se preocupe: se o aparelho for esquecido, ainda é possível desbloquear o computador digitando a senha do usuário, como de costume. Também é possível parar momentaneamente o BlueProximity clicando com o botão direito do mouse na área de notificação e selecionando a opção “Pause”.
Obviamente, seu computador precisa ter a funcionalidade do bluetooth embarcada, ou de um dispositivo bluetooth conectado em uma porta USB para que o programa funcione.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: