O Futuro é a Liberdade

Discussões sobre Software Livre e Sociedade

Philco PHN 14511 – Tem coisas que só a Philco faz pra (ferrar) você.

Publicado por Paulo em 01/09/2011

É incrível a falta de respeito e de boa fé de certos fabricantes de computadores. Enquanto alguns têm iniciativas sérias de oferecer alternativas com o Linux, testadas, homologadas e confiáveis, outros preferem oferecer verdadeiras bombas relógio para seus clientes. Eu já havia tido uma experiência ruim com a Philco no passado, conforme descrevi no post https://almalivre.wordpress.com/2009/09/22/netbooks-philco-phn-10001/. E uma outra experiência, dessa vez melhor, com o mesmo produto, quando instalei um Ubuntu 10.04 no Flisol de 2010, em Curitiba, que funcionou muito bem (apesar da baixíssima qualidade do áudio, devido aos precários alto-falantes embutidos).

Só que, dessa vez, a experiência não foi apenas ruim, a experiência me mostrou o tamanho da má fé do fabricante, quando oferece produtos com Linux instalado. O que vou descrever abaixo, não foi alguém que me contou, mas uma experiência própria, pelejando durante vários dias seguidos, sem sucesso. Estou falando no notebook Philco PHN 14511, descrito na página http://www.philco.com.br/Notebooks.aspx?cn=179&p=437.

Notebook Philco PHN 14511
Notebook Philco PHN 14511

O que deveria ser visto como uma boa alternativa a máquinas com o Microsoft Windows embutido (leia-se, venda casada), com uma boa distribuição Linux e todos os benefícios que se pode ter do uso desse sistema operacional, tem 100% de chance de se tornar um verdadeiro inferno para o infeliz que comprar essa máquina e desejar utilizá-la com Linux.

Vamos dar uma olhada nas especificações, citadas na página acima:

  • Software> Linux (Mandriva). - Apenas não dizem que é uma versão totalmente desatualizada e que a atualização vai levar a sérios problemas, como veremos mais à frente.
  • Processador> Intel® Pentium®. - Não falam qual…
  • Chipset e Gráficos> SIS M 672 FX + SIS 968. - Aqui está todo o problema dessa máquina
  • Memória> 2 GB DDR2, 667 MHz).
  • Disco Rígido (HD)> 320 GB, 5400 rpm, Serial ATA.
  • Tela Widescreen> 14,0’’, LCD LED (1366X768). - E aqui está uma informação que induz o comprador ao erro.
  • DVD/CD> Gravador e Leitor.
  • Web Cam> Integrada, 1.3 Mega Pixels.
  • Áudio> 2 x 1,5 W, integrado com som Estéreo.
  • Leitor 4 em 1 para cartões de memória> MS, SD, MMC, MS-PRO.
  • Comunicação:
  • Rede Ethernet, 10 / 100;
  • WiFi> Wireless Lan 802.11 b / g;
  • Modem> interno para Dial-Up, 56 Kbps.
  • Portas de entrada e saída (I / O):
  • 2 portas USB 2.0;
  • 1 entrada para microfone externo;
  • 1 saída para fone de ouvido;
  • 1 saida E-SATA;
  • 1 porta VGA, 15 pinos, para conectar ao monitor;
  • 1 entrada DC para adaptador (19 V para adaptador AC);
  • 1 conector RJ-45, rede (internet banda-larga);
  • 1 conector RJ-11, dial-up (Internet Discada);
  • Leitor de cartão 4 em 1 para MS, SD, MMC, MS-PRO .
  • Teclado> ABNT 2 (Português).
  • Adaptador AC:
  • Entrada> 100-240 V AC / 50-60 Hz;
  • Saída> 19 V, 3,42 A, 65 W.
  • Bateria> 6 Células, Lithium-Ion.
O grande problema dessa máquina é o chip gráfico Sis M 672 FX. Esse chip gráfico é mundialmente conhecido pela sua quase total incompatibilidade com qualquer sistema Linux. É como se você comprasse uma Ferrari, tivesse uma auto-estrada de cinco pistas vazia pra correr, mas tivesse abastecido o tanque com óleo diesel. Por causa dessa incompatibilidade (e por causa da negativa do fabricante do chip em fornecer drivers para o Linux), a Philco fez o que muitos usuários avançados e hackers do Linux fazem nesses casos: um driver desenvolvido por um voluntário que, por motivos óbvios, não funciona 100%. O driver em questão, que vem com o Mandriva, instalado de fábrica é o desenvolvido por Thomas Winischhofer e disponibilizado em http://www.winischhofer.net/linuxsisvga.shtml. O problema não é o driver em si, que foi uma iniciativa louvável. O problema é a hostilidade com que a Sis pensa o Linux. Esse post esclarece muito sobre o problema: http://www.hardware.com.br/dicas/sis-mirage3-linux.html.
Só que esse driver tem uma série de “senãos”, explicados pelo próprio autor. O primeiro e mais importante deles é: Ele não oferece suporte para aceleração 3D. Ou seja, por mais que você queira exibir aquelas telas bonitas em 3D, e o hardware seja capaz disso, você não conseguirá.
O segundo é: O driver não está preparado para certos formatos de tela, como o formato 1366 x 768 desse notebook. Se você verificar as configurações de tela no sistema instalado de fábrica, irá notar que ela está configurada para 1024 x 768, que é uma das configurações suportadas pelo driver (mas não é a resolução máxima suportada pelo chip gráfico, nem é o formato da tela do notebook), e que não há opção para 1366 x 768. A diferença é aparentemente pequena, mas causa uma distorção gritante na exibição das telas. As janelas ficarão ligeiramente esticadas no sentido horizontal.
E o que nosso querido fornecedor fez para “resolver” esse problema? Colocou um papel de parede igualmente distorcido (comprimido no sentido horizontal para compensar a “esticada” horizontal na tela). E também utilizou fontes condensadas nos menus, ícones e janelas. O resultado: Aparentemente, sua tela está normal, mas abra um vídeo no Youtube, ou uma foto, ou o editor de textos e verá que todos aparecerão esticados na horizontal. No editor de textos, a exibição do documento no formato de impressão deixa uma folha A4 quase quadrada.
Mas esse ainda não é o pior do pesadelo. O pior é que esse driver não vem como pacote pré-compilado nas distribuições Linux, nem no Mandriva, justamente por causa das restrições citadas pelo próprio autor. O driver é compilado especificamente para o kernel fornecido com a distribuição Mandriva instalada pela Philco. Isso significa que se você fizer uma atualização do sistema (do kernel), verá que sua tela ficará pior, já que o driver fornecido pela Philco funciona apenas para aquela distribuição, e com aquela versão de kernel. Se você atualizar seu kernel, a distribuição, ou desejar trocar sua distribuição por outra, como o Ubuntu, ou o Fedora, verá que a resolução da tela cairá para 800 x 600, as letras, ícones, janelas e todos os elementos exibidos ficarão absurdamente grandes e feios.
E adivinha o que acontece pouco tempo depois de você ligar a máquina? O sistema avisa que há atualizações disponíveis. Que lindo!
Tentar fazer com que o driver funcione após uma atualização é uma tarefa complicada, difícil e com uma grande probabilidade de não ser bem sucedida e você ficará com seu sistema atualizado, mas com uma cara horrorosa.
O engraçado é que outras funcionalidades da máquina, como wireless, webcam, som, teclas especiais do teclado (Fn + alguma coisa), etc., funcionam normalmente.
Se você comprou (ou pretende comprar) uma  máquina dessas para rodá-la com o sistema operacional original, sem fazer nenhuma atualização até o final da vida útil dele, esteja avisado: a Philco te enganou oferecendo um hardware poderoso, que não funciona. Informa uma resolução de tela e entrega uma pior porque não foi capaz de oferecer uma máquina com Linux e hardware compatível. Criou um problema enorme pra você que, pra ter a resolução de tela decente, será obrigado a apelar para o uso de um sistema proprietário. Mesmo para passar essa encrenca pra frente, você terá de se enveredar pela pirataria de software, instalando um Windows “Pirate Edition” ou perder, pelo menos, R$200,00 pra comprar uma licença dele (sim, perder, porque ninguém pagará R$200,00 a mais na máquina só porque você instalou o Windows), porque com o software originalmente instalado, da maneira como foi instalado e com esse hardware, você não conseguirá se desfazer do mico.
Em resumo: A Philco perdeu a chance de fazer um bom trabalho, oferecendo uma máquina de baixo custo, com Linux e hardware compatível e ganhar a confiança dos clientes, principalmente daqueles que agem como “consultores de TI” para seus amigos e parentes. Ao invés disso, preferiu enganar seus clientes, vendendo gato por lebre e achando que iria passar despercebida. Essa máquina é uma bomba! Não aceite nem que te pagarem pra ficar com ela.
Atualização de 29 de setembro de 2011.
Cada vez me decepciono mais com a Philco. Essa máquina dá problemas até com o Windows. Que o Windows XP faz detecção automática do hardware, mas não faz nada além de informar que o driver não existe e que “o dispositivo pode não funcionar corretamente”, eu já sabia.
O que eu não sabia é que a Philco, além de não fornecer o download do driver para Linux no sítio do fabricante, fornece os driver errados, para Windows. Sim é isso mesmo: a página de download mostra um link que baixa um driver que não é o do dispositivo desse notebook. Vamos aos passos:
1 – Entrando no portal do fabricante, clicamos em Produto, submenu Informática, opção Drivers:
2 – Em seguida, marcamos as informações do equipamento desejado, e clicamos no botão “Ver downloads disponíveis”. Note que nosso notebook está “restrito” a uma pequena faixa de 100 equipamentos diferentes, além do que, aparece uma imagem do pinguim do Linux, mas não há links para driver para Linux:
3 – Aparece uma lista de arquivos para download:
4 – Clicando-se no item “Audio”, inicia-se o download de um arquivo .zip com os supostos drivers da controladora de áudio. Descompactando-se o arquivo, encontra-se um executável “Setup.exe” que, supostamente, instala os drivers em seus locais corretos… Ele instala alguma coisa e não reclama de erro, mas o áudio continua sem funcionar.
5 – Utilizando-se o Gerenciador de dispositivos para tentar instalar o driver “na unha”, verifica-se que os drivers disponíveis na pasta descompactada não servem para a controladora em questão…
Resumindo: o driver oferecido pelo fabricante não funciona para o hardware desse notebook. É necessário descobrir qual é o ID do fabricante e do produto, no formato nnnn:mmmm (onde nnnn e mmmm são números em hexadecimal que os identificam). Isso pode ser feito através das opções do Gerenciador de dispositivos, que mostra um monte de informação incompreensível, mas se você tiver paciência e atenção, poderá descobri-los lá. De posse dos IDs, deve-se fazer uma pesquisa por drivers desse produto no Google, rezar para encontrar um driver que não venha infestado de vírus e instalar o dito cujo.
Aparentemente, os outros dispositivos funcionaram, mas ainda não testei o suporte a 3D do vídeo. Aguardem novas atualizações desse post…
Tem coisas que só a Philco faz para FERRAR você…
About these ads

18 Respostas para “Philco PHN 14511 – Tem coisas que só a Philco faz pra (ferrar) você.”

  1. Ivina disse

    Comprei um Notebook PHILCO e com nem 3 dias de uso, já estou para tacar ele na parede, e super lento, o teclado nn escreve direito, fora que trava para caralho, decepção!

  2. comprei um notebook Philco com Windows 8, com tela péssima( quase não tem cor) , áudio terrível, mais lento que um tartaruga e ainda por cima com defeito, no qual depois de 5 meses não usei pois fica indo e vindo pra assistência, e a Philco ainda diz que não tem autonomia pra trocar o produto. Philco=piada

  3. Laís Freire Batista disse

    Eu tenho um notebook,da philco modelo 14d-p724ws,e desde quando comprei não consigo executar leitura e gravação de dvd, nem gravar cds!!!
    alguém pode me ajudar?

  4. Priscila disse

    Comprei um notebook da Philco modelo 14D-P724WS em menos de 14 dias o teclado falha, desliga sozinho sem eu dar comando algum, e a tela trava. Não recomendo à ninguém!

  5. erasmo disse

    Jorge,
    Por gentileza,

    o da minha esposa é o ETN 10001, troquei o mandriva por mint,
    não funciona o leitor de cartões, poderia me ajudar?
    obrigado.

  6. maoli disse

    Como instalar o video,para windows 7 ultimate!
    O drive do fabricante não funciona,

  7. ivan disse

    Tenho um note philco q veio com mandriva. Mas como uso mandriva há muitos anos, nem liguei para o mandriva que veio. Formatei e instalei o mandriva 2010 e ta rodando até hoje sem problemas.

  8. Eric disse

    PASSO PELO MENOS PROBLEMA DO TECLADO

    COMO VO USAR O NOTEBOOK QUE NAO PEGA O ENTER, SHIFT,CTRL, FN E POR AI VAI

    FALTA DE RESPEITO COM AGENTE, POIS NO FIM PAGAMOS POR UM PRODUTO DEFEITOSO

    SEJAM INTELIGENTES NAO COMPREM PHILCO

  9. Luis disse

    sou um feliz proprietário de um netbook philco pnh 10103, veio com mandriva, não gosto, paguei 30 reais pro meu técnico q colocou windows 7 ultimate e mais todos os programas q for solicitado. ele não conseguiu encontrar o drive da webcam facilmente, pedí q procurasse mais, ele encontrou e passou a funcionar perfeita.
    adoro o teclado dele, com teclas, e não aquele teclado chiclete ridículo q eu usava na minha primeira calculadora sharp elsimate es-qq coisa. nunca tive problema algum, com exceção dos comando secundários das teclas F, na verdade os únicos q senti falta foi de controle de brilho, o resto tem como configurar no windows. não tenho o menor interesse atualmente por linux. estou pensando em comprar este modelo. outra coisa relativamente ruim, é não ter disponível outra bateria pra comprar, caso quisesse, não encontrei a tal A22-H80C em lugar nenhum, mas acho q quase ninguém pensa em comprar uma bateria reserva, rs. além do mais uso ele geralmente sem bateria direto na luz, ela fica reservada pra viagens e emergências. bom, esse é o meu testemunhal, só fiquei curioso com os dois q falaram mal do teclado, o meu já foi bastante usado e até agora está quase perfeito, fora o “defeito gravíssimo” q as teclas mais usadas ficaram com acabamento mais brilhante do q as demais, rs. no meu caso, não tenho nada a reclamar. um abraço a todos.

    • stellarium disse

      Em primeiro lugar, gostaria de dizer que ninguém, em sã consciência, gostaria de um sistema que vem com a tela distorcida, só porque o fabricante resolveu vender um produto incompatível e fez algumas “gambiarras” para enganar os trouxas que o compram.

      Em segundo lugar, você quero dizer que fez exatamente o que o fabricante esperava que você fizesse, para que ele não tivesse problemas com a garantia e com o suporte do produto: Instalou um Windows pirata. Se seu Windows 7 Ultimate não é pirata, então você gastou, NO MÍNIMO, R$250,00 a mais na compra de uma licença, mais o valor que você pagou para o técnico instalar. Você poderia ter comprado um sistema com Windows legalizado por um preço menor.

      E não me venha dizer que é possível encontrar Windows 7 Ultimate legalizado por 30 reais, como os que aparecem em sites como o Toda Oferta e Mercado Livre, porque todos eles são piratas por trás de uma mídia autêntica (Veja as palavras “Not for resale” impressas nas mídias). Você pode ter a mídia autêntica e ainda assim estar ilegal, porque o que você compra legalmente é uma licença de uso, não um produto.

      Se você acha que essa é a melhor atitude a ser feita, é uma pena. Mas, sua cabeça é seu guia, e cada um tem sua cabeça.

      Meus parabéns pela sua “sorte”.

  10. Felipe Berkamp disse

    Tenho um notebook desses aih..e a pouco tempo o teclado parou de funcionar de uma hora pra outra!!!
    Arghh….a PHILCO perdeu a minha total credibilidade!!!
    DESCASO’

  11. silvio disse

    O teclado deixou de prestar!!!

  12. Jean César disse

    É revoltante saber que os fabricantes tratam os consumidores com tamanho descaso. Felizmente eu comprei um notebook da HP em novembro de 2010, e rodo Ubuntu que até hoje funciona perfeitamente.

  13. lourilucio disse

    Valeu amigo, quase cai numa proposta tentadora… mas numa rápida pesquisa encontrei seu depoimento, vou compartilhar com minha lista e tentar salvar mais pessoas… hehehehe!

    Tem coisas que não vale a pena arriscar!

  14. MGinity disse

    Já foi pra Lista Negra , indicações duvidosas e perigosas… e Não Confiáveis!

  15. Claudio disse

    Notebook Philco 14511 é uma m… foi formatado agora não consiguo mais colocar o som para funcionar.

  16. Davidson disse

    Boa informação, não sabia que a Philco era tão ruim assim, foi pra minha lista negra.

  17. Júlio Hoffimann Mendes disse

    Oi Paulo,

    Muito bom você expor sua insatisfação com o produto e com a empresa, esses fabricantes só irão aprender quando a comunidade se rebelar. Tive sorte quando adquiri meu laptop e não cai nas mãos da SIS.

    Abraço!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 439 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: