Exemplo de como as notícias são manipuladas: o caso da ciber-pirataria no Pentágono
Posted by Paulo em 30/05/2013
O vídeo abaixo, de autoria do Infowars.com, mostra bem didaticamente como cada cidadão pode filtrar e entender as entrelinhas das notícias que saem na grande mídia e na mídia alternativa.
Recentemente, o Pentágono informou que um grande número de informações sobre as principais armas utilizadas pelos EUA foi roubada por ciber-espiões chineses. Dois canais de notícias, o rt.com representando a mídia alternativa, e o Washington Post representando a grande mídia corporativa apresentaram a mesma notícia de formas completamente diferente.
O rt.com publicou a notícia enfocando o fato de que a segurança do Pentágono, supostamente a mais avançada do mundo, foi incapaz de impedir o roubo de sistemas de armas ultra-secretas por ciber-espiões chineses, o que mostra a vulnerabilidade e a incompetência dos militares norte-americanos de se defenderem em uma guerra cibernética real. A administração de Obama sabe disso e não tem tomado medidas para corrigir o problema, tendo, inclusive, reduzido o orçamento do Pentágono.
A abordagem do Washington Post foi totalmente diferente, tirando o foco da incompetência flagrante do Pentágono de se defender e movendo-o para a questão da segurança na Internet. Há hoje em dia uma grande pressão nos EUA e no mundo para a aprovação de leis que permitam a espionagem sem aviso prévio dos usuários da Internet pelos governos. PIPA, e CISPA são siglas bem conhecidas na Internet como projetos de lei que visam policiar a Internet e torná-la um curral fechado. O enfoque do Washington Post visa reforçar a opinião de que é necessária a aprovação de leis que restrinjam as liberdades das pessoas. No entanto, os ciber-ataques não têm nada a ver com o usuário comum da Internet. Os ataques (e a grande maioria dos ciber-ataques) foram feitos por militares sob as ordens de um governo. O próprio governo dos EUA e da maioria dos países do mundo possuem unidades de inteligências especialistas em guerra cibernética.
É ingenuidade pensar que grandes ataques como o que derrubou as redes bancárias dos EUA e Europa há poucos meses sejam feitos por “grupos de hackers” como Anonymous ou LulzSec. A maioria dos vírus de computadores também é desenvolvida por militares e agências de inteligência e não por “indivíduos anônimos mal intencionados”. É por isso que se vende computadores com Microsoft Windows instalado, e também é por isso que se faz uma grande propaganda pró Windows e contra sistemas como o Linux. Porque as pragas digitais são desenvolvidas especificamente para o sistema da Microsoft e porque o sistema de segurança e proteção do Linux e outros sistemas semelhantes é extremamente difícil de ser quebrado. Também é por isso que a grande mídia faz uma campanha de demonização dos “hackers”, que são apresentados como criminosos que invadem os computadores das pessoas, quando na verdade são eles quem desenvolvem sistemas seguros e os disponibilizam gratuitamente para quem quiser usar.
Isso mostra como a grande mídia, inclusive a brasileira, é totalmente manipulada pelos donos do mundo. Todas as notícias e programas que você assiste em qualquer canal de TV, todas as notícias que saem em revistas e jornais de grande circulação são minuciosamente desenhados para fazer com que você pense de uma determinada maneira.
Pare de de se envenenar com esse lixo!
This entry was posted on 30/05/2013 às 12:57 and is filed under Conhecimento Livre, cultura hacker, Cultura Livre, Hardware, Microsoft, Software, Software Livre. Etiquetado: 3G, banda larga, Código Aberto, compatibilidade, Desenvolvimento colaborativo, falha de segurança, Free software, GNU/Linux, internet, Legislação, Lei, Linux, LulzSec, Microsoft, Microsoft Windows, Open Source, Operating Systems, pirata, pirataria, rede, S.O., Sistema operacional, Software livre, Washington Post, Windows. You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. You can leave a response, ou trackback from your own site.
Carolina said
Estou começando a abir os olhos para isso. E ficando cada vez mais paranóica tambem… nunca consegui entender pq eles tem tanto interesse no que o cidadão comum faz e mexe! Quando leio uma noticia fico me perguntando quanto daquilo é vdd. Já nem assisto mais tv pq não há verdade em nada q é dito! Infelizmente não há pra onde correr e ficamos a merce dos fatos! Por onde vc acompanha as noticias?
Paulo said
Há vários ótimos canais de notícias. No entanto, a maioria deles é em inglês:
Russia Today – Canal de notícias norte-americano de propriedade do governo russo – http://rt.com/
Voz da Rússia – Canal de notícias do governo russo – http://voiceofrussia.com/
Press TV – Canal de notícias iraniano – http://presstv.com/
Gilad Atzmon – Músico e militante político israelense – http://www.gilad.co.uk/
Inforwars – Canal de notícias independente com base no Texas – http://www.infowars.com/
Unfiltered News – Notícias garimpadas na mídia que não saem nos canais principais – http://www.realityzone.com/currentperiod.html
The Huffington Post – Um dos mais conceituados jornais independentes dos EUA – http://www.huffingtonpost.com/
Veterans Today – Jornal voltado militares e veteranos de guerra dos EUA – http://www.veteranstoday.com/
Corbett Report – Blog do jornalista independente americano baseado no Japão, James Corbett – http://www.corbettreport.com/
David Icke – Blog do jornalista e palestrista inglês David Icke, ícone dos chamados “teoristas conspiratórios” – http://www.davidicke.com/
2012 The ‘Real’ Truth – Blog de Jean Haines, conhecida militante na mídia alternativa – http://jhaines6.wordpress.com/
A partir desses, você vai encontrar muitos outras fontes. Você precisa ter a mente MUITO ABERTA, porque a maioria da informação que você vai encontrar vai desconstruir totalmente a “realidade” que você conhece, e mudar totalmente a forma como você vê o mundo. Só depende de você saber o quão profundo dentro da toca do coelho você quer ir… 😉