O Futuro é a Liberdade

Discussões sobre Software Livre e Sociedade

Antena 3G/Wifi “profissional” com caneta BIC e clipes de papel

Posted by Paulo em 25/08/2009

Podem me chamar de McGiver, mas passei alguns dias tentando imaginar como construir uma antena de forma simples e que mesmo uma pessoa sem conhecimentos técnicos, nem habilidade com ferramentas pudesse construí-la.

Também estava ficando incomodado com um número cada vez maior de antenas tipo “faça você mesmo”, sem o menor conhecimento técnico ou embasamento científico para o seu funcionamento. Com certeza, frutos de tentativa e erro. Resolvi, então tentar uma abordagem mais científica: apresento aqui uma antena tipo Yagi com seis elementos, com irradiante do tipo dipolo dobrado para 2,4GHz, ganho teórico de 11 dB e impedância de 50 ohms. Teoricamente, deve funcionar para modems 3G e/ou placas wireless 802.11b/g.


Bookmark and Share

Tá, tá, mas era pra ser um artigo para leigos, né? É, mas é bom dar algumas características para saciar a sede de algum sabidinho. Essa antena foi adaptada de um modelo que foi publicado no livro “Radio Shack Antenas – Selection, Installation and Projects” – 4th Edition – de Alvin J. Evans e Kent E. Britain, pela Master Publishing Inc., 1998. O modelo sugerido por eles era uma antena de UHF para 44o MHz, feita de madeira e fio rígido. Apenas recalculei e mudei um pouco os materiais utilizados.

Além do mais, essa antena vai servir para um sistema um pouco maior: Um repetidor para sinal 3G que capta o sinal externo e o retransmite para a área interna da casa, que pretendo postar aqui mais pra frente.

Mas chega de lero-lero. Vamos à prática!

Primeiro verifique a frequência de sua operadora no local onde você vai usar a antena. Uma fonte de referência pode ser esta: http://www.gdhpress.com.br/blog/mais-sobre-as-frequencias-3g-e-as-operadoras/

Você vai precisar de:

1 caneta BIC vermelha (a cor é brincadeirinha);

5 clipes de papel, de preferência mais grossos;

20 cm de fio de cobre estanhado rígido (da mesma espessura dos arames dos clipes de papel);

Cabo coaxial – o tamanho depende da distância entre a antena e o modem/placa wireless. Sugiro o RGC58 para cabos de 5 metros, no máximo. Para distâncias maiores, use um cabo mais grosso, como o RGC213.

1 conector tipo F ou BNC, ou SMB, ou SMA, ou TNC (que exagero!). Bom, o conector vai depender das suas necessidades, ou seja, de qual conector é a saída da placa ou modem que você quer conectar a antena.

1 tubo de cola a base de cianocrilato (tipo super bonder)

1 pouco de paciência e destreza manual (ou alguém que tenha tais qualidades).

Ferramentas:

1 alicate de corte

1 alicate de bico fino

1 isqueiro ou vela

1 ferro de solda de baixa potência e solda branca de estanho e chumbo (ou alguém que solde pra você).

Preparando os materiais:

- Pegue os clipes de papel e desdobre-os, fazendo com que os arames fiquem perfeitamente retos.

- Vamos nomear as peças a partir de agora. Corte 5 pedaços de arame com as seguintes medidas (tente ser preciso nessa operação):

  • Diretor 1 – 5,0 cm
  • Diretor 2 – 5,5, cm
  • Diretor 3 – 5,5 cm
  • Diretor 4 – 5,6 cm
  • Refletor – 6,1 cm

- Marque o centro exato de cada um desses pedaços de arame.

- Corte um pedaço de 8,8 cm de fio de cobre rígido e faça com que fique perfeitamente reto.

- Marque um ponto a 5,7 cm da extremidade e outro a 6,0 cm da mesma extremidade.

- Dobre o fio exatamente no meio desses dois pontos de forma que forme um “J” com uma largura de 0,3 cm. A parte maior do “J” deve ter 5,7 cm e a parte menor deve ter 2,8 cm. Esse pedaço é o “Irradiante”.

- Tire o encapamento externo do cabo coaxial de cerca de 0,5 cm.

- Enrole a malha de aterramento do cabo para que forme um emaranhado torcido de fios em apenas um lado do cabo e “estanhe”.

- Tire o encapamento do fio central do cabo coaxial cerca de 0,25 cm e “estanhe” o pedaço de fio que ficou aparente.

- Solde o fio central do cabo coaxial em um ponto a 0,3 cm da extremidade da parte menor do “J” e a malha num ponto exatamente paralelo na parte maior do “J”. Aqui é preciso paciência e destreza, portanto, treine bastante antes de fazer o definitivo. Qualquer mal contato, ou curto circuito, vai por o desempenho da antena a perder.

- Pegue a caneta e retire a tampa e a carga.

- Marque ao longo da caneta os pontos a seguir:

  1. exatamente sobre o ponto onde o corpo começa a afinar na ponta da caneta (1 cm da extremidade mais fina);
  2. A 1,2 cm do primeiro ponto;
  3. A 1,4 cm do segundo ponto;
  4. A 2,6 cm do terceiro ponto;
  5. A 2,8 cm do quarto ponto;
  6. A 3,0 cm do quinto ponto.

- Pegue o pedaço de arame que você identificaou como “Diretor 1″, aqueça-o com a chama do isqueiro, ou da vela, e atravasse-o pelo corpo da caneta no ponto 6, até que a marca do centro do arame coincida com o centro da caneta. Se ficar solto, use a cola para fixá-lo.

- Pegue o pedaço identificado como Diretor 2 e faça o mesmo no ponto 5.

- Pegue o pedaço identificado como Diretor 3 e faça o mesmo no ponto 4.

- Pegue o pedaço identificado como Diretor 4 e faça o mesmo no ponto 3.

- Pegue o pedaço identificado como Refletor e faça o mesmo no ponto 1.

- Pegue um pedaço de arame qualquer, aqueça e faça doi furos atravessando o corpo da caneta, um sobre o outro, distantes de 0,3 cm, no ponto 2.

- Pegue o Irradiante e introduza a parte maior do “J” no furo superior, e a ponta de 0,3 cm que sobrou da parte menor do “J”, no furo inferior. Cole para firmar.

- Todos os elementos (diretores, irradiante e refletor) devem estar perfeitamente paralelos.

- Cole ou fixe com fita adesiva o cabo no corpo da antena, de forma que fique preso no pedaço entre o irradiante e o refletor (o cabo sai por trás da antena).

- Solde o conector na outra ponta do cabo (essa é a parte mais técnica da montagem). Se você acha r que não consegue, peça para um técnico fazer pra você.

- Se quiser fazer um pedestal para a antena, veja a sugestão no desenho.

Abaixo um desenho (mal feito) da antena. Lembre-se de duas coisas:

  1. A posição correta da antena é com os elementos na vertical.
  2. A “frente” da antena, ou seja, a ponta que fica voltada para a antena transmissora da sua operadora, é a ponta onde estão os diretores.

Assim que conseguir testar, coloco aqui as fotos e os resultados da experiência. Quem quiser se arriscar, fique à vontade, mas por favor, dê um retorno para nós sobre os resultados.

Croqui com esquema de construção da antena.

Croqui com esquema de construção da antena.

3g Está com problemas em configurar seu modem no Linux?
Tem problemas de conexão e sinal baixo?

Se você mora na região de Curitiba, eu posso ajudar.
Deixe um comentário neste post que entrarei em contato.
About these ads

132 Respostas to “Antena 3G/Wifi “profissional” com caneta BIC e clipes de papel”

  1. breno said

    essa explicaçao sua é para um atena yagi de 2.4 GHz ?

  2. Raydouglas Freytas said

    eu moro em oiapoque fronteira com a guiana francesa e queria saber como faço pra aumetar o sinal da minha net, eu uso a orange que é uma operadora de lá,quando esta em 3G é uma beleza só que aqui em casa só dar 2G eu uso a antena Aquário de 2100 MGz de 17 dBi como resouvo isso….

  3. Raydouglas Freytas said

    eu moro na fronteira com guiana francesa e eu uso a net da orange que é uma operadora de lá só que o sinal só dar 2G quando é 3G é excelente como aumentar meu sinal . eu uso a antena da aquário 2100MHz de
    17 dBi.

  4. gabriel said

    olha adorei, manero obrigato por falar isso para nos parabens

  5. Matuzalem said

    Brother, muito bacana seu blog. A idéia da antena de clipes e caneta bic é show. Não usei ainda mas acredito no seu potencial. A minha pergunta é se você tem alguma idéia dessas para melhora sinal de celular, que seja bem prática para usar normalmente no dia-a-dia. Abraço.

  6. Montoya said

    Grande, sou novo nesse site, e pra falar a verdade, mesmo entendo bastante de informatica, entendo PN de eletronica – ou seja, sou leigo, noob !
    Então, minha duvida é essa
    Como utilizar uma antena Biquad (pois tenho duas antenas sky paradas aqui em casa, sem nenhuma utilizade) para potencializar o sinal do modem 3g !
    abraços xD

  7. Alcimar said

    Olá,
    Parabéns pelo seu blog, venho aqui tirar minhas dúvidas sempre!
    Amigão, tenho um problema e gostaria de ver com você se posso resolver.
    Pagava Internet ao meu vizinho, eu pegava o sinal da Internet por uma antena.
    Parei de utilizar a Internet dele, agora tenho uma Internet 3G da Tim, o sinal é bom às vezes.
    Mas aí fiquei pensando se não posso utilizar a antena que tenho para aumentar o sinal do meu modem, mas não sei como fazer?
    Já dei uma olhada nos seus artigos, mas não consegui localizar algum parecido. A conexão da antena no computador é feita através de um mini modem USD.
    Ahhhh e meu modem não possui entrada para conectar o cabo da antena. Como faz?
    Fico no aguardo e desde já agradeço!

    Alcimar

    • Paulo said

      Boa noite, Alcimar.

      Não sei como é a sua antena, mas se seu modem não tem conector, vai ficar impossível utilizá-la. Sugiro experimentar algumas da opções que coloquei no blog.

      Abraço.

  8. Me ajude said

    Oi me chamo Laini,queria saber o seguinte moro longe do centro e em um local baixo,tenho computador mas não tenho internet,gostaria de colocar 3g mas não pega parece uma carroça,tem uma amiga que mora a um km mais ou menos da minha casa ela tem wiriless,eu tenho a senha ela me deu mas quando preciso tenho que ir até lá não tem como eu consegui acesso daqui com sua antena? ou se eu fizer um plano com um modem de alguma operadora será que vai pegar aqui em casa ? por favor me mande resposta por email é laine-maia13@hotmail.com.obrigado!!!!!!!!!!!!!!vc é um genio!!!!!!!

    • Paulo said

      Boa noite, Laine.

      Não tenho como responder se vai funcionar ou não. Você precisa ver isso com a operadora que pretende contratar o 3G. Eles precisam garantir que o sinal chega na sua casa.

      Quanto a usar o sinal da sua amiga, jeito tem, mas vai ser bem mais complicado do que você imagina e não dá pra explicar neste espaço.

      Abraço.

  9. diogo said

    Ola tudo bem? Eu tenho um modem 3G huawei E176. Estou usando internet da TIGO(e uma operadora do Paraguai) e a minha casa fica umas 4 quadras da fronteira com o Paraguai e o sinal e muito fraco só pega 2G a internet. A internet TIGO quando esta em 3G e bem rápido. Para pegar bem o sinal tenho que fazer maior a antena ou não precisa?

    • Paulo said

      Ola
      Eu usaria o refletor com garrafa pet pra direcionar o sinal para a ERB da TIGO. Deve resolver.

  10. morgan said

    Olá possuo o modem zte mf 190, tentei achar algum esquema dele, mas acabei não achando. Muito interessante essa antena, mas fico na dúvida se o modem tem tais conectores para colocar a antena, e se não tiver como, só usando o refletor?

  11. marcos said

    ola meu nome e marcos e tenho um modem sony ericsson MD300 da claro o problema e o siguinte ele da conexao por algun tempo e depois cai sem mais sem menos e o trafego da conexao fica oxilando ate ficar zero. e o diagnostico fala que esta conectado mas sem acesso a rede. uso um chip de celular normal quando acontece isso ñ consigo me conectar mais so no outro dia que pega mas depois acontece tudo de novo o que eu faço.

    • Paulo said

      Bom dia.
      Minha primeira ação, se fosse você, seria ir para outro local na cidade e testar lá. Só pra tirar a dúvida de falha do seu sistema (computador, sistema operacional, driver, modem, etc.). Se funcionar corretamente, reclame com a operadora.
      Eu chutaria que seu problema tem a ver com área de sombra de sinal. Mas não posso ter certeza sem ver o local e as condições.

  12. Rodrigo said

    Entendi. Vou dar uma pesquisada ! E quanto ao apontamento? Posso apontala na na direçao de uma torre cel? Obs aki tem varias torres mais nao sao visiveis do bairro que moro.

  13. Rodrigo said

    Bom dia. Quero saber se tem como fazer uma antena caseira para aqueles telefone fixo q usa o mesmo sinal da torre celular. Onde moro ha um sinal muito fraco e com a anteninha interna nao pega.

    • Paulo said

      Bom dia. Sim, tem. Embora eu ache que se você comprar uma antena pronta sai menos trabalhoso e mais confiável. Uma antena dessas em sites de compra chineses, como o Dealextreme.com custa menos de 40 reais.

      Abraço

  14. Andre said

    Olá, há alguma conexão elétrica entre os diretores, irradiante e refletor?

    Att.

    • Paulo said

      Boa tarde.
      O refletor é aterrado à estrutura da antena, mastro, etc. O irradiante é isolado. Os diretores são isolados.

      Abraço

  15. Andressa said

    Oi, tenho um modem da nokia cs-11 e um da huawei e173s, todos os dois tem um sinal fraco na minha casa. Como faço pra aumentar o sinal de ambos?

    obrigada!!

    • Paulo said

      Bom dia, Andressa.

      Sugiro que você dê uma olhada nos artigos da seção Dicas 3G. Lá tem várias sugestões de como fazer isso.

      Abraço

      • amorim said

        Andressa tenho conta no yahoo mel nome e amorim657 tenho a solução para o seu caso

  16. Rodrigo said

    Essa antena funciona com telefone ruralcel fixo nec ? Tenho uma da celta instalada e ta com defeito, mais a operadora nao quer substituir.

  17. Daniel said

    opa amigao onde eu moro tem uma falha de sinal celular das 4 operadoras para ter um otimo sinal eh atravessar a rua ou subir no telhado colokei um modem 3g da vivo falaram q ia pegar com baum sinal e q nada isso pq explikei a situacao e disse q o da clarro nao pega nem do outro lado da rua o da claro aceitaram de volta se custo e muito bem atendido e com um preço baum para pagar rsrs e da vivo agora nao pegao o modem de volta ou tenki pagar uma multa aff masi td bem vamus ver se conseguimos melhorar isso, tenhu um modem huawei E173 mobile broadband nao tem entrada e nem antena externa o q posso fazer ???
    o sinal aki varia de o % a 20% sempre tah em 0 a 8% dentro de casa

    • Paulo said

      Você pode dar uma olhada na seção dicas 3G deste blog.

      Abraço.

      • Daniel said

        boa tarde paulo

        eu vi as dicas do modem 3g sem antena q eh no meu caso eu conecto no meu notebook soh tenhu sinal bom do portao pra fora ou em cima do telhado se nao dentro de casa eh no maximo dois riskinhos normalmente eh soh um riskinhu q da.
        o modem q tenhu eh o huawei E173 quadriband da vivo
        temos algo em fazer para melhorar nem q tenhu q gastar um pouko mais ???

        obrigado pela atençao

      • Paulo said

        É difícil dizer sem dar uma olhada nas condições do local, mas você poderia tentar o refletor com garrafa PET que tem tido uma boa avaliação dos leitores. Em último caso, há algumas empresas que oferecem soluções para melhorar o sinal 3G. Você encontra várias delas no Mercado Livre.

        Abraço.

    • amorim said

      amigo voce era que usar um amplificador de sinal que varia de 650,00 ate 2,000 depende da potencia e modelo ai vc se conectqa de boa meu msn e amorim657@yahoo.com.br

    • marcio said

      to com o mesmo sintoma. identico, perdendo modens, a claro aceitou devolução. Tenho um modem da Vodafone, o melhor deles.
      Bom, gostei da fabricação da antena, pergunto, algo maior, tipo antena de HHF não puxa mellhor o sinal? como conectar um usb nos polos da antena?

  18. Raphael said

    Gostei da ideia..!!! moro em 3marias-Mg………e uso um moden da ZTE-MF636 com a operadora da VIVO-3G mais mesmo assim o sinal é muitoo ruim….essa antena tbem serve para esse modelo ou poderia aumentar ate msmo o trafego de sinal de um celular Samsung ……

  19. Raphael said

    Gostei da ideia..!!! moro em 3marias-Mg………e uso um moden da ZTE-MF636 com a operadora da VIVO-3G mais mesmo assim o sinal é muitoo ruim….essa antena tbem serve para esse modelo ou poderia aumentar ate msmo o trafego de um celular Samsung ……

  20. bom dia , meu nome e marcion e sou lider comunitario voluntario em um dos distritos de governador valadares mg neste momento acaba de acontece uma morte de uma pessoa pois nao tem condiçao de comunicar pois neste distrito nao possui nem um telefone nem se quer celular , espero que voce me ajude a mudar a vidas desta pessoas pois vejo que colocando uma antena na regiao de modo que pegue todos os sinais de celular . este ato irar ajudar a terem condiçao de se comunicar evitando outros obitos. escrevo ancioso por uma resposta sua para me falar como faço para colocar uma antena de celular para esta comunidade sem prescisar de deslocar 45 kilometros para fazer alguma contato . na certeza que tenho que poderar nos ajudar e que termino agradecido pela atençao .
    marcionferreira@hotmail.com

    • stellarium said

      Bom dia, Márcio.
      O meu interesse neste blog é ajudar a quem precisa. As informações que coloco aqui são fruto de minhas experiências pessoais e 25 anos de experiências profissionais na área de eletrônica, telecomunicações e TI. Eu faço isso porque acho que o mérito de ter conseguido esses conhecimentos não é unicamente meu. Tudo o que sei aprendi com alguém, que aprendeu com alguém, que aprendeu com outro alguém, numa cadeia virtualmente infinita. Portanto, na minha opinião, não faço mais do que a minha obrigação em repassar parte do que aprendi, mesmo porque isso não me custa nada.
      Fico muito feliz em ajudar comunidades com a sua. Preciso, no entanto, saber como você imagina que posso ajudar. Pode ser mais específico?

      Abraço.

  21. Andy said

    ñ entendi uma coisa, os primeiros arames, antes do “j” ñ tem nenhma ligaçao entre si né? que dizer, qual a função deles s estão isolados pelo plástico da caneta e ñ tocam o cabo…vlw

    • stellarium said

      Boa noite.
      A função deles é direcionar o ganho da antena para o lado deles. Por isso chamam-se “diretores”.
      Se quiser saber como funcionam, sugiro que leia sobre teoria de antenas.

      Abraço

  22. Ola eu gostei muito mesmo dessa dica

    meu modem não tem entrada para antena externa, então eu tava pensando em cortar uma tira de borracha ou tecido grosso, e colar em um pedaço de papel laminado e depões soldar o cabo coaxial da antena no papel laminado então enrolar o o papel metálico no corpo do modem 3G e prender com elástico.

    Cerar que daria Certo?

    e como eu faria a ligação do cabo Coaxial? ligaria as duas vias do cabo no mesmo pedaço de papel de aluminou?

    Se souberem de algum link com alguma dica de algo parecido por favor postem aqui. Muito obrigado

  23. felipe said

    cara te adoro sou seu fã com você eu economizei o maior dinherão só queria te pedir muito obrigado vou começar a sempre frequentar seu blog

  24. agma said

    olá, será que seria demais pedir pra você colocar uma imagem de como se conecta o cabo no modem? obrg.

  25. antonio samouco said

    Amigo eu construi esse tipo de antena, com mais directores talvez uns 10, entres eles um caiu, o suporte destes em vez de esferográfica é um fio do mesmo diametro 2 mm em cobre, tem o dipolo de irradiação completo igual as antenas de 300 omios fiz uma baixada com cabo de 75 omios, na ponta do cabo em vez de ficha conectora, deixei uma ponta de cabo de forma a fazer duas espiras enroladas na antena exterior do modem espaçadas cerca de 5mm, e curioso é a melhor antena e com melhores resultados, nota: tenho outras antenas iagui de compra e importadas, o resultado não se compara, é estupidamente inferior.
    já montei muitas antenas e o resultado nunca é igual.

  26. Oscar said

    Oi, gostaria de saber se isso funciona também para fazer ligações de celular, pelo que eu entendi é para conectar a internet, desculpa, sou leigo nisso.
    Agradeço a atenção.

    Abraço!

  27. Bruna gabriele Balak said

    Boa noite, queria saber se esse esquema vale para melhorar o sinal do notebook, se preciso conectar um fio ao computador.
    Obrigado

    • stellarium said

      Boa noite. Não entendi o que você quer fazer. Poderia ser mais clara?

      Abraço.

      • Bruna gabriele Balak said

        Queria saber se preciso conectar o cabo coaxial no notebook.

      • stellarium said

        Boa noite, Bruna.

        Seu notebook possui algum conector de antena para wifi? Até hoje não encontrei um que possuísse? Assumindo que seu notebook não possui conector para antena, não é possível conectar a antena sugerida neste post no seu computador. Acontece que notebooks, em geral, possuem conexão wireless. Conexões wireless são projetadas para redes sem fio de alcance muito pequeno (algumas dezenas de metros). Nesse caso, não estou conseguindo entender por que alguém instalaria uma antena para aumentar o sinal num ambiente pequeno como um apartamento, uma casa, ou mesmo um pequeno prédio.

        Portanto, para responder sua pergunta, é preciso que você explique com detalhes o que deseja fazer. Meu post é voltado para modems 3G com conectores para antenas. Tenho outros posts para modems 3G para conectores sem antena. Sua pergunta é a respeito de conexão wifi, por isso, não estou entendendo qual é o seu objetivo.

        Abraço

  28. gustavo said

    cara gostei muito achei genial!!!
    eu sou da paraíba e acesso internet com um (motorola z3 sendo usado como modem(TIM) ) ele não tem entrada pra antena.
    só ṕra tu ver o sufoco as vezes não da nem 10kbps no 2g é claro.
    a minha cidade fica a uns 20 km de distãncia de uma cidade q tem 3g.”a única vantagem é q a minha é uma das cidades mais altas da paraíba”
    enfim
    vc pode me dizer se essa q tu fizesse funciona pra mim? se não, me recomenda uma, por favor cara!!

  29. Giovani said

    Tenho um modem usb ZTE MF626, removi a etiqueta na parte inferior do modem e descobri dois lacres colados na carcaça do modem então removi os dois lacres, num tinha uma placa de metal e na outra tinha um conector que acredito ser de uma antena externa. Gostaria de sanar essa duvida para eu comprar um adaptador, não acredito em adapt. por indusão?

  30. Prezados Amigos,

    Gostaria de parabenizar pela antena 3g desenvolvidas com material simples e barato, bema maigos seu um fabricante de ANTENAS YAGI e estava bolando pela net e me bati neste seu blog que ví varios comentário de pessoas dizendo do sinal fraco das operadoras e referindo que seus modem por estarem na lonha de sintura provavelmente o sinal fica fraco, a nossa empresa vendo essa realidade desenvolveu um produto por nome de ADAPTADOR POR INDUÇÃO, este produto segue junto ao nosso kit de antenas que fabricamos e junto a ele pode funcionar tanto celulares como modem na cidade ou em zona rural, funciona muito bem, uma vez que melhora o nivel do sinal em 70%.

    • o sinal esta chegando fraco na antena, nao so por conta do sinal fraco das operadoras, temos que considerar o tamanho da antena que e relativamente pequena, a distancia entre a antena e a Estacao radio base e tambem o aparelho, mas que funciona. para esse modelo de antena, ela tem que ser no minimo 80 cm para que ela receba bem o sinal, mas e uma boa ideia do amigo joao aleixo usar um adptador por inducao. No meu projeto de antena rural para celular 14dbi, construi uma com um metro e vinte e moro a 8 km da ERB mais proxima, e consegui o sinal total no aparelho, e ate instalei uma na casa de minha tia que fica a 40 km da cidade e o sinal foi o mesmo. O que concluí foi que para obter um melhor sinal os amigos que forem construir uma antena, para esse modelo tem que ser no minimo mesmo com 80 cm.

      • stellarium said

        É bom explicar 80 cm de quê? De comprimento, de largura, de altura? Dizer “tem de ser pelo menos 80 cm” é muito genérico.

        Abraço.

      • he he he é mesmo, foi mal. É 80 cm de comprimento no minimo e valeu pela dica!

      • stellarium said

        Bom, nesse caso eu diria que o comprimento não é o pulo do gato. O pulo do gato é o número de elementos da antena. No caso dessa são seis, mas antenas comerciais com 18 elementos são comuns por aí. Isso aumenta a o ganho da antena e a deixa mais diretiva (ou seja, o ângulo do cone de tolerância dela diminui). De qualquer forma, essa antena não foi projetada para 40 km. Foi pensada num alcance de 5 ou 6 km.

        Abraço

  31. Anselmo said

    Bom dia! Tenho o modem 3g da Claro e gostaria de muito de saber se este esquema serve também para o mesmo. Em qual parte do modem deve ser ligado os fios da antena? Ficarei muito agradecido se poderes me enviar mais detalhes. Obrigado!

    • stellarium said

      Bom dia.
      Não sei se vai servir. Você precisa, antes de mais nada, informar qual o modelo e marca do modem, já que existem centenas deles.
      Se seu modem possui conector de antena, o esquema serve. Caso contrário, não serve e você terá de optar por refletores, ao invés de antenas propriamente ditas.
      Sugiro que veja a seção Dicas 3G neste blog para outros modelos.

      Abraço.

  32. Cassio said

    Boa noite.
    Gostaria de saber se o cálculo que você usou nmessa antena é para a frequência de 2.4 ou 2.1ghz.
    Parabéns pelo blog. Estou fazendo testes com diferentes antenas para conexão 3G em condições adversas. Até o momento o melhor resultado veio de uma “cantena” que fiz com as dimensões calculadas para a faixa entre aprox. 1.9 e 2.2ghz, porém falta ainda testar uma yagi que estou construindo com 80 de comprimento e 16 elementos. Tão logo obtenha resultados positivos te envio o material caso tenha interesse em publicar.
    Abraço!

    • stellarium said

      Bom dia, Cassio.
      A antena foi calculada para 2,1 GHz, mas deve funcionar em 2,4 GHz porque a diferença nas dimensões é tão pequena que a própria largura do corte do alicate já extrapola a incerteza da antena.
      Quando tiver os resultados, gostaria de colocar um post no blog contando sua experiência?

      Abraço.

  33. cesar henrique said

    Tenho um projeto de antena rural para celular, ja fiz varias e garanto que todas funcionam, ate mesmo melhor que a de fabrica. se quiser eu mando pra vc ate mesmo postar.

  34. Alisson said

    Eu moro em Maceió-AL e a única operadora que funciona pra valer o 3g é a VIVO. todas as outras o sinal fica muito fraco. Já fiquei com a OI por uns meses, mas desisti porque estava pagando por um sinal e recebendo menos da metade (1MB). Agora estou com a TIM, melhorou um pouco, mas o problema ainda continua, O SINAL 3G É MUITO FRACO e oscila frequentemente para rede 2G (GSM).
    Então você poderia sugerir: “Por que não aderir aos planos da VIVO, já que ela oferece o melhor serviço em rede 3g”; Então eu respondo: Por que os serviços da TIM são mais baratos e cabem no meu bolso, apesar do sinal tanto 3g quanto 2g (GSM) serem fracos.
    Olhando o seu post, fiquei muito intusiasmado… Gostaria de saber qual o melhor tipo de antena para a minha situação, POIS JÁ POSSUO UM MODEM ZTE MF626 e o conecto no meu notebook. Como era de se esperar, o notebook fica na altura da minha cintura e esse deve ser o motivo do sinal ser tão fraco (POIS ACHO QUE SE A CASA FOSSE DE PRIMEIRO ANDAR O SINAL FICARIA MELHOR).
    Andei procurando por extensor USB de 5 metros com repetidor de sinal (MERCADOLIVRE), para grudar o modem no teto de casa ou no ponto mais alto da casa, porém a distância entre o chão e o teto é de 3 metros e não sei se somente elevar o modem 3 metros melhoraria significativamente o sinal 3g.
    Contudo, qual seria melhor? Elevar o modem 3 metros, conectando-o ao extensor USB c/repetidor, ou fazer uma espécie de antena com garrafa peti (como mostrado no post), ou antena com caneta bic, ou qualquer outro que você acha mais eficiente e mais barato possível??

    • stellarium said

      Boa noite.
      Eu não conheço Maceió, portanto não sei como é o relevo aí. Mas, como é praia, imagino que não devem haver muitos morros aí. Eu sugiro que você experimente o refletor com garrafa pet, ou o refletor com a cesta de metal, ambos nas páginas desse blog. Agora, se o problema não for nível de sinal, mas excesso de usuários por estação rádio base (ERB), então, meu amigo, ou você espera eles investirem na infraestrutura deles, ou troca de operadora.

  35. OLA!
    GOSTARIA DE AGRADECER A VC PELAS DICAS AFINAL DE CONTAS NÓIS DA CONEXAUM 3G SOFREMOS DIARIAMENTE!
    TENHO DOIS MOUDEM UM 165C HUWAWEI e o outro num lemro mas o outro num te conexão pra antena me ajuda ai se eu for fazer a anteninha do mouden qual é o nome do terminal que tenho que comprar para colokar no meu moudem ????
    outra perfunta se eu for usar a dica da panela ,
    que tipo de extensor usb eu uso ???????? pq eu comprei um aki de 1,8o m e naum deu certo !!!! obrigado!

  36. Jafé Ribeiro said

    Este esquema funcionaria se eu plugasse no meu celular? É um w380 SonyEricsson. Uso 3G da Tim. Obrigado.

  37. Lucas said

    Bom sou eu aqui te aperreando de novo agora é o seguinte:
    1° O cabo coaxial de descida propicia perda de sinal?
    2° As antenas desse site http://www.antenas3g.com.br/antenas_parabolica_3g.html que usa até a mesma idéia de um post que você tem em seu blog é melhor que essa com cabo coaxial de decida http://www.sendshop.com.br/products/Antena-Direcional-CF-2117-para-Celular-e-Modem-3G-2100-MHz-17-dBi-Aquario.html?

    Desculpe o incomodo e obrigado!!!!!!!

    • stellarium said

      Disponha, Lucas.
      1 – O cabo e as conexões causam perda de sinal. Os cabos têm sua perda característica especificada por normas técnicas no catálogo dos fabricantes. Cada conexão (bem feita), causa uma perda de 1 dB. A perda total das conexões é a soma das conexões do cabo. Cada 3 dB diminui a potência do sinal pela metade. O segredo é fazer o sistema de maneira que a soma das perdas seja menor do que o ganho da antena.
      2 – Sim, são melhores porque são profissionais. As antenas do blog tem um caráter amador. Embora muitas vezes o custo/benefício de uma antena amadora seja melhor do que o de uma antena profissional.

      Abraço

  38. Adrian said

    A explicação da confecção da antena é simples, mas aqui onde eu moro preciso de uma antena na frequência de 850MHz para melhorar o sinal EDGE da Vivo, gostaria de saber se o novo dimensionamento vale para o “J” que servirá como irradiante e se também devo alterar outras medidas, como por exemplo a distância entre os elementos que serão fixados na caneta.

    • stellarium said

      Bom dia, Adrian.

      Faça uma regra de três inversa para todas as dimensões da antena (quanto maior a frequência, menores as dimensões da antena). Essa mesma antena foi dimensionada a partir de um modelo para 450 MHz publicado em um livro da Radio Shack, usando a regra de três.

      Abraço

  39. Lucas said

    Caro autor tenho uma duvida. Na sua opinião a Antena do site a seguir http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-159343238-kit-completo-p-modens-internet-3g-frequencia-2100mhz-_JM podera me propiciar sinal 3g pois aqui em minha residencia pega apenas 2g e quando pega 3g nao se conecta pois tem pouco sinal, vale resaltar que a antena estar na mesma frequencia de minha operadora e eu moro apenas 6km aonde pega sinal perfeito.
    Agradeço sua opinião pois percebo que o senhor entende do assunto diferente de um leigo. Vale resaltar que eu so não tenho banda por linha telefonica por que eu moro na zona rural e não tem + é perto da cidade (8km de distancia).

  40. Valentim said

    gostei da antena mais não fiz ainda, uma duvida no site ela sepre refere a conesão de internet,3g,web so que eu preciso somente para voz na região que eu moro mal tem sinal de operadoras mas se subir no telhado tem todos sinais.

  41. Erique said

    amigo, gostaria de ver fotos reais, pois ainda tenho algumas duvidas, e se puder me add no msn ou me passa o seu o meu é Cortes_e_thomps07@hotmail.com

  42. Caro colega, primeiramente quero parabenizalo pela ideia e iniciativa!

    Querido, temos alguns aparelhos de nexte3l aqui na empresa que sempre funcionaram muito bem, porem mudamos para um local maior que porem fica no ar 34 de um prédio e desde então o sinalk do nextel não existe mais!

    Vc sabe se esta antena melhoraria o sinal ou poderia me recomendar outra?

    desde já agradeço!

    Dennis Serafim
    http://www.dematsu.com.br
    deserafim@gmail.com

    • stellarium said

      Boa tarde, Dennis.
      Não sei qual frequência os aparelhos da Nextel utilizam. Se vc está numa região com muitos prédios em volta, pode estar num ponto de sombra. Nesse caso, acho improvável que uma antena como essa funcione. A melhor opção, acredito, seria colocar uma antena no topo do prédio e repetir o sinal para dentro da sala através de repetidores passivos ou ativos (se encontrar repetidores ativos para essas frequências.

      Abraço.

  43. hedclei said

    gostaria de agradecer e parabenizar o nosso amigo McGiver por desenvolver e desponibilizar para todos está simples tecnologia porem extremamente funcional, logo que vi foi ao trabalho e demorei +- 1:30h e quando ficou pronto com um cabo de 2,5m que estiquei até a frente da casa e percebi que logo de pronto o sinal que era apenas de uma barra aumentou + 2, totalizando 3 barrinhas de sinal e minha net que é de 600k tem picos de 750k em alguns momentos, confeso que quando ficou pronta e eu vi aquele negocinho fragil e simples achei que não ia servi pois já tinha gasto tanto dinheiro com antenas e cabos e mais um monte de coisa e não dava certo aí apareçe um camarada desse com uma coisa tão simples mas com um poder tão grande de tirar a gente da frustração e nos devolver a felicidade gostaria de lhe apertar a mão mas como não posso eu só tenho a agredecer muito obrigado, valeu mesmo um abraço !!!!!!!!

    • stellarium said

      Eu é que agradeço a gentileza de ter compartilhado sua experiência conosco, amigo.

      Grande abraço.

  44. leandro said

    amigo vc poderia me add no seu msn c vc tiver tenho augumas duvidas sobre rede wirelles coisas simples para mim entender mais me add c posivel dandy_d3 [a] hotmail.com

  45. leandro said

    obrigado, mas mesmo asim tho tentando fazer, mas ja tentei de tudu moro
    no interior do pará ja fiz de tudu para pegar melhor sinal
    ja ate consegui com algumas coisaz que eu vi na net tipo fio de cobre enrola e poe ensima do moden , na panela ate consegui um bom sinal , mas eu mesmo fis um enbaralho de cobre tipo antena de tv consegui pegar un sinal legal
    chegou a 100kb/s constanter por uma 4h ai depois desligeui a antena e nao consegui mas mas sua ideia e da hora vo continuar tentando ate consegui fazeer algo que preste valeu abraço quando consegui pergar un sinal legal posto aqui no seu blog…

  46. leandro said

    amigo quase intendi,mas tem umas coisa um tanto difisiu
    sera que vc nao faria um video e postaria ajudaria bastante e tambem qria saber c essa sua antena o moden precisa ter alguma entrada para antena pq o meu nao tem ja tentei de tudu para fazer uma atenata so tentativas frustadas…abraço

  47. Joabe da Silva Lacerda said

    Bem olha meu irmão trabalha na zona rural porem o sinaldo celular pega bem fraco tem vez que precisa subir em algum lugar alto! com essa antena tem como conectar direto no celular para aumentar o sinal? pq atraz do celular tem uma entrada para antena, pois de vez enquando ele vai na cada de uma pessoa que tem uma antena dessas de R$ 200 e funciona perfeitamente! Lembrando a operadora é vivo. se tiver como qual conector eu uso?

    • stellarium said

      É provável que melhore o sinal, mas eu recomendo que use um outro modelo. Essa antena foi projetada para 3G a uma frequência de 2100 MHz. A rede celular da Vivo usa 850 e 1900 MHz. As dimensões da antena devem ser diferentes. Sobre o conector, você deve usar o conector que encaixa no telefone. Como você não informou que telefone é, não tenho como responder à pergunta.

      Abraço

  48. paulo said

    vc não tem algo menos complicado aí não meu ? cruz credo.

    • stellarium said

      Paulo,
      Sim, tem vários. Se você tivesse lido os comentários abaixo, encontraria um link para outro modelo. Mas mais fácil ainda, se você tivesse prestado atenção no menu principal do blog, que pode ser visto em todas as páginas, veria que existe uma seção chamada “Dicas 3G”. Lá tem os links para todas os posts relacionados a esse assunto e você pode encontrar vários modelos de antenas e dicas para melhorar a recepção.

      Abraço e divirta-se.

  49. Michael said

    Caro stellarium,

    Você por acaso vende uma anteninha dessas aí?

    Moro em caraguatatuba-SP e aqui não tem internet se não for 3g, BUT, a 3g é uma porcaria em alguns bairros inclusive no meu.

    Não tenho as habilidade nem as ferramentas adequadas para fazer uma dessas. Se me vender eu tiro a foto do conector do meu modem, mas é um huawei e156B

    • stellarium said

      Olá, Michael.
      Não tenho uma antena dessas aqui. Fiz uma pra testar se funcionava, e funcionou, mas como não preciso de uma, joguei fora. Mas tem várias antenas mais fáceis de construir do que essa no blog, inclusive algumas que não precisam que você faça conectores. Uma delas deve ajudara melhorar seu problema.

      Abraço.

  50. [...] Antena 3G/Wifi “profissional” com caneta BIC e clipes de papel [...]

  51. Ezer said

    Olá Ricardo!
    Trabalho em Anchieta, ES e na área onde fico o DDD fica oscilando entre 27 (Guarapari e Grande Vitória) e 28 (Anchieta). Aqui utilizamos a Claro e a Nextel como operadoras. É horrível ficar tentando achar um local para conseguir um sinal.
    Será que esta antena ajudaria neste caso?
    Outra dúvida é se devido a este problema de ficar oscilando entre um DDD e outro se influencia na realização / recebimento de chamadas.

    Desde ja agradeço!

    Um abraço!

    • stellarium said

      Olá, Ezer.
      Eu não conheço a região onde você está, mas tenho sugestões:
      – Se estiver em região urbana, escolha um tipo de antena e teste. Tenho relatos de que a biquad e o refletor, ambos em outros posts desse blog, funcionam.
      – Se estiver em área rural, a melhor opção é comprar uma antena comercial. Há vários fornecedores oferecendo essas soluções na internet, basta googlar.
      – Não conheço o sistema de internet da Nextel. Se for na frequência de 2,1 GHz, então vai funcionar.

      A propósito, meu nome é Paulo.

      Abraço.

  52. Ricardo said

    Ola ,td bem
    Tenho um modem ZTE 622 3G claro gostaria de saber o codigo do conector que deve comprar para ligar a antena de bic que construi.
    Sem mais obrigado

    • stellarium said

      Ricardo, sinceramente não sei. Mas se puder me mandar uma foto com boa resolução, em foco e bem próxima do conector, talvez possa ajudá-lo.
      Mas está parecendo ser o mesmo do Huawei E156 que tenho (andei procurando…).

      Abraço

  53. Elvis said

    oiii
    Gostei muito das dicas.
    Moro no interior de Minas Gerais a 110km de BELOHORIZONTE.

    Minha Operadora é CLARO,chaveia EDGE.
    O meu tem suporte para encaixar ANTENA RURAL ,queria saber se eu comprando uma ANTENA RURAL o sinal 3G aki melhoraria??

    quero resposta amigo,Obrigado

    • stellarium said

      É possível que sim, entretanto você deve verificar, **ANTES**, se sua operadora tem suporte para HSDPA para a sua cidade. Caso contrário, pouca coisa vai mudar e o investimento não vai compensar.

      • Elvis said

        Muito obrigado por essa dica.

        como eu faço para olhar isso?

        vo em uma loja claro na minha cidade?
        ou no site da claro?

      • stellarium said

        Vá à loja, ou ligue no SAC, ou veja no site. Acho que deve ter em algum lugar no site.

        Abraço.

  54. Everton said

    Olá..

    essa antena só funciona com modens que tenham entrada para antena ou tem alguma coisa que da pra se fazer ?

  55. eduardo said

    Ola amigo eu queria saber como conectar a antena ao meu modem pois ele é um modem portatil é o ZTE de uns tempos pra ca ele vem fikando lento e instavel na conexoes queria que voce explicasse como eu conecto a antena nele ok

    Aguardo a resposta ok amigo

  56. meirellesjunior said

    bacana a antena com a caneta bic ficou 10 valeu e muito obrigado

  57. Cláudia Maria said

    Quero saber como fazer uma antena com a garraf pet e o papel laminado e os materiais necessários. Como gosto deste tipo de coisa (criatividade à serviço da necssida) quero pelo menos experimentar. O que é aquele tubo branco dentro da garrafa ? Porque tenho um modem 3G da Claro e só em colocá-lo na janela já deu uma boa melhora na conexão (infelimente EDGE ate que eles terminem a interminável manutenção na rede). Grata ! Gostei também da outra antena com caneta Bic, mas minha cabeça não anda muito boa para construções mais complicadas.

    • stellarium said

      Olá, Cláudia.
      Os materiais necessários são aqueles que você viu no artigo: uma garrafa pet, uma folha de papel alumínio, cola e/ou fita adesiva. Essa antena foi feita originalmente para um roteador wireless, por isso, o “tubo branco” que se vê no centro da garafa pet é a antena omnidirecional tipo “vareta” original do equipamento, conectada a um cabo coaxial que é ligado ao roteador. As antenas omnidirecionais são as que tem as mesmas características em todas as direções (nesse caso, apenas no plano horizontal da antena). O refletor serve para “direcionar” o sinal, ou seja, pegar parte do sinal do lado que não é usado e direcioná-lo para o lado que é necessário (como um espelho ou uma antena parabólica).
      No seu caso, você pode colocar o próprio modem no lugar do “tubo branco” e conectá-lo ao seu computador com um cabo USB macho-fêmea (também conhecido como extensão USB).
      Abraço.

  58. Fred said

    Bem interessante o modelo dessa antena, além de econômica.

    Fiquei em dúvida quanto a resposta:
    “divida todas as dimensões da antena de 2,1GHz por 0,4048 (=850/2100) que deve funcionar…”
    A frequência que utilizo é 2100, devo dividir por quanto mesmo? (Diretor 1 – 5,0 cm (5,0cm / ???))

    • stellarium said

      As dimensões das antenas são inversamente proporcionais à frequência. Esta antena foi calculada para funcionar em 2100 MHz. No caso do leitor Ricardo Aleixo, a frequência era de 850 MHz, não de 2100 MHz, portanto, ele deveria aumentar todas as dimensões da antena na mesma proporção da razão entre 850 e 2100. É uma simples regra de três. Ou seja, se o diretor para 2100 MHz tem 5 cm, em 850 MHz deverá ter 5cm / 850 /21000 = 5 cm / 0,4048 = 12,35 cm.

      Abraço.

  59. tony said

    Tambem sou um pouco leigo mas é o seguinte gostaria de uma sugestao sua tambem…moro na zona rural aqui celular so funciona com antena moro a 25km da antena que distribui o sinal gostaria de colocar 3g aki a operadora com o sinal mais forte aki é a tim um modem com entrada pra antena externa aki custa em media 150 a 200 reais tenho medo de arriscar comprar o modem e nao funcionar. Gostaria que voce me desse uma sugestao. desde da ja fico agradecido.

    • stellarium said

      Olá, Tony.
      No seu caso, eu recomendo que você procure uma ajuda mais técnica. existem empresas que instalam antenas especiais para locais como o seu. Procure por “antenas 3G” no Google (sem as aspas) e você encontrará o que precisa. 25km é uma distância boa para uma antena dessas funcionar, mas se você puder testar antes de comprar seria ainda melhor. Peça para o fornecedor fazer uma demonstração.
      Abraço.

  60. Gil said

    Pode dizer qual é o ganho e a impedãncia da antena sugerida, e mais; qual a espessura dos elementos da mesma ?

    • stellarium said

      Segundo o projeto original, o ganho é de 11 dB, a impedância é de 50 ohms e a espessura do elementos é a de um clipe de papel.

      Abraço.

  61. marcos said

    saudações compa;
    é aplausivel sua atitude de fornecer esse tipo de ajuda, contribui muito para nossas vidas..
    bem, quero deixar aqui minhas dúvidas… tenho um modem 3g huawei E156 da vivo quadri band, levei-o para a zona rural e comprei uma antena de celular gsm ( aquario cf 185 não sei o ganho)conectei mas não não funcionou, melhor funcionou mas vivia caindo a conexão sabe, quero saber se tenho como adptar a antena que possuo para funcione legal. Levando em conideração que a zona rural fica a 30 km da cidade mais próxima que possui a antena da operadora e a 85 km da cidade onde possui a tecnologia 3g, sendo que em algumas partes da comunidade rural funciona celulares gsm da operadora vivo ( a de melhor cobertura no estado -PA . se não puder adptar ou construir uma antena, qual modelo vc me indicaria e onde comprar via internet ?
    aguardo respostas.

    antenciosamente

    marcos pereira

    • stellarium said

      Olá Marcos,
      No seu caso, eu recomendo que você procure ajuda de um profissional. Uma coisa é querer resolver um problema de conexão quando se está em uma localidade urbana, e é uma questão de sinal refletido ou obstáculos que interferem no sinal. Outra coisa é tentar fazer um link de 85 km com antenas direcionais, onde uma solda fria num conector pode ser a diferença entre uma conexão meia boca e nenhuma conexão.
      Abraço.

  62. Daniel said

    Bom, aproveitando a pergunta acima, e falando como um bom e velho leigo.

    Eu uso a internet da Oi.
    Eu tenho que me preocupar com essas contas que estão sendo explicadas aí em cima? ou será que do jeitinho que tá explicado eu consigo fazer funcionar no meu?

    Se for necessária essa complicação, como eu faria?
    Por favor, lembre-se, eu SOU LEIGO nisso… hehehe

    Aguardo resposta.

    • stellarium said

      Olá Daniel.
      Sim, você tem de seguir as contas, pois elas dizem respeito à frequência utilizada, e não à operadora escolhida. Você precisa saber qual é a frequência que a sua operadora utiliza na sua região, conforme o link que forneci no texto.

      Abraço.

  63. Tá, entendi e até conseguiria fazer uma sem dificuldades, mas meu problema é que a antena que preciso é de 850 ou 2100 MHz (uso o TIM Web).
    Qual seria o cálculo dimensional para uma destas?

    • stellarium said

      Olá Ricardo,

      Faça todas as dimensões na proporção inversa: divida todas as dimensões da antena de 2,1GHz por 0,4048 (=850/2100) que deve funcionar. Só que, nesse caso, seriam duas antenas de tamanhos diferentes, o que causa uma complicação a mais.

      Abraço.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 448 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: