O Futuro é a Liberdade

Discussões sobre Software Livre e Sociedade

Patentes de Software Desestimulam o Progresso, Mostra James E. Bessen da Universidade de Boston

Posted by Paulo em 27/06/2011

Android robot logo.

Imagem via Wikipedia

Artigo original em inglês disponível em http://techrights.org/2011/06/26/bessen-on-swpats/

Patentes de Software Desestimulam o Progresso, Mostra James E. Bessen da Universidade de Boston.

Publicado em 26/06/2011 às 11:49 por Dr. Roy Schestowitz

Resumo: Mais pesquisas demonstram o que sempre tivemos certeza — que as patentes de software são uma contribuição negativa e mais provas apareceram depois que a Apple aumentou a pressão sobre a extorsão que tem feito sobre o Android (Linux).

Enquanto grupos como a OIN usam patentes de software para combater outras patentes de software (combatendo fogo com fogo, confundindo as pessoas a respeito do problema ser sobre “qualidade”) grupos como a FFII, nós mesmos, a FSFE, e a FSF trabalham pesado para convencer as pessoas de que as patentes de software devem ser abolidas na sua totalidade. James E. Bessen, da Universidade de Boston (e vizinho da FSF), publicou esse artigo acadêmico cujo resumo diz:

Este relatório examina as mudanças no comportamento da indústria de software com relação às patentes a partir dos anos 1990. Descobriu-se que a maioria das empresas ainda não registram suas patentes de software, a maioria das patentes são obtidas através de poucas grandes empresas da indústria de software e outras, e o risco de ser processado por uso indevido de patentes de software continua a crescer dramaticamente. Dadas essas descobertas, é difícil concluir que as patentes de software ofereçam algum benefício social na indústria de software.

Isso também pode ser visto aqui e em qualquer outro lugar. Diz Carlo Piana:

Bessen: estudos a respeito de patentes de software mostram benefícios para bolsos fundos e advogados, não para a indústria de software ou para a sociedade.

Ele completa:

Obviamente não precisamos de muitos estudos para verificar como as patentes de software são inúteis e perversas. Mas é reconfortante ter provas e números para demonstrar

Piana na verdade disse que a única solução é abolir as patentes de software. Ele está, aparentemente, associado à FSFE e representou o Samba no seu caso contra a Microsoft, que abusou de patentes nesta área (e ainda o faz).

O ex dirigente da FFII resume o artigo escrevendo:

“James Bessen, da Universidade de Boston publicou um estudo que é um marco (o resumo e o artigo completo está disponível no link, gratuitamente) para uma geração de patentes de software. Olhando para os quase 20 anos de patentes de software, ele descobriu ‘que a maioria das empresas de software não registram patentes, a maioria das patentes de software estão concentradas em uma poucas empresas de grande porte da indústria de software, ou em outros tipos de indústria, e que o risco de ação judicial por quebra de patentes de software continua a crescer dramaticamente. Dadas essas descobertas, é difícil concluir que as patentes de software ofereçam algum benefício social na indústria de software.’ Não que isso surpreenda qualquer um que esteja realmente inovando na área de software.”

O atual diretor da FFII cita o que o autor enfatiza que “é difícil concluir que as patentes de software ofereçam um benefício social na indústria de software”

A Apple, enquanto isso, está ficando mais agressiva na questão de patentes contra o Linux (isso começou no ano passado):

A Cupertino Bully Apple está processando a Samsung na Coreia do Sul.

Não só a Microsoft está numa posição de tentar destruir o Linux. É uma plataforma muito boa para se construir um sistema operacional (WebOS, Android, Red Hat Enterprise Linux, etc). A Apple e a Microsoft não têm como competir.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: