O Futuro é a Liberdade

Discussões sobre Software Livre e Sociedade

Blade Runner: Uma análise do clássico cult dos anos 80.

Posted by Paulo em 20/06/2011

Cover of "Blade Runner (The Director's Cu...

Cover of Blade Runner (The Director's Cut)

Blade Runner foi um clássico cult dos anos 80. Publico abaixo o primeiro trecho, mas recomendo a leitura do artigo completo no blog do autor.

TEARS IN RAIN: RESENHA E INTERPRETAÇÃO DO ENSAIO “BLADE RUNNERS SOMOS TODOS NÓS” DE ADÉLIA BEZERRA DE MENESES

Por Alessandro Jean Loro e Bruna Cristina Lampert
Considerado por muitos o melhor filme de ficção cientifica já feito, “Blade Runner” (aqui no Brasil lançado com o subtítulo de “O caçador de andróides”) alcançou tal êxito devido, principalmente, a seus efeitos especiais, que, diga-se de passagem, eram bem “avançados” naqueles idos de 1982. A maior parte dos expectadores da época não prestou atenção ao roteiro do filme, extremamente elaborado e recheado de pensamentos filosóficos, éticos e religiosos. Foi só depois, durante o início dos anos 90, que o filme alcançou o título de “cult”, sendo um dos primeiros a ser reeditado em formato DVD.
Evidentemente, o roteirista Hampton Fancher não criou a história (o que esperar de um escritor de Hollywood?), mas uma adaptação do livro “Do Androids Dream Of Electric Sheep?” (algo como “Os andróides sonham com ovelhas elétricas?”, infelizmente lançado no Brasil sob o título de “O caçador de Andróides”, para pegar carona com o filme… o resultado não foi o esperado, visto o livro ser diferente do filme) de Philip K. Dick, a quem devemos ainda contos e livros que originaram adaptações como “Minority Report”, “O Vingador do Futuro”, “Assassinos Cibernéticos”, “O Pagamento” e “O Homem Duplo”. Assim sendo, temos a boa e velha Literatura em debate.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: