O Futuro é a Liberdade

Discussões sobre Software Livre e Sociedade

Sobre mim

Paulo de Souza Lima é técnico em eletrônica formado pelo CEFET-MG, em 1987, e administrador formado pela Universidade Federal do Paraná, em 2007. Usuário de Linux e software livre desde 1998, e instrutor de informática no Centro Social Franciscano de Curitiba em 2003, 2004 e 2008. Trabalhou como técnico em telecomunicações e redes em diversas empresas como Batik Equipamentos (atualmente Lucent), Companhia Vale do Rio Doce (Carajás), ITS/SITA (atualmente conhecida como Orange Systems), Embratel, Telemar (atualmente Oi), Fiat Automóveis, Petrobras (TCOM-REPAR), Datasul (atualmente Totvs) e Instituto de Tecnologia do Paraná (TECPAR), em funções técnicas e administrativas relacionadas a redes de comunicação e transmissão de dados, administração de servidores e gerenciamento de projetos de infraestrutura de redes e TI. Hoje, atua como técnico no Laboratório de Calibrações Elétricas do Tecpar e ajuda no desenvolvimento de projetos de automação das calibrações do laboratório.

Colaborador e tradutor nas revistas eletrônicas “Espirito Livre” e “Revista BrOffice.org”, colaborador no time de documentação do Ubuntu-br e no portal Tutolinux.

Também estudou filosofia e psicologia em atividades não acadêmicas por 8 anos, além de ter desenvolvido experiências como microempresário em Belo Horizonte/MG e Guaratuba/PR.

Pós-Graduado em Docência no Ensino Superior, atua como consultor de tecnologias aplicadas à educação e na administração de Ambientes Virtuais de Aprendizado (AVAs), utilizando a plataforma Moodle, com algum conhecimento da plataforma EDX. O Trabalho de Conclusão de Curso pode ser acessado em: Educação e Tecnologia e Recursos Tecnológicos na Educação: A Realidade da Escola

.

.

.

Formulário de contato:

The Ubuntu Counter Project - user number # 28729

Bookmark and Share

9 Respostas to “Sobre mim”

  1. olha, excelentes os comentários dessa página! vocês todos estão muito de PARABÉNS pela didática e pelos enormes conhecimentos desse assunto que a cada dia se renovam! gostei muito e desejo estar participando mais dos gigantescos conhecimentos de vocês! desejo a todos, muito sucesso e muita prosperidade, acompanhado de algum dinheirinho (sempre é bom, né?) obrigado por vocês estarem aí ensinando a tantos e tantos como eu!!!

    • Paulo said

      Obrigado pelo incentivo, Luiz.

      Abraço.

  2. Emerson said

    Caro Paulo como faço para transformar uma antena wireless em uma antena para modem 3g da vivo, parabens pelo site!

    • stellarium said

      Olá Emerson.
      Embora toda antena seja dimensionada para uma faixa de frequências específica, e sabendo que as redes wireless utilizam a faixa de 2.4 GHz, enquanto que as redes 3G utilizam a faixa de 2,1 GHz, eu acredito que você pode ter melhoras significativas sem alterações nas dimensões da antena. Não há como adaptar uma antena para outra faixa de frequência, porque isso implica no total redimensionamento dos elementos dela. Se a antena for simples, como um dipolo ou vareta, ainda pode-se adaptá-la para frequências maiores, cortando pedaços de tamanho específicos dela. Mas adaptar essas antenas de frequências altas para frequências mais baixas implica em aumentar o tamanho delas, o que não dá pra fazer.

      Abraço.

      • Emerson said

        Obrigado pela dica! veja meu caso! tenho um modem da vivo huawei e 156b, e coloco-o em cima da casa para obter sinal com uma extensão usb, porém quero me livrar deste suplício, vc teria alguma dica, que não precise comprar aquelas antenas de 200 reais?

      • stellarium said

        Neste blog tem vários modelos de antena pra melhorar o sinal, assim como métodos para distribuir o sinal da antena dentro de ambientes como salas ou residências. Sugiro que você dê uma olhada na página Dicas 3G para ter acesso aos posts relativos a esse assunto.

        Abraço.

  3. sergio pripas said

    Prezado Paulo,
    Moro em São Carlos-SP, na zona rural enunca consegui usar meu celular ou menos ainda ter internet em minha casa. Ela se situa em uma região muito baixa e apesar de uma torre não muito distante há morros como obstáculos. As soluções das firmas aqui sempre são muitooooo caras. Em resumo voce conhece alguém aqui em São Carlos de confiança que poderia avaliar a situação e propor soluções?
    Obrigado, Sergio

    • stellarium said

      Olá Sérgio.

      A coisa tá brava, heim? Esse é um caso em que você deveria considerar outros métodos de acesso à internet, que não o 3G. No entanto, se a oferta de acessos for escassa, não tem solução fácil ou barata.

      Abraço.

  4. Jorge said

    Pesquisando na rede sobre informações para antena externa em modem 3G cheguei até seu site. E encontrei a matéria na Info sobre o Partido Pirata, em que eu e o Guilherme damos a entrevista, Valeu, o futuro é a liberdade mesmo!

    Caso você leia esse post, estou pesquisando um roteador e modem 3G com entrada para antena externa. Se tiver alguma dica sobre preço/benefício (sendo compatível com linux), agradeço muito.

    Saudações da proa do navio! ho ho ho

    Jorge
    (seu xará!)

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: