O Futuro é a Liberdade

Discussões sobre Software Livre e Sociedade

Melhorando a conexão em modems 3G – Para modems sem conector de antena.

Posted by Paulo em 01/07/2009

Algumas pessoas me questionaram sobre o que fazer se o modem não possuir conector de antena… Rezar pra operadora melhorar a rede? Não inteiramente. Você pode tomar algumas atitudes para ajudar a melhorar a sua conexão. Veja abaixo:

– Tente pesquisar o sinal dentro da sua casa, ou fora dela, ou no local onde você quer que o modem funcione, para ver onde ele é mais forte. Na tela do discador da vivo (para Windows) tem um medidor de intensidade de sinal, parecido com o que aparece nas telas dos celulares. Se vc tem notebook, isso é fácil, mas se vc usa no desktop, vai ter de carregar o micro. Para Linux, o jeito talvez seja usar o discador da Vodafone, que funciona para as operadoras nacionais também (https://forge.betavine.net/frs/?group_id=12). O tutorial para instalação está aqui.

– Evite deixar o modem numa posição próxima do chão. Em desktops que ficam próximos do chão, use o cabo de estensão que vem com o modem.

– Evite conectar o modem nas entradas USB atrás do desktop. Normalmente elas ficam escondidas, perto de paredes e cercadas de peças de metal, o que atrapalha o sinal.

– Evite deixar o modem cercado de objetos, principalmente metálicos e líquidos. Isso atrapalha o sinal. Uma distãncia “segura” seria uns 50cm do objeto mais próximo.

– Tente colocar o modem o mais próximo possível de uma janela, de preferência colado no vidro. Paredes e obstáculos atrapalham o sinal, assim como grades e vitrôs de metal.

As condições do local onde estamos tentando conectar influenciam muito a qualidade da conexão. Com RF (rádio frequência) tudo é muito sensível e relativo e quanto mais alta a frequência, pior a situação fica. As frequências usadas em comunicações celulares estão entre as mais altas utilizadas hoje emdia, portanto, não subestime a influência do seu ambiente.

Espero que isso ajude.

3g Está com problemas em configurar seu modem no Linux?
Tem problemas de conexão e sinal baixo?

Se você mora na região de Curitiba, eu posso ajudar.
Deixe um comentário neste post que entrarei em contato.

24 Respostas to “Melhorando a conexão em modems 3G – Para modems sem conector de antena.”

  1. rlaune said

    Amigo,
    Gostei muito da atenção que tu dás à todas as perguntas. Te parabenizo. Utilizo conexão 3D. Um ZTE MF190 espetado em um roteador Multilaser RE070 funcionando perfeitamente. Eu uso Linux Ubuntu, versão Xenial.
    Estou pesquisando sobre a solução da seguinte situação: Se eu tivesse o modem espetado no meu computador, com um discador, eu teria facilmente a cesso à caixa postal e as mensagens SMS que chegam ao chip. Conheces uma forma de ter o acesso à caixa postam com as mensagens SMS com a utilização de um roteador?
    Sou grato pela tua atenção. Atenciosamente,
    R N Launé M.

  2. Heitor Vianna said

    O Modem USB D-Link DWM 156 tem na parte traseira uma pequena tampinha branca redonda. Seria ali conexão para antena externa. Nos manuais, datasheet, etc., nada se menciona.

    • Heitor Vianna said

      Já olhei e se trata de um pequeno jaque (tomadinha), que só pode ser para antena externa. Não haveria outra função.Pode ser que por normas da ANATEL, alguns dispositivos não possam ter conexão para antena externa – isso ocorre aqui e lá fora tambem.

  3. Handh said

    Não entendi muita coisa … Mas tentei aquele modo da garrafa forrada no papel aluminio… Posso dizer que melhorou uns 5% . Não é grande coisa, mas pelo menos nao “piorou” . Estou tentando criar outras formas caseiras de melhorar o sinal (Uso TIM WEB MODEM R$ 2,00 POR DIA , E Moro no interior de MG ) Bem abraços e boa sorte a todos…

    • fabio said

      kkkkkk R$2,00 por dia ?mano eu pago 50 centavos e ja acho caro pela velocidade que tenho ashuashua mais serio essas operadoras ultimamente decepcionam 😦

  4. marcelo said

    Pode Me Ajudar A Dar Sinal No Novo Modem Da Claro Huawei e179 Obg

  5. jordann said

    aew amigo tenho um modem ZTE mf190 da claro 3g e aki normalmente o pc fica perto da janela, fica so ums 30% da intencidade do sinal sempre ouiu 40% nunca passa disso.. e quase aki do lado os vizinho tem tbm e fica 90% 98 tem como vc me passar algumas dicas ou oq posso fazer pra melhorar esse sinal? vlw abrasos

  6. maxwell said

    bom , possuo 2 modem,e fui fazer um adaptador para uma antena externa, no primeiro achei uma pequena antena interna, mas no segundo, que é o que eu realmente uso não possui nenhuma antena interna, será que nesse modelo da pra adaptar uma antena externa?

    • Paulo said

      Boa noite.
      Verifique a seção Dicas 3G e verá alguns exemplos de refletores para melhorar o sinal de modems sem conector de antena.

      Abraço

  7. Igor said

    boa tarde amigo
    li em alguns lugares na net sobre aquele adaptador indutivo, que eh ligado na antena externa e fixado juntamente ao modem ou celular que nao possui entrada externa, realmente funciona este equipamento??? abraço

    • stellarium said

      Boa tarde, Igor. Eu nunca testei esses adaptadores, mas é bem possível que funcionem, sim.
      Tudo depende das condições do local onde você pretende utilizar o modem.
      Abraço

  8. monica said

    não consigo usar modem MF626 CLARO 3g no linux mandriva 2008. Como configurar?
    obrigada

    • stellarium said

      Bom dia, Monica.
      Pessoalmente, eu não utilizo o Mandriva. Embora em essência as distribuições Linux sejam semelhantes (o mesmo kernel), elas utilizam programas diferentes para fazer as mesmas coisas. Eu utilizo o Ubuntu que utiliza o método desenvolvido pelo Debian. O Mandriva utiliza os métodos desenvolvidos pelos antigos Conectiva e Mandrake. Eu poderia te dizer os passos a seguir no Ubuntu e no Debian, mas no Mandriva não sei e teria de pesquisar.
      Se você quiser uma resposta mais rápida, pode tentar a comunidade do Mandriva em http://www.mandriva.com/pt-br/comunidade/ajuda. O método mais rápido é o IRC que é um chat. Mas há também o forum (onde você coloca a sua dúvida e recebe por e-mail) e o wiki onde estão as informações do sistema (tipo um manual online). Se for entrar no forum, procure antes na lista de postagens se o problema já não foi tratado, e procure ser mais específica na pergunta, pois as pessoas que respondem no forum são voluntárias e normalmente estão em seus locais de trabalho. O tempo delas é importante e elas oferecem o tempo que sobra para responder às dúvidas das pessoas. Responder à mesma pergunta várias vezes, ou ficar tentando adivinhar o que a pessoa quiz dizer é contraproducente. De qualquer forma, vou pesquisar pra você.

      Abraço

  9. monica said

    não consigo usar modem 3g no linux mandriva 2008. Como configurar?
    obrigada

  10. anderson santos said

    olá sergio, lendo alguns comentários fiquei curioso em saber mais sobre essas antenas, então resolvi fazer uma nos mesmos moldes q aparece em alguns sites, cara realmente funciona a unica coisa q nao consegui encontrar aqui na regiao é o cabo usb blindado de 10 metros. se alguem tiver duvidas sobre como fazer a antena pode me mandar um email q responderei.

    forte abraço

    • stellarium said

      Obrigado pelo testemunho, Anderson.

    • Miguel said

      Olá anderson gostei muito da matéria e mais ainda da possibilidade de você me ajudar a melhorar o sinal da minha internet 3G. Tenho um minimodem da ZTE modelo MF 636. Encontrei na net a informação de que há um conector de antena na parte posterior do modem embaixo de um adesivo. Eu encontrei um sinal circular ali mas não havia um conector. Você poderia me passar algumas dicas de como posso melhorar o meu sinal?

      • Walter said

        Miguel; primeramente diser que eu so Uruguayo y me disculpo por nao saber escreber en portugués. Desejo que lo escreber vocé lo entenda. Eu uso un Modem HUAWEI E176 que ese SI teim conector pra antena externa, (Eu uso Antena Externa feita por mi) mais eu tambeim tenho un modem ZTE MF 636. Es verdade que embaixo del adhesivo ese Modem TEIM un conector de antena externa. Acontece que es un MICROCONECTOR, muito piqueno. U plug pra conectar u cabo y asim ligar con la Antena externa, aqui en uruguay NAO consegui; eu fis lo siguiente: procuré uma Laptop na sucata y tiré de ela uno de los Plug que las Laptos teim conectados a la tarjeta WIFI (Toda Laptos teim DOIS) con unos 10 cm de cabo. Ese Plug es el que se adapta al conector que teim ese modelo de modem. El único jeito de melhorar la sinal es com Antena Externa.

      • stellarium said

        Hola.
        No te preocupes. Puedes escribir en Español (Castellano) que nosotros comprendemos perfectamente.
        Gracias por su contribuición =)
        Saludos

  11. […] Melhorando a conexão em modems 3G – Para modems sem conector de antena. […]

  12. sergio said

    ola bom dia! li sua materia sobre frequencia de modem 3g… Moro em sao jose dos pinhais ha 1000mts da Rua XV…bairro cruzeiro…aq em casa minha internet da tim oscila entre 3g e edge, qdo vem pra edge minha internet fica caindo, gostaria de saber se existe uma antena que posso estar puxando esse sinal3g do centro. caso tenha alguma info. agradecomuito! abs Sergio41-nnnnmmmm

    • stellarium said

      Olá Sérgio.
      Postei neste blog vários artigos sobre esse assunto. basta vc procurar pela tag “3G” ou “antena 3G” que você terá acesso a vários modelos de antenas para o que você precisa.

      Abraço.

Deixe um comentário