O Futuro é a Liberdade

Discussões sobre Software Livre e Sociedade

O que acontece na inicialização do sistema. Por que o sistema pede senha?

O que acontece na inicialização do sistema. Por que o sistema pede senha?

Diferentemente do Windows®, o Ubuntu já vem com uma quantidade enorme de drivers de dispositivos pré-instalados. É por isso que a maioria dos badulaques que colocamos no sistema é reconhecida automaticamente e, se hoje um deles não funciona de cara, poderá funcionar hoje com alguma pesquisa e queima de alguns neurônios, ou em algumas semanas ou meses por atualizações do sistema.

Na inicialização, o Ubuntu verifica tudo o que a máquina possui de hardware, monta as partições necessárias para que o sistema possa acessá-las, carrega os drivers de todos os dispositivos detectados e, por fim, carrega o GDM.

O GDM é o programa que mostra aquela tela bonita onde o sistema pede para escolher o usuário e digitar a senha.

Mas, por que ele pede senha? Porque essa é a segurança de que outra pessoa, que use a mesma máquina, não poderá acessar a sua área de usuário, suas configurações, aquelas fotos da última festa onde você entornou o caneco, ou aqueles vídeos que você baixou daquele site de moças bonitas com pouca roupa.

O quê? Quer dizer, então que meus filhos poderão acessar sites pornográficos e eu não ficarei sabendo? Não. O sistema possui várias maneiras de controlar o que os usuários fazem e, como já disse, o root é onipotente, onipresente e onisciente. Portanto, você pode dar a si mesmo direitos provisórios de root, mas pode fazer com que outros usuários não tenham os mesmos direitos. Assim, você pode monitorá-los, mas eles não poderão fazer o mesmo com você.

Por outro lado, se é apenas você que usa a máquina e não quer ficar digitando a senha toda vez que inicia a máquina, pode-se configurar o sistema para não pedi-la na inicialização.

Em toda e qualquer operação que implique em alteração de configurações gerais, como a instalação de algum programa, a atualização automática de programas ou a alteração de itens considerados críticos, como a data e hora, o sistema pedira a senha de usuário. Se o usuário não a digitar, ou se a digitar errado, a operação não será feita. Da mesma forma o usuário deve estar cadastrado no sistema como pertencente ao grupo “administrador”.

Isso é feito através de um recurso chamado de “grupo de usuários”. Todo usuário cadastrado pertence a pelo menos um grupo (o seu próprio). Os usuários autorizados a modificar o sistema estarão cadastrados no grupo “sudoers”. Por padrão, o usuário cadastrado na instalação do sistema estará cadastrado no grupo “sudoers” automaticamente.

Falaremos mais sobre grupos e usuários no capítulo correspondente a esse assunto.

4 Respostas to “O que acontece na inicialização do sistema. Por que o sistema pede senha?”

  1. Erasmo Frreira said

    recentmente eu comprei um novo computador e eleveio com o umbutu 13.04. quando estalei o cd de draves. Are ai normal mas quando fui instalar um prgrama me pedio a senha de administrador, procurei n o manual a cujá senha e não achei, e todo os metodos de recupera a senha que tem a mostra na rede todos falhou, até um tecnico não consequi desbloquear estou preso no basico do linux me ajude.

    • Paulo said

      Você tentou a senha do seu usuário?

  2. marcelo said

    e qual a senha quem com ele na primeira vez?

    • Paulo said

      A que foi digitada pela pessoa que instalou o sistema quando o programa de instalação pediu.
      Quando se cria um novo usuário na máquina também é preciso digitar uma senha para ele.
      O Live CD não tem senha.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: