O Futuro é a Liberdade

Discussões sobre Software Livre e Sociedade

Usando o Unetbootin para criar um Pendrive inicializável.

Posted by Paulo em 04/02/2010

Com o advento dos netbooks, mídias removíveis em disco estão cada vez mais raras. Embora seja possível conectar um drive de DVD/CD externamente, a maioria das pessoas não possui esse tipo de recurso. Então, o que fazer quando seu S.O. dá problema? Nos fóruns é comum encontrar as intruções “dê boot com um CD Live”, mas é raro encontrar “dê boot por um pendrive, ou sdcard”.

Se você está no grupo desprovido de mídias em disco, como é o meu caso, seus problemas acabaram. A partir de agora você poderá “bootar pra quebrar” em qualquer máquina que tenha entradas USB e a possibilidade de inicializar o sistema por uma dessas entradas. O programa que vai nos dar a redenção é o Unetbootin, disponível em http://unetbootin.sourceforge.net/, com versões para Windows e Linux.

Baixando o Unetbootin

Acesse o site http://unetbootin.sourceforge.net/ e clique no botão correspondente ao seu sistema operacional, Windows ou Linux. Se você estiver com paciência de ler a página toda, verá que o programa tem pacotes específicos para diversas distribuições Linux. Escolha a sua e baixe. Pessoalmente prefiro a opção do pacote binário, disponível no botão correspondente ao S.O. no início da página, porque não precisa de instalação, basta rodar o programa.

O sistema operacional que estou utilizando para demonstrar esse programa é o Debian Linux, portanto, as instruções a seguir são para esse sistema. Podem haver variações para outros sistemas, principalmente para o Windows que não requer a opção de dar permissões ao usuário para rodar o programa (isso é muito mal!!).

Baixando o pacote binário, tudo o que você tem a fazer é abrir a pasta onde ele foi baixado, clicar com o botão direito sobre ele e escolher a opção “Propriedades”. Na aba “Permissões”, ative a opção “Permitir a execução do arquivo como programa”. Clique em “Fechar”. Veja abaixo como fazer:

Clique na imagem para aumentá-la

Clique na imagem para aumentá-la

A partir de agora, o programa deve rodar, entretanto, você pode precisar ter permissões de administrador para rodá-lo. Isso vai depender do seu sistema e de como seu usuário está configurado.

Obtendo uma imagem de CD/DVD.

Você pode obter uma imagem de um CD/DVD no Linux através do programa K3B, ou outro “ripper” de sua preferência. Isso significa que você pode pegar um CD de instalação do Windows, ou do MacOS X, e usar esse programa para gravar uma imagem do disco no seu HD, para depois gravá-la no pendrive. Para o Linux, a maneira mais fácil para quem tem banda larga é baixar a imagem do CD de instalação da sua distribuição favorita no site oficial dela. Não é objeto desse artigo ensinar a extrair uma imagem do CD/DVD, ou ensinar como usar um programa “ripper”, como o K3B. O importante é você estar de posse de um arquivo ISO ou IMG.

Opções de gravação do Unetbootin

O Unetbootin é um programa de uma tela só. Na mesma tela, você escolhe se que que ele baixe o arquivo da internet, se você fornecerá o local onde ele buscará a imagem do CD/DVD, ou se você vai usar um kernel customizado por você (essa é uma opção para os usuários mais avançados que gostam de compilar seus próprios kernels). A tela do programa é a que aparece abaixo:

Clique na imagem para aumentá-la

Gravando uma distribuição.

Se você selecionar a opção “Distribution”, poderá escolher entre as inúmeras distribuições disponíveis no menu e suas várias versões.

Clique na imagem para aumentá-la

Clique na imagem para aumentá-la

Gravando a partir de um arquivo de imagem.

A opção “Diskimage” permite que você informe ao programa qual será a imagem (arquivo ISO ou IMG) que você quer gravar no Pendrive.

Clique na imagem para aumentá-la

Clique na imagem para aumentá-la

Clique na imagem para aumentá-la

A opção “Custom” é para quem compila seu próprio kernel. Acredito não ser o foco dos leitores deste artigo.

Na parte debaixo da tela, você escolhe em qual unidade quer gravar a imagem do disco. Muito cuidado aqui, porque é fácil se confundir quando se tem dois ou mais dispositivos removíveis plugados ao mesmo tempo. Minha sugestão é: retire todos os dispositivos removíveis que não serão utilizados para a gravação da imagem. Mantenha a opção “Show All Drives (Use With Care)” desmarcada. Dessa forma, você não terá a chance de gravar a imagem do CD/DVD no seu HD, destruindo assim seus sistema e seus dados. Com a opção desmarcada, os dispositivos que aparecem na listagem do campo “Drive” serão apenas os removíveis e, se você seguiu meu conselho anterior, haverá apenas um dispositivo na lista, o pendrive onde você quer gravar o sistema. Também tenha certeza de que ele esteja em branco e montado.

Ao clicar no botão “OK”, se seu pendrive não estiver em branco, aparecerá uma tela de aviso:

Clique na imagem para aumentá-la

Caso esteja em branco, ou você clique em “Yes to All” na tela de aviso, o programa começará a transferir os arquivos da imagem do CD/DVD para o seu pendrive:

Clique na imagem para aumentá-la

Após alguns minutos, o programa terminará a terfa e perguntará se você que reiniciar a máquina. Essa pergunta é unicamente para induzir você a testar o pendrive imediatamante. Você pode escolher a opção “Sair” e o programa se fechará sem reiniciar a máquina.

Clique na imagem para aumentá-la

Testando o pendrive.

Escolhendo a opção “Reiniciar Agora”, ou demontando o pendrive e o levando para outra máquina, o procedimento para testá-lo é o mesmo: um boot.

Desligue a máquina, insira seu pendrive na porta USB e ligue-a. Em geral, as BIOS atuais oferecem uma opção de escolha do dispositivo de boot logo nas primeiras telas. No exemplo abaixo, utilizei uma máquina virtual para testar o pendrive, mas em máquinas reais, o procedimento é o mesmo. Nesse caso, pressionei a tecla “F12” para escolher o dispositivo de boot.

Clique na imagem para aumentá-la

Em seguida escolhi a opção “c) CD-ROM”, pois na minha máquina virtual o pendrive estava mapeado como sendo um drive de CD-ROM. Nas máquinas físicas aparecerá a opção correspondente ao pendrive (USB-Disk, USB-Hdd, ou algo parecido).

Clique na imagem para aumentá-la

A máquina iniciou seu boot pelo pendrive, confirmando que a instalação da imagem no pendrive foi feita com sucesso.

Clique na imagem para aumentá-la

Conclusão.

O Unetbootin é uma ferramenta inestimável para quem não possui recursos de mídia removível em disco. Além disso, economiza bastante os custos com mídias (CD e DVD), já que pode ser reutilizado várias vezes. Uma consideração a fazer é que, obviamente, o tamanho do pendrive deve ser compatível com o tamanho da imagem. O fato de funcionar mais rápido do que um leitor de CD/DVD e não ser suscetível a danos físicos, como riscos ou quedas, são vantagens adicionais do método.

Pode ser uma ótima maneira de impressionar seus amigos que ainda rodam Windows, sobre as vantagens do Linux. 😀

79 Respostas to “Usando o Unetbootin para criar um Pendrive inicializável.”

  1. Luiz Carlos Edevalter Bardella said

    Testei esse unetbootin, mas não gostei, tentei instalá-lo no Ubuntu, seguindo os tutoriais, pareceu que tudo correu bem, mas na hora de procurar o programa na Dash, não estava lá, resolvi apelar para o Rwindows, instalei, coloquei para funcionar, depois de quase uma hora para gravar o Pen-Drive, travou, repeti o processo e travou novamente no mesmo local, em suma, um péssimo gerador de pendrive bootavel, e o meu computador é novo, resolvi apelar para o Linux live USB, pareceu funcionar perfeitamente, bem mais rápido, mas na hora de testar, apareceu que estava carregando o Ubuntu, mas ficou ali num loop infinito, precisei desligar o computador, me parece que boot por pendrive é lorota, não funciona, sempre que utilizei por CD/DVD, nunca tive problemas, mas com Pendrive, já estou desistindo, de tanto que formato meu pendrive nas várias tentativas em vão, acho que terei que comprar uma unidade externa de DVD para poder dar boot no meu notebook.

    • Paulo said

      Eu uso pendrives há anos. Nunca tive problemas. Minha sugestão é:
      – Baixe uma imagem no Windows.
      – Use um CD como inicializador do Ubuntu
      – Use o programa de gravação de imagens do Ubuntu para gravar a imagem que vc baixou no pendrive.

      Você vai notar uma considerável melhora na velocidade.

      Abraço

      • Luiz Carlos Edevalter Bardella said

        Não dá para eu usar um CD, meu notebook não tem leitor de DVD, baixei outra imagem, conferi a MD5sum, confere, mas não gravei ainda, vamos ver, já tentei usar o gerador de pendrive do Ubuntu, também não funcionou, a mensagem obtida após o final do processo foi de que o pendrive havia sido gravado com sucesso, mas ao testar, não iniciava pelo pendrive, deixei somente a opção de boot pelo pendrive e obtive a mensagem que o Pendrive não era bootavel.

      • Paulo said

        Boa noite, Luiz.

        Não dá pra diagnosticar o que está acontecendo com sua máquina sem ver. De qualquer forma, perceba que tanto o Ubuntu, quanto o Unetbootin, são usados há anos por milhões de pessoas ao redor do mundo. Se está acontecendo algo errado, inclusive com programas totalmente diferentes (Unetbootin e Gerador de Discos de Boot do Ubuntu), então tem alguma coisa errada com o seu sistema que precisa ser investigada, caso você queira continuar usando o Ubuntu no pendrive. Neste exato momento eu estou usando um noteook Lenovo T410 i5 com boot do Ubuntu via HD externo que acabei de retirar de um notebook HP G42 com processador AMD Phenom. Perceba que está funcionando perfeitamente e reconheceu todo o hardware da máquina nova automaticamente. Então, acredito que você apenas ainda não descobriu o problema e precisa investigar mais, ou pedir ajuda. Eu sugiro que vc procure grupos de usuários Ubuntu no Facebook.

        Abraço.

      • Luiz Carlos Edevalter Bardella said

        Mais uma coisa, utilizo o Ubuntu 16.04 64 bits, acho que essa distro está muito bugada, pois sequer reconhece que há uma impressora conectada, sei que não é objeto deste post, O RWindows também não reconhece, até aí nada de estranho, pois você sabe como é o RWindows, mas o Ubuntu não reconhecer, muito estranho. Nota: as portas USB estão funcionando perfeitamente, quando eu utilizava a versão 32 bits em um computador anterior, (que deu problema com a placa mãe, não compensava o conserto, optei por comprar um Notebook ACer Aspire com arquitetura 64 bits, solicitei ao técnico a instalação do Ubuntu 64 bits) não tive problemas em conectar a impressora.

      • Luiz Carlos Edevalter Bardella said

        Vou tentar gerar um pendrive bootável em outra máquina, dar boot nesta máquina, se tudo correr bem, tentarei dar boot na minha máquina, se não funcionar, terei que apelar para um cd/dvd externo, de qualquer forma, obrigado pela ajuda.

  2. uma pergunta…com unetbootin tem como eu instalar o windows no meu pc…poq eu fiz pelo meu note e joguei pro pendrave ai botei no meu pc que ta sem s.o.. ai apreceu a tela preta com o uma janela azul…com o nome unetbootin e mais embaixo a opçao Default…..queria saber se der pra instalar o s.o por ele..como eu faço? tem que jogar a iso no pendrive ou tenho que botar em alguma pasta especifica?? ou nao tem como fazer isso?

  3. Sergio said

    Oi Paulo
    Não sei o que acontece mas quando faço o download do arquivo .iso vem um arquivo compactado .rar . Quando eu faço a descompactação não aparece nenhum arquivo .iso . O que acontece ? Fiz o download do Fedora-Live-Desktop-x86_64-20-1 e depois do lubuntu-14.04-desktop-i386. Deveria ter um arquivo Fedora-Live-Desktop-x86_64-20-1.iso ou lubuntu-14.04-desktop-i386.iso. Como não tem esses arquivos .iso os programas que criam o pen drive bootável não encontram nada. E não consigo avançar no processo. Você tem como me auxiliar nisso ? Obrigado

    • Paulo said

      Oi Sergio

      Acho que seu programa de download está trocando a extensão do arquivo. Tente renomear os .rar pra .iso e vê se dá certo. Se não der, tente baixar via torrent.

      • Sergio said

        Oi Paulo

        Obrigado pela pronta resposta. Já tentei renomear mas continua .rar. Deve ser algum problema mesmo com o download pois ao renomear vem a informação de que o arquivo .iso já existe e tenho que alterar o nome para fazer a mudança. Mas, como eu disse, continua .rar. Também já fiz o download via torrent e vem .rar também. Vou tentar amanhã em outro pc para ver se o problema persiste. Obrigado novamente e abraços

        Sergio

      • Sergio said

        Oi Paulo

        Consegui. Mandar mudar o programa que abre o arquivo. Não tinha visto que tinha uma opção de abrir com o gravador de imagem do disco. Alterei é apareceu o arquivo .iso . Valeu pela força. Abraços

        Sergio

  4. Alexandre said

    Olá Paulo, uso dois sistemas, Linux e Windows em meu HD, no pendrive gravei uma iso do Tails mas não consigo rodar, o PC inicia normalmente, mesmo depois de alterar as opções da Bios, oq devo fazer, c não for pedir muito me diga um poco sobre o Tails, obrigado.

    • Paulo said

      Oi ALexandre,

      Nunca usei o Tails. Mas, não deveria haver mistério nenhum nesse processo de boot. É alterar a sequência de boot na BIOS para iniciar pelo pendriva e mandar ver. Se está dando algum problema, é possível que a imagem que você gravou no pendrive esteja corrompida. Por isso, é sempre bom conferir o hash da ISO depois que baixar.
      Se a imagem iso está OK, tente outra forma de instalar a iso no pendrive. Se esta usando o Unetbootin, experimente usar o Criador de Discos de Inicialização do Ubuntu, ou vice-versa. A alternativa pé de boi é usar o comando dd no terminal pra gravar a iso.

      Abraço.

      Abraço.

  5. Tenho o Wseven piratao e quero me livrar dele, porem preciso saber se o EasyPeasy q ja ta no meu pdrive, aceitara a instala;ao do Contacam, camera de vigilan;ia q uso no seven, se tiver alguma sujestao agrade;o.

  6. Como faço para criar um pendrive linux com persistência sem ser do Ubuntu. Gostaria de aprender a fazer pendrives persistentes de qualquer distro. Em especial eu gostaria de fazer da distro Rosa Linux, uma variante do Mandriva. Isto é possível? Grato

  7. Monica said

    Boa noite! Eu usei a versão do Windows, e usei o pendrive para testar se tinha criado a imagem direitinho, mas não instalei nada. E o Unetbootin criou uma entrada de boot no Windows 7, vazia. Como posso fazer para remove-la? Eu já removi o programa e nada. Eu não tenho o cd do Windows porque foi presente da escola, e não veio com o cd. Desde já agradeço a atenção.

    • Paulo said

      Olá.
      O Unetbootin não cria entradas de boot no sistema. Quem cria isso é o programa instalador do sistema que você colocou no pendrive. Para remover a entrada, você deve editar as configurações de boot deste gerenciador de boot que ele instalou, ou reinstalar o Windows sem formatar o HD. Se estiver em Curitiba, posso editar as configurações para você, sem reinstalar o Windows.

      Em geral, máquinas que vem com o Windows instalado não vêm mais com CD/DVD de instalação. O reinstalador do fabricante fica no próprio HD, bastando você escolher a opção no menu de boot do sistema.

      Abraço.

      • Monica said

        Não tem uma reinstalação do sistema pelo boot, só recuperação, mas mesmo assim não resolveu. E como seria para editar as configurações do gerenciador que o Unetbootin instalou? Porque eu não instalei SO nenhum, assim a entrada só apresenta um erro dizendo que falta um arquivo /unblr.mbr (mais ou menos esse nome) e pede para usar o cd para recuperação. Desde já agradeço a atenção.

      • Paulo said

        Como já disse, o Unetbootin, até onde eu sei, não instala nada no HD. Ele cria um gerenciador de boot NO PENDRIVE, não no HD. A não ser que você tenha, inadvertidamente, escolhido o HD como alvo do Unetbootin (o que vem DESABILITADO POR PADRÃO).

        Para editar as opções do gerenciador de boot que SUPOSTAMENTE foi instalado pelo Unetbootin, experimente apertar a tecla F7 antes da carga do sistema. Caso contrário, talvez seja mais eficaz utilizar um live cd de alguma distribuição Linux para acessar o gerenciador de boot.

        É difícil dizer o que você tem de fazer, sem ver o que REALMENTE está acontecendo.

    • Monica said

      Paulo, eu agradeço a ajuda e finalmente meu problema foi resolvido. Fica a dica para quem precisar: Eu usei o prompt de comando seguindo este artigo http://www.sevenforums.com/tutorials/2676-bcdedit-how-use.html. Mas não aconselho que usem sem um backup ou certeza do que está fazendo!

  8. claudio said

    Estou fazendo uma usb booyavel do windows xp.
    Qual formato que escolho para a criação do usb.
    Seria o formato freedos?
    Aguardo resposta.

  9. Epedito said

    como fazer pra encontrar versoes live do UNIX, so aparecem opçoes para LINUX

  10. luzinei dos santos delgado said

    Olá!
    comprei um pendriv kingston, gravei algumas músicas afim de ouvir em umas dessas caixinhas contem entradas usb e cartão de memória. Porem ele não toca.
    Tenho outro pendriv que inicia normalmente e começa a tocar as musicas. Ja verifiquei no not que as musicas estão gravadas no pendriv, porem eu tenho que abrir o pendriv e na pasta onde estão as musicas e clicar para iniciar a musica. (O que devo fazer para que meu pendriv inicie normalmente na caixinha austica com entra usb e cartão de mamória)
    Grato! Delgado.

  11. Victor said

    Bom dia. O Unetbootin não reconhece HD Externo? Como faze-lo.

  12. Parabéns pelo post!

  13. Donald Lisiac said

    Posso usar um cartão sd pra fazer o mesmo processo?

  14. Julio Cesar said

    Boa tarde.

    Quando eu reinicio o PC aparece algumas opções, então eu coloco na opção “Install Ubuntu”, mais depois disso, o pendrive fica piscando e não faz mais nada, a tela neem se meche e trava tudo. HEEEELP

    • Paulo said

      Olá.

      A primeira coisa a fazer é saber se a imagem que vc gravou no pendrive está corrompida. Isso vc pode fazer tentando rodá-lo em outra máquina. Caso não esteja corrompida, você pode ser o infeliz proprietário de uma daquelas placas com chipsets exóticos das marcas Sis ou Via. Nesse caso, na tela de inicialização, antes de escolher “Instalar o Ubuntu, veja as opções de inicialização no menu inferior. Marque as opções NOAPIC e ACPI OFF e tente novamente. Outras fontes de ajuda são a lista dos usuários Ubuntu (http://wiki.ubuntu-br.org/Listas) e o forum dos usuário Ubuntu no Brasil (http://forum.ubuntu-br.org).

      Abraço

  15. ledson said

    COMO DESITALO ELE DA MINHA MAQUINA PELO AMOR DE DEUS!!!!!!!!

    • stellarium said

      Olá.
      Por favor NÃO GRITE!
      Você quer desinstalar o Unetbootin, ou o Linux?
      Pra desinstalar o Unetbootin, basta apagar o executável. Para desinstalar o linux, você pode usar o mesmo pendrive do post para apagar as partições criadas pelo Linux. Dessa forma, aquele sistema operacional chinfrim da Microsoft, que não consegue ler outras partições, além das proprietárias da empresa, vai conseguir entender que o disco está vazio, e você poderá particionar em outro formato, como o (argh!) NTFS.
      Abraço.

  16. Leonel Antonio Guimarães de Almeida said

    como instalar por um pendriver se meu notebook não dá but e é um 7″notebook (da China) piratão, ele só abre a tela do win ce e pede para esperar o sistema que nunca começa. Ajude-me por favor.

  17. Daniel Menezes said

    Ola amigos, preciso de uma ajuda……..estou com problema na minha maquina e preciso reinstalar o ubuntu 11.10 apartir de um pen drive…porem , estou em outra maquina , windowns e preciso instalar unetbootin no pen drive, minha duvida e , qual escolha do sistema eu faco? da maquina q quero consertar (linux) ou da que estou usando agora? desculpa mas sou novo no ambiente linux e estou totalmente perdido …abs

  18. Guakjas said

    Para instalar o Linux numa máquina, tendo eu um Windows, eu terei de baixar o unetbootin Linux?
    Grande abraço!

    • stellarium said

      O Unetbootin não tem nada a ver com a instalação. Ele serve apenas pra criar um pendrive inicializável a partir de uma imagem iso. Se você vai criar o pendrive no Linux, baixe a versão Linux. Se vc vai criar o pendrive no Windows, baixe a do Windows.

  19. É preciso formatar o pendrive para FAT32 antes, não é?

    • stellarium said

      Não é necessário. O Unetbootin vai detetar que tem dados no pendrive e perguntar se você quer realmente apagá-los.

      Abraço

  20. leandro matias said

    meu amigo eu comprei um mininetbock da china gostaria de instalar o linux mas ñ consigo !! me ajuda plzz o modelo dele e wm8650

  21. Mustaine said

    Obrigado eu consegui.

  22. Josmaíra said

    meu netbook philco não inicia aparece para pressionar ctrl+alt+del, depois de pressionar as teclas liga na mesma tela com a mesma instrução, a philco me mandou um DVD mas meu net não tem entrada para cd/dvd.No caso esse programa não funcionaria no meu net porque ele não liga e pelo que eu vi se eu queiser iniciar o pen drive com os dado no net tem que instalar esse programa direto no meu net, ou seja, ele teria que está ligado para instalar o programa. E ele não liga :S
    Você saberia me dizer o que posso fazer? Já me contactei com a philco mas eles dizem que o DVD resolve.

    • stellarium said

      Bom dia, Josmaíra.
      Se seu netbook está na garantia, sugiro que a utilize.
      Se saiu da garantia, e você não tem intimidade com manutenção de hardware/software de computadores, sugiro que procure uma assistência técnica ou um técnico da sua confiança. Se estiver em Curitiba, eu mesmo posso fazer isso. Se estiver em BH, meu irmão pode fazer isso.
      Agora, se você quer apenas dar o boot pelo pendrive, pressione a tecla F12 (e mantenha pressionada) logo após ligar o equipamento. Vai abrir uma lista de dispositivos disponíveis para buscar os arquivos de boot. Escolha o seu pendrive e tecle Enter.

      Abraço.

  23. Jackson Dougals said

    Bom dia!

    Já com a imagem em formato ISO, eu apenas enviei-o para o pendrive através do Unetbooting. Após ter acabado o processo reiniciei o pc, tirei o pendrive e coloquei em outra máquina. Antes eu selecionei para dar boot usb no setup. Quando reiniciei a máquina abriu a seguinte tela:

    Unetbooting

    Default

    Press [Tab] to edit options (que quer dizer: pressione tab para editar opções) e mais abaixo tem:

    Automatic boot in 10,9,8,7… seconds… (indicando que o boot será inicializado automaticamente), mas quando os segundos terminam ele volta para a contagem novamente.

    Pressionei o [Tab] e fui para outra tela que tinha:

    > /ubnkern initrd=/ubninit (com o cursor piscando no final para digitar algo).

    Alguém sabe como resolvi isso?

    Agradeço desde já.

    • Joao said

      Comigo aconteceu exatamente igual!! E não sei como resolver. O meu é um EEEPC 7001, quero instalar o windows xp nele e criei a iso no Ubuntu 12.04 LTS (só vou usar o sistema da microsofre porque tem uns programinhas que só rodam nele ou via WINE, mas como o ssd deste netbook dinossauro é riducularmente pequeno nem vale a pena instalar o wine nele. Atualmente o net está com o EasyPeasy 1.6 (baseado em Ubuntu 10.04). Lembrando que no Setup da BIOS eu coloquei o modo Start (instalando o Sistema Operacional).

      • Joao said

        ôpa, na pressa escrevi tudo errado kkkk…
        EEEPC 701.
        ridicularmente…

      • Alex said

        por que o dono do post nao respondeu essa? estou com o mesmo problema so que diz defalt começa uma contagem e quando termina recomeça dinovo. aperto tab e aparece isso como se foce para botar uma senha

  24. João Fernandes said

    Ótimo post. Funcionou perfeitamente.

  25. Everton Nunes said

    valew brother!!! massa funcionou de primeira aqui…

  26. Robson Henrique said

    gravei o iso pelo unebootin no meu pendrive de 4gb mas não da boot apertei f12 depois tentei f11, troquei as config da bios mas nada de boot

    o que eu faço?

    • stellarium said

      Não sei. Você precisa ser mais específico na pergunta. O que é F12 e F11? Verificou o hash do arquivo que você baixou? Tem certeza de que sua ISO não está danificada? Eu sugiro que você baixe a ISO pelo torrent, ao invés de download direto, por causa da verificação de integridade dos arquivos.

      Abraço.

  27. Elias Angelo said

    Gostei bastante deste artigo e gostaria de uma sugestão. Qual Linux eu poderia instalar no meu HP DV7 2277 para reconhecer todo o hardware sem problemas e que seja em portugues.

    • stellarium said

      Bom dia, Elias.
      Normalmente, essa é a pergunta errada a se fazer. Nunca se deve comprar o hardware e depois escolher o software. O certo é escolher o software e depois comprar um hardware compatível com esse software. É a mesma coisa que você comprar um carro a álcool para rodar na China. Na China não tem álcool nos postos de combustíveis. Aí você coloca gasolina ou diesel, o carro dá problema e você vai dizer que o combustível é ruim.
      Você não informou quais os fabricantes e modelos dos dispositivos (rede, som, vídeo, etc.) do seu notebook, portanto não tenho como dizer se todos vão funcionar. De maneira geral, a HP tem uma boa compatibilidade com o Linux e, em teoria, você não deverá ter problemas. Eu sugiro Ubuntu 10.10, ou o Fedora 13.

      Abraço.

  28. Lucio said

    Gostaria de saber se tem como usar o modo “persistant” como o lili creator usb ou o usb universal installer, pois gostaria de manter os arquivos de uso nele e naõ perde-los a cada vez que desplugo a pendrive..

    • stellarium said

      Não com o Unetbootin. Para isso você pode usar o utilitário “Criador de Discos de Inicialização” do Ubuntu, disponível no menu Sistema > Administração.

      Abraço

  29. […] Com a imagem em mãos, gravei-a num pendrive, seguindo os passos que descrevi no post Usando o Unetbootin para criar um Pendrive inicializável. […]

  30. Felipe Silva Ferreira said

    eu fiz a cópia dos arquivos de um modo diferente e muito mais rápidos, montei a imagem do ubuntu no drive virtual usando o power iso e copiei tudo o que estava la ai depois copiei para o pendrive, ai sim abri o unetbootin e selecionei a imagem que queria ai na hora que ele começa a copiar a imagem para o pendrive ele vai perguntando se vc quer substituir os arquivos q vc ja copiou para o pendrive é só ir clicando em “não” ai ele só vai instalar os arquivos para a inicialização do sistema pelo pendrive

    meus sistemas
    windows xp
    ubuntu 10.04
    fedora 13
    kurumin 7

    • stellarium said

      Boa sugestão, Felipe. Se quem for fazer for um pouco mais experiente pode fazer assim pra agilizar. Se for uma pessoa sem muita experiência, não vai saber nem o que é “montar uma imagem ISO”.

      Abraço

  31. Marcio Roberto] said

    gostaria de saber o seguinte, no CD do ubuntu 8.10 (64-bit server edition) ou somente 8.10, qual o arquivo devo fazer a imagem para criar um pen drive inicializavel.

    • stellarium said

      Boa tarde. Márcio.
      Arquivo nenhum. Você precisar utilizar algum tipo de programa para gerar o arquivo .iso ou .img a partir do CD, por exemplo, o K3B. Somente após gerar esse arquivo você poderá gravá-lo no pendrive com o Unetbootin.

      Abraço.

      • Marcio Roberto] said

        obrigado pela dica , mas eu baixei direto do ubuntu, a versao 10.4….

        valeu

  32. Alexsandro said

    Durante esse processo o pendrive será formatado ou haverá apenas copia de arquivos?

    • stellarium said

      Boa noite, Alexsandro.
      Sim, o pendrive será formatado. Durante a formatação os arquivos são copiados. Existe a possibilidade de se particionar o pendrive em dois e verificar se o Unetbootin usa apenas uma das partições, mas nunca tentei isso (talvez eu tente e poste os resultados, mais tarde).

      Abraço.

  33. Wilson said

    Possuo um GPS onde estava instalado o Windows CE 5.0
    Acontece que travou e nem USB esta lendo mais, gostaria de saber se esse programa pode ser instalado no SD card e fazer iniciar por ele para tentar recuperar o Windows instalado no Chip do GPS.

    • stellarium said

      Wilson, honestamente, eu não sei, mas acredito que não seja possível fazer isso. GPSs não são PCs. São equipamentos com sistemas operacionais embarcados, customizados para aquele equipamento específico. A minha sugestão é que você procure a assistência técnica do seu GPS.

      Abraço.

  34. Robson said

    Pra onde vai o aruivo que o programa baixa, que eu já baixei uma vez e queria saber se dava para usar sen baixar denovo.

    • stellarium said

      O arquivo é baixado no diretório /tmp. Se você quiser reutiliza-lo, antes de fechar o Unetbootin, abra o diretório /tmp como sudo e renomeie o arquivo unXXXXXX.tmp (onde XXXXXX é um número) para a extensão .iso.

      Abraço.

  35. Giovanini said

    Não entendi se só funciona com .iso !!!!!
    gostaria de saber se posso usar com .img ????
    Obrigado

Deixe um comentário