O Futuro é a Liberdade

Discussões sobre Software Livre e Sociedade

Melhorando a conexão 3G: Refletor para melhorar o sinal

Posted by Paulo em 02/09/2009

3gMais uma gambiarra, digo, idéia 😀 para melhorar a conexão. No blog Dicas Verdes (http://www.dicasverdes.com/2009/04/como-aumentar-o-sinal-do-roteador-wireless-sem-fio/), encontrei um refletor feito com garrafa PET que deve funcionar até para modems sem conector de antena. O autor colocou uma antena de roteador wireless como elemento irradiante no centro do refletor, mas pode-se colocar o próprio modem 3G, plugado a um cabo extensor USB. Isso deve melhorar consideravelmente o nível de sinal, tanto recebido quanto transmitido, mas você deve girar o conjunto horizontalmente até conseguir o melhor sinal. O texto está transcrito abaixo:

Com a popularização dos notebooks e o aumento da vendas acompanhando a sua popularização, a internet sem fio “wireless” tornou-se uma realidade, em se tratando de democratização da internet, pois com um investimento muito baixo, você consegue dividir o sinal de banda larga com o seu vizinho de forma rápida, prática e ainda consegue dividir o custo, se você conseguir dividir com mais amigos o custo da banda larga cai ainda mais.

Hoje não mostraremos ainda como é possí­vel dividir o sinal da sua internet. Esta dica foi feita para ajudar aos colegas que já possuem internet sem fio e que precisam melhorar o sinal, que por vezes em alguns cômodos da casa não pega legal, e tudo isso com materiais reciclados :D

Com uma garrafa pet reciclada e papel alumínio você consegue “aumentar o sinal do seu roteador wireless” direcionando o sinal wireless para um ponto mais específico, da sua casa e com isso aumentar a velocidade da sua internet. Isso tudo com custo quase zero, e ainda ajuda a reciclar uma garrafa pet que vai escapar de mais um aterro sanitário.

Se você ainda não sabe, fique sabendo que a internet sem fio, além de proporcionar um maior conforto aos internautas, possibilita maior segurança para seu computador, pois “firewall” não o deixando vulnerável a ataques hackers e roubo de dados, pois um roteador sem fio, se bem configurado, te dá maior liberdade e maior segurança para navegar na internet, sem ficar preso em um ponto fixo de um sala.

Além disso, o reteador sem fio deixa de consumir uma enorme quantia de matéria prima, tornando a internet sem fio mais ecológica do que uma rede cabeada, onde qualquer erro de medição dos cabos, acaba desperdiçando muita matéria prima, além de te deixar fixo em um ponto, e comparando-se a uma rede sem fio, onde você pode ir a qualquer lugar, podendo escrever a qualquer hora e em qualquer lugar.

Então fique esperto, caso você for construir uma rede em casa, pense na “rede sem fio”

Refletor para antena ou modem

Refletor para antena ou modem

3g Está com problemas em configurar seu modem no Linux?

Tem problemas de conexão e sinal baixo?

Se você mora na região de Curitiba, eu posso ajudar.

Deixe um comentário neste post que entrarei em contato

Compartilhar

Bookmark and Share

244 Respostas to “Melhorando a conexão 3G: Refletor para melhorar o sinal”

  1. E pior que melhora mesmo.

  2. Reinaldo junior said

    Boa noite …. Eu quero usar uma internet q seje uns 5gb pra mais. porem só acho as operadoras q precisam de um plano mensal pos pago e isso eu nao quero … pois precisa de lerite ou ser aposentado e eu nao estou em nenhum dos dois….Eu ja tenho um modem ….só preciso da internet….Agradeço desde ja….

  3. orcino jose dos santos said

    orcino quero a internet banda larga mais naõ temos sinal de celular so telefone fis

  4. Paulo said

    Meus DEUSSSS!!! Meus Parabéns por todos seus excelentes “posts”, mas quero parabeniza-lo imensamente pela paciência, é cada um que as vezes penso que é de sacanagem!!! Só pode, não quero acreditar!!!
    Abraço e mais uma vez PARABÉNS pelo seu trabalho!!

  5. Cláudio neves ferreira said

    O sinal da tim esta deixando a desejar

  6. Clayton said

    Bom dia Paulo.
    Primeiramente parabéns por todos os seus posts.
    Mais vamos lá!!!
    Sou de São Paulo capital, fui na vivo e fiz um plano de internet para meu tablet e estou usando o mesmo para rotear internet para meu iphone e notebook só que dentro da minha casa ele tem só dois pontos de sinal e la fora da 3 quando com sorte 4, e acredite com 4 pontos de sinal fica muito legal a velocidade da internet.
    Oque você me aconselha nesse caso pra gente ter de 4 ou sinal completo dentro da minha casa?
    Pensei na antena mais o tablet nao tem onde por e pensei tambem em um moldem 3g com antena externa mais perderia a internet do tablet quando sair de casa, entende?
    Agradeço a atenção.
    Abraço.

    • Paulo said

      Bom dia Paulo.

      Bom dia, Clayton

      Primeiramente parabéns por todos os seus posts.

      Obrigado.

      Mais vamos lá!!!
      Sou de São Paulo capital, fui na vivo e fiz um plano de internet para meu tablet e estou usando o mesmo para rotear internet para meu iphone e notebook só que dentro da minha casa ele tem só dois pontos de sinal e la fora da 3 quando com sorte 4, e acredite com 4 pontos de sinal fica muito legal a velocidade da internet.
      Oque você me aconselha nesse caso pra gente ter de 4 ou sinal completo dentro da minha casa?

      Antena externa, ou refletor, ou repetidor (ativo ou passivo), ou roteador 3G

      Pensei na antena mais o tablet nao tem onde por e pensei tambem em um moldem 3g com antena externa mais perderia a internet do tablet quando sair de casa, entende?

      Não entendi.

      Agradeço a atenção.
      Abraço.

      Abração.

  7. leandro said

    eae meu nome e leandro eu tenho um modem 3g e é muito ruin ñ da pra ver videos para baixar uma musica demora o dia todo e esse negocio funciona aguardo resposta
    vlw

  8. Taisrs said

    Paulo.. eu tenho um modem 3g da claro desbloqueado o tal de mf190, que nao tem entrada pra nada de antena e cabo extensor. Só é usb mesmo, sera que esse negocio de garrafa da certo com ele.;!, nunca tentei com negocio de bombril kkk. A rede edge é muito fraca e fica os cinco tracinhos aqueles de sinal. Ja a hupsha um negocio assim é a mais rapida mais só fica dois sinais e depois cai. T em alguma gambiarra pra esse modem ou essa da garrafa da. modem da claro mf190!!

    • Paulo said

      Bom dia, Tais.

      É como digo sempre aqui no meu blog: Se você não experimentar, não vai saber se funciona. Se você não experimentou nem a “gambiarra” da garrafa, que outra “gambiarra” eu poderia sugerir pra você? Você testaria essa outra?

      Abraço.

  9. Marcelo de carvalho said

    E como faço esse refletor para modem? passo a passo

  10. Meu moldem 3G dtac aircard funcionava normalmente no meu pc windons 7 agora ta dando problema de imcompatibilidade diz que meu moldem e imcompativel com sistema ae eu ponho em outra CPU funciona normalmente oque eu faço pra corrigir esse problema sem ter que gastar dinheiro mandando formatar meu computador??

  11. andrew said

    meu modem é 3g so q eu coloco u meu chip do celular no modem como eu faço pra ficar masi rapido

  12. Não entendi isso como assim plugar cabo usb no 3g nâo entendi explica mais ai mano to precisando?

    • Paulo said

      1 – Pegue um cabo extensor USB;
      2 – Conecte a ponta macho do cabo no conector fêmea do seu computador;
      3 – Conecte a ponta fêmea do cabo no conector macho do seu modem 3G.

  13. Ai tenho um aparelho zte mf23 da vivo e 3g ai coloquei um chip vivo de celular ai fica uns 10 dias boa mais depois fica so 0,01 kbs e muito ruim como faço para melhorar me ajuda ae manda uma resposta?

    • Paulo said

      Sugiro que:
      1 – Leia o seu contrato com a operadora.
      2 – Considere comprar um plano de dados com franquia maior.

  14. matheus said

    e obrigatorio plugar o cabo usb no moodem ou pode fazer o refletor deichar o moodem dentro e depois usar

  15. matheus said

    e obrigatorio ter o cabo usb plugado no moodem

  16. tarcisio said

    eu uso o meu celular com moden da serto tambem

  17. sebastiao moura said

    ola meu mooem olivetti da tim desbloqueado e nao tem conequetor pra antena avelocidade oscila muito fica em torno de32 e 23kbps, tou com vontade de fazer esse refletor de garrafa pet e colocar o modem dentro, mas nao e perigozo o modem esquenta demais e acabar queimando? aguardo resposta.

    • Paulo said

      Olá.

      E por que seria perigoso? Você tem conhecimento de alguém que tenha feito isso e estragado o modem? Você tem algum argumento técnico/científico para embasar uma opinião de que isso possa ser perigoso?

      Eu não tenho.

      Abraço.

  18. oq e aquilo branco q segura ?? posso fazer sem aquilo ???

    • Paulo said

      Boa noite

      É a antena original na ponta de um tubo de PVC. Pode fazer da maneira que achar melhor.

      Abraço.

  19. ola gostaria de saber, se essa (antena) ela funciona com modem vivo 3g. pq minha conexão e um lixo, não abre videio do youtube etc.. só pra vcs vê. gostaria de saber se eu fizer uma dessas a conexão vai melhora preciso de uma resposta, se alguem pude me ajuda ficarei muito grato. a mais eu to com o modem no meu pc grande sera se e por isso que o sinal e ruim?
    valeu,

  20. Mari said

    Ola daniel.
    Veja se pode me ajudar
    comprei um modem da etisalat e não consigo configurar.
    Instalei o proggrama que se chama dtac aircard, ele reconhece o chip da TIM, mas nao consigo conectar.
    Voce sabe se existe alguma config especial pra ele?

    Obg
    mari

  21. Mariana said

    Ola decio, como vc fez p configurar e conectar seu modem? Tam comprei um etisalat e nao consigo conectar

  22. lucas said

    ae man meu meu modem e zte chip da vivo mais a net q ele forneçe ta lenta d++ tem como almenta? ajuda ae

  23. Euller said

    Olá Stelarium
    eu tenho um modem hspda pretoo e a conexão
    fika muitoo baixa e nele fika piscandoo uma luizinha vermelha
    maes aki na minha região tem cobertura para 3g
    o que é ? ele esta com o chip da tim me ajuda por favor

    • Paulo said

      Bom dia.

      Se você ler o manual do seu modem, vai descobrir o que a luzinha vermelha piscando significa.

      Abraço.

  24. juliano said

    ola moro perto de chacara e meu sinal nao pega bem , quando pega o sinal logo em siguida cai a rede , moro bairro restinga porto alegre zona sul . nao com sigo ver o sistema direito tem algo que possa melorar meu sinal aqui o brigado gostaria de uma soluçao pois so consigo usar a internet so no meu serviço e nao a onde eu moro

    • Paulo said

      Bom dia, Juliano.

      Nenhuma das sugestões que coloquei neste blog serviram pra te dar alguma ideia? Você tentou alguma delas?

      Abraço.

  25. Junior Rafael said

    Olá, tenho um modem 3g Huawei E173, acesso a internet atraves do meu chip da Tim, com conexao 3g, só que em meu quarto a conexao não pega de jeito nenhum. Qual seria a melhor opção a tomar?

    • Paulo said

      Olá.

      Sugiro uma das três:

      1 – coloque um roteador com entrada USB para modems 3G e wireless em um ponto onde o sinal seja melhor.
      2 – coloque uma antena em um local onde o sinal seja bom e puxe um cabo até o local onde você quer usar.
      3 – experimente o refletor com garrafa PET, pois tem funcionado com várias pessoas neste blog e em outros.

      Abraço.

  26. suel said

    como eu crio esta antena ? e possiveu fazer isso como espelhos ou cds ?

  27. Robert said

    OI PESSOAL!

    EU TENHO UM MODEM DA TIM, MAS EU NÃO USO O CHIP DO PLANO 3G PORQUE É CARO E LENTO. EU USO O MODEM COM O MEU CHIP NORMAL DO CELULAR, SÓ QUE A NET FICA PÉSSIMA, OU SEJA, FICA OCILANDO O TEMPO TODO, NÃO CONSIGO BAIXAR NADA. EU COLIOQUEI UM PEDAÇO DE BOMBRIL (PALHA DE AÇO) ERROLADO NO MODEM… AÍ MELHOU UM PORQUINHO, POSSO ABRIR UMA PÁGINA E LER ALGUMA COISA, MAS VÍDEO E MÚSICA NEM PENSAR! VOU TENTAR FAZER ESSA GAMBIARRA. VALEU!

    • Paulo said

      Tudo bem, mas não grite, por favor.

    • Lucemara Da Silva Nunes said

      Ola meu nome é lucemara, sou de Iguape-Sp, eu tenho um modem só que o meu modem é da marca HSDPA 7.2 Mbps, mais fica lenta e fica com a luzinha vermelha, tem com voooce me ajudar e tem como voce me responder atraves do facebook, ou do meu email.
      Obrigada.

      • Paulo said

        Bom dia, Lucemara.
        Se seu modem está com a luz vermelha acessa é porque você está conectada pela rede EDGE (2G), não pelo 3G. Você precisa verificar com a sua operadora, se a região onde você está usando o modem tem cobertura 3G.

  28. rubens neto said

    por gentileza queria que voce me passase o passo as passo como fazer o defletor porque estou precisando almenta o sinal do meu moldem para a transmicão do meu web site

  29. Andressa said

    Oi, gostaria q postasse o `passo a passo` de como fazer este refletor. Obrigada

  30. Ricardo said

    Fiz uma gambiarra parecida mas com minimodem 3g da vivo…boa sorte pra quem fizer isso ae funfar…hehehe..mas a ideia é boa!!!

  31. leandro said

    É CARA AQUI NA NET ESTÁ CHEIO DE BABACAS QUE EM VEZ DE AJUDAR SÓ ATRAPALHAM. NÃO LIGUE PRA ELE CONTINUEM FAZENDO O BEM AJUDANDO OS OUTROS MESMO SEM SABER QUEM SÃO.

    E OBRIGADO PELAS DICAS. leozinho-27@hotmail.com

  32. Cara tu tá de parabens! minha conexão era de 12 kps quando montei esse refletor de garrafa pet e ela foi para 60 kps. realmente funciona ! se postar mais algum tipo de refletor no blog me avise por e-mail. vlw !

    • stellarium said

      Obrigado pelo incentivo, Leanderson.

      Se quiser acompanhar o blog é só se inscrever pra receber as novidades. Se quiser ver mais modelos de refletores, confira a seção Dicas 3G.

  33. Gabriel said

    Gabriel

    oi meu modem é debloqueado e uso um chipe da vivo com a vivo on , des de segunda meu modem caio a velocidade n sei o porque ,já resetei o pc re instalei o modem mas n muda pensei que o torrent tinha deixado a net lenta mas já desativei e fica lenta , tem algo que eu poça fazer

    morro em osório , RS

    • Andrei said

      olha se e moden 3g deve ter ultrapassado o limite de dados. E se for isso, so no mes q vem. A minha e de 500 mega por esses dia tava uma droga hoje demadrugada tava um orror deve ser por causa de muita jente ta usando ai o sinal fica congestionado

  34. alguem ae joga tibia? vou esperar pela resposta !!!

  35. Ola meu nome é Louise moro em Itjá-go tenho um modem da vivo 3G
    so que na minha cidade so pega 2G tanto para vivo,claro e brasil
    minha net ta lerda pra caramba tem alguma configuraçao na qual
    possa estar aumentando a velocidae?
    aguardarei sua resposta….

    • stellarium said

      Boa noite, Louise.
      Se na sua cidade as operadoras só disponibilizam 2G, não há o que fazer. Agora, se disponibilizam 3G, mas no local onde você está só consegue conexão em 2G, aí você pode ter uma chance com alguma das ideias da seção Dicas 3G deste blog.
      Abraço

    • mauricio said

      o unico geito e vc contrando um pacote maior.O meu é 89.90 dois gb moro na cidade de jaguariuna-sp sem problemas super otimaa vivo sinal 100%

  36. decio said

    tenho um modem 3g etisalat…. tem como deixar a nete mais rapida esta muito lenta…

  37. Daniel Araujo said

    Boa Tarde !
    Meu nome é Daniel moro em BHZ e mudei para um sitio em Nova lima recente .
    Gostaria de uma ajuda para o seguinte item .
    Nesse local aonde eu moro o sinal do meu model 3g (iphone 4 ) pega ate a portaria do meu condominio , quando estou chegando na porta da minha casa o sinal de 3G cai pra E , piorando muito a minha conexão . Tem como eu utilizar essa ferramenta q vc postou para pegar um sinal 3 g ? COmo eu faço ?
    Internet eh vicio
    Aguardo uma ajuda , um bom ano novo !
    Daniel de Araujo Silva

    • stellarium said

      Boa tarde, Daniel.
      Seu caso é típico de sombra. Eu sugiro abrir uma reclamação na sua operadora.
      Você pode usar o refletor, mas você só vai saber se funciona, se tentar. =)

      Abraço.

    • Marcos said

      Cara, quando se trata de mini-modems, os programinhas deles têm (em algum lugar…) uma caixa para escolha do tipo de rede que deseja receber, Normalmente (eu disse, normalmente.- rsrsrs), as opções são:

      AUTOMÁTICO (que seleciona a rede com sinal mais forte, seja EDGE ou 3G,

      SOMENTE 3G (ou UMTS, HSDPA, HSUPA, WCDMA, dependendo da operadora. Neste caso, somente o sinal 3G será recebido).

      Não conheço bem o iPhone, mas procure nas configurações de rede alguma coisa parecida com o que falei acima. Em mini-modens e dispositivos android, isso é possível e funciona bem.

      Espero ter ajudado.

  38. CLECIO SANTOS said

    valeu muito pelas dicas obrigado por tudo.
    mas por enquanto vou ficando com a 3g pois já comparei as velocidades e fica tudo no mesmo pelo menos é muito mais barato doque a via rádio na minha cidade

  39. ola! recentemente coprei a internet movel da tim. uso ela no modem da HUAWEY.
    e obtenho uma velocidade de ate 45kbps
    obs. a tim disse que eu teria em torno de 800kbps.
    e meu amigo possui o mesmo plano de internet e obtem os seus 800kbps em download.
    ele usa um minimodem da tim mesmo…
    gostaria de saber se tem como eu fazer algo para poder melhorar minha conexão.
    obs. o meu sinal de rede fica cheio…

    valeu!!!

  40. clecio santos said

    na minha cidade tem 3g sim a única operadora que ofereçe o sinal é a vivo
    por esse motivo tem muitas pessoas comprando modens desbloqueados para usarem vivo 3g aqui na cidade tenho amigos que já cancelaram a internet via rádio para usarem a vivo 3g .
    acabei de fazer a ntena com garrafa mas o resultado não foi tão satisfatório
    gostaria de saber se a ntena feita com caneta bic serve para modem modelo MF180s da ZTE .
    PS:o chip que uso da vivo é um pré pago vivo ilimitado para internet assim como os dos mus amigos meu único problema não é o sinal mas sim a velocidade.

    • stellarium said

      Pois bem, seja bem vindo ao clube dos enganados por operadoras de telefonia.
      Sua cidade pode ter 3G, mas provavelmente está recebendo equipamentos antigos, vindos das primeiras redes 3G dos grandes centros, que a operadora realoca para cidades do interior, quando os grandes centros ganham equipamentos novos e com mais capacidade para a demanda. Resultado: vocês ganham um acesso à rede 3G e precisam disputar banda com todos os outros desavisados que entraram na mesma fria que você. Não tem jeito, meu amigo. Você pode voltar pro rádio, se funcionava melhor que o 3G e esperar até a rede ficar mais estável, caso já tenha saído do período de fidelidade. Caso contrário, só levando a empresa no Procom e tendo muita dor de cabeça pra não continuar pagando por um serviço que eles não entregam.

      Seu problema, Clécio, não pode ser resolvido com antenas, infelizmente. No entanto, uma última e derradeira experiência pode ser feita pra ver se estou correto nas minhas suposições: Vá para um local a céu aberto a cerca de 100 metros da antena de Vivo. Se você conseguir velocidades boas lá, talvez haja esperança. Caso contrário…

      • Rafa said

        Pessoas utilizem o linux mint é muito facil instalar penmodens variados nele, todos que testei funcionam

  41. clecio santos said

    esqueci de relatar meu sinal é de 100% com 5 barrinhas mas a valocidade é um pouco lenta como já de falei no máximo 80kbps .
    moro em
    Pernambuco cidade de Cupira a 180km do Recife.

  42. clecio santos said

    mil desculpas meu amigo mas eu não tenho a mínima idéia doque seja fenolite e muito meno sum conector BNC e tembém onde ficará o modem cenectado e esse cabo comprido na cor preta.
    Eu tenho uma folha de alumínio com aproximadamente 1mm de espessura será que serve para fazer a parte quadrada da antena? “gostei muito do seu conhecimento em eletrônica” e se for possivel quero receber muitas informações de como deixar
    minha net mais rápida pois já pesquisei bastante na net já coloquei senhas códigos e nada deu certo espero que essa sua antena me ajude.

    • stellarium said

      Bom dia, Clécio.

      Sem querer ofender, mas se você digitasse as palavras “placa de fenolite” e “conector BNC” no Google, levaria muito menos tempo pra obter a informação. Hoje em dia, com toda informação disponível facilmente, na internet, bastam alguns minutos de pesquisa pra conseguir o que precisa.

      Sua folha de alumínio serve pra fazer o refletor, sem problemas.

      Meu conhecimento de eletrônica vem de quase 30 anos de experiência profissional e muita, mas muita curiosidade, mesmo. O que ofereço no blog, faço com prazer. No entanto, minhas dicas são do tipo “as is”, ou seja, “do jeito que está”. Não me comprometo com o funcionamento, nem com adaptações ou alterações que os leitores possam fazer. Eu ofereço um ponto de partida, o resto é com vocês.

      Abraço.

      • Gabriel Bittencourt Solari said

        Desculpa interromper sua explicação mas meu pai meche com eletrônica super avançada,ele construiu uma antena,quase igual uma parabolaica q pega o sinal de muitos firewall´s,o sinal é muito bom,
        antes ele usava uma internet banda larga de 3 Mb,mas com essa antena é bem melhor a velocidade chega até a 6 mb,construir essa antena é muito facil,basta ter uma antena parabolica,cobrir toda a antena com o papel luminado,
        procurar uma posição boa com bastand=te sinal e deu esta ai sua net banda larga 🙂

  43. Kenny said

    bom amigo é assim na minha cidade só funciona 2G edge minha conexão é tão lenta que não consigo nem medir a velocidade mas acredito que seja uns 2kbps durante o dia e uns 5kbps na madrugada eu uso aquela da vivo (vivo sempre) meu modem é o zte mf100 eu fiz aquele refletor com garrafa pet mas não mudou nada quero tentar agora aquela antena quadrada mas meu modem não tem saida pra antena externa oque vc acha que eu posso fazer nesse caso se não tiver jeito pode falar porque até pra abrir o blog é um sacrificio não aguento mais vlw.

    • stellarium said

      Bom dia,

      Gostaria de perguntar se em sua cidade existe outra opção além do 2G, e se a operadora oferece 3G aí (você pode ver a cobertura 3G da sua operado no site dela).

      Abraço

  44. roque said

    estou com o mesmo problema do MARCIO ANDRE, moro em area rural(sitio) e tinha o moden da vivo Yiso s893 conectado em antena externa em uma torre de 12 metros e funcionava bem mas me trocaram meu moden pelo HUAWEI E173 e conectei um pig taill sem pino(de contato sem pino). mas o sinal fica fraco e oscilando(EDGE)na cidade pega 3G.
    preciso de uma ideia ou varias opções para aumentar ou amplificar esse sinal. grato

    • stellarium said

      Boa noite.

      Sugiro que vocês vejam a seção Dicas 3G neste blog. A outra opção é contratar alguém pra fazer um estudo sistemático dos locais pra vocês para sugerir opções.

      Abraços

      • roque said

        coloquei um repetidor de sinal melhorou mas oscila tanto nos pontos de sinal e as vezes fica em EDGE e passa pra WCDMA e depois volta pra EDGE qdo oscila de um pra outro a conecção cai ou trava. é normal isso ou tem alguma forma de saber como q. resolver esse problema?

      • Paulo said

        Eu precisaria ver o local e as instalações pra te responder isso. Sugiro que você verifique as conexões dos cabos. Elas são os principais focos de perda de potência e instabilidades.

        Abraço

  45. roque said

    estou com o mesmo problema q. o MARCIO ANDRE datado de 09/12

  46. Marcio andre said

    Bom amigo e o seguinte sempre morei em sp capital mas por alguns motivos me mudei para o campo localizado em araçariguama sp ai eu usava a internet 3g da vivo e dps me mudei para a rua de baixo a uns 300 metros no maximo e ja era acabou sumiu tudo sinal de celular e modem nem serve a nao ser como pendrive e resolvi comprar uma antena externa + modem + cabo + tudo e oque aconteceu nada so perdi 500 mangos o sinal de celuar tenho com ele pendurado no cabo usb no pc mas o moden n tenho nada agora oque posso fazer ? Me ajudem eu vo bola uma antena monstruosa aqui e quero usar algumas ideias do blog obrigada desde ja marcio andre equipe ovihoster

  47. clecio santos said

    tenho um modem 3g e uso um chip da vivo e na minha cidade tem 3g mas a velocidade só chega a 80 no máximo e moro há uns 500 metro da torre do sinal . no mesmo dia que comprei o modem ele chegou a quase 1 mega e meio de velocidade por favor me ajude se for possível me envie mais detalhes dessa antena quadrada obrigado.mesmo com essa velocidade consigo baixar alguma coisa

    • stellarium said

      Bom dia.
      1 – Corte um quadrado de placa de fenolite conforme a foto.
      2 – faça um furo de 10 mm bem no centro dele.
      3 – Coloque um conector BNC fêmea nesse furo.
      4 – Corte um pedaço de fio de cobre de 16 mm e faça dois quadrados em forma de “8”, dobrando o fio de 2 em 2 cm, em angulo reto, como mostrado na foto.
      5 – Solde o centro do “8” no pino central do conector BNC.
      6 – Conecte o cabo no conector BNC e seja feliz.

      Abraço.

  48. Inácio pina said

    Meu sistema operacional é o windows XP

    Oi amigo, será que você poderia me ajudar com um problema. tenho um modem mobinil zte mf 180 e a luz dele só fica vermelha dificilmente fica verde. baixei um programa genérico porque sem querer e sem saber como eu apaguei o que vem junto com ele por isso o computador não reconhece o modem na pasta do sistema e nem o reconhece como pendrive. será que você poderia me enviar esse programa por email o mim ajudar com outra solução?

    • stellarium said

      Sugiro testar seu modem em outra máquina para determinar se é problema com ele, ou problema de software. Não trabalho com Windows, portanto não tenho como ajudar você nesse sistema. Discadores, seja o original, seja um “genérico”, apenas enviam comandos e recebem mensagens padrão dos modems. Você pode, inclusive, testar seu modem via Hiperterminal, se souber qual porta ele é reconhecido. Agora, se você diz que nem a função pendrive está sendo reconhecida, então pode ser algo mais sério. Não tenho como dizer sem ver.

      Abraço.

  49. Inácio pina said

    Oi amigo, será que você poderia me ajudar com um problema. tenho um modem mobinil zte mf 180 e a luz dele só fica vermelha dificilmente fica verde. baixei um programa genérico porque sem querer e sem saber como eu apaguei o que vem junto com ele por isso o computador não reconhece o modem na pasta do sistema e nem o reconhece como pendrive. será que você poderia me enviar esse programa por email o mim ajudar com outra solução?

  50. Elias said

    Bom dia.
    Tenho um problema mas não com sinal de wifi e sim de gsm, na minha porta o cel pega sinal, passei pra dentro, nenhuma operadora com nenhum celular pega sinam em nenhum comodo, somente em uma parte que tem tijolo de vidro pertinho pega sinal.
    ja vi que isso é problema de sombra na construção da casa ou vizinhas, tem alguma solução caseira pra esse problema.
    desde ja agradeço.

    • stellarium said

      Bom dia.
      Tem sim: procure saber mais sobre amplificadores e repetidores para celular. Acho que podem ajudar a resolver seu problema.

      Abraço.

      • Elias said

        agradeço a resposta rapida,
        ja vi repetidores de sinal, mas tudo empresarial de alto custo, e tem outro que o cel fica plugado no cabo, queria uma solução caseira que desse pelo menos um pingo de sinal dentro de casa que so fica em emergencia.

      • stellarium said

        Sugiro que você pesquise no site dealextreme.com. Encontrei diversos produtos que poderiam ser usados no seu caso, com preços abaixo de US$100,00. Eu sugiro que você experimente uma antena direcional conectada a uma omnidirecional funcionando como repetidor passivo, pra começar. Esse arranjo não deve custar mais do que R$50,00. Se ainda assim não der certo, só um amplificador entre as duas antenas pode resolver seu problema.

        Abraço.

  51. leandro flauta trist said

    fiquei com duvida se poderia ser mais uma mentira na internet…rsrsr mas fiz assim mesmo rsrsr….minha conexao era 15 e foi pra 38 varia entre 36 e 38 absurda diferença…. vc esta de parabens
    infelizmente depois de vc ajudar mta gente…ainda tem gente q faz uma pergunta mais idiota q a outra

    simples!!!
    um refletor com o aparelho no meio…modem 3g ou wiif
    quanto mais alto a conexao fica melhor
    a direçao certa do campo de aluminio melhorar a velocidade

    tudo simples de entender depois q nosso amigo nos ensinou

    entao prestem atençao e faça direito e parem de fazer perguntas sem sentido

    grato e satisfeito

  52. Marcos Phelipe said

    eii cara porfarvo como vou conectar esse refletor no meu celular ? que estou usando como modem com o chip da claro??? gostei muito do forum abrigado agradesço!

  53. Josenildo said

    Cara to Com um Mini Modem da Claro.ele é Desbloqueado mais a conexão aqui é muito lenta e quando levei ele pra casa da minha cunhada a conexão la aumenta isso,porque lá é um lugar mais auto e eu estou num lugar baixo tava usando ai chegou uma mensagem dizendo que ia reduzir minha Velocidade de Conexão.queria saber como aumento a velocidade da Minha Net Grato mano

    • stellarium said

      Supondo que você esteja certo e que o motivo da conexão ser mais rápida na casa da sua cunhada do que na sua seja apenas o fato de que a sua casa está mais baixo do que a dela, a mensagem de redução da conexão chegou porque você atingiu a franquia de dados do seu plano de celular. Você pode aumentar a sua velocidade contratando um plano com uma franquia maior.

      Abraço.

  54. NanzinhoD2 said

    pow minha net continua caindo será pq minha extem usb e pequena? me ajudem só estabilizou ums vez e agora só vivi caindo me ajuda ae stellarium

  55. jones said

    cara eu botei meu modem dentro de um copo de aluninho
    ne q deu certim
    tava fazendo dawnload tava 12 kbps fico 15 16 kbps vlw ai cara genial ;P

  56. byanca said

    Meu modem é da vivo, so que ele é desboloqueado. uso nele um chip da tim, como faço pra minha net não cair mais?

  57. Rubens said

    Seguindo a dica deste post, meu modem 3G MF100 (com chip da TIM) ganhou o dobro da velocidade de download. Utilizei duas latas abertas de cerveja de alumínio para revestir o interior da garrafa pet.

    Obrigado Stellarium!!!

  58. Aleef said

    ei galera o truke da panela funciona mesmo eu fis um aki peguei o modem dexei ele escorado na panela e to com 250 kbs ele pegava so ate 60 melhoro muito pra min espero que ajudem voces

  59. Gabriel Aguiar said

    Amigo apesar de ler lá encima eu não entendi como faz tem como encinar como se faz a passo a passo . Obrigado 😉

  60. Ramon Kennedy said

    Mano tua dica é de geneio…
    não levou 5 min…

    Minha net ta 50% melhor….

    Modem Onda 3G…

    Vlw

  61. Renato said

    cara vc foi esperto, mais tem um jeito que o sinal melhora mais e é mais seguro e facio. mais: Renatoocara_metal@hotmai.com

  62. genivaldo said

    meu moldem e huawei modile connect – 3g como poso fazer ele melhorar

    • stellarium said

      Olá
      Acho que lendo o texto do post acima e fazendo o que foi sugerido é um bom começo, não?
      Abraço.

  63. Luciana said

    Cara tu é muito 10 essa do sinal foi foda kkkk adorei

  64. Luan said

    Amigo, eu usei uma caixa de leite no lugar da garrafa pet, cortei ela e ponhei o celular dentro. Meu celular compartilha a internet por wi-fi.
    Depois que fiz isso minha velocidade dobrou!!!
    Valeu pela dica. Um abraço.

  65. eltonoronha said

    tem como mandar uma imagem do refletor mais tetalhada, amigao ?

  66. eltonoronha said

    kra muito massa, funciona mesmo!

  67. kaio said

    tenho um moden da vivo, e quando acaba o limete que posso usar minha internet fica reduzida para 64kb, mais vou em feramentas, opçãos e rede, e mudo o tipo de rede para (apenas GSM) e a banda para ( GSM850/GSM1900/WCDMA850/WCDMA109) minha internet sob para 300kb e fica muitos mais rapido e o moden tem que ficar verde

  68. Douglas duarte said

    Meu sinal já era razoavel,com essa dica melhorou muito,deu certo!

  69. anderson said

    primeiro parabens pelo seu trabalho e pelas suas informações a nós transmitidas.Gostei de sua idéia receptador de sinal reciclável,fiz deu muito certo.agora tenho um sinal com mais qualidade.

    Grato.

  70. jonas said

    ola
    estive pesquisando como melhorar o sinal da vivo e o meu modem e um huawei e1756 e vi em outro site q se vc trocar o discador pelo padrao que tem no computador melhora um pouco o sinal sera q e verdade

    e outra coisa eu moro em sao paulo mas um pouco distante da torre e minha net so chega a 236,8 kbps e queria saber se esta antena melhora o sinal

    • stellarium said

      Boa tarde.

      Não existe relação alguma entre o discador e o nível de sinal. O que pode acontecer é o discador utilizar recursos diferentes do modem (como protocolos de correção de erros), o que pode alterar a percepção de velocidade, mas não o nível de sinal. Quanto à antena funcionar, ou não, você terá de experimentar para responder a essa pergunta. A resposta mais provável é que sim, mas isso vai depender de um monte de variáveis.

      Abraço.

      • claudio schimith de novaes said

        caro Stellarium valeu mesmo pela dica essa antena funciona de verdade eu tenho um modem da vivo e estava tentando usar a net da tim 0,50 cents por dia e não tinha nenhum sinal eu ja tava quase desistindo quando encontrei seu blog voce me salvou pois com essa antena o sinal da tim alcançou o maximo fiquei muito satisfeito e lhe agradeço nuito pela dica valeu!!
        meu nome é: Claudio Novaes

      • stellarium said

        Eu que agradeço pelo depoimento, Claudio.

        Abraço

  71. Francisco Rene said

    ola Stellarium tudo dominado por ae xD
    vim comentar sobre o refletor 3g descrito no blog minha residecia funciona 3g com
    89 a 95 % de sinal com o refletor fica em 100% garantidos com um sinples arranjo
    serve ate pro pessoal do blog mesmo
    fixem papel na base do refletor por dentro de modo que ele n encoste na superficie
    do refeltor (modem) e mantenha ele sempre horizontal de eo aluminio tem que estar do lado de dentro e por fora em toda a exteçao da garrafa pet
    testado e aprovado fix 4 experiencias com o mesmo de formas diferentes essa foi a que me deu mais resultado xD

    Boa sorte pra vc e Para toda a galera do blog tbm

    obs desculpe meus erros de caligrafia recentemente foi anputados 2 dedos mao esquerda 3 mao direita ainda estou me acostumando (acidente exteira rolante fabrica de doces )

    • stellarium said

      Valeu pelo depoimento, Francisco.

      Grande abraço.

      • clenilson said

        ola sofredores de sinal baixode modem 3g.
        especialmente para quem vive na area rural, eu fabriquei uma antena muito boa para modem,.
        eu não tinha sinal nenhum 3g, agora depois da minha idéia consigo ficar conectado todos os dias na net.
        para quem quiser saber como é, eu vou fazer um video e vou por no youtube.
        daqui um dias postarei o link para os interessados assistir.
        não se preocupem farei o mais logo possivel, fiquem ligados no blog!

      • enilton said

        ca nao consigo, fiz o teste da garrafa mas nao consegui, me ajudem

  72. Homer said

    E, papai noel tambem existe

    • stellarium said

      Olha, se você acredita em Papai Noel, o problema é seu. Tem gente aqui que testou as opções apresentadas e comprovou seu funcionamento, ou não (inclusive eu), ao invés de fazer críticas só pela opinião sem fundamento algum. Além disso, quem se esconde atrás de apelidos pra colocar comentários em blogs, não merece a minha confiança…

  73. daniel said

    oi gente eu tenho um modem da vivo 3g com tv digital do modelo zte mf 645
    e uso a internete da tim 0.50 centavos o dia e queria saber se tem como melhorar a minha conexao que
    e de 10kbps a 7kbps,.
    meu msn dansantos_2@hotmail.com…….
    obrigado,.;,.;,.;

    • stellarium said

      Bom dia,
      Não sei responder essa pergunta, sem maiores detalhes. Você já tentou alguma das sugestões descritas no blog?

      Abraço.

  74. Erick said

    MUITO OBRIGADO

    cara eu fiz isso com o meu modem da vivo Hawuei E156 , coloquei ele dentro da garrafa , fico bem mal feito pq eu fiz meio nas cocha, mas deu certo cara, muito obrigado msm.

  75. ISMAEL said

    oi tenho modem mf110 zte sou cliente 3g da VIVO,MORO EM MANAUS,AQUI NAO TEM SINAL 3G, O SINAL FICA EM (HSUPA),COM 4 PONTOS EM HORARIO DE PICO.POREM A VELOCIDADE FICA ENTRE 50 A 80 KBPS.NAO CONSIGO FAZER DOWMLOAD POIS A CONEXAO CAI BEM QUANDO ESTA QUASE COMPLETO.PODE ME AJUDAR A MELHORAR A VELOCIDADE DA INTERNET?
    OBRIGADO POR AJUDAR A NOS INFELIZES CONTRATANTES 3G.

    • stellarium said

      Bom dia, Ismael.

      Em primeiro lugar, peço que não GRITE. A netiqueta diz que não devemos escrever mensagens em caixa alta (todas as letras maiúsculas), porque isso é equivalente a gritar.
      Em segundo lugar, HSUPA e 3G é (para efeito de explicação) a mesma coisa. Sim, você tem sinal 3G. O que pode estar acontecendo é que a operadora pode ter vendido muitos acessos para a sua região e não atualizou os equipamentos para suportar a demanda. Por isso você tem um bom sinal e velocidades pequenas.
      Por último, além das dicas que coloquei nesse blog, na seção Dicas 3G, como você imagina que eu poderia ajudar?

      Abraço.

      • juninho said

        caramba gente!!!
        eu coloquei o chaveiro da maãe em cima do modem e deu certo kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
        parece mentira mais e verdade tente colocar qualquer coisa de aluminio ou metal em cima do modem que ele vai atrair o sinal para ele

  76. lauro said

    Meu modem é HUAWEI E1756 da vivo minha velocidade sempre atingiu a 160 kb/s depois de 2 meses so chega a 30 kb/s em qualquer horário!!!!
    Pq acontesse isso se o computador esta no mesmo local?
    Grato.

    • stellarium said

      Porque você caiu no conto do vigário. Ou você consumiu sua franquia toda, ou a Vivo vendeu acessos demais para a sua área e não aumentou a capacidade de tráfego dos equipamentos da ERB que a serve.
      Meus parabéns e bem vindo ao time.

      Abraço.

  77. José Antonio said

    Olá! fiz uma antena para modem 3g usando uma parábola daquelas usadas para internet via rádio, removi o cabo coaxial e o dipolo que são um único bloco, restando a parábola e o suporte central de alumínio. Coloquei então meu modem ZTE VIVO 3G com o cabo usb passando por dentro deste cano quadrado de alumínio e chegando até meu NOTEBOCK tendo apenas 4,5 metros direcionando a antena para onde suponho estar a torre (a uns 15 km) e recebi duas barrinha conseguindo navegar a 136 kbps em WPDA, se fizer um cabo USB com FIOS MAIS GROSSOS e colocar esta antena mais alta melhorarei o sinal ou não terei CORRENTE OU TENSÃO PARA FUNCIONAR O modem (aprox. 10 m de cabo)?
    Será que se for usada uma parábola desta para TV via satélide de 2,00 de diâmetro melhorarei o sinal?

    • stellarium said

      Muito bem, José Antônio. Gostei de ver !!!

      Quanto à sua extensão… Eu não sei dizer se vai funcionar a essa distância. É possível que sim porque já vi cabos maiores do que 10 metros funcionarem em projetores multimídia. Mas, estamos falando de um modem USB. Resumindo, vou te dar a resposta padrão: experimente! Assim você vai ficar sabendo se funciona, ou não. 😉

      Quanto à parabólica de TV, se você colocar o modem exatamente no ponto focal dela (o local onde fica o LNA/B), sim, você poderá pegar sinal até da Lua, se bobear. Se colocar fora do ponto focal, não vai ter diferença entre um disco de 2 metros e um de 10 centímetros de diâmetro.

      Abraço

  78. Ademar Vieira said

    Olá… tenho um modem 3G da vivo, ZTE MF110… ultimamente, a internet está conectada, mas não consigo acessar nenhuma página… cheguei a ligar para vivo, pediram para fazer várias coisas, até que um dos atendentes disse que se deixar o botão do wireless ligado, tal sinal interfere no modem… peço ajuda para melhorar a minha conexão!!! Muito obrigado!!!

    • stellarium said

      1 – O wireless não interfere no modem. São frequências diferentes e não são harmônicas.
      2 – Se você conecta e não navega, isso parece ser um problema de configuração da maneira como seu sistema escolhe qual conexão utilizará para “sair” para a internet (default gateway), ou na configuração do servidor DNS, que converte os nomes dos sites para endereços IP.
      No Ubuntu, você pode configurar ambas as opções clicando com o botão direito do mouse no ícone da rede, clicando em Editar conexão, escolhendo a aba Banda Larga Móvel e, editando a conexão 3G, na aba Configurações IPv4.

      Abraço

  79. George said

    Caro amigo de boa fé q esta ajudando nós tristes usuários 3G,então eu passo o papel aluminio pelo
    lado de fora da garrafa ? além do furo q ela já tem eu faço mais um no fundo da garrafa?ou deixo ela como esta ?
    esse papel aluminio é o mesmo q enrola na costela quando bota ela para assar ?por favor me ajude antes q eu enloqueça aki pois eu sempre tinha 3 riscos de sinais mais simplesmente no dia 16/01/11 eles sumiram e agora fica entre 1 risco
    ou nada 😦 , resultado sem transferencia de dados vc ñ faz ideia de como isso é triste já mudei meu modem para 500 mil lugares diferentes e nada .. por favor ajude-me

    • stellarium said

      1 – Tanto faz qual o lado da garrafa onde vc coloca o alumínio.
      2 – Você pode escolher a maneira que achar melhor para colocar o modem dentro da garrafa.
      3 – Sim, é papel alumínio comum, ou qualquer outro material metálico.

      Abraço.

  80. SILAS said

    tenho um modem hawei E173 DA vivo desbloqueado eu uso a internet da tim 0,50/dia todo , minha conexão fica em media de 40-kbps tem hora que fica 125-kbps , queria saber se este refletor melhora a conexão mesmo? se com uma panela tb fuciona? ou se eu colocar um modem dentro da lata de oléo e um cabo externsor de 5 metros em cimda da casa assim a conexão ficaria melhor?

    moro no interior da Bahia

  81. SILAS said

    tenho um modem hawei E173

  82. leonardo said

    uso modem 3g da oi e comprei um modem wifi gostaria de melhorar meu sinal q não é tão ruim 3 a 4 barras, só q meu modem não tem entrada para antena como faço para usar o esquema da garrafa sando q ela fica ligado no modom wifi??????obrigado……..

  83. Então cara excelente postagem, eu li re-li e até testei.Rs
    Realmente apresenta uma melhoria considerável..Escrevi também uma matéria um pouco semelhante e distinta da sua,pois se trata de como melhorar a conexão Banda Larga.
    Dá uma passadinha lá depois se tiver tempo.
    http://second-life-hikariti.blogspot.com/2011/01/melhorar-conexao-com-internet.html

  84. jops perreira costa said

    PARABENS nota 10 como dis vc fera a (gambiara ). funciona mesmo meu moden 3g e claro mas eu desbloqueei uso oi velox o moden so captava o sinal ate 29 por cento fiz este aparato da garafa … agora oscila 92a 99 por cento

  85. Patty said

    Boa tarde. Eu gostaria de uma informação. tenho um modem 3G Da Vivo… mas ele anda meio morto :S Ele conecta e a velocidade aumenta, mas não entra em nenhum site, e o msn não recebe mensagens instantanias… se puder me ajudar entre em contato no meu e-mail

    pa3tty@hotmail.com

    abraço 😀

  86. Harthurian said

    Não precisa disso tudo, é só pegar uma panela de metal e um cabo USB extensivo para poder colocar seu moden dentro da panela e pronto!! Eu descobri isso em alguns fóruns, e funciona MESMO!!! Fassa o mesmo e seja feliz! Abraço.

    • Elenita said

      Oi. Moro numa chácara distante uns 2000 metros de uma antena da Claro, em linha reta. Mesmo assim não conseguia cobertura decente. Coloquei um extensor e pendurei na janela, mas tem horas que ela some que penso até que vai pra balada na cidade e só volta no dia seguinte, e de ressaca! srsrs. Conectar ela conecta, mas parece que falta força para carregar páginas e cai a todo instante. Segui a dica da panela e usei uma bacia de metal, o mais próximo de uma parabólica. Até agora está dando certo, estou conectada há 10 minutos e ainda não caiu! Uhu!!! Tomara que continue assim. Gratíssima pela dica. Muito bom seu blog. Voltarei sempre. Abraços.

  87. EDSON DA SILVA BEZERRA said

    OLÁ AMIGO QUERO SABER SE VC CONHECE ALGUM PROGRAMA QUE PODE MELHORAR E/OU ESTABILIZAR O SINAL DE MODEM 3G, OU PELO MENOS AJUDAR A ESTABILIZÁ-LO. VALEU!!!

    • stellarium said

      Bom dia, Edson.
      Não conheço, e acho muito pouco provável que isso exista ou venha a ser desenvolvido de forma eficiente e prática. Esse tipo de coisa é causado por variáveis ambientais complexas e aleatórias, difíceis de serem estruturadas em algoritmos.

      Abraço.

      P.S.: Evite utilizar letras maiúsculas nos seus comentários. Causa má impressão nas pessoas. A netiqueta diz que isso é equivalente a gritar.

  88. VictorG said

    Olá
    Uso banda larga 3G da claro com modem ZTE MF 626, e há alguns dias pelo menos uns 12 dias meu modem tá sem sinal, usei um extensor usb e o pendurei na janela, mas mesmo assim continua sem sinal, e quando o sinal vem é com uma barrinha ou as vezes nenhuma, não abre nenhuma página, já liguei pra claro eles não resolvem nada. O que eu posso fazer? Será q é devido a alterações climáticas, pq antes funcionava perfeitamente.

  89. Giuseppe said

    Olá,

    Em primeiro lugar, parabéns pela iniciativa. Vou ajudar a transmitir essas informações como puder.

    Moro no 12º andar de um prédio e não há outros prédios pertos, tornando a vista favorável e também sem obstáculos. Gostaria de saber se isso facilita a recepção do sinal e como a(s) antena(s) direciona(m) o sinal (se é em linha reta ou para todos os lados – e para cima?). Existe algum software ou ferramenta que mede o sinal de forma mais precisa?

    Tenho um modem zte 3G da vivo.

    Obrigado!

    • stellarium said

      Bom dia, Giuseppe.
      Obrigado pelo incentivo. Acho legal esse feedback.
      Morar em lugares altos e sem obstáculos ajuda, mas só se as antenas das operadoras estiverem a alguma distância (uns 100 metros ou mais), já que elas são direcionais (ou setoriais) e são apontadas para cobrir uma área no chão. Se houver uma antena no topo do seu prédio, é provável que você não se beneficie dela.
      Toda antena tem um diagrama de dispersão, que é um “mapa” de como ela se comporta na vertical e na horizontal. Isso varia de antena para antena. As antenas setoriais utilizadas pelas operadoras cobrem uma certa área na horizontal e uma certa altura na vertical (já reparou que elas ficam um pouco inclinadas para o chão nas torres?). As antenas que descrevo aqui no blog são, na maioria direcionais, ou seja tentam concentrar seu ganho numa direção específica. Antenas omni-direcionais (que transmitem e recebem para todos os lados igualmente), possuem ganhos menores e podem ajudar a melhorar o sinal quando ele é abundante.

      Não conheço software que faça o que você perguntou. E acho muito difícil desenvolver algo assim, devido à grande quantidade de variáveis aleatórias. Mas, quem sabe…

  90. Romeu said

    Olá,

    Eu uso internet 3g com modem sem entrada pra antena.

    Sinal nao cotuma faltar, mas na esperaça de aprimora-lo, montei o “equipamento” e coloquei o modem no centro..

    Rodei VARIOS GRAUS, e não mudava absolutamente nada, de acordo com os medidores q usei.. Pelomenos nao mudava com lógica, pois a instabilidade é muito grande. O que você acha que pode estar acontecendo ?

    Com garrafa, sem garrafa,parece que ta a mesma coisa D:

    • stellarium said

      Bom dia, Romeu.
      Pelo que você falou, a região onde você fez o teste tem boa cobertura, por isso a antena não fez a menor diferença. O problema do seu local não é qualidade de sinal. O problema parece ser a concorrência com outros usuários da sua operadora. E isso só se resolve alterando os equipamentos da operadora. Não há o que você possa fazer, além de reclamar, ou mudar para outra operadora ou tipo de acesso (ADSL, por exemplo). Na minha opinião, se você tem como optar pelo ADSL, 3G é puro desperdício de dinheiro. Se a questão é viagens, opte por um 3G pre-pago. Deslocamento na cidade? Há cada vez mais hotspots abertos de Wifi, gratuitos.

      Abraço

  91. knela said

    eai cara blz? xD
    bom estou eu aki com meu MD300 da claro q até q funciona legal mas da dor de cabeça , exemplo
    “ativar radio , pesquisando apenas UMTS/HSDPA , ai aparece de uma a duas barras de sinal , entao… Puft ele some e nao acha mais –‘” da vontade de joga na parede , meu modem esta no melhor lugar onde tem sinal meu problema mesmo é essa rede “fantasma” q só aparece “quando da vontade” , essa anteninha pode ser feita com o aluminio de um pacote de bolachinha? =D ta quase acabando dae eu ja aproveito e faço agora kkkkk . a familia toda ta durmindo e eu nao sei onde ta o papel aluminio , nao quero acorda ninguem , bom enfim , a parte de dentro do pacote é de aluminio entao acho q da né? abrass.

    • knela said

      aa e tem mais uma coisa xD esqueci de mencionar tipo o sinal as vzs so vem de madrugada , manha ou a tarde ate as 7PM enfim eu gostaria de saber se antenas parabolicas e tals influenciam abrass, -.-

      • stellarium said

        Cara, é muito provável que vai melhorar. Mas vc só vai saber se tentar 🙂

        Abraço.

    • stellarium said

      KKK… Essa é ótima! Mas pode funcionar sim 😀

  92. martley said

    se puder vc pode me ajudar, por q eu estou com a internet da vivo via modem e na passa dos 50kbs eu acho que o sinal e muito baixo, o senhor pode me ajudar;obrigada

  93. wesley said

    meu moden 3g tah uma merda por que seraa ele tah assim antes ele tava baum vinha 180kb pra ele agora tah vindo soh 16kb pode me ajuda ai e eu moro em curitiba

    • stellarium said

      Você precisa verificar algumas coisas:
      1 – Você não gastou sua franquia de dados toda, não? Isso acontece quando, por exemplo, no plano “ilimitado” você estoura os 4 GB de tráfego. Aí eles perguntam se vc quer pagar um absurdo por MB adicional ou se vc que reduzir a velocidade de 1 Mbps para 128Kbps, o que dá algo em torno de 16 KBps.
      2 – Aqui em Curitiba a Vivo tava dando problema. Não sei se resolveram, porque o pessoal do atendimento não sabe nem a hora que tá com fome.

      Abraço

  94. NathanC. said

    eu tenho Um Modem USB da Cla***
    é só Com Modem ADSL ou tbm dá com modem 3g USB?

  95. Adriano said

    Olá, tenho uma antena aquario 17dbi para vivo 3g(2.100mhz), não consigo “pauzinho” nenhum no modem, mas conecto e trafego relativamente bem quando não chove. Como faço para aumentar o sinal dessa antena? Grato

    • stellarium said

      Bom dia, Adriano.
      Não tem como “aumentar o sinal da antena”. Pense na antena como uma lente de aumento. Ela não aumenta nada, ela apenas concentra a luz (ou o sinal de rádio), que são enviados por outra antena, num ponto focal. Se você não colocar a lente de aumento na posição correta (perpendicular à fonte de luz), ela não vai concentrar luz nenhuma. Da mesma forma que, se existirem muitos obstáculos entre a lente e a fonte de luz, não vai chegar luz para ser concentrada. Portanto, a melhor forma de “aumentar o sinal da antena” é apontá-la corretamente para a fonte de sinal da operadora e tirar os obstáculos do caminho. Sem conhecer os detalhes topográficos e geográficos do local onde você se encontra, não tenho como responder sua pergunta de maneira mais objetiva.

      Abraço.

    • Elias said

      coloca seu moden 3g numa lata de cerveja que o sinal melhora muito.

  96. ola tudo bem . e o seguinte : tenho uma webradio e faço eventos ao vivo em comercios aqui da minha cidade . tenho um modem da vivo e meu streaming cai direto , pergunta :se colocar uma antena dessa será que meu sinal vai melhorar e meu streaming vai parar de cair ?Obrigado JOTA NEGRETI DE MOGI DAS CRUZES SP

    • stellarium said

      Olá.
      Essa é uma pergunta que costumo responder sempre da mesma maneira: Você só vai saber se tentar. Não é uma coisa tão difícil assim, nem tão cara, que não compense o esforço se der errado. Mas, se der certo, vai te compensar em dobro. Portanto, experimente e veja no que dá.

      Abraço.

  97. maicon said

    Olá tenho um modem hawei E1756 e nos ultimos dias estou com um probleminha…
    o modem fica conectado por horas ou té dias se deixar mas tem hora que o sinal desaparece como se o modem estivesse desconectado falta de energia não pode ser pois o modem está direto na porta usb traseira do pc e estou usando uma antena para tentar melhorar o sinal que quando tem chega a uns 950kbps até uns 2,3Mbps mas quando o sinal some não tem criso que consiga conectar…
    se alguem tiver alguma resposta para esse problema pod me mandar um email
    mayconjulyano@gmail.com

  98. Fabrício Deuner said

    Ola, cara, eu moro em Santo Antonio do Planalto – RS, e aqui so tem internet via radio e discada.
    Peguei um moden claro emprestado e estou testando agora, o sinal é muito fraco, 1 barra edge, mas mesmo assim queria tentar usar pois os planos são melhores que os das outras operadoras. Vou testar essa antena ai de cima e queria pedir umas dicas sobre coisas proximas ao moden que interferem no sinal, como o monitor do PC ou um pendrive com led.
    Obrigado pela força, ABCs

  99. Valdemir da Silva said

    Uau… não é que a gambiarra funciona mesmo!!! Até ontem tinha 2 míseras barrinhas de EDGE que nunca conectavam… comprei o material e fiz ao refletor agora pouco, e pela proimeira vez estou vendo 4 barrinhas de UMTS/HSDPOA… OBRIGADO ao criador disso, me fez economizar os 200 contos da antena que eu queria comprar…kkkk

  100. Marcus Vinicius said

    Fiz essa antena e realmente o sinal melhorou, no horario de pico, a conexão ficava horrível a 9kbps, só de noite pela madrugada que ficava entre 100 a 200kbps, com essa antena com garrafa peti no horario de pico consegui 100kbps, só tem um problema, uso um cabo extensor usb, o sinal melhora mas depois de alguns minutos, fica como se estivesse desconectado, verifico no discador, fica somente enviando dados e não recebe e percebi observando o modem, que ele ao invés de ficar com o led piscando indicando que está transmitindo dados, ele fica com o led totalmente aceso, igual como fica quando não está conectado ou quando estou somente com o dicador aberto mas sem estar conectado.

    Aconteceu com mais alguém? e como resolvo isso, meu cabo extensor é de 2 metros.

    • stellarium said

      Bom dia, Marcus vinícius.
      Eu acredito que o problema possa estar na alimentação do modem (mas não tenho certeza absoluta). Cada porta USB, pelas especificações técnicas, pode suportar até 500 mili Ampères de corrente, a 5 Volts (2,5 Watts). Ocorre que o modem é um equipamento que consome bastante. Quanto maior o fio, maior sua resistência. Altas correntes passando por fios finos, geram quedas de tensão. O que significa que seu modem pode não estar recebendo os 5 Volts que deveria. O que dá pra fazer, pra testar, é levar o modem para perto do equipamento (ou o equipamento para perto do modem) para diminuir essa distância e ver se funciona direito. Se o problema for esse mesmo, pode-se substituir o cabo por um que tenha fios um pouco mais grossos, para diminuir a queda de tensão ao longo dele.

      Abraço.

  101. walter bin said

    ola amigo eu moro em londres aqui eu pego muito sinal de wireless mais todos tao brloqueados com senha queria saber se tem algum geito de conectar a um deles usando alguma tecnica espero a resposta obr:

    • stellarium said

      Sim, há várias técnicas para quebrar a segurança de pontos de acesso. Todas as que conheço utilizam ferramentas que são instaladas em sistemas Linux. Elas tanto podem ser usadas para testar a vulnerabilidade de sistemas quando para invadi-los. Não conheço nenhuma para Windows ou Mac. De qualquer forma, invadir sistemas protegidos é ilegal e foge do meu objetivo nesse blog. Existem empresas, como o Yahoo, que oferecem acesso gratuito (também com senha) em grandes centros. Eu testei na Times Square, em Nova York e gostei. Talvez haja algum acesso gratuito, ainda que com senha na área que você frequenta em Londres.

      Abraço.

  102. joao batista ckrauz said

    testei a sua antena tinha somente 2 pontos de sinal em umts ou hspda c/ a antena o sinal estabilizou em 5 pontos em hspda maravilha. abraços e até mais obrigado p/ ajuda amigo.

  103. Natarelli said

    Boa noite,
    Tenho um plano VIVO-RJ 3G, modem ZTE MF645. Meu problema está na velocidade do tráfego de dados e não no sinal. O sinal até que é razoável oscilando entre 3 e 4 barras em 3G (HSPDA e HSUPA) e 5 barras no EDGE.
    Meu problema está na velocidade de conexão que no horário de pico (entre 10 e 23 hs) fica em magnificos 10kps, fora desse horário consigo taxas de 600, 800kps e até na rede EDGE consigo boas taxas.
    Já fiz vários contatos com a operadora e a promessa é que em setembro/10 o problema estará resolvido com a reestruturação da rede 3G. Esperando setembro chegar para crer!
    Minha pergunta é a seguinte: Será que com uma antena externa eu consigo uma melhora na taxa de transferência de dados?
    Abs,

    • stellarium said

      Bom dia, Natarelli.
      Há duas respostas para a sua pergunta: não e talvez. Como você mesmo disse, o problema não é nível de sinal. É congestionamento da rede da operadora. Quanto a isso você não pode fazer nada. Ou pode: juntar provas do fato e pedir o cancelamento do contrato por justa causa, para não ter de pagar a multa de fidelidade. Se você experimentar uma antena direcional, pode conseguir mudar de ERB (antena da operadora). Assim, ao invés de se conectar na ERB que tem o sinal mais forte, você pode tentar se conectar numa que esteja mais longe (para o lado oposto, por exemplo), mas que pode não ter problemas de congestionamento. Pessoalmente, eu acho que, aí no Rio, encontrar uma ERB descongestionada seja um proeza.
      Só uma observação: a antena que veio com o seu modem é para recepção de TV. Ela não influencia em nada na comunicação pelo 3G, portanto, não adianta colocar uma antena direcional 3G no conector.

      Abraço.

      • Natarelli said

        Obrigado pela resposta.
        Estou reunindo, desde abril as medições de conexão e se em setembro não houver melhora, como o prometido, pau neles pra tentar reaver os valores já pagos.

        Grande Abraço.

  104. jac66 said

    Hola amigo quería saber si este dispositivo también sirve para un módem usb 3g como es zte mf 110 de claro y si es así en donde hay que poner este dispositivo y como.Mi pc no es una notebook sino un pc lisa y llanamente sin placa de red inalámbrica,desde ya gracias,un abrazo

    • stellarium said

      Buenos días.
      Sí, él sirve para qq pen modem 3G.Tienes que poner el módem en el centro del cilindro en lugar de el tubo blanco que aparece en la foto.

      Abrazo.

  105. marcos said

    oi bom dia!olha eu queria saber se a garrafa te m que ficar com uma parte aberta ou toda fechada,eu fiz com ela aberta mas o sinal cai pra wcdma quando eu coloco o modem la dentrao,quando eu tiro fika em hsdpa bem mais rapido…so que minha antena fika so com dois pontinhos,e a velocidade entre 270k e 330k……….se os pontinhos aumentarem a velocidade aumenta?minha net é da tim ilimitada..brigado

    • stellarium said

      Bom dia, Marcos.
      Tanto faz, mas seria melhor aberta porque mesmo o plástico da garrafa pode atenuar um pouco o sinal.
      Se você coloca o modem dentro e o sinal diminui, com certeza a garrafa está paontada para o lado errado. Gire-a e verifique qual a melhor posição para o sinal mais alto.
      Sim, é provável que se o sinal aumentar, a velocidade também possa aumentar, mas isso não é garantia, porque velocidade não é só uma questão de sinal. Também envolve os equipamentos que a operadora instalou na sua localidade.

      Abraço.

  106. eduardo said

    é uma vergonha a gente ter que fazer anteninha porque a operadora não consegue prestar um serviço descente, sofro com o mesmo mal,e pior ja tentei estalar uma linha telefonica mas não tem porta de internete, ai so tem um geito a maldita antena que as operadoras fazem de conta que não conhecem, pois e vantajoso vender plano 3g com modem antigo sem entrada para antena ou com entrada mas despreparo para informar sobre o produto, dai voce pergunta nas operadoras e os atendentes não sabem, naõ conhecem,não indicam, completamente sem noção da tal antena,as operadoras estão perdendo dinheiro! se vendecem o conjunto antena modem com conexção para cabo e cabo, faturariam mais e não houviriam tanta reclamação,mas….ficamos dentro da caverna sem conhecer a luz do dia, ainda bem que achei voces pois até poder comprar um novo modem eo kit antena externa e cabo vou usar esta engenhoca que deu certo, melhorou um pouco estou com 2g funcionando no maximo.um grande abraço!!!!

  107. Carlos said

    OI eu li essa materia mais ainda não entendi como conectar a antena ao mini modem E226, gostaria de mais ajuda!!!!
    Muito obrigado por estar quebrando as barreiras das operadoras que não liguam para nós que somos consumidores e não vivemos sem estar conectados…

    • stellarium said

      Boa tarde, Carlos.
      Isso não é uma antena, é um refletor. Você não conecta o refletor no modem, mesmo porque o E226, se não me engano, não possui conector para antena externa. Você coloca mo modem dentro do refletor, no lugar do tubo branco que se vê na foto. Eu deixei isso claro no primeiro parágrafo do texto:

      “O autor colocou uma antena de roteador wireless como elemento irradiante no centro do refletor, mas pode-se colocar o próprio modem 3G, plugado a um cabo extensor USB.”

      Abraço.

  108. marcelo said

    oi tenho o moden da vivo MF100 fiz a antena e continuo do mesmo jeito. A garrafa deve ser completamente fechada ou cortada. os sinal ta bom + os dados recebidos ta baixo.
    grato desde ja

    • stellarium said

      Bom dia, Marcelo.

      Voce pode estar medindo sinal refletido, nao sinal direto. Deixa eu explicar:
      E preciso que tanto o seu modem receba um bom sinal da antena da operadora, como tambem, a operadora receba um sinal claro do seu modem. O transmissor da operadora tem uma potencia grande e o receptor uma sensibilidade muito grande. O seu modem tem uma potencia pequena e uma sensibilidade relativamente pequena, tambem. Quando o sinal e direto, ou seja, vem em linha reta entre seu modem e a operadora, o que influencia e a distancia. Agora imagine que voce more em um lugar cheio de predios ou montanhas (obstaculos). Imagine que a antena da operadora estaja atras desses obstaculos. O sinal direto estara bloqueado, mas voce tera boas chances de pegar um sinal refletido em um outro obstaculo, como uma tabela num jogo de sinuca. So que o sinal da operadora perde potencia ao ser refletido, mas nao o suficiente para afetar a sensibilidade do seu modem. Acontece que, o sinal do seu modem ja e pequeno, e quando reflete do obstaculo, perde potencia e quase nao chega nada na operadora. Assim, voce mediria um sinal razoavel na sua tela, mas a operadora nao estaria “te ouvindo”. O mesmo pode acontecer se a antena da operadora esta longe. A operadora grita e vc sussurra. Quando aumenta a distancia, a operadora para de te ouvir, mas voce continua ouvindo alto e claro. O refletor ajuda a melhorar isso direcionando o sinal do seu modem para uma direcao mas, dependendo das condicoes, isso pode nao ser suficiente e, portanto, solucoes mais profissinais devem ser consideradas.

      Abraco.

  109. tiago said

    ola depois que fiz a antena o sinal melhoro + qdo coloco a extençao USB a net cai

    • stellarium said

      Você deve estar usando um modem que tem um consumo próximo à capacidade da porta USB. Experimente usar um cabo do tipo que tenha dois plugs USB macho numa ponta e o plug fêmea para o modem na outra. Esse tipo de cabo vinha com os modems Huawei E220 antigos.

      Abraço.

  110. Mauricio said

    Pessoal, fiz o seguinte teste. Coloquei o chip da banda-lagra 3G da claro em um telefone 3G para usar o telefone como modem. Resultado: A conexão ficou muito boa, rápida e em 6 hs conectado direto não caiu nenhuma vez. O sinal caiu somento uma vez por dum 2 ou 3 minutos mas não chegou nem a perder a conexão com a página que estava aberta.
    Conclusão: Será que o problema realmente está no sinal da claro ou será que o modem que eles vendem é que não presta ?
    Se alguem mais conseguir fazer o teste utilizando um telefone 3G como modem, por favor informe o rersultado.

  111. joao paulo said

    ola fiz a antena e coloquei perto da janela o sinal ficou 3 barrinha,+ o envio de dados e dados recebidos continua baixo
    como posso melhorar isso?
    Grato.

    • stellarium said

      Boa tarde, João Paulo.
      O fato de estar próximo à janela não influencia. O que influencia é você apontar para o lado certo. Se isso não melhora dentro de casa, então comece a pensar em uma antena externa.

      Abraço.

  112. Walyson Lima said

    Olá gente boa! tudo bom?
    Tenho uma dúvida. A “antena” deve ser colocada da horizontal ou na vertical? O modem deve ficar em pé ou deitado dentro da garrafa? OBS.: Meu modem é o E226.
    abraço!!!

    • stellarium said

      Boa noite, Walyson.

      A posição correta de uma antena para celular é na vertical, entretanto, como estamos tratando apenas de um refletor, e o modem sendo colocado no seu interior, não faz diferença de ele ficar na vertical ou na horizontal.

  113. flavio said

    AI CARA , ADOREI A IDÉIA DESSA ANTENA, MAS EU SOU MUITO LEIGO QUANTO AO ASSUNTO COMPUTADORES . E POR TAL MOTIVO NÃO ENTENDI COMO VOU FAZER PARA LEVAR O CABO DA ANTENA PARA O MEU MINI-MODEM. E TAMBÉM TENHO UMA CURIOSIDADE SE EU LIGAR A ANTENA NO APARELHO DE WIRELESS , ESSE CONSEGUIRA PASSAR O SINAL DA ANTENA PARA MEU MINI MONDEM.

    • stellarium said

      Bom dia, Flávio.
      Leia os comentários abaixo e os outros posts a respeito do assunto 3G, e você vai ver como fazer. Basicamente, você vai precisar de um cabo extensor USB, só. O resto não é conhecimento técnico, mas habilidade para trabalhos manuais.

      Abraço.

  114. flavio said

    e cara beleza?

    meu modem é da oi e ele nao tem entrada nenhuma como faço para melhorarmeu sinal 3g onde eu moro so chega 2g. me ajuda ai cara. valeu;

    • stellarium said

      Sugiro que você veja os outros posts sobre melhorar a conexão 3G neste blog. Tem pelo menos uns 10 a respeito dessa assunto, para modems com ou sem conector de antena. Há várias sugestões de melhoria do sinal.

      Abraço.

  115. joao paulo said

    e qual seria ao lado certo?

    • stellarium said

      Bom dia João Paulo.

      O refletor funciona como um espelho. Imagine que a Antena da operadora seja uma lâmpada, seu modem um dispositivo que detecta variações da luminosidade e da cor dessa lâmpada. Para fazer com que mais luz chegue ao modem, colocamos um espelho que reflita a luz da lâmpada de volta para o modem. Portanto, a posição mais eficiente, seria uma linha reta entre a antena da operadora (lâmpada), o modem e o refletor (espelho).
      Note que o espelho não é reto. É curvo. O modem deve fica no centro da curvatura com um cabo USB conectando-o ao micro.
      A melhor maneira de ver a posição correta é colocar a antena num local mais ou menos estável e girá-la vagarosamente observando o medidor de sinal no computador. O medidor deve começar com o sinal baixo e, à medida em que vc for girando a antena, ele aumentará e diminuirá em seguida. A posição correta é a que oferece o sinal mais alto.

      Abraço.

  116. joao paulo said

    ola tenho o modem da vivo MF100, eu tentei colocar dentro da garrafa e ficou pior o sinal fico so 1 barra, me ajude plixx

    • stellarium said

      Ok. Como posso ajudar você?
      O que me vem à mente é que se o sinal piorou, é porque a antena da operadora estava do outro lado.

  117. […] Melhorando a conexão 3G: Refletor para melhorar o sinal […]

  118. […] https://almalivre.wordpress.com/2009/09/02/melhorando-a-conexao-3g-refletor-para-melhorar-o-sinal/ […]

  119. wilney said

    tenho 15 anos e inventei uma também: pegue uma panela de metal, faça um furo nela e coloca o minimodem.

  120. […] em Existem vírus para Linux?Nilceu em Existem vírus para Linux?arthur em Melhorando a conexão 3G: Refle…stellarium em Antena 3G/Wifi “profissi…stellarium em Melhorando a conexão 3G: […]

  121. arthur said

    vei aki encasa e net 3g da VIVO mas o sinal so fica com 2pontinho ea velocidade de um dowloand e so 1ou2 a vez o dowloand acabasosinho e nem ter mina d baixar como eu posso almentar o sinal ??????

  122. douglas said

    oi tenho um modem da claro md300 sony ericsson e o sinal dele é fraco! queria sabe se posso fazer essa antena e como faço para conectar no pc e como faço para o modem pegar o sinal da antena?

    • stellarium said

      Olá Douglas.
      Leia a resposta que dei ao comentário do Nando. Lá está a explicação que você pediu
      Abraço

      • douglas said

        .blz,bom entendi bem até mas tenho 14 naos e acho q naum sou capaz de fazer essa antena e acho que meu problema naum é bem o sinal eu pego 4 barrinhas o problema eu acho que e no cosnjestionamento(nos horarios de pico) por exemplo das 6 horas da tarde endiante !antes disso navego com velocidade de no minimo de 500kbps mas minha internet 3g da claro e de 1 mb entaum quando chega as 6 horas navego com 70kbps! o que posso fazer para talvez dar um jeito nisso?

      • stellarium said

        Bom, se no seu caso não se trata de nível de sinal, então você pode fazer testes de velocidade através dos sites:

        http://speedtest.copel.net
        http://www.abeltronica.com/velocimetro/pt/?idioma=br
        http://www.testesuavelocidade.com.br
        http://www.rjnet.com.br/1velocimetro.php

        Teste em vários horários do dia e guarde os resultados. Assim você poderá cobrar da sua operadora que melhore a infraestrutura para evitar congestionamentos, ou pedir a recisão do seu contrato. Infelizmente, é a única coisa que dá pra fazer nessa operadora. A outra opção é mudar de operadora. Pessoalmente, eu tenho ressalvas contra a TIM e contra a Claro. A TIM não respeita seus clientes e a Claro tem problemas de cobertura até em grandes cidades.

        Abraço.

  123. Grégory said

    Olá tenho uma duvida.. eu corto a carrafa ao meio? e onde eu ponho exatamente o modem 3g? na boca da garrafa? onde?

    • pedrones said

      ola nao tem necessidade de cortar a garrafa ponha a garrafa pet com o papel aluminio por dentro forrando e o mimi modem dentro mas cuidado vai melhorar apenas alguns dias depois fica viciado e perde o efeito eu fiz isto melhorou mas depois voltou a zero.

      • stellarium said

        Antenas não “viciam”. Se o sinal voltou a ficar baixo é porque algo aconteceu ao conjunto computador/modem/cabos/antena/ERB da operadora. Mau contato é o mais comum, bem como a posição da antena em relação à ERB da operadora.

  124. Nando Nunes said

    Olá…gostaria de mais informações de como fazer esse processo tenho um modem 3g da Claro…
    e ora vai e vem o sinal cai…

    Se vc puder me mandar um tutorial…

    Valeu!!

    • stellarium said

      Olá Nando.
      Os materiais necessários são aqueles que você viu no artigo: uma garrafa pet, uma folha de papel alumínio, cola e/ou fita adesiva. Essa antena foi feita originalmente para um roteador wireless, por isso, o “tubo branco” que se vê no centro da garafa pet é a antena omnidirecional tipo “vareta” original do equipamento, conectada a um cabo coaxial que é ligado ao roteador. As antenas omnidirecionais são as que tem as mesmas características em todas as direções (nesse caso, apenas no plano horizontal da antena). O refletor serve para “direcionar” o sinal, ou seja, pegar parte do sinal do lado que não é usado e direcioná-lo para o lado que é necessário (como um espelho ou uma antena parabólica).
      No seu caso, você pode colocar o próprio modem no lugar do “tubo branco” e conectá-lo ao seu computador com um cabo USB macho-fêmea (também conhecido como extensão USB).
      Mais fácil que isso, só se eu fizer pra você 😀
      Abraço.

  125. Crazy Cat said

    Aew kralho funciona bem… agora posso viver.. kkkkk

  126. junior said

    bom gostaria de saber se essa antena serve tb para o modem 3g da vivo como podera melhorar o sinal sem conectar nele ?Moro no estado do rio de janeiro barra mansa

    • stellarium said

      Serve sim. Se seu modem não tem conector de antena, coloque o próprio modem no lugar da antena, no centro do refletor. Use um cabo USB macho-fêmea para poder conectar ao micro, mas não emende cabos, porque esses modems puxam bastante energia das portas USB, e pode piorar ao invés de melhorar.

      Abraço.

  127. Lucas Daniel said

    Funciona mesmo.
    Fiz a minha e o sinal que era 2 em horário de pico foi para 4, e em horário reduzido estabiliza em 5 e não cai de jeito nenhum.

  128. Olá Amigo,
    Obrigado por nos linkar 😀
    Esperamos que esta matéria ajude aos inúmeros amigos, que é possível sim aumentar o sinal wireless.

    Porém tenho uma sugestão.
    Como o este texto foi copiado em sua integra, mesmo colocando os créditos do site de referência, seria necessários resumir este texto pois o Google pode te punir por conteúdo duplicado. Esta prática pode te deixar por último nas pesquisas do google.

    É de bom grado resumí-lo modificando algumas palavras.

    Sem recentimentos e um grande abraço

    Fernando Goulart

    • stellarium said

      Olá Fernando. A intenção do alma livre é essa mesma: ajudar sem pedir nada em troca. Obrigado por permitir a publicação do seu post.
      Sugestão anotada, embora o google não seja a principal fonte de acessos do alma livre. Assim que tiver um tempinho faço um resumo.

      Grande abraço.

Deixe um comentário