O Futuro é a Liberdade

Discussões sobre Software Livre e Sociedade

Apache OpenOffice está quase em RC.

Posted by Paulo em 23/04/2012

Apache OpenOfficeO Apache OpenOffice (AOO) é o resultado da doação, pela Oracle Inc., do código fonte e da licença de marca do OpenOffice.org para a Apache Software Foundation. Após quase um ano de muito trabalho duro, juntando os pedaços esparsos de código e reestruturando-os em um novo produto, a Fundação Apache está na reta final para entregar mais um ótimo aplicativo de escritórios em código aberto, a versão 3.4.0 do AOO.

As diferenças são várias, entre o AOO e o LibreOffice, e vão desde a metodologia para desenvolver e testar o software, passando pelas licenças de uso do software (GPL para o LibreOffice e Licença Apache para o AOO), até uma série de funcionalidades e a aparência.

De maneira geral, a cara do AOO 3.4.0 é a mesma do antigo OpenOffice.org. Mas, mesmo em um estado considerado instável pelos desenvolvedores, o AOO pré RC parece bastante estável para uso doméstico. A compatibilidade com grande parte das extensões usadas no OpenOffice.org, e agora no LibreOffice parece total. Pelo menos para as extensões que mais interessam para o público brasileiro: o Corretor ortográfico Vero, o Corretor gramatical CoGrOo e algumas extensões para exportação de arquivos em PDF, para o Google Docs, Mediawiki, etc.

A primeira diferença que se nota é o “splash”, agora com a logo da Apache Software Foundation. O nível de tradução da interface também está bastante razoável, o que significa que boa parte foi aproveitada do antigo OpenOffice.org. Algumas mensagens de erro, e algumas janelas de diálogo podem ter alguns problemas de tradução, mas nada que impeça ou atrapalhe o uso.

Uma diferença que notei é no menu de configuração. No Libreoffice, para ativar a função “Gravar macros”, é preciso ativar a opção “Ativar recursos instáveis”. No AOO não existe a opção “Ativar recursos instáveis” e a gravação de macros vem habilitada por padrão.

Outra grande diferença do AOO para o LibreOffice são as atualizações automáticas. O AOO já possui uma funcionalidade que procura por atualizações e as instala automaticamente.

Não fiz ainda uma avaliação profunda do novo software da Apache, mas minha primeira impressão foi muito boa

Para quem desejar baixar e instalar o AOO 3.4.0 pré RC, ele está disponível para download em:

http://people.apache.org/~arielch/packages/r1325589/linux_x86-64/ – Versão para Linux
http://people.apache.org/~jsc/developer-snapshots/ Versão para MacOSX e Windows

No meu Ubuntu 11.10, o AOO foi instalado sem problemas a partir dos pacotes disponíveis no link acima. A única ressalva é que os dois pacotes para a integração com o desktop, na pasta desktop-integration deram conflito com com os pacotes já instalados do LibreOffice. Isso foi contornado utilizando-se o comando sudo dpkg -i –force-all *.deb, apenas nos arquivos desta pasta.

A Comunidade Escritório Livre está tentando juntar esforços para ajudar na localização e documentação do AOO. Se você estiver interessado em ajudar, cadastre-se na lista geral da comunidade em http://listas.escritoriolivre.org/listinfo.cgi/geral-escritoriolivre.org. Pois, como ainda não há uma lista específica para as discussões da comunidade brasileira no ambiente do AOO (em breve, imagino, isso será solucionado), estamos nos virando como dá =).

Anúncios

6 Respostas to “Apache OpenOffice está quase em RC.”

  1. Wilkens lenon said

    Salve, salve meu velho Paulo. Portador de boas novas! Grande abraço amigo 🙂

  2. Rui Ogawa said

    Já instalei e posso dizer que superou minhas expectativas! Não tenho dúvidas de que o Apache Open Office vai se consolidar como uma solução viável em pouquíssimo tempo.

  3. Fa Conti said

    Oi 🙂
    Ainda não deu tempo de testar o novo AOO..
    Mas fiquei contente em ver que o trabalho de gente muito dedicada está produzindo frutos.
    E que algo tão grande quanto essa suíte de programas foi reformulado.
    Com certeza, o software livre está ganhando em possibilidades de uso e opções de escolha.
    Seja bem vindo AOO 🙂
    Desejo uma grande e útil vida para você e todos os elementos da equipe que o estão deixando prontinho para a gente experimentar 🙂
    Fa Conti

  4. Albino Biasutti Neto said

    Reblogged this on Comunidade LibreOffice Brasile comentado:
    #aoo

  5. AIRTON BARROS said

    Olá,
    Usei durante uns 02 anos o brOffice e depois de algum tempo ele começõu a amarrar a minha máquina.
    Será que esta versão continua com este problema???

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: