O Futuro é a Liberdade

Discussões sobre Software Livre e Sociedade

Configurando um mensageiro para rede local, sem servidor.

Posted by Paulo em 08/06/2010

Recentemente, resolvi contribuir para melhorar a comunicação interna no meu setor. Aqui somos 9 pessoas e trabalhamos em 5 salas separadas. Como a empresa é pública, recursos para instalar um simples ramal telefônico são extremamente escassos. Nosso setor tem 2 ramais e, cada vez que alguém liga para as pessoas que trabalham nas salas que não possuem ramal, alguém tem de parar o trabalho que está fazendo, levantar da cadeira e andar até a outra sala para avisar o destinatário da chamada.

Pensei, então, que um comunicador instantâneo seria interessante para poupar tempo e recursos das pessoas. Comecei a pesquisar por alternativas e, aliado ao fato de que estamos migrando as máquinas para o Ubuntu 10.04, tentei ver se já não havia alguma coisa nativa no sistema. Não poderia ser algo dependente de servidores externos como o Gtalk, ou MSN, porque o MSN é bloqueado na empresa, e o Gtalk ainda não é, mas pode ser a qualquer momento e sem aviso prévio. Portanto, a solução deveria ser independente de servidores.

Descobri que o cliente de mensagens instantâneas Empathy tem essa opção de comunicação: A opção de Buscar Pessoas por Perto. O único pré-requisito, é que todos os computadores que vão estar visíveis devem estar na mesma subrede, ou seja, não basta apenas terem IPs parecidos, mas a máscara de subrede também tem de ser compatível.

Vamos dar um exemplo pra ficar mais claro:

Vamos supor que a sua rede comece no endereço 192.168.0.0. Se a máscara for 255.255.255.0, o último endereço dessa rede será 192.168.0.255 e todos os endereços entre esses dois estarão na mesma subrede.

Agora imagine a mesma rede com a máscara 255.255.255.128. Isso significa que a rede está dividida em duas subredes, uma começando em 192.168.0.0 e terminando em 192.168.0.127, e a outra começando em 192.168.0.128 e terminando em 192.168.0.255. Os computadores que estão em uma subrede não se comunicam diretamente com os da segunda subrede, a não ser que haja um roteador entre elas, ainda que compartilhem switches, hubs, cabos, etc. Por esse motivo, o Empathy em modo “Busca por Pessoas por Perto”, não vai funcionar se as máquinas estiverem em subredes diferentes. E se em subredes diferentes não funciona, então, em redes diferentes muito menos. Por exemplo, se na mesma rede física você tem computadores com IPs 192.168.x.y e também computadores com IPs 10.x.y.z, eles não se comunicarão entre si, pelo mesmo motivo explicado anteriormente.

Então, assumindo que as máquinas têm IPs pertencentes à mesma rede e subrede, então passamos a configurar o Empathy para encontrar nossos companheiros.

Para começar, clique no botão do usuário, no painel superior, à direita e escolha a opção “Contas de bate-papo”:

A tela seguinte vai aparecer. Clique em “Não, eu só desejo ver as pessoas online por perto por agora”, e depois em “Avançar”:

Digite um nome, sobrenome e um apelido para aparecer na rede e clique em “Aplicar”:

Pronto, a primeira máquina está completa. Vamos para a segunda máquina. Faça o mesmo procedimento da primeira:

Note que já haviam outras contas configuradas nesse Empathy. Clique em “Adicionar”:

Escolha a opção “Pessoas por perto”:

Digite um nome, sobrenome e um apelido para aparecer na rede e clique em “Aplicar”:

Neste momento, você ficará disponível para que outras pessoas o vejam na rede:

Se o computador que configuramos primeiro (Paulo – LACE) estiver na rede, abrindo a lista de contatos do Empathy você poderá ver que o outro (Paulo – ACER) está disponível:

Agora é só clicar no contato e começar a conversar:

Trata-se de um comunicador simples e versátil, também com capacidade para transferência de arquivos, o que é uma “mão na roda” para pequenos grupos de trabalho. Ainda mais, considerando que existe uma versão do Empathy para o sistema das janelas, é garantia de que ninguém vai ficar de fora porque não tem um programa compatível.

Até a próxima.

4 Respostas to “Configurando um mensageiro para rede local, sem servidor.”

  1. Amanda said

    Recentemente, instalamos o mensageiro Softros LAN https://messenger.softros.com/pt/ em nosso escritório. Não requer nenhuma configuração especial. Acabamos de configurá-lo em todos os computadores da nossa rede Windows.

  2. Ky Tarado said

    cara, muito legal

    resolveu meu problema.

    valeu mesmo

  3. Sasá said

    Muito bom. É o que eu precisava para trabalhar com os meus alunos sobre o gênero bate-papo sem depender diretamente da internet.

    Valeu!

    ssss

  4. ramon said

    Show…ideal para ambiente corporativo!
    Pena que poucos possuem esse conhecimento…

Deixe um comentário