O Futuro é a Liberdade

Discussões sobre Software Livre e Sociedade

ERP5 BR e OSOE realizam cursos gratuitos do ERP5 BR no Brasil

Posted by Paulo em 13/12/2011

O Projeto OSOE – “One Student One ERP” – em conjunto com a comunidade ERP5 BR do Portal do Software Público Brasileiro, realizou  nos meses de Novembro e Dezembro deste ano, cursos gratuitos do ERP5 BR em Instituto Federal e Universidades Brasileiros. Os cursos começaram na FAPAN/UNEMAT (Cácares/MT) nos dias 12 e 13 de Novembro e, em seguida, na UFPR (Curitiba/PR) nos dias 24 e 25 de Novembro, UCS (Caxias do Sul/RS) nos dias 28 e 29 de Novembro e IFCE (Iguatu/CE) nos dias 6 e 7 de Dezembro.

O Projeto OSOE tem despertado o interesse de diversas universidades brasileiras que estão buscando uma solução para o ensino prático de ERPs – Sistemas Integrados de Gestão – voltado para estudantes de engenharia, administração e computação. O Projeto OSOE tem como objetivo fazer com que os estudantes, pequenas empresas e professores possam colaborar para aumentar o nível de conhecimento em Sistemas de Informação para Negócio (ERP, CRM…). Os cursos proporcionam uma forma dos estudantes aprenderem o que é um ERP e como configurar um ERP para uma pequena empresa.

O professor Roberto ‘Tikao’ Tsukamoto Júnior, organisador do curso na FAPAN/UNEMAT, destaca que “através do Projeto OSOE e da cooperação entre a FAPAN e UNEMAT, foi possível trazer a Cáceres-MT (a 200 km da Capital Cuiabá), o curso do ERP5 BR. Os sistemas ERP são objeto de estudo em cursos de Administração, Computação e Sistemas de Informação ofertados pelas instituições, neste sentido um curso sobre o ERP5 BR propiciou aos técnicos, professores e alunos das instituições irem para o campo prático visando uma real implementação de um sistema ERP. Vislumbramos a implantação nas instituições e um maior aprofundamento sobre os sistemas ERP em sala de aula”.

Leonardo Rochael, VP da Nexedi Brasil complementa, “é muito interessante ver os estudantes utilizando o mesmo ERP que é implantado pela Nexedi pelo mundo, em diversas organizações, incluindo um Banco Central, para aprender a aplicar a teoria aprendida em aulas de gestão. Sendo um software publico e desenvolvido visando as melhores praticas de gerenciamento, o conhecimento aprendido em sala de aula no ERP5 BR, pode ser imediatamente aplicado nas empresas que este aluno pode vir a fazer parte.”

Rafael Monnerat, co-coordenador da comunidade ERP5 BR, concluí , “houve uma grande procura por parte das universidades em receber o curso. Fiquei surpreso pela quantidade de instituições que entraram em contato e para o ano de 2012, temos a intenção de fazer mais cursos em universidades interessadas em adotar o ERP5 BR na sua grade curricular. O Instituto Federal Fluminense através do Professor Rogério Atem, já utiliza o ERP5 BR para demonstrar como algumas áreas do gerenciamento empresarial funcionam na prática, agora estamos em busca de novas Universidades interessadas”.

Links:

www.osoe-project.org/news-osoe.classes.at.brazil
www.softwarepublico.gov.br/dotlrn/clubs/erp5/lars-blogger/one-entry?entry_id=44863959

Atenciosamente,

Coordenação  da Comunidade ERP5 BR

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: